Bill Gates, CEO do Google e a Carreira em T
Bill Gates sempre faz um resumo de suas leituras preferidas.
Em dezembro de 2020, um desses livros me chamou atenção: "Por que generalistas vencem em um mundo de especialistas?"
Na contra capa "generalistas... encontram saídas para problemas aparentemente insolúveis por meio da conexão entre áreas e ideias a princípio incompatíveis".
Ousado. Em inglês é Range. O autor é David Epstein.
Quero que você leia atentamente uma parte da conclusão que Bill Gates faz:
"Eu acredito que uma das principais razões que a Microsoft decolou é porque a gente pensava de forma mais abrangente que as outras startups. Nós contratamos não apenas Devs brilhantes, mas também pessoas que tinham uma profundidade no seu campo de trabalho e em diferentes competências. Descobri que esses são os mais curiosos e com mais profundos modelos mentais".
Eu gosto muito desse perfil de profissional.
Profundidade no seu campo + Curiosidade em outras competências. Isso é Profissional em T! Ou, como carinhosamente chamamos, Dev em T.
Outro exemplo? Eric Schmidt, ex-CEO do Google, em um podcast sobre perfil de pessoa que gosta de contratar:
"Eu hoje sugeriria que a persistência é um preditor de sucesso. A gente busca por persistência. E uma segunda coisa é curiosidade. A combinação de persistência e curiosidade é um ótimo preditor do sucesso de colaboradores na economia do conhecimento."
Perseverança + Curiosidade.
A ideia não é nova. Até mesmo o antigo termo webmaster lembra bastante essa abrangência de áreas. Ou o fullstack.
Mas o Range é mais que isso. O T é mais que isso. Bem mais.
Eu e o Diogo fizemos um workshop deste tema, com um desafio prático. E logo abaixo a gente começa perguntando sobre o seu cargo. Qual é o seu cargo? Você vai ver que tem gente que se enxerga como dev, mas tem gente que se enxerga como dev java backend microserviços:
Vamos construir juntos o seu T, discutir se devemos primeiro mergulhar profundamente ou se desde já navegar em outras áreas.
É o início de um grande projeto e renovação da Alura. Anota aí.
Desejo a você mergulhos cada vez mais profundos!