Boas-vindas! Este é o curso de SEO, Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca). A Ana Mascarenhas, instrutora e coordenadora da Escola de Inovação e Gestão da Alura, será sua guia nesta fascinante jornada de aprendizagem sobre SEO.
Audiodescrição: Ana Mascarenhas se identifica como uma mulher de pele parda. Tem cabelos pretos, curtos e cacheados e olhos castanho-escuros. Usa óculos de armação preta e laranja e uma blusa vermelha. Ao fundo, uma parede lisa e branca com iluminação em tons de lilás e amarelo.
Agora que já nos conhecemos, queremos esclarecer sobre o que é este curso e para quem ele é voltado.
No curso de SEO, vamos aprender o que é SEO, sua origem e conceitos, além de estratégias de otimização e o que precisamos fazer para alcançar bons resultados na SERP, ou seja, na página de busca de resultados orgânicos do Google.
Compreenderemos também quais são as más práticas, ou seja, o que devemos evitar para não sofrer nenhuma penalidade pelo Google.
Aprenderemos as principais ferramentas para realizar a nossa análise de SEO e mensurar os resultados das nossas otimizações.
Vamos fazer tudo isso com o exemplo de uma empresa fictícia, a WorkUs, mas você poderá aplicar o aprendizado na empresa em que você trabalha ou em sua empresa.
Afinal, este curso é destinado a você que está estudando Marketing Digital ou quer começar a estudar aspectos mais específicos do Marketing Digital. É para você, pessoa empreendedora, pessoa autônoma, que deseja entender quais são as melhores práticas para lidar com o seu negócio na internet.
Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio de SEO para começar este curso, pois ele é destinado especialmente a quem está dando os primeiros passos nesse tema.
Esperamos ter despertado sua curiosidade com tudo que vamos descobrir e aprender nesse curso. Nos encontraremos no próximo vídeo!
Para começar, convidamos você a imaginar o seguinte cenário. Trabalhamos na equipe de marketing de uma startup chamada WorkUs, uma ferramenta de gerenciamento de fluxo de trabalho.
Ela auxilia na organização de demandas, equipes, tarefas e o tempo destinado para cada uma dessas tarefas. Sendo muito útil para empresas de todos os tamanhos, inclusive para pessoas empreendedoras que desejam gerenciar seu próprio tempo e suas demandas diárias.
O principal objetivo do projeto que a WorkUs pediu ao marketing é fazer com que o site da empresa apareça nos principais buscadores para as pessoas que estão procurando serviços relacionados.
Porém, neste momento, não queremos investir em mídia paga. Queremos aparecer nos resultados gratuitos dos principais buscadores.
Como fazemos para que o site da WorkUs seja mostrado para quem está procurando uma ferramenta similar ao que a WorkUs oferece atualmente? Como funcionam estas pesquisas? E como podemos preparar nosso site para atender ao padrão ideal exigido pelos buscadores, de forma a satisfazer o resultado da pessoa que está pesquisando?
Vamos entender um pouco mais sobre cada um destes detalhes ao longo deste curso. Antes, precisamos fazer um primeiro teste.
Como as pessoas buscam uma ferramenta como a WorkUs? Quais seriam os termos de pesquisa e as palavras-chave utilizadas?
Para ilustrar isso, fizemos um teste nos colocando no lugar de uma pessoa usuária, buscando por uma ferramenta semelhante a WorkUs apesar de não conhecer a empresa.
Pesquisamos por uma "ferramenta para organizar trabalho" no Google. Isso nos retornou uma lista de links, tanto de mídia paga quanto de links não patrocinados, com resultados baseados no que pedimos.
Como podemos aparecer entre esses resultados? Como a pessoa usuária pensa ao fazer uma pesquisa? Como o Google organiza essas informações para oferecer as pessoas usuárias?
Para começar a responder essas várias dúvidas, precisamos entender o que é SEO, e por que ele é fundamental nesta jornada para aparecer nos primeiros resultados das pesquisas do Google e de outros buscadores.
SEO é a sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Mecanismos de Busca em português) que é um conjunto de estratégias que influenciam os algoritmos dos principais buscadores.
Estes algoritmos usam sua inteligência de máquina e fazem cálculos para determinar a prioridade e a relevância dos resultados para as buscas das pessoas usuárias. Portanto, já sabemos que o SEO é o que vai nos ajudar a alcançar o nosso objetivo na WorkUs. Mas como?
Antes de responder essa questão, vamos dar um passo para trás, pois precisamos entender primeiro por que analisaremos o Google como o principal buscador na base de SEO.
É importante lembrar que as regras de otimização de SEO são válidas para todos os buscadores, mas usamos o Google como parâmetro por ser o principal buscador do mundo.
No próximo vídeo, vamos entender mais sobre o universo de funcionamento, resultados e relevância que o Google tem atualmente dentro do mundo do SEO.
Agora que já entendemos o que é SEO e quais são as várias perguntas que precisamos responder para atingir o objetivo do nosso projeto, precisamos compreender o poder do maior buscador atual, o Google, e por que devemos entender os detalhes do Google para poder fazer uma boa otimização de SEO.
Para compreender sobre o principal buscador do mundo, trouxemos alguns dados de pesquisas recentes que fornecerão esclarecimentos nítidos e completos sobre a potência do Google.
Dados de uso do Google, tanto no Brasil quanto no mundo, indicam que 99% das buscas de pessoas usuárias na internet são feitas dentro do Google (Conversion).
Isso representa praticamente toda a atividade de busca de pessoas pesquisando por serviços e produtos ou esclarecendo dúvidas. Tudo é feito dentro do Google.
Nós, como pessoas consumidoras, notamos nosso próprio comportamento. Quantas vezes no dia ou na semana você busca no Google para pesquisar algo específico? Pode ser um restaurante próximo que você deseja confirmar o endereço ou horário de funcionamento, um aplicativo que você quer entender como funciona, ou um produto cujos preços você deseja comparar em diferentes e-commerces.
Portanto, é crucial analisar nosso comportamento enquanto pessoas consumidoras ao iniciar nossa análise e planejamento estratégico para aplicar as otimizações de SEO em nosso projeto.
E este é apenas o primeiro dado que estamos trazendo, confira os próximos.
Cerca de 55% das buscas resultam em cliques em um dos três primeiros resultados (Conversion).
Quando você busca no Google por um restaurante próximo ou uma farmácia 24 horas, é bem provável que clique nos três primeiros resultados, no máximo em mais dois, da primeira página do Google. Nós tendemos a focar nos primeiros resultados que aparecem no Google.
Isso se deve ao nosso comportamento e familiaridade com a internet, pois sabemos que aqueles primeiros resultados serão as melhores respostas e os que mais se aproximam da resposta exata que estamos procurando.
Portanto, é extremamente importante que planejemos nosso projeto, no caso, o projeto da WorkUs, visando essas primeiras posições no Google, para que apareçamos para a pessoa usuária interessada em nosso serviço ou ferramenta. Afinal, esse é o comportamento padrão da maioria das pessoas.
Outro dado relevante é que 80% das pessoas usuárias pesquisam o produto no Google antes de concretizar uma compra (Conversion).
Por exemplo, antes da gerência de RH ou liderança de uma equipe contratar nosso aplicativo de gerenciamento de tarefas, ela vai querer pesquisar para entender se nossa ferramenta atende às suas expectativas e está performando bem.
No Google, ela vai encontrar avaliações, depoimentos e até mesmo feedbacks detratores (negativos), o que é normal quando temos um negócio. Devemos nos preparar para lidar com todo tipo de situação.
O Google compila essas informações e trará nos resultados do Google Meu Negócio, avaliações de outros sites, ou de sites dedicados exclusivamente para avaliações de clientes e consumidores. Essas avaliações estarão nos primeiros resultados, quando a pessoa estiver buscando especificamente por aquilo.
Além disso, é um comportamento padrão das pessoas usuárias procurar mais informações, dados e opiniões sobre um produto ou serviço antes de realizar a compra.
Também temos o dado de que 53% das pessoas usuárias descobrem novas empresas enquanto buscam por serviços específicos (Conversion).
Voltamos ao exemplo que demos anteriormente, de uma farmácia 24 horas. Se você estiver com uma emergência, uma dor de dente insuportável, precisará buscar uma farmácia 24 horas que tenha o remédio específico, o analgésico do qual você sabe que é o que vai aliviar sua dor, para que você consiga terminar a noite de sono e procurar um atendimento regular no dia seguinte.
Os primeiros resultados que aparecerão nem sempre são de empresas que você já conhece ou de farmácias que possivelmente tem perto da região onde mora. Você pode descobrir uma nova empresa, uma nova farmácia, que vai aparecer de acordo com o algoritmo do Google para você, como um resultado relevante e de qualidade.
É importante analisarmos para esse dado também, porque muitas vezes temos o hábito de achar que as pessoas vão para o Google já pesquisando o nome da empresa, já sabendo o que vão pesquisar e não é bem assim.
Vamos entender um pouco mais sobre os termos de pesquisa, as palavras-chave, onde as pessoas colocam termos genéricos e aleatórios. O Google compila os dados para entregar o resultado que se adequa àquela pesquisa visando a melhor satisfação e qualidade para a pessoa usuária.
E por que pesquisamos tudo isso sobre o Google? Porque o Google faz as movimentações e atualizações de algoritmo para que sempre esteja de acordo com a satisfação da pessoa usuária.
Então, o Google dita quais são as otimizações que precisamos levar em consideração na hora de fazer nosso projeto de otimização de SEO.
Agora, precisamos compilar as principais informações que já temos para colocar o nosso projeto em pauta.
Já sabemos que o site da WorkUs precisa ser atrativo e estar publicado. Precisamos ter um site para aparecer entre esses primeiros resultados da busca do Google para as pessoas usuárias que estão pesquisando serviços relacionados ao nosso.
Precisamos oferecer esse serviço de uma maneira clara e objetiva para que as pessoas consigam nos achar.
Também precisamos cumprir todos os requisitos que o Google coloca em uma lista extensa para fazer com que apareçamos pelo menos na primeira página. Quando falamos de SEO, estamos sempre olhando para a primeira página de resultados de pesquisa.
Como vamos atrás disso? Como cumprimos e damos o check em todos esses requisitos? O que precisamos fazer? Começaremos a falar mais sobre isso na próxima aula.
O curso SEO: otimização de sites possui 131 minutos de vídeos, em um total de 42 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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