Alura > Cursos de Data Science > Cursos de Business Intelligence > Conteúdos de Business Intelligence > Primeiras aulas do curso Power BI: aplicando DAX ao negócio

Power BI: aplicando DAX ao negócio

Tudo sobre o projeto - Apresentação

Boas-vindas ao curso de Power BI: aplicando DAX ao negócio.

Autodescrição: Meu nome é Daniel Siqueira, eu sou um homem pardo, careca, estou vestido com uma camiseta branca e, ao fundo, tenho vários livros em uma estante, com a parede sendo refletida com uma cor verde.

Autodescrição: Eu sou David Neves, instrutor na Alura. Sou um homem pardo, com cabelo preto, barba preta e estou vestindo uma blusa preta com o símbolo da escola de dados. Ao fundo, minha parede está iluminada por uma luz verde e contém alguns quadros.

Daniel: Durante essa caminhada, aprenderemos vários conhecimentos em DAX, mas sempre no contexto de análise e aplicado ao negócio. Para começar, vamos entender o contexto do negócio, isto é, em qual contexto a empresa em que trabalharemos está inserida, o que os gestores estão querendo.

Quando trabalhamos com aplicação ao negócio, o mais importante é isso: entender o contexto, ter contato com a base de dados e importar essa base para o Power BI.

David: Então, iniciaremos as primeiras análises, conhecendo um pouco sobre o total móvel, a média móvel e alguns tratamentos de erros que podem acontecer quando utilizamos essas formas.

Daniel: Também aprenderemos a trabalhar com análise de cenários, uma ferramenta bastante importante e poderosa, que pode trazer vários insights para os gestores por seu dinamismo.

Por exemplo, se eles alterarem a demanda, quanto isso impacta no lucro? Ou, se diminuirmos o preço, quanto isso impacta na demanda? Nós aprenderemos a utilizar o DAX para otimizar essas análises.

David: O DAX é um recurso muito interessante, que facilita, inclusive, a utilização dos visuais. Conseguiremos otimizar o espaço dos visuais utilizando esses parâmetros.

Seguindo, vamos nos aprofundar em outras análises, como a análise ABC, para identificar a relevância de alguns produtos através do lucro da empresa.

Daniel: Entenderemos como apresentar essas análises de forma gráfica e a trabalhar com um ranking que funciona de maneira dinâmica, por exemplo, se aplicamos um filtro, ele vai sendo alterando. Além disso, entenderemos também como um filtro influencia no outro. Esses conhecimentos são bastante importantes no contexto de DAX.

David: Por fim, vamos conhecer uma ferramenta muito poderosa: o DAX Studio, que vem para complementar o Power BI e ajudar as pessoas que desejam explorar mais as fórmulas de DAX e para facilitar o dia a dia de quem lida com grandes volumes de dados.

Daniel: Preparamos e reunimos todo esse conhecimento com muito carinho!! Desde já, te incentivamos a fazer todas as atividades, temos muitos conteúdos extras.

Além disso, também te incentivamos a sempre dar um passo a mais, ou seja, explorar os conteúdos de maneira que se encaixem ao seu modelo de negócio. A ideia é que você consiga aplicar esses conhecimentos a sua realidade.

David: Te aguardamos nessa caminhada!!

Tudo sobre o projeto - Case a ser desenvolvido

David: Nós trabalhamos para uma empresa de consultoria, onde desenvolvemos diversos projetos. Começamos um desses projetos desenvolvendo algumas métricas, utilizando a linguagem DAX. Agora, os gestores gostariam de fazer algumas análises e identificar insights através de diversos cenários.

Daniel: Trabalhamos inicialmente com a linguagem DAX, por isso, já temos alguma habilidade e certo conhecimento sobre ela. Agora, como o David disse, temos que ir além: precisaremos fazer métricas e análises mais robustas. Por exemplo, a análise ABC, as médias e totais móveis, as análises de cenários, dentre outras análises mais complexas.

Será que o DAX, por si só, é suficiente para construirmos essas análises?

David: A resposta é sim! Precisamos entender um pouco mais sobre a linguagem e trabalhar com cálculos mais complexos, assim, conseguiremos trazer todas as respostas que os gestores desejam.

Daniel: Além disso, durante este projeto, ganharemos bastante habilidade e experiência trabalhando com análises e cenários aplicando DAX. Nosso próximo passo é abrir o projeto inicial, entender o que já está construído e, então, partirmos para as análises mais complexas e robustas. Te vejo lá!!

Tudo sobre o projeto - Importação da base de dados

Daniel: Vamos disponibilizar para você o download do arquivo PBIX. Ao abri-lo no Power BI, você estará no mesmo ponto em que estamos.

David: Abrimos o projeto no Power BI Desktop e vamos analisar algumas estruturas da nossa base de dados. Acessando a parte de modelagem (menu lateral esquerdo, ícone de modelo), conseguiremos avaliar as tabelas.

Nós temos cinco tabelas no centro da tela: "Tb_ItensNotas"; "Tb_Produtos"; "Tb_Notas"; "Tb_Calendario"; e "Tb_Vendedores". Além dessas cinco, há também a tabela de "Medidas", na lateral direita. Existe um relacionamento entre as tabelas e isso nos possibilita seguir com o projeto e realizar as medidas necessárias.

Daniel: Na lateral direita, em "Campos", encontramos as medidas. Temos a boa prática de concentrar todas as medidas em uma tabela chamada "Medidas". Ao importar o arquivo PBIX, elas serão disponibilizadas para você também.

Então, utilizaremos as seguintes medidas no nosso projeto:

David: Já entendemos como o projeto está estruturado. As tabelas estão relacionadas e as medidas foram criadas. Agora, podemos realizar as primeiras análises.

Sobre o curso Power BI: aplicando DAX ao negócio

O curso Power BI: aplicando DAX ao negócio possui 103 minutos de vídeos, em um total de 47 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Business Intelligence em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Business Intelligence acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas