Alura > Cursos de Data Science > Cursos de Business Intelligence > Conteúdos de Business Intelligence > Primeiras aulas do curso Power Apps: descobrindo o poder da automação LowCode

Power Apps: descobrindo o poder da automação LowCode

Para que serve Power Apps - Apresentação

Olá, sou Roberto Sabino, instrutor na Alura. Estamos aqui para falar sobre tecnologia low-code, vamos falar sobre Power Apps.

Audiodescrição: Sabino é homem de pele clara, olhos castanhos, cabelo e barba escuros e com fios brancos. Está usando uma camisa preta e está sentado em uma cadeira de encosto de couro estofado preto. Ao fundo, uma parede em degradê do azul escuro ao claro.

Este curso é para você que quer aprender um pouco de tecnologia low-code.

O que é Low Code?

São coisas que podem ser automatizadas ou se pode desenvolver soluções com pouco código. E sim, poderia ser até no-code, mas dificilmente conseguimos desenvolver coisas com a tecnologia que vamos apresentar aqui sem nenhum código. Então, é mais correto dizer low-code.

Este curso é muito interessante porque vamos começar um conhecimento. Vamos começar a falar de Power Platform, especificamente pelo Power Apps, que é uma das portas de entrada da Power Platform. Este curso é bastante iniciante para quem ainda não conhece a Power Platform e quer começar a aprender.

Nele, vamos desenvolver um aplicativo e compartilhar este aplicativo com a organização.

Faremos um aplicativo de vendas que insere uma venda remotamente e que também alimenta um dashboard de vendas que mostra as vendas em tempo real.

Porém, vamos aprender algumas restrições da tecnologia. Sim, vamos alimentar um dashboard, vamos alimentar vendas remotamente, mas também veremos alguns pequenos possíveis problemas que podemos ter em relação à concorrência, em relação a utilizar o Excel dentro desta tecnologia Power Apps. Será que dá para usar outro tipo de banco de dados? Então, temos discussões muito interessantes para fazer por aqui.

Este curso foi desenvolvido para você ter uma aprendizagem ativa. Então, desde o começo, já terá formas de interagir com o conteúdo, trazer este conteúdo para o seu dia a dia e fazer coisas já no seu dia a dia com esta tecnologia também.

Claro que precisa ter algumas disponibilidades, licenças, ambientes, e explicaremos tudo isso ao longo do curso para ver se realmente consegue usar esta tecnologia low-code da maneira que está aí ou se precisa, talvez, que a empresa tenha outros tipos de licenças.

É um super curso para você dar a sua primeira entrada no mundo low-code, no mundo Power Platform. Te espero na primeira aula!

Para que serve Power Apps - Aplicativo em funcionamento

Olá! Estão prontos para começarmos nossa jornada de Power Apps?

Temos muitas coisas para aprender. Vamos estabelecer alguns combinados logo no início. Primeiramente, neste curso, vamos avançar um pouco mais devagar do que o normal. Porque temos muitos detalhes do Power Apps para aprender e muitos pontos onde podem surgir problemas. Vamos abordar alguns detalhes bastante importantes que você precisa prestar atenção ao usar a tecnologia Power Apps.

É importante lembrar que o Power Apps não faz tudo automaticamente. Você precisa ter algum conhecimento um pouco mais técnico, por exemplo, de um Excel avançado, talvez de um VBA, o que facilitará muito o processo.

Por isso, quem segue nossas formações aqui na plataforma Alura já tem conhecimento de Excel, VBA e Excel com Business Intelligence totalmente disponível aqui na plataforma Alura.

Outro recurso que será muito conectado com este curso é o Power BI. O Power BI faz parte da Power Platform, que vamos entender melhor mais adiante.

Esse é o contexto do nosso curso: Fomos contratados para desenvolver dois aplicativos para a Meteora. Se você já fez a formação Excel com Business Intelligence, já viu esse dashboard que mostra informações da empresa Meteora, informações sobre total de produtos, produtos vendidos, total de vendas, vendas por categoria e ranking de vendedores. É um dashboard relativamente simples, que é alimentado de forma simples, não temos quase nenhuma tecnologia envolvida.

Vamos mostrar uma conexão disso com um aplicativo. Vamos gravar a tela do nosso celular aqui e acompanhar isso passo a passo.

Agora, a tela do celular no qual Sabino está acessando o Power Apps está sendo exibida. Em uma lista de aplicativos, Sabino acessa o aplicativo "Registro de Vendas".

Neste aplicativo, frequentemente aparecerá uma janela perguntando seu nível de satisfação, porque essa tecnologia é uma tecnologia nova.

Vamos criar um novo registro de vendas. Abriu uma tela com campos a serem preenchidos. Já vamos começar a mostrar algumas coisas aqui, que mais adiante vamos entender como resolver.

O campo PowerAppsId foi criado automaticamente. Portanto, neste campo, podemos inserir qualquer coisa. Não adianta colocar nada, porque ele vai inserir um ID sobre o que colocarmos. Depois, vamos entender por que está assim e o que podemos fazer para melhorar.

No nosso Dashboard usamos três categorias: vestuário, calçado e acessórios. Por enquanto, nosso aplicativo é bastante simples porque ele foi gerado automaticamente.

Vamos inserir a categoria vestuário. Então, temos a categoria vestuário. Código de produto. Vamos inserir aqui PR001, porque sabemos que é um código de produto válido. Vamos falar sobre o que acontece se colocarmos um código de produto errado mais tarde. Temos vários obstáculos para entender aqui, para usar o Power Apps de uma forma simples.

Quanto mais consistências, quanto mais recursos quisermos usar, mais desafiador será utilizar essa tecnologia. Então, vamos começar pelo mais simples, ok?

No campo de data, vamos inserir uma data qualquer, 01/01/2001, porque não tem consistência e podemos inserir. No campo de quantidade vamos inserir 10.000. O valor de 10.000 em quantidades é muito para este dashboard, então, ele vai desequilibrar o dashboard. E a vendedora, vamos infromar que foi a Clara. Os campos vão ficar preenchidos assim:

TB_Vendas_App

Acessórios

PowerAppsID: Abrobrinha

Categoria: Vestuário

Código Produto: PR001

Data: 01/01/2001

Qtd: 10000

Vendedor: Clara

Agora, vamos clicar no ícone de verificação para gravar esse registro. Este registro está sendo gravado na mesma base de dados que alimenta esse dashboard.

Esta base de dados específica, fizemos no Excel. É uma boa? Vamos discutir isso ao longo do curso, vamos falar sobre isso várias vezes. Por enquanto, vamos fingir que está tudo bem, mas não é assim tão tranquilo, ok? Pode ser um assunto polêmico.

De volta ao dashboard

Nosso aplicativo está aqui funcionando. Vamos agora de volta para o dashboard da Meteora. Vamos olhar o dashboard aqui na tela inteira, e atualizar nosso dashboard.

Podemos clicar no botão "Atualizar". Esse "Atualizar" tem um VBA que vai lá e faz aquele atualizar tudo.

O que acontece? Aqui começamos a ver alguns pontos de atualização usando Excel. Essa atualização, estamos atualizando aqui, ele atualiza meio em segundo plano, mas nem sempre funciona de primeira.

Vamos fazer o seguinte, vamos acessar a guia TB Vendas, que é onde estão os registros de vendas. Se dermos uma olhada nessa planilha, não tem a venda que inserimos, todas são quantidades pequenas. Então, vamos fazer o seguinte, vamos atualizar diretamente por aqui. Atualizar diretamente por aqui. Foi lá, leu, ainda não atualizou. Ao trabalhar com Excel, isso vai acontecer com frequência.

Vamos mostrar para você a nossa pasta, onde está a planilha "Tabela de Vendas - Aplicativo".

Foi atualizada e está aqui como se estivesse tudo certo, tudo atualizado. Nosso aplicativo ainda está aberto. Vamos fechar o aplicativo. Vamos sair do Power Apps. Terminamos o nosso vídeo de tela do celular, vamos ficar agora só com a tela do computador. Podemos atualizar novamente a dashboard.

Ainda não apareceu a atualização. Isso não tem muito como controlar, porque tem várias tecnologias envolvidas aqui. Normalmente, o que percebemos que funciona melhor é quando abrimos esta planilha, que é a base de dados, para ver se ela está atualizada. Ao abrir a planilha "Tabela de Vendas - Aplicativo" vemos que está atualizada com os dados que inserimos.

Vamos salvar e fechar a planilha. Agora, vamos mandar atualizar esta consulta na planilha TB Vendas, que consulta exatamente aquela. Então, tivemos que ir lá, abrir e fechar, nem sempre isso é necessário, ok? Nem sempre isso é necessário.

Agora, a atualização apareceu no nosso dashboard. estragamos o nosso dashboard aqui, claro, inserimos um registro que não tinha nada a ver, e ele atualizou.

Então, vamos entender o que aconteceu aqui? Criamos um aplicativo no nosso celular que é capaz de inserir um registro dentro de uma planilha. Aqui, estamos trabalhando com duas planilhas. Existe uma planilha chamada "Tabela de Vendas - Aplicativo". Esta planilha tem somente uma tabela de vendas e ela está conectada ao aplicativo. Ela é uma base de dados.

Na outra planilha, que é o dashboard, que está aberto aqui o dashboard, temos uma tabela de produtos, que vamos explicar como funciona depois. Temos uma tabela de vendas, que é uma consulta que vai lá na planilha que recebe os dados do aplicativo e faz uma consulta para buscar os dados.

Essa consulta, aprendemos a fazer na formação Business Intelligence com Excel que está na plataforma Alura.

Então, ele foi lá e trouxe o registro, ele fez uma consulta naquela planilha. São duas planilhas, a que está junto com o dashboard vai na base de dados, buscar os registros. E aí, montamos o dashboard aqui.

Ou seja, se entrarmos nesta planilha "Tabela de Vendas - Aplicativo", podemos excluir manualmente o registro que inserimos de 10 mil quantidades. Vamos excluir. Excluímos. Vamos salvar e fechar.

De volta ao dashboard, podemos clicar em "Atualizar". Agora, atualizou rapidamente.

Agora ele leu mais fácil, porque mexemos diretamente na planilha "Tabela de Vendas - Aplicativo".

Ou seja, a primeira coisa que precisamos perceber, o Excel não funciona tão bem como base de dados para ficar atualizando muitos registros.

Se você tiver, por exemplo, que fazer várias coisas durante o dia no aplicativo e só for olhar o Excel, um dashboard ou qualquer coisa no final do dia, ninguém mais está usando o aplicativo, vai funcionar muito bem para você uma base de dados no Excel.

Mas se você precisar a todo momento ficar atualizando no aplicativo, no Excel, no computador, na máquina de outra pessoa e tal, não vai funcionar tão bem assim.

Neste curso, vamos fazer um aplicativo que não usa o Excel como base de dados. Vamos usar o Dataverse. Depois mostramos direitinho como isso funciona.

Conclusão

Então, começamos aqui. Temos um aplicativo no celular que alimenta uma base de dados que entra em um dashboard. Vamos aprender a fazer isso aqui? Vamos. Mas vamos também estar preparados para os obstáculos que podem aparecer.

No próximo vídeo, vamos conhecer como é o Power Apps, como tudo isso acontece e como geramos o aplicativo.

Então, em breve vamos ver como gerar esse aplicativo e estaremos preparados para ver vários detalhes ao longo do curso!

Para que serve Power Apps - Conhecendo o ambiente do Power Apps

Espero que, no primeiro vídeo, tenhamos conseguido entender onde queremos chegar. Este curso será mais ou menos como aqueles filmes que começam pelo final, não é? Damos uma olhada no que vai acontecer, e depois começamos a ver todo o passo a passo, é isso que acontecerá aqui.

Nós fomos contratados pela Meteora para desenvolver o aplicativo que usamos no vídeo anterior. Na verdade, são dois aplicativos. No entanto, agora queremos mostrar como entrar no Power Apps, como funciona... Esta é uma espécie de visão dos bastidores do que você precisa saber.

Neste curso, teremos dois públicos diferentes. Um público de pessoas que está curioso para saber o que é esse tal de Power Apps, mas que nem sabe exatamente para que serve, e é por isso que começamos desta forma. Outro público pode ser pessoas que já estão usando Power Apps, mas que estão justamente tropeçando nos obstáculos que mencionamos. Vamos ver tudo isso ao longo do curso, servirá para ambos os públicos.

Neste vídeo, queremos mostrar para quem ainda não sabe exatamente onde está o Power Apps, como acessá-lo e saber mais sobre licenças, essas coisas.

Vamos comparar duas contas. Uma conta do Microsoft 365, que é uma conta pessoal, que não tem uma assinatura do Microsoft 365. Podemos saber disso porque sempre tem esses botões de "Compre o Microsoft 365" ou "Seja Premium" entre outros, sempre nos oferecendo.

Caso você não saiba, é possível usar o Microsoft 365 com uma conta gratuita.. E você terá uma série de aplicativos, tem Word, Excel, PowerPoint, OneDrive, Outlook, Teams, Clipchamp (cortador de vídeo) entre outros. Inclusive tem o Power Automate. O Power Automate faz parte da Power Platform, mas aqui não tem Power Apps.

Não é possível usar o Power Apps com uma conta individual. O Power Apps foi feito para ser usado em contas corporativas.

Vamos tentar entender o seguinte: em alguns momentos nesta conta pessoal, você o ícone de um diamante. Isso significa que você precisa ter uma conta, uma licença, ou algo do tipo. Estamos mostrando isso para que você saiba que o Power Apps não foi feito para ser usado em uma conta individual.

Agora, vamos mostrar a conta que temos, a nossa assinatura, da nossa empresa, que se chama "Office Resolve". O Power Apps foi feito para ser consumido dentro de um ambiente de empresa, um Microsoft 365 que seja de empresa ou de desenvolvedor.

Vamos olhar pelo ponto de vista de empresa, uma conta empresarial. Se você tem na sua empresa uma licença do Microsoft 365, que a equipe de TI provavelmente te deu essa licença e você usa o Word, Excel, PowerPoint, e aí você vai encontrar o Power Apps.

Perceba que a conta que estou usando está configurada em inglês. Porque tem recursos, principalmente de inteligência artificial, que só aparecem nas contas em inglês. Por isso que configurei o meu Microsoft 365 em inglês.

Temos acesso à administração, eu sou o administrador dessa conta do Microsoft 365, então tudo o que precisarmos fazer, eu tenho acesso, você talvez não tenha. Talvez a pessoa administradora na sua empresa precise te dar acessos. Neste ambiente do Office Resolve, eu tenho acesso a tudo.

Então vai ser uma diferença. Talvez apareça algo aqui que você não tenha acesso. Por exemplo, pode ser que você não tenha o Power Apps, e aí quais são as duas principais possibilidades?

1 - Você tem uma licença na administração, mas a pessoa administradora não te atribuiu essa licença. Então basta ela arrastar essa licença, te atribuir a licença e você começa a usar o Power Apps. A licença é da Power Platform.

2 - Não tem licenças, então aí a empresa vai ter que ver se vale a pena comprar licenças, se tem direito a licenças gratuitas pelo plano que vocês têm. A empresa, normalmente, tem acesso à parte básica da Power Platform. Essa parte que temos acesso aqui, o nosso plano é um plano bem básico. Então, provavelmente a sua empresa também tem.

E se você for uma pessoa desenvolvedora e quiser trabalhar com desenvolvimento em Power Apps? Você pode, sim.

A ideia é um pouco diferente, aí você vai ter que ter uma assinatura, mesmo que seja uma assinatura só para você, uma assinatura do tipo Small Business, ou para desenvolvedor, do Microsoft 365, e depois você vai fazer um cadastro no Power Apps.

Neste curso vamos partir do seguinte pressuposto: estamos em um ambiente corporativo e você precisa só ter acesso ao Power Apps. Vamos clicar no Power Apps e a partir de agora estamos no ambiente do Power Apps.

Vamos relembrar alguns passos?

Estamos entrando em um ambiente onde podemos desenvolver aquele aplicativo. Que aplicativo? O aplicativo de vendas e um aplicativo de produtos, vamos fazer os dois.

Eles já estão prontos aqui nesse ambiente e aí começamos a falar de uma coisa interessante, chamada "ambiente". Este ambiente aqui é um ambiente de desenvolvimento. O que isso significa? Se você na sua empresa for desenvolver aplicativos, é muito importante que tenha um ambiente de desenvolvimento, mas que também tenha o ambiente que normalmente é criado automaticamente, o Office Resolve (default).

O que isso significa? Que as pessoas da nossa organização vão ver os aplicativos que estiverem aqui. Embora não estejamos fazendo uma grande governança, mas é mais ou menos assim: vamos desenvolver no ambiente de desenvolvimento, quando estiver pronto jogamos para o ambiente do Office Resolve.

Neste curso, como é um curso muito iniciante, vamos só desenvolver no ambiente de desenvolvimento.

Teoricamente, você pode desenvolver e utilizar, você e as pessoas da sua organização. Qual é o problema disso? O grande problema disso é que se alterarmos nosso aplicativo, vamos publicar já e aí podemos perder uma versão, enfim. Não é um jeito profissional de desenvolvimento, mas é para começarmos.

Este curso aqui é bem iniciante de Power Apps. Para entendermos direitinho. Porque se começar a desenvolver com a Power Platform sem conhecer a base, você vai cometer muitos erros e lá na frente vai perceber que tem algo muito equivocado.

Estamos então aqui no nosso Power Apps. Como já estamos no final desse vídeo, só vou mostrar como faríamos para começar. E se você quiser tentar, primeiro desafio, vamos começar com um desafio.

Vamos lá, dá uma olhada aqui no lado esquerdo da tela, temos um menu com os seguintes itens:

Então, provavelmente, o que você deveria fazer? clicar em "Criar", se você quiser criar um aplicativo.

E você vai ter a opção de começar com o arquivo Excel.

Mas, na verdade, se você fizer assim vai começar quase do zero.

Voltando à página inicial, podemos ver a opção "Iniciar com dados". Vamos clicar nesse opção. Então, teremos quatro opções:

Lembre-se que "carregar um arquivo do Excel" é diferente de "selecionar dados externos".

No aplicativo de vendas, que vimos anteriormente, o que eu fiz foi "selecionar dados externos". Eu não criei uma base de dados a partir de um arquivo do Excel, eu conectei em uma planilha do Excel. E é isso que você deve fazer.

Na próxima aula aprenderemos mais sobre isso.

Antes, vamos ver um pouco mais do contexto da Power Platform e do Power Apps, isso é importante para fecharmos essa primeira aula com um bom nível de entendimento do nosso cenário.

Sobre o curso Power Apps: descobrindo o poder da automação LowCode

O curso Power Apps: descobrindo o poder da automação LowCode possui 170 minutos de vídeos, em um total de 50 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Business Intelligence em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Business Intelligence acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas