Bem-vindos ao curso de Pintura Digital Parte 2! Nosso objetivo será fazer com que o pôster do picolé Caribe chegue até o seguinte resultado:
O público-alvo do produto são as crianças. Na primeira parte do curso, nós pesquisamos sobre o cliente e o mercado no qual ele está inserido, para entendermos como o pôster concorreria no ponto de venda. Montamos uma coleção de imagens e inspirações, trabalhamos também no rascunho e na paleta de cores.
Chegamos até o seguinte resultado na primeira parte do curso:
Finalizamos o cenário e começamos a trabalhar com os personagens e o objeto.
Na segunda parte do curso, nós começaremos a trabalhar com os outros elementos. Finalizaremos o produto - o picolé -, o splash da água, o baú do tesouro e o rosto dos personagens. No fim, chegaremos no pôster preparado para a impressão, pronto para ser enviado para a gráfica.
Além disso, vamos elaborar algumas peças para as mídias sociais: Facebook e Instagram. Aprenderemos como adaptar o tamanho da nossa ilustração para que ela funcione nessas mídias. Lembrando que usaremos o Photoshop e a mesa digitalizadora, da mesma forma que fizemos na primeira parte do curso.
Vamos lá!
Na primeira parte do curso, nós trabalhamos o cenário da imagem e chegamos a um bom resultado. Temos uma ideia do que queremos, com uma dimensão da profundidade e movimento.
A seguir, trabalharemos melhor nossos personagens. Faremos um pequeno ajuste antes, movendo as nuvens para trás da faixa vermelha e deixando o coqueiro na frente.
Vou fechar a pasta Paisagens
, depois, abriremos a pasta Objetos
. Em seguida, tornaremos os elementos visíveis. O próximo passo será dar profundidade.
Da mesma forma como fizemos com o cenário, precisamos acrescentar os mesmo detalhes nos personagens e nos objetos. Como faremos isso?
Precisamos ter algum parâmetro. Temos um esboço feito inicialmente, mas que ficou um pouco maior do que os personagens. Eles foram redimensionados na parte de finalização, podemos readequá-lo, selecionando o esboço com a a ferramenta "laço" e diminuiremos o desenho até ele ficar com uma proporção semelhante. Aumentaremos a opacidade do rascunho, tornando as linhas mais perceptíveis.
Está dentro do que nos propomos. Agora, temos um guia para desenharmos os detalhes do rosto. Começaremos com o menino, e depois, seguiremos com a menina. Selecionaremos o "brush" com um tom de marrom mais escuro e a variação da espessura de acordo com a pressão da caneta.
Nós faremos apenas uma marcações indicando a posição da boca, do olho, do nariz. Sinalizaremos uma sombrinha na boca.
Podemos aproveitar e marcar outros detalhes, como no ouvido, na mão, já indicando também onde serão adicionadas as sombras. Lembre-se de respeitar a direção das sombras.
Quando incluirmos as sombras, trabalharemos melhor a questão de volume. Faremos ainda mais alterações para passar essa impressão.
Os contornos não ficarão tão definidos. Iremos fazer alterações também na perna dele.
As pontinhas do traço do pincel serão melhor acabadas quando fizermos o tratamento da cor, quando utilizarmos diferentes tons - da mesma forma como foi feito nas folhas do coqueiro. Observe que adicionamos uma marcação simulando o ossinho na lateral do pé.
Assim damos uma ideia da profundidade. Podemos fazer o mesmo com as demais cores, usando sempre um tom mais escuro para criar as marcações das sombras. Ainda estamos trabalhando com cores muito chapadas, apenas variando os tons. Mas fazendo um estudo da projeção da luz, veremos que será necessário adotar tons mais claros também. Inclusive, cuidaremos para melhorar a integração do personagem com o cenário.
Além da sombra, podemos prestar atenção nas texturas, para transmitir a impressão de que o tecido está um pouco dobrado. É valido também consultarmos as referências em pontos que tivermos dificuldades.
Por exemplo, podemos estudar onde estão localizadas as sombras nos rostos das crianças das referências.
Vemos que existem pontos mais claros e mais escuros em diferentes regiões da face. Proporção do olho em relação ao restante veremos mais adiante. A seguir, faremos marcações no short e na camiseta do personagem, reforçando a ideia de volume da vestimenta.
Observe que incluímos a possível sombra da cabeça dele projetada na camiseta.
O próximo passo será incluir os tons mais claros, que serão pintados de acordo com a incidência do sol, que tem uma luz amarelada. Quando formos pensar nos tons mais claros, iremos deixá-los mais próximos do amarelo. No caso, da camiseta, isso será simples, considerando que ela já é amarela. Teremos que pensar na maneira apropriada de reproduzirmos isso nas dobras da roupa. Uma estratégia e sempre que adicionarmos uma parte mais clara acima das marcações. Isso demonstra que, dobrando-se o tecido, gerou-se uma profundidade própria.
Também incluiremos um tom mais claro na pele do menino, aproximando sempre do amarelo. Se estivéssemos trabalhando com uma luz vermelha, seria dessa cor que os aproximaríamos. E em casos nos quais trabalhamos com cores muito "alienígenas", muito diferentes, é preferível trabalhar em uma camada diferente. No entanto, este seria um outro caso...
Com as cores claras, criaremos marcações nas bochechas, no nariz. A luz vai incidir geralmente nas regiões que queimam no nosso rosto. Fica fácil descobrirmos onde a luz costuma nos acertar quando estamos na praia.
Vamos repetir o mesmo processo nos elementos vermelhos: no chinelo e nas faixas do vestuário. A pintura está sendo feita de forma grosseira, porque iremos cuidar do acabamento mais adiante, como fizemos com o coqueiro.
No olho, podemos utilizar a cor branca, lembrando que ele tem uma expressão de surpresa, então, seus olhos estarão bem abertos. Incluiremos também as sobrancelhas, que ficarão sobrepostas à faixa - usando um recurso da linguagem de cartoon. Por isso, elas terão esse aspecto "solto" do restante do rosto, dando um ar divertido.
Com o tom semelhante ao utilizado no cabelo, desenharemos a pupila do olho. Lembrando que definiremos um ponto de foco para a visão do personagem: queremos que ele esteja olhando para o produto.
A seguir, faremos um processo semelhante ao que foi feito com o coqueiro: com a ferramenta "Mixer brush" selecionada, escolheremos a cor que será misturada no rosto - no caso, o marrom mais claro. Vamos configurar o "Wet" do pincel, aumentando o valor. Quanto maior o aspecto de molhado, mais a pintura ficará "espalhada" e suave.
Mesclaremos as cores em todos os pontos onde adicionamos o tom mais claro. Depois seguiremos para os olhos, a boca e a faixa vermelha.
Em seguida, trabalharemos as vestimentas e os membros do corpo do personagem.
Seguiremos aprimorando o trabalho, até que a diferença nos tons das cores se torne cada vez mais sutil. Adicionaremos também mais detalhes no rosto e no cabelo do personagem.
Continuaremos retocando até chegarmos em um ponto que nos agrada, sempre levando em consideração o sentido das sombras para que o resultado fique uniforme. Deixaremos a formas bem circulares, pois desta forma conseguiremos um efeito de profundidade que nos agrade.
Observe que reforçaremos o formato da bochecha, que sobrepassará um pouco os olhos do personagem, característica bem típica de rostos de crianças, mais bochechudas.
Mais adiante, faremos o mesmo com a menina.
Continuaremos com o desenho dos nossos personagens, seguindo para a menina. Primeiramente, teremos o mesmo problema que tivemos com o menino que é a falta de referência do esboço. A parte mais importante para trabalharmos com um guia é a região do rosto, por isso, ativaremos a camada do esboço e selecionaremos a parte de cima.
Repetiremos os mesmos passos na pintura do rosto do menino, criando marcações com tons diferentes de cor. Vamos começar com um tom mais escuro, usando-o para indicar o posicionamento dos olhos, do nariz e da boca. Depois, podemos remover a visualização do esboço, para vermos apenas as marcações.
Em seguida, faremos retoques no contorno do rosto dela, e também evitaremos que o cabelo cubra muito o rosto. Posteriormente, podemos adicionar a franja que sobrepõe os olhos.
Teremos que pensar um pouco na composição do nariz, que será levemente empinado, então veremos um pouco das narinas. Na boca, poderemos adicionar dentinhos (e simular a falta deles). Faremos melhorias também no contorno do rosto para que ela continue fofinha, porém com o rosto mais definido.
Voltamos a desenhar o cabelinho caindo sobre os olhos e ressaltamos o tamanho da cabeça. Incluímos as marcações dos dedos também.
Vamos analisar as referências e buscar outras melhorias que podemos adicionar.
Ela tem a bochecha levemente rosada e o cabelo mais iluminado na parte de cima. No caso, vamos nos inspirar no estilo, mas não copiá-lo com precisão. Na nossa pasta, encontraremos uma foto com uma menina usando um tapa olho.
Pode ser interessante adicionarmos um tapa olho no figurino da menina. Vemos que é recorrente o desenho da cabeça das crianças ser maior do que o restante do corpo.
O processo de pintura será feito da mesma forma que fizemos com o menino: começaremos pintando a sombra e a luz com maior definição. Depois, com a ferramenta "Mixer Brush", iremos misturar as cores.
Com o pincel, vamos pintar as regiões da pele com um tom mais escuro, simulando as regiões de sombra.
Faremos o mesmo com o braço e as pernas, além de ajustarmos o tamanho dos membros da personagem.
Depois, incluiremos os pontos de luz na pele.
Adicionaremos também detalhes na espada, dando-lhe características própria da madeira.
Em seguida, trabalharemos os detalhes do macacão vermelho, incluindo a sensação de iluminação indicando as dobras do tecido.
Trabalharemos também os detalhes do rosto da menina, pintando sua boca e o olhinho.
Desenharemos fios soltos no cabelo da menina, dando maior veracidade.
Fizemos a base da pintura da menina, que ainda não está terminada. Ela ficou com uma carinha "diabólica", uma expressão um pouco exagerada. Vamos tentar amenizar isso adicionando características mais femininas, como o contorno dos olhos mais escuro, simulando cílios mais volumosos. Tornaremos mais delicados os traços da boca também. Por enquanto, deixaremos o cabelo dela com um aspecto bagunçado, porém, trabalharemos nisso mais adiante.
Observe que criamos a textura da madeira, simulando as ranhuras e nós com o tom mais escuro.
Depois, usaremos a ferramenta "Mixer Brush" para melhorar o acabamento dos tons, repetindo o mesmo processo feito no piratinha.
O próximo passo será trabalhar os tons de cores para criarmos o volume da área do nariz e das bochechas.
Pintaremos a boca em seguida, adicionando tons mais escuros de vermelho nos lábios e no fundo da boca.
Após melhorarmos o acabamento dos detalhes, teremos os dois personagens finalizados.
Observe que o desenho dos personagens já tem bastante profundidade, mesclamos bem os tons de cores. A seguir, faremos ainda alguns pequenos retoques dando um pouco mais de brilho e sombra em pontos especiais dos personagens.
O curso Pintura Digital parte 2: Acabamento de publicidade com Photoshop. possui 136 minutos de vídeos, em um total de 25 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Pintura Digital em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.
Acesso completo
durante 1 ano
Estude 24h/dia
onde e quando quiser
Novos cursos
todas as semanas