Olá! Eu sou o Roberto Pina, consultor de empresas e instrutor da Alura, e te dou boas-vindas a este curso sobre ambiente de negócios no contexto do gerenciamento de projetos.
Audiodescrição: Roberto se descreve como um homem de pele clara, calvo, sem barba, de olhos castanho-escuros. Ele usa óculos de armação retangular prateada e veste uma camisa preta. Ao fundo, há uma parede clara iluminada em gradiente de rosa e roxo, uma planta à direita do instrutor, e uma estante preta à sua esquerda, com pontos de iluminação amarela e enfeites.
Os objetivos deste curso são apresentar conceitos e técnicas ligados ao contexto dos projetos nos negócios da organização.
Este é um assunto exigido nos exames CAPM e PMP do PMI. Portanto, é mais um passo na sua preparação para essas certificações.
O público-alvo deste curso são pessoas que desejam conhecer mais a respeito de gerenciamento de projetos, em especial, pessoas postulantes às certificações CAPM (Certified Associate in Project Management) e PMP (Project Management Professional) um nível acima, ambas do PMI (Project Management Institute).
Neste curso, falaremos sobre compliance (ou conformidade) em projetos; sobre avaliação e entrega de benefícios e valor por parte de projetos; sobre o manejo de impactos externos ao projeto; o suporte à mudança organizacional provida pelos projetos; e faremos algumas considerações finais a respeito do exame.
Os benefícios deste curso para sua evolução dizem respeito ao avanço dos seus conhecimentos em gerenciamento de projetos de modo geral, além da contribuição para a sua preparação para as certificações mencionadas anteriormente e da melhoria na sua competitividade no mercado de trabalho.
No próximo vídeo, iniciaremos o conteúdo sobre compliance em projetos!
Compliance, ou conformidade, é um termo-chave quando se fala de governança. O projeto deve estar de acordo com determinados aspectos, tanto da organização quanto do ambiente externo.
As preocupações com essas conformidades dependem:
- Do setor, da área de aplicação do projeto, ou seja, da indústria em que o projeto acontece;
- Da localização geográfica, pois leis e regulações podem variar conforme o país;
- E também dos requisitos específicos da empresa ou do cliente, ou seja, fatores internos com os quais o projeto também deve ter conformidade.
As áreas comuns de compliance, ou de exigência de conformidade em projetos, são, primeiramente, leis e regulamentos locais e internacionais, tais como:
- Leis trabalhistas, à medida que pessoas sempre participem dos projetos;
- Regulamentações de segurança, tanto das pessoas como do produto em desenvolvimento;
- E privacidade de dados, assunto que vem ganhando corpo nos últimos anos. Hoje, não há nenhum projeto em que isso não esteja na pauta de preocupações.
Há também a necessidade de conformidade com padrões da indústria onde o projeto acontece, com obediência de:
- Normas técnicas;
- Padrões universais de qualidade;
- Práticas contábeis;
- E impacto ambiental.
Se pegarmos, por exemplo, um projeto na indústria aeronáutica, existe uma série de práticas, regulamentos, e regras de segurança e duplicidade, visando uma redundância de instrumentos de comunicação, e assim por diante, em prol da segurança dessa indústria crítica. Ao desenvolver um projeto em uma área de aplicação como essa, tudo isso deve ser muito bem observado.
Outra área de compliance refere-se a políticas internas da empresa.
Nesse caso, consideramos:
- Questões de ética da empresa;
- De segurança no âmbito das normas da empresa;
- Além de conformidade financeira.
Além disso, existem contratos e acordos firmados com entidades, e o projeto deve obedecê-los. Esses contratos podem ser:
- Com clientes;
- Ou com fornecedores e parceiros.
Todo projeto e organização tem um determinado nível de tolerância a riscos. Quando o projeto começa, é feito um mapeamento inicial de riscos, e a depender da configuração de riscos, pode surgir a decisão de não fazer o projeto naquele momento.
O estudo dos riscos é feito em tempo de iniciação e planejamento do projeto, podendo até determinar o adiamento ou cancelamento daquele projeto.
Essa configuração de riscos e a tolerância da organização a eles são normas a serem observadas. Elas funcionam como um regulamento, então a empresa deve identificar:
- Um grau de risco total máximo;
- E os tipos de risco tolerados.
Consequentemente, o projeto deve ter compliance com esses limites.
Finalmente, no âmbito de projetos, existem apontamentos de auditorias e monitoramentos de processos de gerenciamento de projetos, em organizações mais maduras com esse tipo de atividade.
Essas auditorias podem gerar apontamentos ou recomendações para o processo de gerenciamento de projetos. Quem toca o projeto deve observar e ter compliance com esses pontos. Sendo assim, devemos:
- Acatar os pontos registrados na auditoria;
- Cumprir as recomendações e diretrizes;
- E também cumprir o planejamento.
O projeto, antes de tudo, precisa estar em conformidade com o seu planejamento, além dos demais fatores internos e externos mencionados.
O projeto é um instrumento que obedece à governança, visto que há normas e níveis de responsabilidades envolvidos, e também é influenciado pela governança.
Na sequência, falaremos sobre a entrega de benefícios e valor por um projeto!
O projeto é um investimento com uma finalidade específica, que precisa gerar retorno. Quando falamos de retorno, ou entrega de valor para um projeto, devemos começar caracterizando a diferença entre outputs (saídas) e outcomes (resultados).
As saídas podem ser uma entrega física, enquanto os resultados se referem à entrega efetiva de valor.
Corresponde ao item em si entregue pelo projeto (o produto ou incremento deste serviço)
Um item entregue pelo projeto, chamado de output ou saída, está presente em todo projeto. Esse item pode ser um produto, um incremento do produto ou um serviço. Por exemplo, em um projeto de construção civil, a saída é o prédio, o galpão ou a casa construída.
No caso de software, a saída é o incremento de software, ou seja, o software operacional. Esse resultado é fruto do trabalho da equipe do projeto, que produziu e entregou esse item ou incremento do escopo.
Corresponde ao valor ou efeito entregue pela saída (a satisfação ou a resolução de um problema)
O outcome, que é o resultado, corresponde ao valor desta saída. Em teoria, essa saída resolve um problema, aumenta a satisfação dos usuários, amplia a participação da empresa no mercado e traz valor para o público-alvo. Esse é o resultado, o efeito da saída.
Nós medimos a taxa de entrega de outputs e outcomes com indicadores.
Para os outputs, usamos indicadores como o escopo entregue, a taxa de escopo entregue, o cumprimento do cronograma (se estamos atrasados ou adiantados na entrega do escopo), o nível de qualidade intrínseca, a quantidade de defeitos percebidos no produto em produção, o atendimento de custo-prazo, entre outros indicadores relacionados ao item concreto produzido pelo projeto.
Por outro lado, medimos os outcomes com indicadores como o crescimento das vendas, a economia de custos obtida com o projeto e a avaliação do cliente. Essa avaliação pode ser feita através do NPS ou outro indicador em que os clientes atribuam notas e avaliem os benefícios recebidos.
Outro exemplo é a melhoria de clima interno ou imagem, redução de riscos, que são fatores não muito tangíveis, mas que dizem respeito também ao resultado.
Devemos acompanhar ambos os tipos de indicadores: os de saídas e os de resultados. Os indicadores de saída estão relacionados ao projeto, enquanto os indicadores de resultado estão relacionados ao mercado, ao público-alvo e ao valor do produto.
Devemos observar ambos? Sim, mas devemos dar especial atenção aos indicadores de outcomes, os resultados, pois são eles que efetivamente justificam o investimento, o esforço e o risco envolvidos no projeto, garantindo que ele se pague.
Portanto, ao falar de entrega de valor do projeto, devemos focar nos outcomes, nos resultados. A seguir, veremos como um projeto pode gerar esses resultados e quais ações devemos tomar para maximizar a probabilidade de alcançá-los.
Vamos lá?
O curso Certificação PMP: analisando o ambiente de negócios possui 57 minutos de vídeos, em um total de 24 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Administração e Gestão em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.