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Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso Scribus: criando um manual de identidade visual

Scribus: criando um manual de identidade visual

Conhecendo o manual de identidade visual - Apresentação

Olá, tudo bem? Meu nome é Felipe Labouriou, sou designer gráfico e instrutor na Alura, e quero te convidar a participar do nosso curso sobre criação de manual de identidade visual no software Scribus.

Este curso é uma continuação de outros, nos quais criamos essa identidade visual para uma padaria chamada Baking, e aqui vamos finalizar todo esse processo criativo com a elaboração do manual para que a identidade possa existir caso você não venha a trabalhar mais com ela.

Vamos entender o que é um manual de identidade visual, vamos conhecer um roteiro básico para elaborar esse tipo de material e depois vamos mergulhar na ferramenta.

A ferramenta é o Scribus, um software 100% gratuito que vai funcionar muito bem tanto para você que está começando no mundo do design gráfico e não tem muita experiência quanto para você que já está trabalhando um pouco e quer um novo método de apresentar seus trabalhos.

Caso você nunca tenha mexido com nenhum software de diagramação, não tem problema nenhum nós vamos começar do zero, de uma maneira bem tranquila, para, ao final desse processo, você ser capaz de apresentar um trabalho desse nível.

Além de ficarmos nessa parte um pouco teórica e depois mais grossa do ferramental, vamos também preparar o arquivo tanto para a visualização em tela, para você passar para o seu cliente e colocar no seu portfólio, quanto gerar o material para impressão. Vamos ver as características específicas de cada um deles.

Quero reforçar o nosso convite para você participar desse curso. Espero que você tenha gostado da proposta e te vejo aqui.

Conhecendo o manual de identidade visual - Overview

Seja bem-vindo e bem-vinda a mais um curso na Alura, muito obrigado pela sua presença e vamos trocar uma ideia rapidamente, antes de iniciarmos o trabalho sobre o que vai ser visto exatamente durante o nosso curso.

Ele é uma continuação de cursos anteriores no qual agora vamos criar o manual de identidade da Baking, identidade essa que criamos desde o início.

Aqui, vamos trabalhar com o documento que vai ditar as regras de utilização do logo e da identidade visual para montagem, por exemplo, das peças de comunicação visual.

A primeira coisa que vamos ver é entender o que é o manual de identidade visual, qual seu propósito, seus objetivos, por que uma empresa teria, por exemplo, um manual de identidade visual, e quais são os pontos principais desse tipo de documento.

Vamos passar também por um roteiro sobre o conteúdo que deve entrar no manual de identidade visual, porque estamos tratando de um material gráfico muito extenso, muito denso, que é diferente de uma peça pontual.

Então, é importante termos esse planejamento para, lá na frente, não termos um retrabalho desnecessário. Vamos conversar também sobre o conteúdo desse manual, vamos ver a importância de se ter o roteiro.

Depois dessa parte um pouco mais teórica, vamos mergulhar no software Scribus. O Scribus é um software gratuito de diagramação de textos e elementos gráficos.

Podemos trazer tanto o texto corrido, embora ele não seja um software de processamento de texto. O ideal é que você traga o texto processado, corrigido de outro programa, como o Word, que eu trabalho aqui, e depois, aqui dentro, você só faça o acabamento visual.

Vamos ver como, dentro do Scribus, criar um material gráfico que seja visualmente interessante, que seja fluido, dinâmico. Vamos ver como criar um grid, entender o que são essas linhas que estou visualizando na tela, tanto as horizontais, que são as linhas do baseline grid, quanto as verticais, que são as colunas.

Vamos criar ambas e ver como trazer o texto, mas também como trazer imagens, vetores, e entender como criar uma noção de hierarquia e pertencimento com o texto.

Vamos criar estilos de parágrafos e, por meio deles, vamos definir um estilo para títulos, como “O conceito do nosso manual”, um estilo de parágrafo para a massa de texto corrido, um estilo para destaques etc.

Vamos ver como criar hyperlinks, como criar links clicáveis, para, lá na frente, quando eu tiver o PDF exportado, eu poder clicar nesse link e abrir meu e-mail.

Vamos ver o que são os estilos de caractere versus os estilos de parágrafos e como um estilo de caractere se sobressai sobre um estilo de parágrafo.

Vamos trazer textos, imagens, vetores, vamos organizar isso de maneira lógica e entender como explorar essa importação de imagens de uma maneira mais criativa.

Vamos sempre, durante esse processo todo, revendo esse conteúdo, criando formas dentro do Scribus e personalizando essas formas por meio de comandos chamados “Path operations”.

Vamos ver como dar cor a essas formas, como trabalhar com traçado, como gerar essas instruções de proporção, essa relação entre os elementos, todas essas linhas que foram criadas no Scribus.

Você vai ter uma versão bem macro do software. Como falei antes, se você nunca mexeu nesse programa ou em programas de diagramação de textos e imagens, não tem problema, vamos fazer o processo todo do zero.

Lembrando sempre que, durante esse processo, vamos passar sobre o conteúdo e conversar sobre ele. Ao final do curso, depois de toda a parte ferramental, que vai ser a mais extensa e mais densa, vamos ver como exportar esse arquivo.

Vamos sair do ambiente de trabalho do Scribus e gerar arquivos PDF, do tipo tanto para visualização em tela, para podermos fazer valer da interatividade, para podermos clicar, por exemplo, no sumário (inclusive, vamos ver como se cria um sumário) e acessar uma seção específica do meu manual.

Vamos ver como fazer a numeração de todas as páginas por meio de um conceito chamado “página mestre” e explorar outras particularidades dessa página.

Além da versão para a visualização em tela, em que vamos ver como gerar uma visualização com o folheio de livro, em um site chamado “FlipHTML5”, em que eu posso ler o manual e apresentá-lo de uma maneira mais sofisticada, também vamos gerar o arquivo para impressão.

E entender por que o arquivo para impressão pode começar não necessariamente pela página 1, como a leitura tradicional de um arquivo em tela, em que posso começar pela quarta capa, e a ordem das páginas ser toda diferente. Vamos conhecer esses pormenores e como exportar um arquivo deste tipo no Scribus.

Mais uma vez, esse curso é para você que está dando seus primeiros passos no mundo do Design Gráfico e para você que já mexe, ou não mexe, nesse tipo de programa, não tem problema nenhum, vamos ver o processo todo do zero.

Um material gráfico em que você tem só o texto cru no Word e transformá-lo nesse resultado visual que, por final, vai poder ser tanto impresso quanto visualizado em tela de uma maneira interessante, que você possa folhear as páginas.

Mais uma vez, obrigado pela sua presença e nos vemos no curso.

Conhecendo o manual de identidade visual - O que é o manual de identidade visual

Durante esse curso, vamos criar um manual de identidade visual, mas pode ser que você não saiba o que é isso, principalmente se você estiver dando seus primeiros passos no mundo do Design Gráfico.

Por isso, nessas próximas aulas, vamos conversar sobre o que é esse documento e sobre outros assuntos importantes relacionados a ele.

Antes de mais nada, o manual de identidade visual é um documento técnico, que irá apresentar as regras que irão guiar o uso da marca e a criação de peças de comunicação desta marca.

Se você estiver trabalhando, por exemplo, para um cliente ou para o seu empregador atual, isso é muito importante, porque a marca, esse trabalho que você fez, vai continuar existindo independentemente de ser você, no futuro, o responsável por dizer como vai ser a utilização da marca e pela criação das peças de comunicação visual.

Essas regras vão garantir que você, no futuro, não vai ver a marca sendo utilizada com cores indevidas, com distorções e efeitos que não sejam permitidos. Vamos conversar em detalhes sobre isso tudo durante o curso. O mais importante é você ter a noção de que ele é um documento técnico.

O manual de identidade visual, é bom deixar isso claro, não é a mesma coisa que brandbook, que é um termo muito encontrado na internet e se refere ao material mais abrangente, mais completo, que não se limita ao visual da marca.

O brandbook, manual de marca, vai falar da cultura, da essência, dos valores, do tom de voz, da identidade verbal, do porquê do nome, da marca, do conjunto de associações e outros aspectos que não dizem respeito somente à parte visual.

Então, nesse curso, vamos tratar do manual de identidade visual que pode, inclusive, fazer parte do brandbook, mas não necessariamente a empresa vai ter os dois. A marca, uma vez que tenha sido criada, para que o trabalho esteja completo, tem que estar acompanhada do manual de identidade visual para guiar o seu uso.

Por que uma empresa teria um manual de identidade visual, por que uma marca teria esse documento? Quais são os objetivos dele? Podemos listar os cinco mais importantes.

O primeiro de todos é a apresentação. De maneira clara e objetiva, você vai mostrar o que é essa marca, como é o logo, como são as versões do logo, se elas existem, a versão primária, auxiliar etc. No nosso caso, da Baking, temos uma primária e uma auxiliar, temos também a possibilidade de uso de cores distintas.

Você vai apresentar a marca, quais são os logos ou qual é o logo para que a pessoa, o profissional que vai dar continuidade ao seu trabalho, conheça com o que ele vai estar mexendo.

Depois, a padronização. Como a marca vai ser utilizada por terceiros, temos que garantir que as manipulações e as adaptações que vão ser feitas com essa marca, no momento de ela entrar em um banner para a internet, em um flyer, sejam feitas da maneira correta, para que você não tenha distorções e erros.

Agora vem o terceiro ponto, que é segurança. Já que você criou, no ponto passado, a padronização, agora você vai ter a segurança de que todo o uso dessa marca, independentemente do meio em que ela vai entrar, vai ser feito da maneira correta.

Depois, você vai gerar agilidade no dia a dia do profissional, do designer gráfico, porque, uma vez que você, no manual, prevê uma série de situações em que a marca é utilizada e você define a maneira como ela deve ser empregada, você tira o designer, do profissional que está trabalhando, a dúvida e faz com que ela aja de maneira mais assertiva.

Por exemplo, tenho uma marca que tem partes em preto e ela vai entrar sobre um fundo preto, como vou aplicá-la? Vou utilizá-la em outra cor que tem na marca ou vou utilizá-la toda em branco, em cinza?

Então, para que no momento do trabalho a pessoa consiga agir de uma maneira mais rápida, você tem o manual de identidade visual.

Por último, o profissionalismo. Se você respeitar todos os parâmetros que acabamos de falar, de padronização, de segurança etc., você tem uma apresentação visual muito mais profissional, muito mais sólida, então essa solidez gráfica e visual traz credibilidade para a sua marca, reforça a essência da sua empresa.

Nada pior do que você entrar em um estabelecimento, por exemplo, um restaurante, uma lanchonete, e receber aquele menu, aquele cardápio todo confuso, com uma série de cores, às vezes que a marca que está no cardápio não tem nada a ver com a marca que está na fachada da lanchonete.

É muito comum isso e isso tira um pouco da credibilidade do negócio, começa a enfraquecer a empresa. A empresa, por sua vez, essa marca, não precisa ser uma empresa que trabalhe apenas com materiais gráficos, o manual de identidade visual é recomendado para marcas de todos os segmentos.

Uma vez que você vai ter material gráfico e vai se apresentar para o cliente, seja por meio de materiais impressos, por roupas, por peças de papelaria, enfim, materiais virtuais, você vai ter um contato com ele.

Então, para esse contato ser o mais correto possível, é importante que haja respeito às regras, haja padronização, e isso tudo vai ser garantido pelo manual de identidade visual.

Esse era o primeiro papo que eu queria ter com vocês, de maneira bem rápida e sucinta, apresentar o manual de identidade visual e entender quais são seus objetivos.

Na próxima aula, vamos ver o que não pode faltar nesse tipo de material. Como sempre, se você tiver alguma dúvida ou quiser fazer algum comentário, é só ir lá no fórum, na nossa thread. Te vejo na próxima aula.

Sobre o curso Scribus: criando um manual de identidade visual

O curso Scribus: criando um manual de identidade visual possui 247 minutos de vídeos, em um total de 54 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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