Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de 3D > Conteúdos de 3D > Primeiras aulas do curso Substance Painter: texturizando um modelo 3D

Substance Painter: texturizando um modelo 3D

Começando os trabalhos no Substance - Introdução

Fala, galera, tudo bem? Sejam muito bem-vindos à nossa etapa final da nossa série de cursos, desde onde vimos parte de blocagem, escultura com ZBrush. Fomos para retopologia. Fizemos os baked mapas, e agora chegamos à texturização.

Esse é o resultado final que vamos ver no nosso curso. Vamos ver também como jogar tudo isso para dentro do Marmoset, fazer uma apresentação. Vamos ver todo o processo de texturização dentro do Substance painter. Vamos ver as funcionalidades, o workflow que vamos utilizar, como criar layers, trabalhar com generators. Vamos ver como estão sendo utilizados nossos mapas, como por exemplo ID color, nosso mapa de fitness, para quê ele é utilizado.

Vamos falar também um pouco dos delays do Substance painter, vendo todo esse nosso workflow desde a criação da cor base, para o nosso projeto. Vamos trabalhar com editores de máscaras, máscaras dentro do Substance. Tudo de forma bem sucinta, bem rápida, para que vocês possam sentir como é estar dentro do Substance painter, que não tem nenhum mistério.

Então, a gente vai ver todas essas etapas de uma forma bem objetiva, bem rápida. Sem mais enrolação, vamos começar nosso curso. Lembrando que vocês têm disponibilizados todos os arquivos do curso anterior para começar esse. Então, caso você tenha caído de paraquedas, não tem problema nenhum, você vai poder fazer esse curso seguindo com os arquivos que a gente disponibilizou.

Sem mais enrolação, vamos colocar a mão na massa. Ou melhor dizendo, a mão no Substance painter.

Começando os trabalhos no Substance - Navegando na interface

Sejam muito bem-vindos então à nossa primeira aula oficial, podemos assim dizer, desse curso, e também vai ser um curso bem rápido para vocês pegarem o feeling, terem esse primeiro contato na parte de configurar algumas opções do Substance para a gente texturizar nossa caneca.

Primeiramente, vocês têm essas opções de download do último curso. Caso você caiu aqui de paraquedas e queira apenas ver essa técnica de texturização do Substance painter, você pode começar a partir deste momento.

Vou clicar em caneca textura, que é nosso arquivo do curso anterior, que a gente acabou salvando, e vamos abrir o Substance painter para dar início ao nosso projeto.

Como de costume, para essas mensagens podemos dar apenas “continue”, de qualquer maneira. Ele vai abrir nosso Substance. Vai estar com o drive desatualizado. É normal do Substance. É bom que vocês já peguem esses macetes, essas coisas que acontecem no Substance. Porém, nosso objetivo é textura.

Não precisamos da nova versão, vamos utilizar a 2018.3.1, e vou dar um close. Lembrando nossas ferramentas de navegação são Alt + botão esquerda do mouse, consigo fazer o orbit. Alt + botão do meio do mouse consigo fazer o bump. Alt + botão direito do mouse consigo dar o zoom. São coisas bem tranquilas.

Algumas informações importantes. No nosso texture settings, conseguimos alterar o tamanho da nossa textura sem destruí-la. Ou seja, temos a opção de 4096x2048. Caso esteja pesando muito no computador de vocês, diminuam para 2024, ele vai recalcular. É óbvio que as informações não ficam tão nítidas, mas fica mais leve. Eu vou trabalhar em 2048 e 4096. Vou deixar assim para não ter nenhuma surpresa.

Vamos mudar para layers. Basicamente, vamos trabalhar nas propriedades das nossas ferramentas e com os nossos layers. Vamos trabalhar também com algumas máscaras. Nos próximos cursos vamos ver mais à fundo o Substance, onde vamos ver os fundamentos, e tudo mais.

Essa etapa aqui é apenas para vocês seguirem, para que vocês tenham finalizado esse prop. Ou seja, quis mostrar para vocês toda a parte de workflow, desde a modelagem e escultura, para a parte de retopo, para a parte de UV, bake, e agora textura. Então, tivemos cinco pastas até chegar aqui.

Neste momento, vamos fazer a texturização da nossa caneca, mas tudo de forma rápida e objetiva para vocês pegarem o workflow. Conforme vai passando o projeto, a gente vai entrar mais à fundo e vocês vão se acostumando.

Não adianta eu chegar aqui e dizer para vocês “o side funciona assim”, “a gente tem aqui nossa ferramenta save as copy”, “a gente tem aqui o quit, que é para sair do Substance”. Isso aqui são coisas que não vão acrescentar, são padrões de Photoshop, de outros projetos também, vamos salvar, save as. Então a gente vai direcionar simplesmente aqui no que interessa nesse primeiro momento.

É isso, pessoal. Apenas explicando para vocês como vai funcionar esse nosso curso de uma maneira bem rápida e objetiva. Nos vemos na próxima aula, onde já começamos a criar uma base de cor para a nossa caneca.

Começando os trabalhos no Substance - Trabalhando com layers

Continuando o nosso projeto, eu vou pegar aqui apenas a nossa margem de referência, vou abrir o Pureref e vou pegar a nossa imagem de referência para a gente ver como está isso. Vou jogar a nossa caneca, apenas para ver se muda essas cores, deixamos básico, mais para um lado mais estilizado. Até posso com o Z pressionado dar um zoom e vou diminuir essa imagem para usar como referência. Vou deixar aqui em cima, dar um “Ctrl + Shift + A” para ela ficar ali.

Lembrando que a gente já viu sobre Pureref, até temos disponibilizado também em texto essa parte das ferramentas básicas do Pureref. Agora vamos começar.

Eu tenho esse layer aqui. Assim como no Photoshop, dentro do Substance a gente consegue trabalhar com layers, máscaras. É o que a gente vai fazer. Vou deletar esse nosso layer e vou criar um layer clicando no baldinho com o mais, em fil layer. Ou seja, ele vai preencher todo o nosso objeto com esse workflow aqui, color height, rough, metal e normal.

Agora a gente vai clicar em color e a gente vai mudar para uma cor básica, que é aquilo que a gente quer o nosso objeto, que no caso são as madeiras. Posso clicar em dynamic para mudar, para ver mais cores. Nós vamos buscar algo em torno de um marrom, meio alaranjado. Posso até ir mais para esse estilo de cor mais saturado, caso a gente queira. Podemos fazer essa mescla.

Vamos para um estilo mais estilizado. Vou pegar mais saturado, mais ou menos para essa cor. Aqui tem o HSV, caso vocês queiram a cor exata que eu estou utilizando, é 0.042 no H, 0.0992 no S e 0.0568 no V.

E agora é o seguinte. Nós temos também que controlar nosso roughness. Esse nosso roughness é responsável pela intensidade do brilho. Por exemplo, se a gente quer algo mais plástico, vamos deixar mais para baixo. Se queremos algo mais madeira, vamos deixar mais alto. 0.4, por exemplo. Vocês podem ver que começa a sair o brilho. A gente já consegue um aspecto diferente com 0,4262.

Agora já temos um aspecto base para a nossa caneca. Não se preocupe com a cor. Depois, caso a gente queira mudar a gente vai poder vir e alterar isso, então não tem problema nenhum.

Posso renomear isso aqui dando dois cliques para a base da nossa cor. Nós vamos criar um grupo para colocar tudo que for relacionado à madeira. Vamos colocando dentro desse grupo, porque depois vamos texturizar os metais e tem os couros também. Então, é necessário fazer essa organização.

Simplesmente selecionei minha base, dei “Ctrl + G”, e vou renomear como madeira. Agora, clicamos de novo na nossa base. Vou salvar esse documento, sempre lembrando de salvar, como caneca textura. Vou colocar como projeto. Deleto a pasta antiga e vou na pasta de projeto. Vou criar aqui o projeto e colocar apenas textura 01. Salvo. Ele vai salvar. Ali embaixo tem a parte de GPU, fazendo os cálculos e tudo mais.

Substance dá muito bug, então nesse momento vamos esperar um pouco, até que ele destrave. Desapareceu a parte de salvar, agora podemos mexer.

Sobre o curso Substance Painter: texturizando um modelo 3D

O curso Substance Painter: texturizando um modelo 3D possui 109 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de 3D em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda 3D acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas