Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de Front-end > Cursos de WordPress > Conteúdos de WordPress > Primeiras aulas do curso WordPress: passo a passo para criar seu primeiro blog

WordPress: passo a passo para criar seu primeiro blog

Começando com o Wordpress - Apresentação

Boas-vindas a este curso de WordPress! Me chamo Emerson e sou instrutor aqui na Alura.

Audiodescrição: Emerson se declara como um homem de pele clara, tem cabelos castanhos e bigode e cavanhaque. Uso óculos com uma armação preta e retângular. Ao fundo, há uma estante de ferro com alguns objetos à direita, e uma parede com iluminação azul arroxeada.

Entendendo o projeto

Agora, apresentamos o projeto Cookin Up, um blog de receitas com um menu personalizado na parte superior, que incluirá tanto receitas doces quanto salgadas. Também haverá uma página "Nossa História", "Contato", e uma seção para pesquisa de receitas indicado pelo ícone de lupa. Adicionaremos um banner, alguns ícones, e aprenderemos a inserir texto e imagens.

Esse projeto será uma página completa, permitindo a criação de um site completo para entender o funcionamento do WordPress.

O que vamos aprender?

Vamos construir juntos desde a primeira postagem, com personalização total do tema, incluindo superpoderes com plugins, tudo isso sem a necessidade de saber código.

Se você tem interesse em criar seu primeiro portfólio e aprender mais sobre WordPress, assista à primeira aula conosco!

Começando com o Wordpress - Como instalar o Wordpress no meu ambiente local?

A decisão de construir o primeiro site com WordPress já foi tomada, e o próximo passo é começar. Antes disso, é necessário construir o ambiente local, que será utilizado para testar tudo de forma segura. Para isso, utilizamos a ferramenta chamada Laragon.

Baixando o Laragon

Para baixar o Laragon, clicamos no primeiro link "Download Laragon Full" na seção "Edition". Enquanto o download é realizado, vamos entender um pouco sobre o Laragon. Podemos usá-lo para construir um servidor PHP local e também para criar um banco de dados SQL para o WordPress.

Após o término do download, clicamos na seta para abrir a aplicação. Selecionamos "Português brasileiro" na janela exibida e clicamos no botão "Ok" na parte inferior direita. Em seguida, clicamos em "Avançar", "Avançar", "Instalar" e "Avançar" novamente. O Laragon será instalado em nosso ambiente local.

Ao finalizar a instalação, clicamos no botão "Concluir" na janela intitulada "Completando o Assistente do Instalador do Laragon". O painel do Laragon será aberto, e então clicamos em "Iniciar tudo" na parte inferior esquerda. Note que o Apache e o SQL aparecerão como nossos servidores, tanto de banco de dados quanto de PHP.

Na parte superior esquerda em "Menu", selecionamos "Criar rapidamente um website" e escolhemos "WordPress". Inserimos o nome "receitas" ao site e clicamos em "Ok". Após um momento, clicamos em "Visitar site".

Selecionamos "Português do Brasil" e clicamos em "Continuar". Será exibida uma página intitulada "Bem-vindo(a)" e uma seção denominada "Informações básicas" com alguns campos a serem preenchidos:

Logo após, nomeamos o site como "Meu blog de receitas". Definimos o nome de usuário como "Emerson" (escolha o nome que desejar) e escolhemos uma senha.

Ao levar o site para produção, escolha uma senha mais forte e segura.

Por fim, inserimos o e-mail. Para evitar que o site seja indexado, caso estejamos desenvolvendo em uma hospedagem paga, selecionamos a opção para não indexar no Google.

Em seguida, clicamos em "Instalar WordPress" na parte inferior esquerda.

Com a instalação concluída, fazemos o primeiro acesso ao site. O login e a senha já estarão salvos. Clicamos em "Acessar".

Na tela, há um painel de boas-vindas na página de administração do WordPress, destacando a versão 6.5.5 e opções para criar conteúdos, personalizar o site e alterar o visual do site.

Conclusão e Próximo passo

Pronto! Acabamos de fazer o login no WordPress pela primeira vez. Agora já temos nosso WordPress local totalmente funcional. Na próxima aula, vamos começar a fazer as configurações básicas para construirmos o site!

Começando com o Wordpress - Como configurar o Wordpress

O WordPress está agora instalado em nosso ambiente local, e temos um site novo para construir. Antes de prosseguir, é necessário configurar as configurações locais.

Inserindo configurações locais

Para isso, acessamos o menu na parte inferior esquerda e navegamos para "Configurações > Geral".

Configurações Gerais

Primeiro, vamos seguir uma identidade visual proposta para o projeto. Voltamos ao projeto, é Cookin Up, o nome que vamos dar para o nosso blog. A descrição que vamos usar é "Desperte o chef em você", para atrair nosso público.

Para escolher o ícone para o site, o ícone atual já está aparecendo, mas optamos por usar outro. Há um ícone verde disponível. Para adicioná-lo, selecionamos o ícone verde em "Favicon" e clicamos em "Exportar Favicon 2" na parte inferior do Figma.

O arquivo deve estar em formato PNG. O WordPress não aceita imagens nesse formato SVG.

O ícone já foi baixado.

Para selecionar o ícone, escolhemos o arquivo na pasta de downloads. Conseguimos abrir o ícone e ao clicarmos em "Definir como ícone do site" na parte inferior direita, é possível ajustá-lo para que fique bem recortado ao selecionarmos o botão "Recortar imagem" na parte inferior direita na página denominada "Recortar imagem". O ícone foi adicionado corretamente!

O fuso horário está ajustado para "São Paulo". Agora, alteramos o "Formato de data" para exibir mês e ano em números: 27/05/2024 [d/m/Y]. O formato de data e hora está correto (opção "15:43 - H:i"), e a semana começa no domingo.

Salvamos clicando no botão azul "Salvar alterações" na parte inferior esquerda.

Agora, faremos uma alteração em "Links permanentes" à esquerda.

O WordPress vem com a configuração padrão que exibe ano, mês e dia, o que não é muito estético:

Opções selecionada por padrão:

Podemos personalizar os links para mostrar apenas o nome da postagem, que é mais comum em sites WordPress. Selecionamos a opção "Nome do site".

Em seguida, clicamos no botão "Salvar alterações" na parte inferior esquerda.

Conclusão e Próximo passo

Agora, podemos começar a construir a primeira página no WordPress. Com as configurações básicas do WordPress concluídas, temos uma base sólida para iniciar o site. Nos próximos vídeos, continuaremos a criar os conteúdos do site.

Sobre o curso WordPress: passo a passo para criar seu primeiro blog

O curso WordPress: passo a passo para criar seu primeiro blog possui 106 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de WordPress em Front-end, ou leia nossos artigos de Front-end.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda WordPress acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas