Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de Mobile > Cursos de iOS > Conteúdos de iOS > Primeiras aulas do curso Swift: Entendendo a linguagem

Swift: Entendendo a linguagem

Variáveis e tipos de dados - Apresentação

Olá, meu nome é Giovanna Moeller e sou instrutora na Alura.

Autodescrição: Sou uma mulher branca de cabelos loiros. Estou vestindo uma camisa azul com estampa branca. Ao fundo, há uma parede lisa com iluminação degradê de azul até rosa.

Boas-vindas ao curso de Swift: entendendo a linguagem. Se você quer iniciar seus estudos no desenvolvimento iOS, você está no lugar certo!

Swift é a linguagem de programação que utilizamos para desenvolver aplicativos nativos iOS. Antes de começarmos a desenvolvê-los, é extremamente importante que conheçamos e entenda essa linguagem!

Em cada uma das aulas, será introduzido um novo conceito sobre a linguagem Swift, como:

Ao final de cada aula, será proposto um desafio envolvendo algoritmos e lógica de programação. É muito importante que você desenvolva esses desafios para melhor fixar os conhecimentos.

Saber um pouco sobre lógica de programação pode te ajudar o decorrer deste curso, mas não se preocupe se você não tem muito conhecimento sobre esse assunto. Nós vamos passar conceito por conceito durante as aulas.

Vamos dar início aos seus estudos? Te espero na primeira aula!

Variáveis e tipos de dados - Por que aprender Swift?

Você quer aprender sobre desenvolvimento iOS, construir aplicativos incríveis para esse sistema operacional ou até mesmo ingressar no mercado de trabalho? Então, você precisa aprender mais sobre a linguagem Swift!

Vamos começar explorando dois tópicos:

  1. Devemos aprender Objective-C ou Swift?
  2. Principais características do Swift

Objective-C ou Swift?

Se você já pesquisou um pouco sobre o mundo de desenvolvimento para aplicativos iOS, é provável que tenha se deparado com essa linguagem chamada Objective-C.

Você pode estar se perguntando: "Eu preciso aprender Objective-C para construir aplicativos e entrar no mercado de trabalho?". A resposta é que você não precisa, porque hoje o Objective-C é uma linguagem legada.

Hoje, temos o Swift como linguagem atual para construir aplicativos iOS.

Um cenário pode acontecer e já aconteceu comigo em projetos com os quais trabalhei é que alguns arquivos estejam escritos em Objective-C. Nesses casos, você não precisará escrever um código em Objective-C, apenas entender do que ele trata — o que não é uma tarefa difícil. Assim, você conseguirá transpilar para a linguagem Swift, se necessário. Haverá casos em que você só precisará fazer uma análise para compreender os principais pontos daquele código.

Outro cenário que pode ocorrer é encontrarmos códigos em Objective-C durante buscas por soluções na internet. Nesses casos, será necessário analisar a lógica do código para gerar uma solução na linguagem Swift. Mas não se preocupe, pois essa não é uma tarefa complicada. Não teremos problemas em realizá-la.

Como exemplo, vamos comparar dois trechos de código correspondentes.

Em Objective-C:

const int numero = 10;
double preco = 23.55;

NSString *primeiroNome = @"Giovanna";
NSString *segundoNome = @"Moeller";
NSString *mensagem = [NSString stringWithFormat: @"%@%@", primeiroNome, segundoNome];
NSLog(@"%@", mensagem);

Em Swift:

let numero = 10
var preco = 23.55

let primeiroNome = "Giovanna"
let segundoNome = "Moeller"
let mensagem = "\(primeiroNome) \(segundoNome)"
print(mensagem)

Percebemos que Objective-C é uma linguagem bem mais complexa, a sintaxe dela é um pouco esquisita. Gosto de brincar, dizendo que é uma "linguagem orientada a colchetes", pois utilizamos bastante colchetes ao trabalhar com ela.

No que diz respeito aos valores booleanos (que estudaremos ao longo deste curso), o Objective-C os trata como "yes" ou "no", em vez do "true" ou "false" que costumamos encontrar em outras linguagens.

Assim, notamos que Objective-C é uma linguagem mais robusta e complexa. O Swift tem uma proposta de deixar o código mais legível e mais compreensível.

Principais características do Swift

O Swift é uma linguagem de programação de código aberto (open source), criada pela Apple em 2014. Ela é usada para desenvolvimento de aplicativos iOS, MacOS,tvOS e watchOS (o relógio da Apple).

Essa linguagem tem crescido bastante e tomando força no mercado. Você pode até construir soluções back-end utilizando Swift com o auxílio de algum framework, como o Vapor ou o Kitura.

O Swift é uma linguagem orientada a objetos, além de ser a primeira linguagem orientada a protocolos. Não se preocupe muito com esses conceitos, pois vamos estudá-los em cursos futuros.

Ela também é uma linguagem fortemente tipada.

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre o Swift e sabemos que é a linguagem utilizada para desenvolver aplicativos iOS, vamos começar a aprender como usá-la.

Variáveis e tipos de dados - Configurando o projeto

Agora que já entendemos o contexto do Swift, vamos começar configurando nosso projeto para aprender sobre essa linguagem.

Xcode

Dentro da pasta "aplicativos", vamos abrir o Xcode. Se você não tem familiaridade com essa ferramenta, não se preocupe, pois vamos te guiar ao longo do curso. O Xcode é uma IDE utilizada para desenvolver aplicativos iOS.

Com a ferramenta aberta, é possível conferir a versão dela, logo abaixo do título de boas-vindas ("Welcome to Xcode"). Eu estou utilizando a versão 14.1. Como essas IDEs sofrem alterações constantes, você não precisa se preocupar caso tenha uma versão diferente. Basta focar nas explicações e reproduzir os passos no seu computador.

Na lateral esquerda, temos os projetos recém-abertos. Abaixo da versão, temos três opções:

A primeira opção é para criar um projeto do início. A segunda é para clonar um projeto de um repositório, por exemplo, do GitHub. A terceira opção é para abrir um projeto existente na máquina. Vamos selecionar a primeira opção.

Uma nova janela será aberta, onde podemos escolher o tipo de aplicação que vamos desenvolver. Na parte superior, é possível escolher o sistema operacional desejado. Dentro de cada sistema, há diversas aplicações diferentes que podemos construir.

No caso do iOS, podemos criar um aplicativo, um jogo, uma aplicação de realidade aumentada e até um aplicativo para o aplicativo de mensagens da Apple, o iMessage.

Neste curso, não vamos desenvolver um aplicativo, pois nosso foco é aprender sobre a linguagem Swift. Então, utilizaremos um arquivo chamado Playground. Para criá-lo, vamos até a barra superior do computador e selecionar "File > New > Playground".

Selecionaremos a opção "Blank", pois não queremos um template pronto. Depois, clicaremos em "Next" (próximo), no canto inferior direito.

Vamos nomear o arquivo como "Aula01". Em seguida, podemos selecionar o local onde salvá-lo e clicar no botão "Create" (criar), no canto inferior direito.

No menu à esquerda, temos a estrutura de arquivos e pastas. Na parte central da tela, temos a área de código com o seguinte conteúdo:

import UIKit

var greeting = "Hello, playground"

No canto esquerdo de cada linha, há um número correspondente. Para rodar o código, basta clicar no ícone de play em cima do número da linha desejada.

À direita da interface, temos uma área onde aparecerá o resultado de cada linha de código a ser executada. Por exemplo, na linha 3, uma variável chamada greeting é declarada com o valor "Hello, playground". Ao clicar no play, aparecerá o texto "Hello, playground" na área à direita.

O Playground também possui um console. Para exibir algo nele, utilizamos o comando print(). Dentro dos parênteses, inserimos o que queremos que seja exibido, por exemplo, a variável greeting:

import UIKit

var greeting = "Hello, playground"
print(greeting)

Vamos clicar no ícone de play em cima da linha 5 para executar o código. No console (na parte inferior), temos o seguinte resultado:

Hello, playground

Agora que já estamos mais familiarizados com o Playground, vamos começar a aprender sobre a linguagem Swift.

Sobre o curso Swift: Entendendo a linguagem

O curso Swift: Entendendo a linguagem possui 128 minutos de vídeos, em um total de 50 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de iOS em Mobile, ou leia nossos artigos de Mobile.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda iOS acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas