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Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de UX Design > Conteúdos de UX Design > Primeiras aulas do curso UX Strategy: criando a modelagem de negócios

UX Strategy: criando a modelagem de negócios

Business Model Canvas: inovando em Modelos de Negócios - Apresentação

Boas-vindas ao curso UX Strategy: Criando a modelagem de negócios. Quem vai nos acompanhar será a instrutora da Escola de UX & Design da Alura e consultora de negócios para o segmento de moda, Deise da Luz.

Deise é uma mulher morena com olhos castanhos. Tem cabelos castanhos com mechas loiras. Usa uma blusa roxa de babados e está sentada em uma cadeira preta. Ao fundo, parede branca com luz azulada e um quadro.

Pré-requisitos

Queríamos mostrar para você como vai funcionar esse curso. Vamos seguir trabalhando com a Mosaico Bank, um banco digital para o qual desenvolvemos estratégias de UX para o programa de milhas que a empresa oferece.

Se você ainda não conhece a Mosaico, saiba que desenvolvemos ao longo da formação de UX Strategy diversas ferramentas e elementos importantes para chegar até esse curso e poder desenvolver o modelo de negócios.

Se você já acompanha a formação, você vai entender a importância de tudo que estamos desenvolvendo.

Como será o curso?

Na primeira aula, vamos conhecer o Business Model Canvas (BMC ou quadro modelo de negócios) para entender como gerar inovação em modelos de negócio.

Não vamos nos aprofundar tanto na parte teórica porque existem outros cursos sobre o Business Model Canvas na Alura.

Mas, vamos analisar esse quadro através da perspectiva da Mosaico Bank. Ou seja, vamos pegar o quadro de modelo de negócios dessa empresa e analisar quais são as informações que vão nos ajudar a desenvolver o modelo de negócios do programa de milhas.

Vamos desenhar juntos do zero esse modelo de negócios do programa de milhas na segunda aula, utilizando tudo que descobrimos até agora.

A terceira aula é o momento de nos voltar para a experiência da pessoa usuária, isto é, para UX Strategy (estratégias de UX). Vamos utilizar uma ferramenta chamada UX Strategy Guide para conferir ideias e soluções para essas dores e necessidades que identificamos a existência em um programa de milhas.

Depois disso, faremos a integração entre o Business Model Canvas e as estratégias de UX, mapeados através dessa ferramenta nova. É nessa quarta aula que vamos cruzar com informações básicas do BMC e dos 9 componentes, além de acrescentar a camada de UX Strategy.

Por fim, vamos decupar sobre a proposta de valor do programa de milhas da Mosaico Bank. Assim, vamos entender através dessa metodologia do BMC como encontrar um valor que realmente seja diferencial e inovador em termo de modelo de negócios e da experiência que entregamos para as pessoas usuárias.

Adiante, mostraremos como vai funcionar todo o projeto e as práticas que faremos ao longo desse curso. Te esperamos lá!

Business Model Canvas: inovando em Modelos de Negócios - O projeto

Agora, te convidamos a conhecer o projeto do curso sobre criação de modelagens de negócio.

Os links dos materiais vão estar disponíveis na atividade "Preparando o Ambiente" para que você possa acessar os templates, duplicar para o seu Figma e utilizá-los.

Aula 1

Na primeira aula, vamos começar pela apresentação do Business Model Canvas da Mosaico Bank.

Esse quadro de modelo de negócios tem 9 componentes, onde detalhamos aspectos racionais do lado esquerdo e aspectos emocionais do lado direito.

Aula 2

Na segunda aula, vamos focar no Business Model Canvas do programa de milhas da Mosaico Bank. Ainda no mesmo Figma, vamos desenvolver esse modelo de negócios juntos, acrescentando informações importantes nesse template, como dados sobre os perfis de clientes e quem é a persona.

Por exemplo, já sabemos que são millennials que querem migrar para um banco digital, mas que ainda não utilizam programas de milhas. Vamos trazer essas informações para dentro do BMC.

Aula 3

Na terceira aula, vamos conhecer o Guia de Estratégia em UX ou UX Strategy Guide.

O template desse material é roxo e possui 14 subdivisões, com partes importantes para começar a conversar sobre as ideias de soluções, hipóteses possíveis dentro dessas soluções pensadas, avaliação de risco de cada solução, experimentos para minimizar riscos.

Com isso vamos chegar até a tomada de decisão, ou seja, o que vamos levar para a frente nesse projeto e o que vamos abandonar por não ser viável ou funcional.

Também vamos desenhar juntos o UX Strategy Guide do programa de milhas nessa aula.

Aula 4

Na quarta aula, vamos retomar o Business Model Canvas do programa de milhas. Porém, agora, vamos utilizar as informações que descobrimos no UX Strategy Guide e nas pesquisas que desenvolvemos.

Vamos acrescentar essas informações com uma nota na cor roxa para demarcar essas alterações no modelo de negócios.

Aula 5

Por fim, na quinta aula, vamos desenhar o canva da proposta de valor do programa de milhas.

Mas, já não temos uma subdivisão para a proposta de valor desenhada no modelo de negócios? Sim, mas você vai perceber que devemos nos aprofundar nas camadas de informações necessárias para pensar em uma proposta de valor inovadora.

Você vai fazer todo o passo a passo do curso junto com a Deise da Luz para conseguir desenvolver um modelo de negócios com camadas de UX Strategy. Vamos começar?

Business Model Canvas: inovando em Modelos de Negócios - Os 9 componentes do BMC: lado emocional

Vamos começar o conteúdo do curso sobre criação de modelagens de negócio com UX Strategy. O objetivo dessa aula é:

Se você ainda não conhece esse projeto, vamos deixar o briefing da Mosaico Bank no Notion que desenvolvemos desde o início da formação de UX Strategy.

É o documento onde constam todas as informações estratégias sobre o negócio para que você se ambiente sobre a empresa e entenda o que vamos desenvolver do BMC, caso você vá fazer somente esse curso da formação.

Estrutura do BMC

Primeiro, vamos apresentar a estrutura do Business Model Canvas para quem ainda não conhece.

Em breve, vamos ampliar cada componente para que você revisar todas as características da Mosaico Bank. Além de poder escrever o próximo BMC do programa de milhas que também terá as informações de UX Strategy.

Queremos mostrar visualmente como ler essa ferramenta.

Quadro de modelo de negócio da Mosaico Bank com 9 componentes em formato de colunas. Do lado esquerdo, temos 4 componentes de aspecto racional: parcerias principais, atividades-chave, recursos principais e estrutura de custos. Do lado direito, temos 5 componentes de aspecto emocional: proposta de valor, relacionamento com cliente, canais, segmento de clientes e fontes de receita.

É um quadro composto por 9 componentes. Devemos analisar o canvas dividindo-o ao meio. Os componentes do lado direito estão relacionados com os aspectos emocionais que trabalhamos dentro de um modelo de negócio.

Enquanto o lado esquerdo diz respeito aos aspectos racionais que precisamos estruturar dentro de qualquer modelo de negócio.

Agora, vamos apresentar cada componente na ordem de como devemos preencher essa ferramenta. Sempre começamos o preenchimento pelo lado emocional do modelo, preenchendo na sequência:

A partir do momento em que temos todo o lado direito dos aspectos emocionais preenchidos, podemos ir para a parte racional onde vamos saber o que precisamos para que o negócio saia do papel.

Aspecto emocional do BMC da Mosaico Bank

Após apresentar essa estrutura básica para você, vamos falar detalhadamente do lado emocional do Business Model Canvas da Mosaico Bank.

Como a Mosaico Bank já existe, o BMC também já foi feito e preenchido. O que ainda não existe é o BMC do programa de milhas, o qual vamos desenvolver ao longo das próximas aulas.

O que já sabemos sobre a Mosaico Bank?

Segmento de clientes

Já sabemos que o segmento de clientes que vamos atender são:

Chegamos nessas informações ao longo da formação de UX Strategy, ao desenvolver toda a pesquisa necessária para entender melhor o perfil da clientela.

É comum em modelos de negócio ter um segundo grupo de clientes.

Ressaltamos que não vamos trabalhar e desenvolver esse segundo grupo nesse curso. Mas, poderíamos escolher também ter como foco para a Mosaico Bank pequenas e médias empresas que precisam de serviços bancários simplificados e personalizados.

Seria outra forma de entregar valor, o que é completamente possível dentro de um modelo de negócios. Contudo, vamos focar somente no segmento de pessoas físicas.

Proposta de valor

A proposta de valor inicial da Mosaico Bank que desenvolvemos nos últimos cursos é:

A Mosaico se propõe a ser um banco digital que traga facilidade e personalização para seus clientes.

Descobrimos que a personalização é um fator estratégico importante para o negócio, por isso, aparece na proposta de valor.

Canais de distribuição

Depois, vamos conhecer os canais de distribuição da empresa. A Mosaico vai oferecer seus serviços através de:

Por isso, *UX Strategy *é tão importante para essa empresa, como acompanhamos desde o início dessa jornada.

Relacionamento com cliente

Além disso, o relacionamento com clientes que desejamos traçar é:

Fontes de receita

Já as fontes de receita principais são:

É assim que o banco pretende gerar receita para seus serviços.

Próximos passos

Vamos evoluir com esses dados a partir do momento que comecemos a pensar no programa de milhas, trazendo estratégias de UX para dentro desse modelo de negócio.

Ao final, vocês vão conseguir notar as mudanças que vamos trazer quando tivermos todos esses elementos compondo nosso BMC, inclusive para o todo o banco.

Nessa aula, apresentamos o lado emocional do Business Model Canvas da Mosaico Bank. A seguir, vamos conhecer o lado racional.

Sobre o curso UX Strategy: criando a modelagem de negócios

O curso UX Strategy: criando a modelagem de negócios possui 126 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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