Olá! Sou Lívia Gabos e serei sua instrutora no curso de UX Research - Análise de Métricas para Conversões.
Neste curso, analisaremos o site do Musicdot com o objetivo de melhorar a compra de planos de assinatura.
Para isso, utilizaremos ferramentas como Google Analytics para criar metas e traçar estratégias. Utilizaremos também a ferramenta do HotJar, parecida com a do Google, porém com configurações simplificadas, e isso facilita o monitoramento do fluxo de visitantes.
Faremos uso também da Help Scout, trata-se de uma ferramenta de ajuda que inicia um chat, apresenta artigos e sana dúvida de usuários que utilizam a interface.
Faremos um reltório de análise com base nos dados coletados de todas as ferramentas que mencionamos.
Por meio de todas as informações que utilizamos neste e no curso anterior, faremos um mapa genérico da jornada do cliente, cujo objetivo é agrupar informações.
Não trabalharemos com Google Ads, pois existem cursos da plataforma específicos para este tópico. Também, não faremos testes AB, pois nosso foco é explorar e entender como se dá o andamento das conversões e como melhorar o site como um todo, não necessariamente elementos visuais.
Este curso é voltado para pessoas que possuem alguma noção sobre Google Analytics, queremos melhorar um site com análise de dados e e apresentar esses dados de maneira visual.
Ao longo do curso nós criaremos e analisaremos metas, mapas de calor e interações; criar um plano de ação para equipes; agrupar dados em um mapa da jornada do cliente.
Vamos começar?
O gestor do projeto Musicdot decidiu reunir a equipe de UX para solicitar ajuda. No curso passado, analisamos o site do Musicdot para melhorar alguns aspectos com base em dados recolhidos pelo Google Analytics.
Com tais dados, criamos um relatório que eventualmente será referenciado ao longo do curso. Fizemos várias descobertas pensando em como melhorar o site para os visitantes, mas agora temos um objetivo específico: aumentar a compra de planos.
O site possui planos semestrais e anuais, e mesmo depois da renovação do layout não houve um aumento tão significativo nas compras. Precisamos então melhorar as conversões, mas o que seria isso?
Todas as vezes que adotamos uma meta ou objetivo a ser alcançado em um site ou produto, consideremos esse processo uma conversão, isto é, foi feito que um indivíduo externo se engajasse e comprasse um determinado produto, foi convertido.
As conversões possuem muitas formas, no site do Musicdot temos a meta de assinatura de planos, mas existem outros como realizar download de conteúdos gratuitos, assinar newsletter e outros.
Existem muitos fatores que influenciam no processo de conversão, uma delas é que o usuário precisa confiar no site e em seu conteúdo, afinal ele não depositará os dados pessoais e bancários em algo que considere suspeito. Um site, de maneira geral, deve ser direcionado para um objetivo específico e possuir um design que favoreça essa objetividade, de modo que o usuário não fique perdido no fluxo de navegação.
Para descobrirmos se o Musicdot atende essas necessidades do usuário, faremos uma pesquisa que propiciará a Otimização da Taxa de Conversão, ou Conversion Rate Otimization . Antes de começarmos a análise efetivamente, precisaremos fazer uma entrevista com a equipe para compreender qual é a percepção do projeto Musicdot.
Feita a entrevista de maneira leve e informal, descobrimos o objetivo do projeto:
Perguntamos quais são as suposições da equipe para a o número baixo de conversões, e obtivemos os seguintes dados:
Coletaremos essas suposições e as transformaremos em hipóteses!
Coletamos uma série de suposições sobre o porquê da baixa quantidade de conversões. Nossa tarefa é transformar essas suposições em hipóteses.
As hipóteses não devem gerar dúvidas em sua estrutura, devemos construir afirmações que serão checadas posteriormente e, se for o caso, negadas caso sejam falsas. E escrita das hipóteses deve ser simples, de modo que toda a equipe compreenda sua elaboração. As hipóteses não devem ter um caráter subjetivo, portanto não podem ser utilizados adjetivos tais como "muito" ou "pouco", essas afirmações devem estar relacionadas a referências.
Neste curso não faremos análises estatísticas, mas confirmaremos as hipóteses com o auxílio de ferramentas específicas.
Essa é a primeira hipótese levantada pelo time do MusicDot. Uma das hipóteses nesse tópico é de que elementos interativos do site não possuem aparência chamativa para o visitante. Atualmente, quando passamos o cursos sobre itens que não são texto - são os itens interativos - eles mudam de cor e o próprio formato do cursor se modifica. Outro ponto possível é que elementos ilustrativos - não interativos - são chamativos para o visitante. Existem ícones que chamam a atenção do visitante, mas que não executam nenhuma ação. Textos em destaque possuem indicações visuais para representar a existência de interações, o que pode gerar confusão e frustração no usuário.
Essa é uma teoria relativa, mas podemos inferir que o site não possui um comparativo explícito entre os planos. Outra suposição é de que o site não explicita os elementos que não compõem cada plano e ainda o site não apresenta os métodos de pagamento dos planos de maneira explícita.
Podemos supor que os visitantes não entendem a diferença do MusicDot e uma escola de música tradicional, mas isso demandaria uma pesquisa específica.
Neste tópico, podemos inferir que os estudantes querem apostilas impressas para acompanharem o curso. Essa é uma suposição, mas talvez os visitantes precisem de outro tipo de informação disponível, novamente precisaremos realizar uma pesquisa.
Neste curso não trataremos diretamente com os visitantes do site, nem com os alunos que utilizam a plataforma. Contudo, conseguiremos trabalhar em outras vias para aumentar o número de conversões com a seleção das hipóteses.
Trabalharemos com:
O curso UX Research: otimização de sites possui 162 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Research em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
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