Olá! Meu nome é Letícia Watanabe, sou especialista em gestão estratégica de marketing e comunicação e serei sua instrutora nesse curso de Lançamentos de infoprodutos.
Letícia é uma mulher de traços orientais, olhos pretos, cabelos longos, pretos e bastante lisos. Está usando uma blusa azul e uma maquiagem leve com delineado preto. Ao fundo, visualizamos uma parede clara, com iluminação laranja. No lado esquerdo, um teclado elétrico e uma guitarra pendurada na parede. Já no lado direito, vemos um móvel com alguns objetos em cima, um quadro preto e branco, livros coloridos empilhados e uma luminária.
Esse curso é para você que quer conhecer as principais formas de lançamento de produtos digitais, os infoprodutos. E também para quem deseja descobrir quais são as estratégias de marketing envolvidas em cada tipo de lançamento.
Para isso, trabalharemos com uma cliente real, uma maquiadora profissional que deseja saber como lançar seu infoproduto.
Juntos, vamos entender os tipos de lançamento e depois analisaremos quais são as melhores opções para nossa cliente.
Vamos explorar esse conteúdo? Primeiro conheceremos nossa expert.
Até a primeira aula!
Letícia: Vamos iniciar nossos estudos sobre lançamentos de infoprodutos? Para isso contaremos com a Rebeca, uma profissional real com um case fictício.
Rebeca é uma mulher de pele clara, olhos castanhos claros e rosto retangular. Tem cabelos cacheados castanhos com mechas loiras e de comprimento médio. Está maquiada e com batom vermelho. Usa brincos, colar com pingente de coração e uma camisa social branca.
Beca, conta um pouco sobre sua profissão e o que você está buscando.
Rebeca: Eu sou maquiadora especialista em noivas e make beauty. Criei um curso online de automaquiagem, mas quando tentei vendê-lo não consegui.
Letícia: Então, você veio buscar nossa ajuda para conseguir realizar a venda do seu curso?
Rebeca: Exatamente, Letícia!
Letícia: Bom, primeiro precisamos saber mais informações. Esse curso é voltado especificamente para qual público?
Rebeca: Então, eu tenho dois tipos de personas para esse curso. Ambas não conseguem se maquiar sozinhas e possuem uma vida agitada. O curso é para que elas possam aprender a se maquiar sozinhas e em casa.
Letícia: Você já parou para imaginar onde esse público trabalha?
Rebeca: Sim, são pessoas que trabalham com moda e com eventos.
Letícia: Então são pessoas que precisam estar sempre maquiadas e bem arrumadas no dia a dia, certo?
Rebeca: Isso mesmo!
Letícia: Ótimo. O que precisamos fazer agora é pensar em quais tipos de estratégias podemos aderir para conseguir realizar a venda desse curso online. Depois isso, retornaremos o contato para te passar todas as informações. Tudo bem?
Rebeca: Combinado, Letícia!
Letícia: Agora, precisamos estudar quais são as melhores estratégias que podem alavancar as vendas da Beca.
Antes de falarmos sobre as estratégias de marketing, vamos relembrar exatamente o que nossa cliente precisa.
Durante a conversa com a Rebeca descobrimos que ela tem um curso online de automaquiagem que está pronto para ser vendido. O grande problema é que ela não sabe como divulgá-lo.
Além disso, ela tem dois tipos de personas:
Persona 1: Trabalha com moda e precisa estar sempre bem arrumada. Tem dificuldade para identificar qual é a melhor maquiagem para cada tipo de ocasião, portanto precisa aprender a fazer isso sozinha e com agilidade.
Persona 2: Trabalha com eventos sociais, tira muitas fotos e está sempre sem tempo. Essa persona quer aprender a se maquiar sozinha para poder estar bem apresentável em todos os momentos.
A característica em comum é que ambas querem aprender a se maquiar sozinhas. Porém, não podemos esquecer que são pessoas diferentes com preferências diferentes. Ou seja, enquanto algumas pessoas podem gostar de aprender a se maquiar com um curso online, outras vão preferir uma abordagem mais intimista, como uma consultoria com a Rebeca, por exemplo.
Isso significa que provavelmente o curso online não será o suficiente, precisaremos de outros produtos para atrair um público diversificado. É nesse momento que precisamos entender a importância da esteira de produtos.
Por meio da esteira de produtos é possível oferecer uma variação que pode atrair e agradar personas com diferentes preferências e gostos.
Mas, para isso precisamos entender quais tipos de infoprodutos existem. Será que algum deles é uma boa opção para a Rebeca?
Vamos aprender um pouco mais sobre isso na próxima aula.
Até lá!
O curso Tipos de lançamentos: estratégias e técnicas para produtos digitais possui 87 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.