Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de Data Science > Cursos de Business Intelligence > Conteúdos de Business Intelligence > Primeiras aulas do curso Power BI: explorando recursos visuais

Power BI: explorando recursos visuais

Ambientalizando - Apresentação

Ana: Olá! Te desejo boas-vindas ao curso de Power BI: explorando recursos visuais! Meu nome é Ana Duarte e sou instrutora da Escola de Dados aqui na Alura.

Autodescrição: Sou uma mulher branca de olhos castanhos e cabelos curtos na cor rosa claro. Visto uma camiseta lisa na cor azul marinho e atrás de mim há uma parede lisa na cor verde claro.

David: Eu sou David Neves, também sou instrutor da Escola de Dados na Alura, e te acompanharei nesta jornada junto com a Ana.

Autodescrição: Sou um homem de pele morena, olhos castanhos escuros e barba e cabelos pretos. Visto uma camisa preta com o símbolo de Data Science e um microfone está posicionado à minha frente, mais ou menos na altura do pescoço. Ao fundo, há uma parede amarela com quadros e um sofá, ambos sob iluminação verde. À minha direita, uma janela com persiana preta fechada.

Ana: Neste curso, acompanharemos a empresa Tech Safe uma demanda do departamento pessoal, que propôs um relatório com o acompanhamento de algumas métricas. Por isso, acompanharemos tanto a base de dados quanto o Power BI já pronto para incluirmos algumas visualizações.

David: Aproveitando este projeto que já está estruturado, começaremos a criar os primeiros visuais que servirão de apoio e facilitarão a análise. Além disso, criaremos cartões, imprimiremos alguns visuais externos e detectaremos as primeiras análises.

Ana: Neste curso, vamos explorar recursos mais robustos, como perguntas e respostas, então imagine que faremos um questionamento aos nossos dados e o Power BI nos responderá sugerindo uma visualização.

Além disso, entenderemos como fazer previsão e detecção de anomalias dentro do visual de linhas, ou seja, o gráfico de linhas. Conseguiremos, ainda, construir KPIs e configurar dicas de ferramentas.

David: Em seguida, seguiremos com a estilização deste relatório colocando plano de fundo. Conheceremos, ainda, os recursos de indicadores e seleção que facilitarão a acessibilidade e a criação de menus, como o menu sanduíche, por exemplo, onde conseguiremos utilizar os espaços do relatório.

Ana: Para entregarmos este projeto à equipe da Tech Safe, vamos estruturar uma apresentação, onde iremos explorar recursos para animar este dashboard e apresentá-lo de forma online no Power BI Serviço.

David: Temos várias demandas para cumprir! Vamos nessa?

Ambientalizando - Storytelling

Ana: Vamos conhecer o estudo de caso que acompanharemos ao longo deste curso.

A Tech Safe é uma empresa de segurança que traz vária soluções para diferentes negócios e está passando por uma transformação digital, por isso quer que cada vez mais suas tomadas de decisão sejam baseadas em dados. Para isso, o setor de RH mapeou algumas métricas que serão acompanhadas dentro de um relatório do Power BI.

David: A partir de uma base de dados, o RH quis responder algumas perguntas. A primeira delas trata-se de identificar a quantidade de admissões e desligamentos de acordo com o mês e ano.

Além disso, pretende identificar a quantidade de pessoas colaboradoras ativas, além da quantidade e motivos de desligamentos e as motivações das movimentações.

Ana: Outras métricas também foram traçadas para que sejam inseridas no relatório que construiremos ao longo do curso. Entre elas podemos citar o acompanhamento do percentual de absenteísmo no ano atual. Vale ressaltar que este dado é calculado com base nas faltas dos colaboradores da empresa. Além do mais, para essa métrica, temos uma meta de até 10% de faltas.

Outra métrica que será construída e inserida no relatório é a porcentagem de turnover geral, uma taxa de rotatividade dos funcionários. Para ela, definiu-se uma meta de até 5%.

Para personalizar as visualizações do nosso relatório e as análises, vamos inserir filtros por ano, departamento, raça, gênero e cargo.

David: Todas essas informações serão condensadas em um dashboard que auxiliará o departamento, facilitando a identificação e as tomadas de decisão. Ou seja, será aplicado people analytics.

Agora que sabemos o que precisamos responder através dos visuais no dashboard, vamos conhecer os nossos dados.

Ambientalizando - Apresentando o projeto

David: Nos passos anteriores, a Tech Safe nos trouxe suas demandas do RH para que sejam feitas as análises dos dados. Para isso, a empresa já possui uma base de dados estruturada, além de um arquivo do tipo PBIX do Power BI, para que possamos aplicar todos os procedimentos.

Neste caso, vamos primeiro analisar o banco de dados que está no formato de arquivo do Excel.

Ana: Vamos abrir a base dataset-rh.xlsx no Excel para explorá-la! Note que temos um arquivo vasto, com diversos campos que trazem o detalhamento de vários colaboradores. São eles, respectivamente:

No entanto, a equipe ficou pensativa se não seria possível fazer a análise de people analytics dentro do Excel.

David: Até poderíamos fazer esta análise dentro do Excel, mas conseguimos identificar algumas questões de compartilhamento. Um arquivo de Excel trata-se de um arquivo físico e compartilhá-lo neste formato não é muito colaborativo, diferente do Power BI, que nos permite utilizar o serviço online para compartilhar o documento.

O Power BI também nos permite importar os dados, modelar, tratar e criar as métricas com muito mais facilidade, além de construir os visuais em alto nível com muita simplicidade.

Ana: Isso mesmo. O Power BI faz mais sentido em um projeto a longo prazo, já que acompanharemos os colaboradores da Tech Safe ao longo dos anos.

Podemos, então, explorar esta base dentro do Power BI. Para isso, abriremos o arquivo projeto-base.pbix que já foi criado a partir da importação da base e disponibilizado para você.

Ao fazê-lo, note que à direita, na aba "Página Inicial", já temos os dados carregados dentro deste projeto. Há, portanto, Tb_contratacoes, onde constam todos os campos, e as medidas que também já foram criadas e estão prontas para que criemos nossos visuais.

David: Temos diversas medidas como Absenteismo, Admissoes, ColaboradoresAtivos, entre outras. Ou seja, todas as métricas voltadas para análise de dados na área de RH e departamento pessoal.

Disponibilizaremos uma atividade destrinchando cada uma dessas métricas para que você possa compreender melhor a análise de people analytics.

Ana: Agora que entendemos nossa base e nosso projeto, podemos partir para a criação das visualizações!

Sobre o curso Power BI: explorando recursos visuais

O curso Power BI: explorando recursos visuais possui 95 minutos de vídeos, em um total de 56 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Business Intelligence em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Business Intelligence acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas