Olá, seja muito bem-vindo e bem-vinda ao curso de Twitter para empresas, para profissionais. Eu sou a Ana Mascarenhas, especialista em marketing digital e instrutora aqui na Alura.
Antes de começar a fazer esse curso, vou te falar rapidamente o que vamos aprender, o que vamos estudar. Esse curso vai te mostrar o que é o Twitter e qual a melhor forma de usar o Twitter para empresas, o Twitter profissional, como funciona a dinâmica dessa rede social e como é o comportamento do usuário dessa plataforma.
Vamos aprender também a criar um anúncio dentro do Twitter, a usar o Twitter Ads, a plataforma de criação e gerenciamento de anúncios de dentro do Twitter.
Também vamos aprender quais são as melhores práticas para ter uma parceria com um influenciador ou uma influenciadora dentro do Twitter. Vamos aprender a ler o Media Kit, vamos aprender a contatar essa pessoa influenciadora para criar parceria com o nosso negócio.
Nós também vamos aprender a analisar as métricas e os dados do Twitter, vamos aprender a ler as estatísticas que a plataforma disponibiliza sobre o nosso engajamento, sobre o nosso alcance, sobre o nosso desempenho dentro da rede social.
Esse curso é para você que é estudante de marketing digital, que é um social media em informação, que é uma pessoa colaboradora de uma empresa dentro de uma equipe de marketing, de uma equipe de marketing digital.
Ou esse curso é para você que é uma pessoa empreendedora e que quer usar o Twitter como ferramenta para divulgar o seu negócio e criar sua comunidade e audiência.
Se você ficou curioso(a) com a temática deste curso, continue comigo que tem muito conteúdo para aprendermos juntos.
Se você está aqui, nesse curso, é porque com certeza você já ouviu falar bastante sobre a rede social do passarinho. Se você não ouviu falar tanto assim do Twitter, eu tenho certeza de que, pelo menos, um dos memes que você dá risada, que chegam no seu WhatsApp ou Instagram, nasceram no Twitter e foram repostados nas outras redes sociais e plataformas.
Antes de chegarmos nessa parte, antes de eu te mostrar os melhores memes que nascem nessa rede social, eu vou te contar um pouco mais sobre a história do Twitter, sobre como tudo começou até chegarmos no que nos interessa, até chegarmos nas soluções de marketing que existem dentro dessa rede social.
Começando um pouco pela história do Twitter, é legal sabermos que o Twitter foi criado em 2006, nos Estados Unidos, pelo Jack Dorsey, Evan Williams e Biz Stone. A sua proposta inicial, a proposta dos fundadores era que o Twitter fosse uma espécie de “SMS da internet”, por conta da sua limitação de caracteres.
Se você não tem esse conhecimento, o Twitter é muito famoso por ser uma espécie de microblog em que as pessoas podem colocar mensagens de textos junto com imagens e com vídeos, se for do desejo delas, com uma limitação de caracteres. Quando o Twitter foi criado, essa limitação era de 140 caracteres, e hoje em dia temos o dobro, 280 caracteres por tweet.
Essa ideia principal dos criadores do Twitter era para que as pessoas pudessem usar o computador para enviar mensagens, e não apenas o celular, para não ficassem presas somente ao celular para enviarem uma mensagem direta para uma pessoa, um amigo, um conhecido.
Teve mais ou menos essa proposta a primeira interface do Twitter. Você enviava mensagens privadas, específicas para aquele outro usuário, para aquela pessoa que tivesse uma conta no Twitter.
Até que eles viram que poderia ser muito bacana se o Twitter tivesse um feed mesmo, uma ordem cronológica e que as pessoas pudessem interagir umas com as outras sem ser enviando uma mensagem direta, sem ser enviando um “@” específico.
Assim, nasceu o Twitter que conhecemos hoje, essa plataforma de mensagens instantâneas, rápidas, de alcance global, e que carrega vários fãs pelo mundo inteiro.
Olha aqui, para vermos um pouco a evolução do Twitter, como tudo começou, a evolução da marca.
Esse foi o primeiro logo do Twitter. Quando a plataforma foi criada, o nome “Twitter” não tinha as vogais e era da cor verde. O objetivo aqui é que esse “r” fosse um pássaro – até hoje a rede é conhecida como “a rede do passarinho” – porque twitter, pelo que eu pesquisei, em uma tradução literal, significa “gorjear”, é como se fosse o barulho do pássaro.
E foi isso que os fundadores levaram em consideração na hora de criar essa primeira logo. Essa logo durou pouco tempo, acho que eles mesmos perceberam que não estava tão legal assim, esse elemento do pássaro ficou bem confuso de entender que era um pássaro.
Logo em 2006, no processo de transmissão da plataforma, da criação para de fato a publicação como uma plataforma de feed, não apenas de mensagens diretas, o Twitter já ganhou seu logo, que é praticamente o mesmo até hoje – com o mesmo padrão de fonte e a mesma cor.
Foi em 2010 que ele ganhou, junto do nome, junto do logo, o ícone do pássaro. Antes o pássaro estava presente em elementos gráficos na plataforma, mas não era associado ao logo em si.
Mas ficou tão popular o pássaro, ficou tão conhecido que, em 2010, o ícone de pássaro se juntou ao logo. A partir de 2012, o ícone virou só o pássaro. Tirou o nome “Twitter” e deixou só o pássaro porque já está diretamente conectado ao nome.
As pessoas hoje, na internet, já reconhecem a rede social apenas pelo símbolo, e o símbolo do Twitter é super forte, super marcante, é o pássaro que conhecemos hoje, o pássaro azul.
Falando de hoje em dia, como eu já disse, o Twitter funciona como uma espécie de microblog em que você pode tuitar para os seus seguidores, para a sua audiência, para as pessoas que estão na sua bolha, na sua comunidade, mensagens de até 280 caracteres por tweet – com vídeos, com gifs, com imagens estáticas, enfim.
É uma rede social de muita interação e de muito entretenimento, mas nem por isso deixa de ser uma rede social que pode ser ótima para o seu negócio, ótima para a empresa que você colabora, dependendo da estratégia e dependendo, obviamente, do seu objetivo.
O Twitter também tem uma rapidez de interação, já que as mensagens são enviadas instantaneamente. O feed pode ser seu feed de notícias, de tweets, pode ser lido em ordem cronológica ou não, ou você pode colocar para aparecer primeiro os tweets de pessoas que você interage mais, de assuntos que você tem mais interesse.
Então, essa rapidez de informação, essa rapidez de movimento no Twitter faz com que ele seja acessado, basicamente, durante todo o dia pelos seus usuários.
Geralmente, o usuário do Twitter começa o seu dia tuitando e vai até dormir, vai até de noite, passando pela sua rotina, por acontecimentos, por curiosidades, opiniões, enfim, o Twitter é realmente um diário-blog que caiu no gosto dos usuários da internet.
E essa criação de vínculo e de comunidade. O Twitter tem essa grande facilidade em criar audiência ao redor do seu perfil e fazer com que ela cresça, com que ela vá se expandindo, com que outras pessoas com gostos parecidos comecem a interagir, a engajar com o seu conteúdo, a dar retweet – que é quando a pessoa reposta um conteúdo seu.
E assim vai fazendo com que a sua bolha vá crescendo cada vez mais. No Brasil, essa rede social se popularizou em 2008, pouco tempo depois do seu lançamento, mas o Twitter só ganhou uma versão em português um ano depois, em 2009.
No Brasil, o pessoal que gosta muito da rede social, que abraça o Twitter como ninguém são os famosos “tuiteiros”. É legal que esse pessoal ganhou até uma nomenclatura, o que não vemos em outras redes sociais, não vemos ninguém se chamando de “facebookeiro” ou de “instagrameiro”, por exemplo.
Mas os tuiteiros existem, eles são fiéis e falam, com orgulho, que são tuiteiros mesmo. Ainda, para coroar, em 2012 o Brasil ganhou seu primeiro escritório físico do Twitter para cuidar da parte de suporte, da parte de marketing, e hoje em dia contamos com dois escritórios do Twitter: um na cidade de São Paulo e um na cidade do Rio de Janeiro.
Agora que já sabemos um pouco mais da história do Twitter, como será que é a influência do Twitter na internet, por que será que o Twitter ficou tão grande e fica cada vez maior quando olhamos para engajamento, audiência, quando olhamos para o que as pessoas estão mais comentando na internet?
Esse é um assunto para o próximo vídeo.
Não vou ficar aqui só falando para você que o Twitter tem um ótimo alcance e que ele pode trazer vários benefícios para a sua empresa, eu vou trazer alguns dados da última pesquisa recente que foi feita pelo Twitter mesmo e divulgada em 2020.
O Twitter é, sim, uma das redes mais populares do mundo e, desde seu lançamento, só fica atrás do Facebook em número de interações diárias.
Esse é um número que espanta, às vezes, o pessoal, porque sempre achamos que vem o Instagram, por exemplo, na frente, que é uma rede social muito robusta e muito usada no mundo todo.
A diferença do Twitter, nessa questão de uso, é que geralmente, no Instagram, você posta uma, duas vezes por dia no feed ou faz uma sequência de stories, enfim, você como uma pessoa física, não influenciadora.
Mas quando olhamos para o Twitter, você faz muito mais interação do que isso. Assim como eu disse no vídeo passado, geralmente um tuiteiro raiz narra o seu diz desde a hora em que acorda até a hora em que vai dormir, com curiosidades, com dicas, com opiniões etc.
Então, o Twitter tem esse “boom” de interações diárias que faz com que ele se torne uma das redes sociais mais populares do mundo. O Twitter tem também a opção de ser configurado – você escolhe a opção de idioma no seu perfil – para mais de 30 idiomas. Isso também mostra a força do Twitter ao redor do mundo.
Hoje em dia, o Twitter conta com 1,3 bilhões de contas ativas, o que também é um número muito expressivo para uma rede social, uma espécie de microblog, além dos 500 milhões de tweets por dia. Então, é muito tweet e muita interação por dia.
Um dos dados que mais nos importam sobre o Brasil, o Brasil é o 4º país que mais usa a rede social no mundo. Temos muitos brasileiros engajados na plataforma e temos muitas empresas brasileiras que podem alcançar esses brasileiros lá dentro.
Por que, então, vamos olhar para o Twitter? O que o Twitter traz para nós de diferencial sobre outras redes sociais, sobre outras plataformas?
O primeiro de tudo que separei para discutirmos um pouco é sobre como o Twitter é composto por pequenas bolhas, sobre como é fácil você encontrar a sua comunidade e você interagir com a sua comunidade mesmo que você não conheça ninguém que você está mencionando na sua mensagem.
O Twitter tem a sua bolha de cultura pop, de música, de filmes, de séries, de games, de desenvolvedores, de finanças, de jornalismo, e até mesmo de medicina.
Sim, existe uma bolha apelidada de “Med Twitter” em que pessoas estudantes de medicina, médicos residentes, pessoas dessa área da medicina ficam trocando experiências, opiniões, levantando pautas interessantes sobre a sua rotina, sobre a sua realidade.
Temos bolhas para todos os segmentos que você puder e quiser imaginar. O Twitter é uma rede muito democrática que abre muito espaço para discussão, para troca, para debates. É muito bacana o posicionamento que o Twitter tem, hoje em dia, frente a outras redes sociais. Frente a outras plataformas, o Twitter traz essa característica muito marcante.
É interessante olharmos para isso com carinho quando estamos pensando em business, quando estamos pensando em usar o Twitter para Marketing Digital e usar o Twitter como uma ferramenta de negócios.
Se já sabemos que dentro da rede social existem várias bolhas e vários nichos, já fica mais fácil, quando temos a nossa persona traçada, sabermos para qual bolha queremos entrar ou com qual bolha queremos nos conectar, queremos conversar e queremos nutrir a nossa audiência.
Outra coisa também é que o Twitter é uma fonte de informação super rápida. Se você é tuiteiro e está aqui para entender mais sobre o Twitter para empresas, eu aposto que, se acontecer alguma coisa na sua cidade, se acontecer alguma coisa no país como um todo, você vai para o Twitter para ter mais informações e ver pessoas falando sobre ou não.
Você vai para o Twitter fazer uma busca. Então, o Twitter se tornou uma grande ferramenta de busca, hoje em dia, na internet, por conta dessa rapidez de informação.
Um exemplo: pouco tempo atrás, estava indo atrás da construção desse curso, construindo o curso e ouvindo música em um aplicativo de streaming de música e, do nada, esse aplicativo deslogou do meu computador.
Eu fiquei doida, falei “não fiz nada, será que tem alguém com a minha senha, o que eu faço?”, e a primeira coisa que eu fiz: abri o Twitter, olhei para os Trending Topics, que são os tópicos mais falados no momento, os assuntos do momento no Brasil.
E estava lá que esse aplicativo em questão tinha acabado de sofrer uma queda e tinha milhares de tweets falando a mesma coisa, que do nada o aplicativo deslogou, parou a música, enfim.
[06: 15] Então, eu precisei de, basicamente, dois cliques, um para entrar no Twitter e outro para ver os Trending Topics, para saber que ninguém tinha entrado na minha conta, que eu não tinha sido hackeada e que meu computador não estava doido, apenas o aplicativo tinha caído.
Basicamente, esse é o comportamento de muitos usuários que utilizam o Twitter no seu dia a dia. Então, é muito bacana ficarmos de olho nesse tipo de comportamento porque ele pode sim, ser benéfico para nós em posição de empresa, de criador de conteúdo etc.
O Twitter também dita as tendências, dita os assuntos mais falados, mais comentados na internet, com os Trending Topics, que é o que eu acabei de falar, são os assuntos mais comentados do momento.
Às vezes, você nem sabe o que é aquele tema, nem sabe o que é aquela hashtag que está nos Trending Topics, mas basta você clicar nela para ver toda a informação, para você se munir daquele conteúdo e para você começar a interagir sobre aquele assunto, começar a dar a sua opinião sobre aquele assunto.
Então, o Twitter, com a ajuda dos Trending Topics, ditou a tendência, ditou o assunto mais comentado daquele momento na internet, o que também é uma característica muito bacana e que se difere das outras redes sociais.
Agora é a maior pergunta para o nosso curso: qual a influência do Twitter no Marketing Digital e por que devemos usar, ou não devemos usar, o Twitter para beneficiar a nossa empresa, o nosso negócio na internet?
Esse é o assunto para o nosso próximo vídeo.
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