Organizações que confiam nas nossas soluções corporativas
Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.
A Inteligência Artificial (IA) já não é mais coisa de ficção científica. Ela está presente em nossas vidas de diversas formas, desde assistentes virtuais em nossos smartphones, até algoritmos que recomendam filmes e músicas em plataformas de streaming.
Mas será que o conceito da IA para todas as pessoas, é verdadeiro? Ou será que é um privilégio reservado apenas para grandes empresas e especialistas em tecnologia?
Se você quer entender melhor como a IA pode contribuir para o nosso benefício e, principalmente, como introduzi-la em sua empresa para aumentar a produtividade de maneira eficiente, este artigo é para você. Continue lendo para saber mais!
VEJA TAMBÉM
Antes de discutirmos mais a fundo sobre a IA para todos, não podemos deixar de reforçar o que é a Inteligência Artificial, já que será o tema base deste artigo.
Criada para interpretar e simular a inteligência humana, a IA é um campo da ciência da computação que se dedica a desenvolver sistemas por meio de algoritmos e modelos matemáticos. Ela consegue processar grandes quantidades de dados para compará-los e gerar uma resposta adequada ou uma ação solicitada por uma pessoa.
A partir disso, fica claro que a IA não é um sistema pensante, mas sim uma tecnologia que compara informações e tenta adequá-las conforme o pedido da pessoa usuária, otimizando muito tempo em processos repetitivos e ações mais operacionais.
Leia também: Impulsionando o Futuro dos Negócios: Um Guia Completo para a Capacitação em IA
Você pode até não perceber, mas a IA está em diversos sistemas e serviços que usamos em nossas atividades diárias, e não estamos falando só de filmes e computadores de última geração, mas sim do cotidiano de pessoas comuns. Abaixo, traremos alguns exemplos.
Sendo assim, não pense que a IA no ambiente de trabalho seja algo inalcançável para departamentos que não trabalham diretamente com a tecnologia, pois, em um mundo tão conectado como o que vivemos, ela já é uma realidade na vida de todas as pessoas.
Outro ponto importante, quando falamos que a Inteligência Artificial é para todos, é a democratização do conhecimento. Ou seja, vai além da otimização dos processos e alcança a inclusão. Vamos nos aprofundar para entender melhor.
A IA permite criar sistemas de ensino adaptativos, que se ajustam às necessidades e ao ritmo de aprendizado de cada pessoas. Isso possibilita um ensino mais eficaz e inclusivo, atendendo às necessidades de pessoas com diferentes estilos de aprendizagem e habilidades.
Para empresas, isso pode ser muito utilizado para promover a inclusão digital, por exemplo. Com as IAs, os colaboradores e colaboradoras podem estar na mesma página em relação ao domínio do conhecimento, mas aprendendo de maneiras diferentes e personalizadas.
Ferramentas de busca, assistentes virtuais e plataformas de aprendizado online baseadas em IA facilitam o acesso à informação, por compreenderem comandos com erros ortográficos e, a grande maioria, até possui comando de voz. Assim, qualquer pessoa, independentemente de sua localização ou grau de instrução, consegue fazer pesquisas sobre qualquer assunto.
Com o uso da IA, diferentes sistemas agora conseguem entregar conteúdos e serviços que contemplem o público PcD (Pessoa com Deficiência). Com isso, as pessoas têm mais oportunidades de se qualificar e, por consequência, as empresas podem integrar mais talentos com diferentes vivências em suas frentes de trabalho.
Leia também: O que fazer para construir uma empresa inclusiva e diversa
Após entender como a IA pode ser um fator importante para a democratização do conhecimento, chegou a hora de sabermos um pouco mais sobre como a Inteligência Artificial também pode ajudar as empresas a tornarem as pessoas colaboradoras mais produtivas, promovendo assim a eficiência operacional.
Podemos começar com a automatização de tarefas, nesse quesito, a IA assume tarefas repetitivas e demoradas liberando profissionais para se concentrarem em atividades mais estratégicas, melhorando consideravelmente a produtividade. E, com os grandes volumes de documentos automatizados, a ferramenta pode gerar insights valiosos que contribuem para melhorar a tomada de decisões.
Além disso, a IA pode ser amplamente utilizada para desenvolver novos serviços e produtos em uma empresa, como a criação de chatbots para melhorar o atendimento ao cliente, e de novos programas para comercialização, como os criados por empresas tech.
Com tantos benefícios, o desafio agora é saber quais ferramentas tecnológicas implementar na empresa, já que, atualmente, existem diversas soluções de IA disponíveis. Para te ajudar nessa busca, separamos 3 plataformas que podem ser bem úteis para todos os tipos de negócios.
Vamos começar com a solução mais conhecida: o ChatGPT. A IA que começou apenas como um chat de perguntas e respostas, atualmente entrega diversas funcionalidades para empresas, como atendimento ao cliente com chatbots 24/7, campanhas de marketing personalizadas, base de códigos para área de programação e auxílio ao setor de RH na triagem de processos seletivos.
O Gemini, a Inteligência Artificial do Google, possui grandes diferenciais: a criação e a interpretação de planilhas, gráficos, imagens, vídeos e comandos de voz. Sua capacidade multimodal pode ajudar empresas em diversas frentes, como na criação de apresentações, organização de planilhas de vendas, entre outros arquivos.
Os benefícios e as facilidades são tantas que, recentemente, o Gemini foi integrado também ao Google Docs. Assim, agora é possível solicitar textos e outros elementos para a IA ao mesmo tempo que escreve um documento.
Focada na área de RH, a IA Hibob é uma solução cujo objetivo é ajudar o gerenciamento de colaboradores e colaboradoras de uma empresa. Para isso, entre suas funcionalidades estão: automatização de tarefas, avaliações de feedbacks, mural de comunicados, controle de ponto e férias. Ou seja, todas as pessoas da organização podem usá-lo para conferir informações relevantes de maneira rápida e simples.
Essas 3 soluções são algumas das plataformas que listamos em nosso artigo especial sobre as melhores ferramentas de IA — vale a pena conferir as demais sugestões!
Introduzir a Inteligência Artificial no seu trabalho pode parecer desafiador, mas com uma abordagem estratégica e gradual, é possível aproveitar seus benefícios em praticamente todos os setores.
E, para fazer essa implementação, você pode seguir alguns passos, conforme listamos a seguir.
Avalie as tarefas e processos do seu trabalho que poderiam se beneficiar da IA. Procure por atividades repetitivas, demoradas ou que exigem análise de grandes volumes de dados. Traçar esse objetivo será de grande importância na hora de definir qual solução atenderá a sua empresa!
Nesta etapa, é necessário encontrar a ferramenta de IA que irá ajudar a sua empresa a otimizar processos e tornar as equipes mais produtivas. Se ficar em dúvida entre mais de uma solução, vale a pena fazer testes e projetos-pilotos antes de implementar em toda a organização.
Trabalhar com Inteligência Artificial também pode ser um desafio para sua equipe. Afinal, é um novo processo que está sendo integrado. Com isso, é importante oferecer treinamentos, além de suporte individual para que todos os colaboradores e colaboradoras consigam adaptar a ferramenta em seu dia a dia de maneira prática.
Neste momento, lembre-se que as pessoas têm ritmos diferentes de aprendizagem e deve-se extrair o melhor de cada uma delas, dentro de suas características.
É necessário que a gestão e a liderança acompanhem de perto os resultados da implementação da IA, medindo o impacto na produtividade, eficiência e satisfação das pessoas. Além disso, é possível usar esses dados para ajustar sua estratégia e otimizar o uso da IA no seu trabalho conforme o tempo.
A IA é um campo em constante evolução, com novas ferramentas e tecnologias surgindo a todo momento. Por isso, se mantenha por dentro das últimas tendências e novidades para garantir que você e sua empresa aproveitem ao máximo o potencial da IA no trabalho.
Leia também: Transformação digital — tendência ou sobrevivência para as empresas?
Por fim, é de fácil compreensão que a IA é realmente para todos e todas, além dela possibilitar a inclusão de pessoas, as empresas também podem se beneficiar dessa tecnologia para tornar seus processos mais produtivos e otimizados — ou seja, todo mundo sai ganhando.
Se você quer implementar a transformação digital em sua empresa, incluindo ferramentas de IA para auxiliar seus colaboradores e colaboradoras, saiba que com a Alura Para Empresas você pode contar com uma parceira estratégica que vai te ajudar a traçar um plano assertivo para que seu time esteja alinhado com os objetivos e necessidades do negócio. Entre em contato conosco e saiba mais!
E se quiser saber mais sobre como a Inteligência Artificial pode ajudar as empresas, especificamente os setores de RH, assista à nossa Masterclass Tech sobre recrutamento ao desenvolvimento com IA:
Junte-se a mais de 5000 empresas que já capacitaram seus times com nossas formações.