Olá! Eu sou o André Tardelli e te dou as boas-vindas ao curso de UX Writing: Criando um manual de tom e voz.
#acessibilidade: André é um homem branco, de cabelos lisos, curtos e pretos, barba também preta e curta. Está de camiseta preta, sentado numa cadeira gamer preta com detalhes brancos. Ao fundo, uma estante de nichos com livros, bonecos de ação e outros itens decorativos, além do "A" azul da logo da Alura. A iluminação do ambiente é rosa.
Quando estamos iniciando a nossa marca e produzindo nossos primeiros produtos digitais (ou até físicos), precisamos padronizar a nossa comunicação para conseguir expressar a identidade da nossa marca para a pessoa usuária. Para isso, normalmente, criamos uma personalidade. Além disso, estabelecemos as pontes de contato e os diferentes contextos em que faremos comunicações de tipos específicos.
Num primeiro momento, quando escalamos uma equipe, o estilo de comunicação é totalmente despadronizado, os contextos não estão alinhados, as normas não estão corretamente estabelecidas. Nesse cenário, com várias pessoas diferentes produzindo conteúdo ao mesmo tempo, não seguimos o tom unificado que gostaríamos de expressar.
Então, se cada pessoa pensa e se expressa de maneira diferente, como padronizar essa comunicação?
Uma forma de estruturar a comunicação da melhor maneira possível é criando um Manual de Tom e Voz.
Nesse manual, especificaremos os contextos em que utilizaremos essa nossa voz e como construiremos essa personalidade, traçando seus princípios principais conforme determinados critérios. Com isso, estabeleceremos um conjunto de regras e diretrizes a serem seguidas na criação do nosso conteúdo.
Quando criarmos essas regras, as formalizaremos em uma documentação organizada por tópicos, explicando-as com exemplos. Também criaremos uma versão ilustrada desse manual, a fim de disponibilizá-lo para outras pessoas para além da área de conteúdo e writing. Assim, essas diretrizes ficam claras para todas as pessoas que trabalham no nosso projeto ou utilizam nosso produto.
Esperamos muito que você goste desse curso. Vamos lá?!
Vamos entender melhor o que será abordado nesse curso.
Nosso projeto será sobre o Banco Singularidade. Nosso objetivo principal será explorar o protótipo de Manual de Tom e Voz dessa empresa, entendendo como e onde podemos aplicar a padronização de comunicação. Para isso, antes de tudo, precisaremos entender os conceitos de tom e voz, pensando em como os aplicaremos conforme cada contexto.
Criaremos um quadro de voz da marca, que nos guiará na construção da nossa personalidade seguindo critérios de escrita e os princípios de comunicação que caracterizam a empresa. Assim, estabeleceremos um conjunto de regras e diretrizes a serem seguidas na escrita do nosso conteúdo.
Falaremos sobre a criação do Manual de Tom e Voz em si, nosso objetivo principal. Começaremos uma documentação na plataforma Notion, que será utilizada principalmente pela equipe de UX Writing.
Nessa documentação, estruturaremos a forma com que os nossos textos serão elaborados. Falaremos sobre missão, visão e valores da empresa, e como o tom e a voz serão construídos.
Nossa principal tarefa será trazer exemplos de escrita cruzando os critérios e os princípios de escrita. Teremos exemplos do que fazer e do que não fazer, orientando as pessoas da maneira mais intuitiva possível.
Como criamos a documentação no Notion para a equipe de UX Writing, é interessante elaborar uma documentação um pouco mais generalista, voltada para pessoas de outros times que colaboram com o projeto.
Sendo assim, criaremos um manual ilustrado no Figma adaptando o conteúdo da documentação, falando sobre o tom e voz da empresa, trazendo as principais dúvidas e fazendo um alinhamento conforme os princípios estabelecidos. Essa será uma parte bastante prática, em que faremos em conjunto uma diagramação desse material para a melhor compreensão e assimilação das pessoas.
Esse será o conteúdo desse curso, que será destrinchado em cada uma das aulas. Não se esqueça de ler os materiais adicionais e fazer os exercícios propostos para complementar seus estudos!
Vamos começar?
Vamos conhecer o projeto do nosso curso!
O Banco Singularidade é um banco físico e digital. Suas agências estão presentes em várias capitais do Brasil e ele pode ser acessado digitalmente pelo site ou aplicativo para smartphones.
Seu slogan faz referência à experiência singular que o banco proporciona:
O único banco para você.
O Banco Singularidade oferece os seguintes serviços:
Seu diferencial é o cartão chamado "Tudo em Um!", que visa proporcionar a possibilidade de concentrar várias modalidades de cartões diferentes em um só, personalizável pelo aplicativo do banco.
No protótipo de comunicação do banco, temos alguns elementos de texto como:
Tudo em Um! é tudo que você precisa!
A Singularidade pensa nas suas necessidades.
Precisa renegociar alguma dívida? Fale com a gente para resolver, vamos negociar!
Esse protótipo será uma base para iniciar o nosso projeto, servindo exemplos de comunicação sobre os serviços e benefícios do banco. Tem muita coisa para explorar!
Fomos chamados para resolver um problema de comunicação desse banco. Por isso, precisamos analisar os processos - afinal, estamos trabalhando com design e aplicamos processos para realizar melhorias. O desafio proposto foi o seguinte:
O banco percebeu que a adesão de clientes está muito baixa. Por isso, pensaram em novas formas de atrair clientes e fazer com que eles realmente fechem contratos.
Outros profissionais conduziram processos de UX ao longo dessa jornada e coletaram informações muito interessantes:
Esses problemas têm relação com a comunicação. A forma com que nos comunicamos, mostramos os serviços e contamos nossa história para a pessoa usuária não é intuitiva e cativante. Por isso, nosso trabalho será "organizar a casa". Para isso, precisaremos:
Estamos trabalhando num processo de UX Writing. Então, como a escrita pode favorecer a experiência da pessoa usuária?
Convidamos você para embarcar nessa jornada conosco. Vamos explorar melhor o protótipo de comunicação do Banco Singularidade e entender como podemos aplicar melhorias.
Vamos lá?
O curso UX Writing: definindo o tom e voz da sua marca possui 116 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Writing em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.