Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Liderança > Conteúdos de Liderança > Primeiras aulas do curso Tech Lead: gerindo pessoas e guiando para alta performance

Tech Lead: gerindo pessoas e guiando para alta performance

Liderança & Desenvolvimento - Apresentação

Boas-vindas ao curso de Gestão de Pessoas para Tech Leads. Meu nome é Júlia Viana, sou instrutora de Inovação e Gestão da Alura e te acompanharei nessa jornada.

Audiodescrição: Júlia é uma mulher de pele branca, com cabelos compridos e castanho-escuros, e de olhos também castanhos. Está de camiseta preta. Ao fundo, uma parede iluminada com uma luz rosa, sem decoração.

O que aprenderemos?

Neste curso, você aprenderá sobre:

Para ilustrar cada ponto, usaremos exemplos de casos reais de empresas referências no mercado.

Para quem é este curso?

Este curso é voltado para pessoas Tech Leads que estão no início de suas carreiras ou que desejam aprimorar suas habilidades em gestão de pessoas. É claro, o curso também é aberto para todas as pessoas interessadas no tema.

Ressaltamos que pensamos cuidadosamente na sua experiência de aprendizagem e na didática deste curso. Portanto, em caso de dúvidas, não hesite em recorrer ao fórum do curso ou ao Discord, onde você também pode trocar conhecimento com outras pessoas participantes do curso e esclarecer suas dúvidas.

Nosso mergulho está apenas começando. Vamos lá?

Liderança & Desenvolvimento - Eu, super-herói?

A função de pessoa Tech Lead é uma das mais importantes em uma equipe de desenvolvimento, pois é essa pessoa que tem a responsabilidade de:

Contudo, há uma visão idealizada dessa pessoa que exerce a função de liderança técnica.

Muitas vezes, essa pessoa é vista como uma super-heroína que precisa entender de todas as tecnologias, conhecer todas as linguagens de desenvolvimento existentes no mundo, resolver todos os problemas e ainda ser uma líder nata.

Essa visão idealizada pode ser muito prejudicial para o desenvolvimento tanto do time quanto da pessoa que está exercendo essa função de liderança. Afinal, isso cria expectativas irreais e essa pessoa pode se sentir pressionada a atingir um ideal de perfeição que nunca será alcançado.

Portanto, é crucial desconstruir essa visão idealizada. A pessoa que está exercendo uma função de liderança técnica não precisa ser uma super-heroína, ela só precisa ser uma boa líder.

Isso significa que ela precisa ser uma boa comunicadora e entender bem a parte técnica, mas sem a expectativa irreal de que vai saber tudo, de todas as tecnologias, de todas as linguagens possíveis.

Linux: Liderança Distribuída

Um exemplo inspirador desse contexto é a própria Linux, empresa que segue o modelo de liderança distribuída, ou seja, promovendo ao máximo horizontalização dessa hierarquia.

Isso não significa que eles não tenham uma pessoa no exercício dessa liderança que vai realmente desenrolar alguns nós mais delicados, dar a última palavra em relação a algum conflito ou situação difícil. No entanto, eles tentam ao máximo descentralizar essa liderança, dividindo-a para a equipe.

Isso é feito com a ideia de colaboração, eliminando a necessidade dessa figura que atua como uma super-heroína.

Líder, não herói!

Portanto, como o próprio nome já diz, a pessoa Tech Lead é uma líder e não uma heroína. É a pessoa responsável por criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo, e também por ajudar a equipe a atingir seus objetivos.

Para isso, essa pessoa precisa ser capaz de:

Vamos discutir um pouco mais sobre cada um desses pontos ao longo da nossa conversa.

Compreendendo bem a função de uma pessoa Tech Lead em uma equipe de desenvolvimento, você provavelmente será capaz de construir um ambiente de trabalho e uma rotina saudável e produtiva para a sua equipe e para você.

A seguir, vamos falar sobre as competências-chave que uma pessoa que exerce a função de liderança técnica precisa ter para ser bem-sucedida nesse papel.

Liderança & Desenvolvimento - A liderança transformacional e as competências-chave

Nessa era da tecnologia em que vivemos, a liderança técnica enfrenta um grande desafio: entregar tecnologia com rapidez, inovar em escala e também colocar o elemento humano no centro de todos os seus processos e operações, a que chamamos de human-centered development.

Como, então, efetivamente gerar valor nesse contexto em que as mudanças tecnológicas ocorrem de maneira cada vez mais acelerada?

De acordo com pesquisadores, existem cinco competências-chave para a liderança tecnológica transformacional conseguir, de fato, gerar valor dentro desse cenário.

1. Engenharia

A primeira competência-chave está relacionada à engenharia: capacidade de construir, operar e otimizar processos tecnológicos e de negócios. A liderança técnica precisa ter uma expertise operacional, um conhecimento técnico aprofundado e o compromisso de gerar valor operacional.

2. Arquitetura

Estamos falando de uma arquitetura aplicada ao contexto tecnológico, não da arquitetura tradicional de construção civil. Neste contexto, arquitetura é a capacidade de projetar e supervisionar ambientes tecnológicos, garantindo resiliência, escalabilidade e agilidade para os seus sistemas.

3. Ciência de dados

Essa é a capacidade de coletar, gerenciar e analisar dados, compreendendo os insights e também captando as oportunidades de monetização e crescimento a partir dessa análise.

4. Agente de mudanças

A liderança técnica precisa ser capaz de instigar, gerenciar e entregar transformações tecnológicas complexas, transformando também a experiência não só das pessoas usuárias, mas também das pessoas colaboradoras e todas as outras envolvidas naquelas soluções.

5. Sentimento de dono

A liderança técnica precisa ter um conhecimento profundo do negócio e também um bom relacionamento com as partes interessadas, sendo capaz de identificar proativamente os desafios do negócio, para também criar soluções inovadoras baseadas nessas dores.

Conclusões

Essas cinco competências-chave - engenharia, arquitetura, ciência de dados, agente de mudanças e sentimento de dono - são, de acordo com esses pesquisadores, ideais e necessárias para desempenhar bem a função de liderança técnica.

Compreendendo e aprimorando ou desenvolvendo essas competências-chave, você será capaz tanto de liderar as equipes técnicas, como de gerar valor dentro desse contexto de mudanças tecnológicas cada vez mais aceleradas.

A seguir, vamos falar também sobre as qualidades essenciais que você, como pessoa Tech Lead, precisa desenvolver, agora com um foco mais voltado para soft skills (habilidades comportamentais).

Sobre o curso Tech Lead: gerindo pessoas e guiando para alta performance

O curso Tech Lead: gerindo pessoas e guiando para alta performance possui 130 minutos de vídeos, em um total de 49 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Liderança em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Liderança acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas