Olá! Meu nome é Kaory Ogata, sou instrutora de UX na Alura, e também sou product designer na CI&T dentro do projeto Itaú. Muito prazer se você não me conhece! Caso já conheça, vamos juntos nessa jornada.
Nesse curso, trabalharemos com o tema de análise de dados em um MVP.
#acessibilidade
Kaory é uma mulher branca de cabelos longos, lisos e escuros. Ela veste uma camiseta preta e usa óculos de armação transparente. Ao fundo há uma estante com ornamentos e uma luz levemente roxa iluminando uma parede branca.
Você, como UX designer, entende a importância de sermos voltados a dados. Em algum momento da sua carreira, você deve ter utilizado softwares como o Google Analytics, o Tableau, o Metabase, o Google Data Studio. Há uma infinidade de produtos no mercado.
Ao fazer isso, nos deparamos com diversos dados e nos encontramos na situação de não saber por onde começar e como analisar.
Se você está aqui hoje, é porque compreende como dados são importantes. Eles nos ajudam:
No decorrer do curso, vamos entender como funciona todo o processo de organização para fazer uma análise de dados. Entenderemos como realizar um processo de análise, a partir do momento em que abrimos os programas e nos deparamos com vários dados.
Além disso, aprenderemos a tangibilizar os resultados. Ao final do curso, saberemos como transformar as ideias em resultados tangíveis, parte mais importante após qualquer tipo de análise.
Vamos começar?!
Olá! Vamos entender os tópicos que iremos abordar no curso?
Antes de tudo, faremos uma introdução a métricas. Entenderemos:
Em um segundo momento, vamos entender o MVP, isto é, o negócio onde estamos alocados. Após uma introdução ao MVP, vamos abordar:
Depois entraremos de fato na parte de análise dos dados, onde teremos uma introdução a algumas das principais métricas de produto, para então analisar os dados fornecidos a nós.
Serão abordadas as seguintes métricas:
Em um último momento, vamos tangibilizar os resultados, ou seja, vamos transformar a análise em resultados reais, em acionáveis.
Utilizaremos uma árvore de oportunidades para fazer a documentação. Nesse processo, vamos:
Vamos fazer uma overview do projeto em que estamos alocados?
Fazemos parte de uma consultoria para a Mosaico Bank, um banco digital que nos chamou para fazer uma análise de dados e identificar gargalos durante sua jornada.
A Mosaico Bank foi inspirada na Nubank e no C6, e o objetivo da empresa é se tornar um banco muito utilizado pelos millenials, pessoas nascidas entre 1981 e 1996.
Sua proposta de valor é ser um banco digital que ofereça benefícios personalizados a esse público específico.
Levantamos também uma definição do problema, cujos tópicos serão explorados com mais calma no decorrer do curso.
Também há uma definição do público-alvo e da demanda. Essa última análise consiste em entender o MVP e identificar gaps através da análise de dados em momentos da jornada. Nesse momento, serão definidos objetivos e métricas para que a empresa alcance o resultado esperado.
Na próxima aula, teremos uma introdução à parte conceitual e teórica sobre métricas.
Agradeço pela sua presença até aqui e nos encontramos em breve!
Olá! Nesse vídeo, vamos entender a relação entre dados e métricas.
Primeiro de tudo: precisamos mesmo saber disso? Sim! É muito importante entender antes a parte teórica, para no futuro conseguir fazer uma análise de dados muito mais eficiente e focada. Então antes de entender a relação, precisamos entender as diferenças.
Dados são informações brutas sem nenhum tipo de tratamento. Quando isolados, eles não transmitem nenhuma mensagem.
Já as métricas são dados dentro do contexto do produto. Daí surge a relação entre dados e métricas. Além disso, as métricas são quantificáveis. É muito importante entender que métricas são mensuráveis.
Imagine o seguinte contexto: você trabalha em um banco digital e teve acesso às informações listadas abaixo.
- Rentabilidade da aplicação: 100% CDB;
- 1.000 pessoas usuárias acessaram a plataforma;
- 2% de cashback em todas as compras;
- 75 pessoas usuárias fizeram transferências via PIX;
- 10% das pessoas usuárias abriram conta através do site;
- 58% das pessoas usuárias de São Paulo acessaram a plataforma;
- 64% das pessoas usuárias possui renda superior a 3.000.
Sua atividade será separar essas informações entre dados e métricas. Vamos analisar cada item individualmente para fazer o exercício em conjunto.
Para organizar as informações no Figma, acesse o template disponibilizado e duplique o modelo para sua própria conta.
A primeira informação é de que a rentabilidade da aplicação é 100% do CDB. Essa informação está inserida no nosso contexto, mas ela não é quantificável.
Ter um número na informação não significa que ela seja quantificável. Se ela for mantida isolada, não será transmitida nenhuma mensagem, então podemos classificá-la como dado.
Em seguida, temos a informação de que 1.000 pessoas usuárias acessaram a plataforma. Isso faz parte do nosso contexto e é quantificável, pois traz justamente a quantidade de pessoas usuárias que realizaram determinada ação. Podemos enquadrar essa informação na categoria de métricas.
Também sabemos que o banco oferece 2% de cashback em todas as compras. A informação está dentro do contexto, mas não é quantificável, então vamos incluí-la na categoria de dados.
75 pessoas usuárias fizeram transferências via PIX. Essa informação está no contexto e também é quantificável, pois é trazida uma quantidade exata de pessoas usuárias. Vamos colocá-la também na categoria de métricas.
Por enquanto, temos o seguinte resultado:
DADOS
- Rentabilidade da aplicação: 100% CDB;
- 2% de cashback em todas as compras.
MÉTRICAS
- 1.000 pessoas usuárias acessaram a plataforma;
- 75 pessoas usuárias fizeram transferências via PIX.
Como desafio, peço que você pause o vídeo e tente alocar os últimos 3 itens nas categorias acima.
A próxima informação é de que 10% das pessoas usuárias abriram conta através do site. Faz parte do nosso contexto e é quantificável, então se trata de uma métrica.
Em "58% das pessoas usuárias de São Paulo acessaram a plataforma", é levantada uma informação quantificável dentro do nosso contexto, então temos mais uma métrica.
É importante lembrar que está sendo transmitida uma mensagem. A informação diz que mais da metade das pessoas usuárias do banco digital são de São Paulo. Perceba como essa é uma mensagem relevante.
Por fim, temos a informação de que 64% das pessoas usuárias possuem renda superior a 3.000. Trata-se de uma informação quantificável no nosso contexto, pois traz a porcentagem de pessoas usuárias que possuem essa renda específica.
Além disso, é transmitida uma mensagem: mais da metade das nossas pessoas usuárias possuem renda superior a R$3.000,00.
Nesse vídeo, conseguimos entender a relação entre dados e métricas. No próximo, vamos compreender a importância das métricas e como identificar uma boa métrica.
Agradeço pela sua presença comigo, e nos vemos no próximo vídeo!
O curso UX Strategy: análise de dados em um MVP possui 83 minutos de vídeos, em um total de 39 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
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