Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de UX Writing > Conteúdos de UX Writing > Primeiras aulas do curso UX Writing: pesquisa e testagem em UX Writing

UX Writing: pesquisa e testagem em UX Writing

Conhecendo o problema - Apresentação

Olá, tudo bem? Te dou as boas-vindas ao nosso maravilhoso curso de pesquisa em UX Writing. Eu sou a Gabi Lima, sou instrutora aqui na Escola de UX Design e é um prazer te receber aqui comigo. Antes de tudo, vou me autodescrever para quem está apenas me ouvindo.

Autodescrição: Eu sou uma mulher de pele negra que tem cabelos castanhos escuros e cacheados. Tenho olhos castanhos escuros também. Estou vestindo uma blusa de manga longa cor de rosa clara com detalhes pretos, brancos e vermelhos, com as mangas levantadas até a altura do cotovelo.

Agora que eu já me autodescrevi para quem está apenas me ouvindo, vamos falar sobre o que aprenderemos ao longo deste curso.

Nós teremos uma empresa que será a nossa cliente, que está passando por alguns problemas atípicos. Ela está recebendo muitos feedbacks negativos e notas muito baixas. Aparentemente tudo isso tem relação com a redação UX.

Então, chamaram nós, pessoas redatores em UX, para poder investigar esses problemas e entender o que de fato está acontecendo. Nós utilizaremos métodos de pesquisa para poder fazer a investigação dos problemas e entregar o que está acontecendo de verdade.

Nós faremos Card Sorting, Tree Testing, teste de usabilidade, teste de Cloze, documentaremos todo esse processo e faremos uma grande apresentação no final para as pessoas stakeholders com os resultados.

Curtiu? Bom, não vou falar mais nada e vou te esperar no próximo vídeo. Te vejo lá!

Conhecendo o problema - Visão geral do curso

Olá, tudo bem?

Nesse vídeo nós falaremos sobre o que aprenderemos ao longo deste curso. Falaremos sobre tópicos como o Desk Research, que é um método de pesquisa muito utilizado.

Falaremos sobre plano de pesquisa e montaremos um focado em UX Writing.

Falaremos também e aplicaremos um teste de usabilidade, um teste de Card Sorting, um Tree Testing e também um teste de Cloze, que é muito utilizado no meio da redação UX.

No final de tudo, nós teremos como entregáveis principais um teste de usabilidade, faremos uma junção de Card Sorting e Tree Testing e também faremos um teste de Cloze. No final você vai ter uma documentação semelhante à que eu vou te mostrar a seguir.

Teremos um quadro com todo o nosso processo, tanto de planejamento das pesquisas, quanto de análise de resultados e, no final, faremos uma documentação para a própria empresa, ou seja, para o banco Singularidade.

Separaremos tudo em partes, então, nós teremos uma parte dedicada ao teste de usabilidade, outra parte dedicada ao Card Sorting e Tree Testing e por último a parte dedicada ao teste de Cloze.

Vou abrir a parte de teste de usabilidade só para que você tenha um exemplo de como ficará todo esse processo, quando documentado em uma ferramenta como o Notion, por exemplo, que é o que nós vamos utilizar.

Nós teremos a descrição de todo o processo, do planejamento, dos materiais utilizados no teste. Teremos o processo de análise e o registro das informações principais. Por último, deixaremos tudo disponível para que outras equipes possam ter acesso às informações que nós conseguimos recolher.

Visto isso, não tem nada mais a fazer a não ser iniciar o nosso processo. No próximo vídeo nós falaremos sobre o desafio que vamos receber do Banco Singularidade.

Te vejo lá.

Conhecendo o problema - O desafio

Olá, tudo bem? Vamos falar agora sobre o nosso desafio.

O que está acontecendo que precisam um tanto da nossa ajuda? Antes de tudo, conheça o seu cliente. O Banco Singularidade nada mais é do que um banco presencial e digital que tem a proposta de oferecer alguns serviços personalizáveis, ou seja, serviços que se encaixem dentro das necessidades das pessoas usuárias.

Eles possuem um serviço chamado "Tudo em Um", que é um cartão que possui tanto crédito quanto débito em um único cartão. Então, ao invés da pessoa usuária sair com dois, três, quatro, cinco cartões, elas podem aproveitar todos os benefícios do cartão de crédito e de débito em apenas um. Essa é a proposta do Banco Singularidade.

Ok, então, vamos lá. Se o Banco Singularidade é novo, tem várias inovações, tem essa proposta aí de personalizar seus serviços, então o que está acontecendo que eles precisam um tanto da nossa ajuda?

Ultimamente, o Banco Singularidade tem recebido alguns feedbacks negativos que tem impactado muito nos serviços e na captação de novos clientes, de novas pessoas usuárias. Eles querem descobrir exatamente onde o problema está. Eles nos ofereceram alguns feedbacks bem curtinhos, que nos dão uma noção do que está acontecendo. Vamos ler o primeiro feedback:

"Os serviços não parecem serem nada personalizados [...]"

Isso é um problema, já que a proposta do Banco Singularidade é ter essa coisa mais personalizada, mais pessoal para a pessoa usuária.

O segundo feedback:

"O app tá uma bagunça total e com muito texto, eu não entendo nada [...]"

Então, já vemos aqui um problema textual e com uma organização que nós podemos resolver.

Terceiro feedback:

"Eu não faço a mínima ideia de como usar aquele site, ele é muito confuso [...]"

Então, vemos aqui novamente um problema de organização que nós também podemos investigar e resolver.

Quarto e último feedback:

"O serviço de vocês é muito bom, mas não consigo nem contratar porque o site é confuso [...]".

Organização que está impedindo que seja captado novos clientes e novas pessoas usuárias. Bom, nós podemos resolver também.

Se nós podemos resolver a maioria desses problemas, como é que o Banco Singularidade chegou até nós? Se você fez o primeiro curso que fala sobre as bases da UX Writing, provavelmente você conhece o Alura Banks. Caso não, Alura Banks é um banco digital. Algumas pessoas que investem nesse banco também investem no Banco Singularidade. Ao ouvirem falar desses feedbacks, eles entenderam que o problema também seria em relação à redação UX. Por isso, nos procuraram para resolver esses problemas.

Bom, o que eles listaram de problemas principais para que nós possamos dar início ao nosso processo?

Chegaram até nós com uma proposta de solucionar ou, pelo menos, investigar esses problemas. E é o que nós vamos fazer. Na próxima aula, nós vamos realizar uma Desk Research para tentar entender o que está acontecendo, o que eles têm de informações que podem nos ajudar. Te vejo lá!

Sobre o curso UX Writing: pesquisa e testagem em UX Writing

O curso UX Writing: pesquisa e testagem em UX Writing possui 155 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Writing em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda UX Writing acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas