Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de UX Design > Conteúdos de UX Design > Primeiras aulas do curso UX Design: construindo dashboard com Power BI

UX Design: construindo dashboard com Power BI

Sobre a área de BI - Apresentação

Olá! Sou André Tardelli. Boas-vindas ao curso de Data-Driven UX: Construindo Dashboard com Power BI.

Audiodescrição: André se descreve como um homem branco, de cabelos e barba curtos e escuros. Veste uma camiseta azul claro. Ao fundo, uma estante com itens decorativos e livros sob uma iluminação roxa.

Conhecendo o desafio

Ao longo dessa formação de dados, na qual estamos trabalhando com UX, estamos utilizando diferentes ferramentas e manipulando como vamos tratar determinadas fontes de dados, utilizando fórmulas específicas. No entanto, ainda falta uma certa interatividade para atingir e alcançar algumas das necessidades.

Suponhamos que uma pessoa stakeholder, ou as principais pessoas que conduzem o seu negócio, queiram:

Conseguiremos facilitar essa área de visualização de dados, onde vamos trazer total interatividade e condensar todas essas informações para poderem ser tratadas e visualizadas de maneira diferente. Isso será muito facilitado com o auxílio da área de Business Intelligence (Inteligência de Negócio). Uma das principais ferramentas que endossam essa área é o Power BI, uma ferramenta da Microsoft que proporciona esse dinamismo e trata esses dados com mais facilidade devido à sua interface intuitiva.

O que aprenderemos

Neste curso, abordaremos técnicas para que você consiga tratar, importar e cruzar dados. Vamos mostrar formas de como você pode gerar visualizações e gráficos com poucos cliques. Vamos mostrar também como você pode criar uma identidade visual efetiva, conforme os parâmetros que deseja explorar e com a identidade da marca que deseja construir.

Além disso, vamos mostrar outros detalhes adicionais, como melhorar a usabilidade e trabalhar com acessibilidade, entre outras coisas. Assim deixaremos a nossa documentação cada vez mais completa e concisa para a pessoa usuária.

Esse será o tópico que vamos abordar neste curso.

Esperamos ter você conosco.

Sobre a área de BI - Visão geral

Vamos descobrir o que aprenderemos no curso.

Guia das aulas

Teremos cinco aulas principais, apresentando algumas das principais funcionalidades do Power BI.

Na aula 1, começaremos a preparar nossa área. Entenderemos mais sobre o que é a área de BI (Business Intelligence), quais são suas necessidades e como é possível trabalhar com diferentes ferramentas. Vamos mostrar um panorama, ideias de como importar dados e configurar o básico do Power BI para começar.

Na aula 2, falaremos sobre a criação de um dashboard de maneira mais crua. Vamos mostrar como criar o primeiro gráfico, a primeira visualização. A partir disso, será possível gerar gráficos simples, valores que mostrem alguma métrica ou um indicador necessário. Também entenderá como filtrar isso de maneira eficiente, utilizando diferentes filtros para alcançar o escopo desejado.

Na aula 3, vamos começar a trabalhar no tratamento dos dados. Vamos entrar na nossa área do Power Query, onde vamos observar como os dados aparecem, quais são algumas das substituições e principais ferramentas que podem ser utilizadas. Isso pode ser feito com código ou diretamente com cliques na interface, o que torna o processo prático e rápido para o dia a dia.

Na aula 4, as coisas começam a ficar mais interessantes, pois vamos começar a trabalhar com a estilização dos dados. Vamos mostrar tudo que já levantamos e cruzamos até agora, mostrando como podemos criar uma identidade visual trabalhando com cores, fontes, formatação e assim por diante.

E na aula 5, nossa última aula, vamos trabalhar em formas para tornar o dashboard mais conciso e melhorar a usabilidade dele, em geral. Começaremos a usar páginas para sintetizar os principais objetivos de negócio que estamos querendo alcançar e o que o negócio quer representar.

Além disso, criaremos um glossário de métricas e disponibilizaremos as informações gerais sobre as pessoas desenvolvedoras que contribuíram no projeto, para facilitar esse acesso e entendimento das métricas em geral para todos. Também vamos trabalhar na acessibilidade, para entendermos e mantermos diferentes perspectivas de necessidades, gerando um produto que seja inclusivo para todo mundo.

Essa será a abordagem nas nossas cinco aulas do nosso curso.

Sobre a área de BI - Business Intelligence: o que é?

Vamos falar sobre o projeto que vamos abordar dentro do nosso curso.

Conhecendo o projeto

Apresentamos novamente a MoniBank, o banco digital que fornece os principais serviços de cartão de crédito, conta-corrente e conta PJ, permitindo que você realize suas principais transações bancárias. Como todo banco, precisamos começar a coletar diversos dados para embasar nossas decisões, visto que qualquer ação terá um grande impacto financeiro.

Então, qual é a ideia do que precisamos trazer? Precisamos aplicar nosso conceito de Data-Driven UX (UX Orientado a Dados), para coletar, analisar e visualizar esses dados, além de trazer informações cruciais para auxiliar nesse processo. Para isso, realizamos uma pesquisa para coletar alguns feedbacks sobre o serviço da MoniBank. Isso foi muito interessante para coletarmos:

No curso anterior, utilizamos a ferramenta Excel para sintetizar os principais dados da pesquisa e realizar um certo tratamento para coletar algumas estatísticas e entender um pouco dos resultados que nos aguardam. Além disso, trabalhamos com outra base de dados, a pesquisa da MoniBank, trazendo também alguns dados, como os do Banco Central.

Com isso, temos um banco de dados que sintetiza a quantidade total de reclamações, os perfis de clientes que estão sendo abordados, entre outras informações. Tudo isso para prever e entender um pouco dos padrões de mercado para facilitar nossa tomada de decisão.

Conhecendo melhor o problema

Se apresentarmos todos esses dados em uma tabela, conseguimos sintetizar uma análise simplificada. Será até mais fácil sintetizar e trazer todos esses dados, mas o problema principal será justamente a necessidade de dinamismo.

Por exemplo, chegaremos em um ponto em que uma pessoa steakholder pode pedir para testar o cenário X, Y e Z nas condições W. E como faríamos isso? Conseguiríamos pegar todas essas análises e fazer via Excel, mas demoraria muito para trazer essa interatividade, esse dinamismo em tempo real tão necessário para que diferentes pessoas consigam utilizar como uma base de consulta.

Além disso, é importante lembrar que estamos trabalhando com uma base fictícia e menor. Se estivermos trabalhando com um grande volume de dados que não possam ser diretamente alterados, o ideal é que tenhamos algum lugar onde possamos centralizar todas essas informações, para estarem conectadas em um único lugar, mas fornecer esse dinamismo que procuramos.

Esse será o objetivo que queremos alcançar neste curso. Com base nesses dados que já foram tratados e melhorados no Excel, vamos utilizar uma ferramenta, também da Microsoft, que condensa diferentes serviços para ajudar nessa demanda de Inteligência de Negócio (BI) que precisamos: o Power BI.

No próximo vídeo, vou explicar um pouco mais sobre o Power BI, como faremos a instalação e apresentar as principais necessidades para este curso.

Sobre o curso UX Design: construindo dashboard com Power BI

O curso UX Design: construindo dashboard com Power BI possui 157 minutos de vídeos, em um total de 48 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda UX Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas