Olá! Meu nome é Tayná Carvalho, sou instrutora de Marketing aqui na Alura e vou te acompanhar ao longo desse curso de WhatsApp Business: estratégias e funcionalidades para alavancar o seu negócio.
Tayná é uma mulher de pele clara, cabelos pretos, longos e ondulados e olhos escuros. Ela tem um piercing de argola no nariz, está usando uma maquiagem leve e veste uma camisa bege com estampa animal na cor preta. A iluminação do ambiente possui o tom laranja-escuro. Na parede ao fundo está uma porta fechada e cinco quadros decorativos enfileirados lado a lado, eles estão posicionados em alturas diferentes intercalando em posições para baixo e para cima. No chão, na lateral esquerda, vemos um vaso com plantas.
Esse curso é para você que quer impulsionar suas vendas e se aproximar do seu público através dessa ferramenta poderosa que se tornou a favorita das empresas.
Entre os inúmeros recursos do WhatsApp Business que conheceremos ao longo do curso, estão:
Aprenderemos tudo isso utilizando a história da Malu, uma sommelier que abriu o Serve Vinho, um e-commerce de vinhos. Ela quer aproveitar sua experiência no segmento de vendas online para migrar seu negócio para o WhatsApp Bussines. Malu acha que essa é uma forma de fortalecer sua marca, estabelecer uma presença digital sólida, além de outros critérios relacionados ao WhatsApp Marketing.
Temos muito a discutir e aprender!
Vamos lá?
As pessoas vivem conectadas, seja no âmbito pessoal ou profissional. Segundo pesquisa realizada pela empresa de análise de mercado digital, App Annie, no Brasil, atualmente, as pessoas gastam pelo menos 1/3 das horas acordadas usando aplicativos e navegando na internet.
Se dividirmos nosso dia em três partes, cerca de 5,4 horas, em média, são gastas utilizando aparelhos de celular.
Diante dos inúmeros aplicativos e das diversas possibilidades de resolvermos os aspectos das nossas vidas na palma da mão, o WhatsApp se destaca. Além de ser o aplicativo mais utilizado pela população brasileira diariamente, é o método de mensagem mais popular do mundo.
A popularidade do WhatsApp ultrapassou até mesmo aplicativos que já eram consagrados no mercado, como o Facebook. Isso aconteceu devido à facilidade e segurança que o aplicativo proporcional, além dos diferentes recursos de comunicação, como ligação, chamada de vídeo e áudio, que agradaram o público.
Isso fez com que a ferramenta ganhasse notoriedade, afinal, se ele atinge um bom alcance e consegue impactar a vida das pessoas diariamente, por que não utilizá-lo em âmbito comercial?
Foi assim que o aplicativo de comunicação evoluiu para uma ferramenta de estratégia e surgiu o WhatsApp Marketing.
WhatsApp Marketing estratégia que utiliza os recursos do WhatsApp para se aproximar e alcançar novas pessoas. Ele permite com que as marcas estreitem a relação com os clientes, além de otimizar o processo de comunicação.
Isso também motivou o desenvolvimento de um aplicativo mais refinado com recursos que pudessem agregar ainda mais nesse segmento empresarial, assim foi criado o WhatsApp Business.
Muitas pessoas utilizam esse aplicativo, como a Malu, que é sommelier em um restaurante e já utilizava o WhatsApp Business para suas demandas pessoais. Quando ela precisava comprar ração para o cachorro ou algum medicamento na farmácia, ela utilizava as facilidades dessa ferramenta.
Isso fez com que ela pensasse que, adequar seu e-commerce de vinhos, o Serve Vinho, a esse novo formato de comunicação e elaborar estratégias poderia ser muito o positivo.
Foi assim que a Malu decidiu se aprofundar nos recursos do WhatsApp Business para entender qual o melhor formato e estratégias para seu negócio.
A Malu estava empolgada pensando nas possibilidades que teria utilizando o WhatsApp Business no seu negócio. Essa seria uma forma de se aproximar ainda mais do seu público, que já tinha contato com seus produtos e serviços por meio do e-commerce.
Considerando a proposta de comunicação que a Malu já oferecia, ela se preocupou em manter a qualidade nessa mudança de ferramenta, principalmente para que seu público não sentisse desamparado com as mudanças.
Primeiramente, para entender melhor a funcionalidade do WhatsApp e do WhatsApp Business, a Malu fez uma pesquisa comparativa.
Comunicação em diferentes formatos - por meio de mensagem de texto, vídeo, ligação, chamada de vídeo, áudio;
Publicação de status;
WhatsApp Web - conexão do aplicativo no computador;
Permite a conexão de uma conta por número de celular.
Comunicação em diferentes formatos - por meio de mensagem de texto, vídeo, ligação, chamada de vídeo, áudio;
Publicação de status;
WhatsApp Web - conexão do aplicativo no computador;
Permite a conexão do mesmo número de celular em até quatro aparelhos diferentes, uma opção que facilita a comunicação de empresas maiores;
Perfil comercial - o cartão de visitas da empresa, por meio dele o público visualiza informações importantes sobre, como segmento e horário de atendimento;
Métricas - permite a avaliação de como está sendo o recebimento e leitura das mensagens;
Mensagens automáticas;
Respostas rápidas - atalhos para as mensagens enviadas com mais frequência;
Etiquetas - facilitam a visualização dos contatos e permite segmentá-los, como, por exemplo, clientes novos e antigos, pedidos em andamento;
Catálogos - funciona como uma vitrine. Por meio deles os clientes podem conhecer os produtos e serviços da empresa;
Link curto - ao compartilhá-lo o cliente iniciará uma conversa com sua empresa de forma automática;
Essas são as principais diferenças entre os dois aplicativos, porém ainda há uma terceira opção, o WhatsApp Business API.
API - Aplication Programming Interface, na tradução, Interface de Programação de Aplicativos. Esse serviço tem como objetivo integrar o WhatsApp com outras funções e sistemas, como softwares de gestão e até mesmo chatbots. Foi desenvolvido para empresas de médio e grande porte.
O API atua no WhatsApp como uma ponte para fazer integração entre dois aplicativos ou serviços. Ele utiliza os recursos e funcionalidade do WhatsApp de forma aprimorada, ou seja, ele potencializa os recursos e vai além da capacidade oferecida pelo próprio aplicativo.
Uma forma de utilização do API é quando o cliente entra em contato com a empresa e é direcionado para um chatbot, que filtra as informações, até encaminhá-lo para um atendente real.
O uso desse serviço otimiza e facilita a migração da comunicação entre diferentes setores da empresa. É uma funcionalidade voltada principalmente para empresas de médio e grande porte, que possuem fluxos de comunicação maiores.
O curso WhatsApp Business: estratégias e funcionalidades para alavancar o seu negócio possui 180 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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