Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de UX Design > Conteúdos de UX Design > Primeiras aulas do curso UX Design: como construir uma persona

UX Design: como construir uma persona

Conhecendo a TripIdeias - Apresentação

Olá, tudo bem? Eu sou a Gabi Lima, sou instrutora da escola de UX & Design da Alura, e é um prazer te receber no curso UX Design: como construir uma persona!

Antes de tudo, vou me autodescrever para quem está apenas me ouvindo:

#acessibilidade:

Eu sou uma mulher negra, com mais ou menos 1 metro e meio de altura (sim, sou bem baixinha!), tenho cabelo cacheado castanho-escuro, olhos castanhos-escuro, estou usando óculos com armação azul-clara, visto uma blusa rosa-claro com alguns detalhes em preto, branco e vermelho. Ao fundo, uma parede branca iluminada de lilás.

Visto isso, vamos entender o que aprenderemos ao longo do nosso curso.

Nós vamos ajudar uma empresa chamada TripIdeias, uma agência de viagens, a resolver um grande problema. Já foi feita uma investigação do problema, mas é necessário algo mais profundo para entender melhor as pessoas, isto é, o que elas estão passando e está gerando tantos problemas.

Primeiramente, vamos entender a visão da empresa em relação às pessoas. Depois, iremos até às pessoas para fazer pesquisas.

A partir delas, vamos utilizar dados, os quais serão organizados de forma eficiente, para validar ideias.

Ao final, iremos montar uma persona! Tudo isso focado na resolução de problemas, de modo que a empresa aproveite o máximo possível e as pessoas usuárias tenham grandes benefícios no futuro.

Também teremos grande carga prática no curso, então se prepare, pois você vai praticar bastante.

Dito isso, não temos mais nada para fazer além de começar o curso! Vamos lá? Te espero no próximo vídeo!

Conhecendo a TripIdeias - Visão geral do curso

Olá! Tudo bem? Vamos espiar o que aprenderemos ao longo desse curso?

Tópicos principais

Alguns tópicos principais nos quais iremos focar são:

Artefatos principais

Com isso, teremos alguns artefatos principais.

Primeiramente, teremos a proto-persona da TripIdeias, empresa na qual iremos focar ao longo desse curso.

Teremos também formulários de pesquisa e organização de dados, pois receberemos diversas respostas e será necessário organizá-las de forma compreensível.

Por último, coroaremos tudo em uma persona, essa ferramenta tão importante.

Te alerto desde já que esse curso tem uma grande carga prática, então reserve um tempo especial para fazê-lo com calma!

Visto isso, vamos para a próxima aula, onde falaremos sobre o desafio da TripIdeias e o que está acontecendo nessa empresa para precisarem tanto da sua ajuda.

Te vejo lá!

Conhecendo a TripIdeias - A empresa Tripideias

Olá! Tudo bem? Nesse momento, falaremos sobre a TripIdeias e entenderemos o que está acontecendo nessa empresa para eles precisarem tanto de nós, pessoas especialistas em experiência da pessoa usuária, para resolver. Veremos como os nossos conhecimentos de fato podem ajudar nesse processo.

A empresa TripIdeias

A TripIdeias é uma empresa criada por nós para que você possa fazer os projetos desse curso com tranquilidade, porém, essa empresa reflete muito o que os negócios no mercado enfrentam atualmente.

Dito isso, não se preocupe: o que você encontrar com a TripIdeias, provavelmente será encontrado em outros ambientes também.

A TripIdeias é uma agência de viagens focada em oferecer pacotes de viagem personalizados, ou seja, cada pacote é único conforme os eventos vividos pela pessoa usuária.

Por exemplo: seja em uma formatura, um aniversário, ou uma lua-de-mel, tudo será adaptado segundo as necessidades da pessoa usuária.

O problema é que, como cada pacote é personalizado, também há muita demanda de atendimento para o centro responsável. Logo, se houver muitas vendas personalizadas, existe também maior tempo para que se possa atender a essa demanda de orçamentos, de vendas ou de auxílio.

O que está acontecendo?

Nesse momento, temos a necessidade de criar uma forma de atender às pessoas com mais rapidez, eficiência, gerando menos demanda para a área de atendimento e menor tempo de espera para a pessoa usuária ser atendida.

Com isso em mente, a ideia foi a seguinte: o projeto é criar um aplicativo próprio para ajudar no atendimento, onde as pessoas possam fazer orçamentos, conseguir descontos, conversar, pedir ajuda de forma mais rápida e eficiente.

Investigação do problema

A empresa começou investigando o problema: foi feita uma pesquisa de mercado para entender como a TripIdeias está posicionada no mercado em que atua; e também foi feita uma matriz CSD, para entender o que de fato sabem sobre o problema e o que precisa ser melhor investigado.

Conclusões

Surgiram algumas conclusões a partir das investigações:

Com essas informações, identificamos que a TripIdeias fica um pouco para trás em relação às condições especiais de pagamento.

Visto isso, o que acontece a partir de agora?

Na linha do Design Thinking, existem 5 passos:

  1. Empatia;
  2. Definição;
  3. Ideação;
  4. Prototipagem;
  5. Teste.

Linha horizontal amarela sobre um fundo azul, contendo cinco ícones amarelos de lâmpadas dispostos horizontalmente acima dela. Os ícones estão numerados de 1 a 5, da esquerda para a direita. Abaixo deles, temos os nomes citados acima na transcrição escritos em branco.

Por enquanto, estamos na primeira etapa: empatia. Nesse momento, investigamos o problema, por meio da matriz CSD e da pesquisa de mercado.

Caso queira ver ambos os artefatos finalizados, eles estarão disponibilizados no Para saber mais após essa aula, para que você possa entender o que aconteceu e o que foi obtido de resultado através dessas pesquisas.

Investigação das pessoas

Concluída a etapa anterior, existe uma segunda parte: a investigação das pessoas. Precisamos conhecê-las para entender como nós, enquanto empresa, podemos servi-las melhor e qual é o real problema enfrentado por elas.

Conclusão

Na próxima aula, vamos pensar em quais passos podemos tomar para realizar essa investigação de pessoas. Te vejo lá, até mais!

Sobre o curso UX Design: como construir uma persona

O curso UX Design: como construir uma persona possui 109 minutos de vídeos, em um total de 45 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda UX Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas