Alura > Cursos de Programação > Cursos de PHP > Conteúdos de PHP > Primeiras aulas do curso PHP: criando sua aplicação

PHP: criando sua aplicação

O que é PHP - Apresentação

Olá, pessoal! Boas-vindas à Alura! Este curso será ministrado pelo Vinicius Dias. Nele, vamos conhecer um pouco do PHP.

Autodescrição: O Vinicius se considera um homem branco, de cabelo escuro e curto, com bigode e cavanhaque, que usa uma camisa cinza com a inscrição PHP 8 e está à frente de uma parede lisa com um degradê de luz entre rosa e roxo.

Requisitos do curso

Este curso é para você que já tem noções de programação, já sabe o que é uma variável, o que é um if, o que é um for, ou seja, você já tem uma noção da lógica e da introdução à programação. Portanto, este curso é para você que já tem essa base, para aprender sobre PHP.

O que vamos aprender no curso?

Vamos começar entendendo o que é PHP, onde PHP pode ser usado e como PHP pode ser útil para nós. Com isso, vamos aprender como utilizar variáveis no PHP, depois de instalar o PHP na nossa máquina e configurar o ambiente.

Entendendo sobre variáveis no PHP, vamos entender seus tipos de dados, seus operadores, e a partir daí, vamos começar a controlar o fluxo da aplicação, tomar decisões, repetir ações. Vamos aprender sobre listas ou arrays no PHP, e no final, vamos fazer alguns desafios para colocar em prática tudo o que vimos durante o curso.

O projeto Screen Match

Durante o curso, o projeto que vamos desenvolver, é um projeto semelhante a um serviço de streaming de filmes, que vamos chamar de Screen Match. Este é o projeto que vamos começar a desenvolver neste curso.

Não vamos criar nenhuma tela, não vamos interagir com a web, mas vamos começar com a ideia de um Screen Match, de um serviço de streaming de filmes, onde vamos ter informações sobre o nome do filme, ano de lançamento, a nota desse filme, e, a partir da nota, vamos fazer ações, a partir do ano de lançamento, vamos tomar decisões.

Durante o curso, se você tiver alguma dúvida, não hesite: use o nosso Fórum, abra um tópico lá, tire sua dúvida. Temos uma grande comunidade de estudantes, pessoas moderadoras e instrutoras, com certeza alguém vai conseguir te ajudar.

Além disso, te convidamos também para fazer parte do nosso servidor do Discord. Lá, você pode tirar suas dúvidas e conversar de forma um pouco mais dinâmica. E, além de tirar suas dúvidas, te convidamos também para responder tópicos lá no Fórum, responder a galera no Discord, porque responder as outras pessoas é uma ótima forma de fixar conteúdo.

Um importante detalhe é que, para você se dar bem com este curso, é importante que você já tenha essas noções de programação, que você já consiga realizar alguns comandos no terminal sem se assustar. Então, é importante que você já tenha esses conhecimentos. Se você tiver feito a formação de iniciante de programação, você já está mais do que pronto para fazer este curso.

No próximo vídeo, esperamos você para instalarmos o PHP na nossa máquina e começarmos a escrever código em PHP.

O que é PHP - Instalação

Olá, pessoal! Boas-vindas de volta! Antes de começarmos a aprender e utilizar o PHP, vamos preparar nosso ambiente e instalar o PHP. Faremos isso tanto no Windows quanto no Linux, e também comentaremos brevemente sobre como fazer no Mac. Assim, independentemente do sistema operacional que você esteja usando, será possível reproduzir o processo.

Instalando PHP no Linux

Começaremos com o Linux. Se você estiver usando uma distribuição como Ubuntu, Debian, ou qualquer outra equivalente que utilize o APT como instalador de pacotes, poderá simplesmente executar o comando apt install php. Claro, se você não estiver logado como root, como não deveria, é só colocar o sudo na frente.

No entanto, as versões mais recentes do Ubuntu possuem o PHP disponível nos pacotes até uma versão um pouco mais antiga. Portanto, vamos dar uma dica para você conseguir instalar a versão mais recente do PHP.

Você vai executar o seguinte comando: sudo add-apt-repository ppa:ondrej/php. Isso vai adicionar um PPA, que é basicamente um outro repositório, um outro local para você buscar pacotes.

Adicionado esse repositório, você vai conseguir instalar diversas outras versões do PHP. Então, basta executar o sudo apt install php 8.3. Isso vai fazer algumas perguntas e tudo mais. E no final, quando você executar o comando php -v, você vai ter uma saída parecida com essa, mostrando que você tem instalada a versão 8.3 do PHP.

root@c65d8f517729:/# php -v
PHP 8.3.2-1+ubuntu22.04.1+deb.sury.org+1 (cli) (built: Jan 20 2024 14
:16:40) (NTS)
Copyright (c) The PHP Group
Zend Engine v4.3.2, Copyright (c) Zend Technologies
    with Zend OPcache v8.3.2-1+ubuntu22.04.1+deb.sury.org+1, Copyrigh
t (c), by Zend Technologies
root@c65d8f517729:/#

Se, quando você estiver assistindo esse vídeo, a versão mais nova do PHP for outra, como 8.4, 9.0, sem problemas, pode sempre instalar a versão mais recente.

Instalando PHP no Windows

Agora vamos ver como fazer no Windows, que é um pouco mais complicado. Vamos acessar php.net no navegador, e isso vai abrir o site oficial do PHP.

Nele, conseguimos ver que a versão mais recente é 8.3. E mais uma vez, se a versão mais recente for outra, pode baixar a mais recente sem problema.

Agora vamos acessar a página de Download. Aqui temos algumas opções, e no topo estar sempre a mais recente. Então, nessa versão do topo, vamos acessar o link de Windows downloads (Downloads para Windows).

Ele vai abrir uma outra página, já com essa versão mais recente, com algumas opções, e vamos baixar essa primeira opção, que é um arquivo Zip. Aqui temos um arquivo zip mostrando o tamanho desse download, é ele que vamos baixar. Não precisa se atentar a esses detalhes de vs16, x64, "Non Thread Safe", não precisa se atentar a isso. Por padrão, você vai sempre baixar essa primeira opção, com o zip.

Feito o download, acessaremos o arquivo na minha pasta de downloads. Vamos simplesmente extrair o arquivo compactado clicando sobre ele e selecionando a opção Extrair Tudo no menu superior do Explorador de Arquivos. Em seguida, vamos clicar em Extrair, que extraíra os arquivos nessa mesma pasta.

Acessaremos a pasta com os arquivos extraídos e nela temos um arquivo chamado php.exe. Nessa pasta temos nosso PHP. Então poderíamos tentar abrir o terminal, por exemplo, clicando aqui no menu Iniciar, vamos digitar cmd, ele abre o Prompt de Comando.

Poderíamos tentar digitar php -v, igual fizemos lá no Linux, só que isso ainda não vai encontrar o PHP. Por quê? O Windows não sabe que ele precisa encontrar o PHP nessa pasta que acabamos de extrair.

Então o que vamos fazer? No topo, onde temos o nome da pasta, vamos clicar e copiar esse caminho completo da pasta. Agora vamos abrir nosso menu Iniciar e pesquisar por variáveis de ambiente. E uma das opções que aparecerá é Editar as variáveis de ambiente do sistema.

Ao selecioná-la, isso vai abrir uma janela, vamos clicar num botão chamado variáveis de ambiente. Agora temos as opções das variáveis de ambiente para o nosso usuário e do sistema como um todo. Você pode editar o que você preferir, vamos editar a do nosso usuário e não do sistema todo.

Aqui temos uma variável chamada path. Vamos clicar em cima dessa variável e clicar no botão Editar, logo abaixo da lista de variáveis.

Agora temos uma lista de caminhos de pastas onde o Windows procura pelos comandos que digitamos. Então aqui vamos clicar em Novo para adicionar um novo caminho e vamos colar aquele que copiamos. Então vamos dar Enter e clicar em Ok três vezes para fechar todas as janelas abertas.

Agora vamos abrir um novo terminal. Então abrimos o menu Iniciar de novo, procuramos o Prompt de Comando e digitamos cmd. Não pode ser naquele mesmo terminal, senão ele não vai ter essa variável de ambiente atualizada. E agora digitamos php -v e temos lá o PHP instalado na sua versão 8.3. Agora o nosso ambiente no Windows está completo.

Instalando no Mac

Por último, vamos deixar um detalhe para vocês, vamos abrir aqui o outro terminal. No ambiente Mac, você vai precisar da ferramenta chamada homebrew. Quem utiliza Mac já está acostumado com essa ferramenta e via de regra já tem ela instalada.

Com o homebrew instalado, você simplesmente vai digitar brew install php. E isso já vai trazer a versão mais recente disponível do PHP. Então com isso você vai ter o PHP instalado no seu Linux, no seu Mac ou no seu Windows. Assim, estamos prontos para escrever código e executar PHP.

Onde escreveremos o código?

Então um último detalhe para termos nosso ambiente completo é, onde vamos escrever esse código? Poderíamos escrever código no nosso bloco de notas, no nosso notepad, sem problemas.

Mas não é muito usual escrever código em uma ferramenta tão crua. Então vamos utilizar algo que é mais específico para a criação de códigos mesmo. Vamos utilizar o Visual Studio Code.

Com o Visual Studio Code não temos um ambiente completo de desenvolvimento. Vamos até deixar um link Para Saber Mais depois falando sobre isso. Mas ele já é um bom começo. Ele vai te ajudar deixando os códigos coloridos, ele tem um terminal. Então ele ajuda um pouco na hora de escrever nosso código.

Então utilizando o Visual Studio Code, já que temos o PHP instalado, na próxima aula vamos criar um projeto e efetivamente executar nosso primeiro código PHP entendendo o que é esse tal PHP, onde o PHP é utilizado e para que serve. Isso tudo na próxima aula.

O que é PHP - Prazer, PHP

Olá, pessoal! Boas-vindas de volta. Agora que já temos nosso ambiente configurado, vamos começar com um pouco de prática, e depois explicaremos melhor a teoria por trás do PHP.

Com o Visual Studio Code aberto, vamos abrir uma nova pasta. Para isso, clicamos em Open Folder (ou Abrir Pasta, se estiver em português). Selecionamos a pasta onde queremos criar nosso novo projeto e criamos uma nova pasta para este curso, que chamaremos de curso-PHP. Após criar a pasta, clicamos em Selecionar Pasta.

Com o primeiro passo concluído, algumas recomendações podem aparecer, mas não precisamos nos preocupar com isso agora, então fechamos a página de boas-vindas. Agora, ao lado do nome da pasta, no menu esquerdo, temos um botão que parece um sinal de mais e um arquivo, o New File. Clicamos nesse botão para criar um novo arquivo, que chamaremos de primeiro-programa.php.

A extensão .php é importante para o Visual Studio Code entender que se trata de um arquivo em PHP.

Para o PHP em si, isso não é tão importante, mas é sempre interessante que utilizemos a extensão .php para identificar para o nosso editor de código. Em configurações que já temos de outros programas que interagem com PHP, esse princípio já é presumido, eles já partem do princípio de que temos essa extensão de arquivo. Portanto, sempre utilizaremos a extensão .php.

É muito comum que o primeiro programa que escrevemos em qualquer linguagem seja exibir na tela a mensagem Hello World (Olá, Mundo). Então, vamos fazer isso em PHP. Digitamos Hello world!, sem nenhum comando, sem nenhum código. Salvamos com Ctrl + S e agora vamos abrir um terminal dentro do Visual Studio Code. Para isso, podemos fazer pressionando Ctrl + Shift + ´. Isso abrirá um terminal já na pasta correta, na pasta do nosso projeto.

Poderíamos abrir um terminal fora do VS Code e com o comando cd navegar até a pasta, mas é mais fácil abri-la diretamente no terminal.

Na pasta do projeto, podemos executar php primeiro-programa.php. Quando executamos, ele exibe para nós Hello world!. Reparem como é simples escrever um programa em PHP. Já escrevemos nosso primeiro programa, então agora vamos entender melhor o que estamos fazendo aqui.

Fazendo nosso primeiro programa com PHP

Se acessarmos o site oficial do PHP (php.net), observaremos que o PHP é uma linguagem de script de propósito geral popular, que é especialmente adequada para o desenvolvimento web. Ela é rápida, flexível e pragmática. O PHP potencializa tudo o que conseguimos fazer na web, desde um blog até os sites mais conhecidos do mundo.

O PHP é uma linguagem de programação de propósito geral, ou seja, podemos criar uma aplicação desktop em PHP, podemos utilizar PHP para fazer machine learning, isso tudo é possível e existem ferramentas para isso. Mas o PHP foi especialmente pensado para o desenvolvimento web.

A web funciona basicamente utilizando um protocolo chamado HTTP, e nesse protocolo temos a comunicação normalmente entre duas pontas: cliente e servidor.

Por exemplo, na comunicação com o site php.net, o cliente é o nosso navegador. Estamos utilizando um cliente HTTP para acessar um servidor que está nomeado como php.net. Esse servidor pode executar um programa lá dentro e nos devolver essa página que está exibindo as informações do PHP.

Esse ambiente do servidor que executa a lógica e que acessa dados é onde o PHP normalmente é executado, nos servidores web. Por exemplo, se postarmos uma foto no Instagram, o local onde essa foto foi armazenada e a lógica para saber para quem o Instagram vai exibir essa imagem, isso tudo é o que chamamos de servidor. E é nesse ambiente onde o PHP executa.

É o PHP que pode ver onde salvar essa imagem, para quem recomendar essa imagem. Quando curtimos a imagem, ele armazena o número de curtidas em algum lugar. O PHP é a linguagem que nos permite fazer esse tipo de coisa.

Neste curso, não vamos chegar nesse momento de web porque isso seria avançar um pouco mais. Mas vamos começar a entender a ideia por trás da linguagem PHP.

Embora no site oficial do PHP ele seja descrito como uma linguagem de script, não se deixem confundir:

PHP é uma linguagem de programação assim como qualquer outra que conhecemos, como Python, Java, Ruby, C++, C Sharp. É uma linguagem de programação completamente capaz de realizar tais tarefas gerais.

Com PHP, normalmente é dito que ela é uma linguagem interpretada, mas o que isso quer dizer na prática? Não precisamos rodar um processo de compilação para executar nosso código.

Como vimos, escrevemos um código e executamos. PHP, o nome do nosso arquivo, ele já executa na hora. Isso não quer dizer que ele vai lendo linha a linha do nosso programa. Ele é muito mais esperto que isso. Muita coisa acontece no plano de fundo. E o PHP compila o nosso código no plano de fundo, mas não precisamos nos atentar a esses detalhes de compilado, interpretado. Não é o momento ainda.

Voltando ao nosso código PHP, escrevemos somente um texto e o PHP exibiu esse texto para nós. Mas imaginem, se já sabem programar, vocês querem executar comandos, tomar decisões, saber se determinado valor é maior do que 20, por exemplo, fazer tal coisa, se for menor, fazer outra coisa. Então como podemos executar comandos se tudo que escrevermos o PHP vai exibir para nós?

Se queremos escrever código PHP e não somente texto, começamos o nosso arquivo com <?php. Quebramos linha para organizar o código. Podemos adicionar quantas quebras de linha quisermos. E depois vamos executar código PHP.

Para exibir algum texto em PHP, como podemos fazer? Vamos utilizar o comando, a função, como quiserem chamar, echo. Damos um espaço e entre aspas, podem ser aspas duplas ou aspas simples, colocamos nosso texto, nosso mesmo Hello world!. E no final de toda a instrução do PHP, precisamos do ponto e vírgula para indicar que aquela função acabou.

<?php

echo "Hello world!";

Salvamos novamente, abrimos o nosso terminal, limpamos a tela aqui com o comando cls (no Linux e no Mac é clear). E agora executamos de novo o mesmo programa. E temos exatamente o mesmo resultado, Hello world! sendo exibido.

C:\Users\carlo\Documents\code\curso-php>php primeiro-programa.php Hello world!

Se adicionarmos um ponto de exclamação aqui, salvamos, e executamos mais uma vez, vemos nossos dois pontos de exclamação sendo exibidos.

C:\Users\carlo\Documents\code\curso-php>php primeiro-programa.php Hello world!!

Então, instalamos o PHP, entendemos o que é PHP e onde normalmente ele é executado, e rodamos o nosso primeiro programa em PHP pelo terminal. Agora vamos entender como podemos gerenciar dados no PHP, e vamos entender qual é a aplicação que vamos construir durante este curso.

Esperamos vocês na próxima aula para conhecermos a aplicação com a qual vamos começar a trabalhar, e para conhecermos mais sobre essa linguagem maravilhosa que é o PHP.

Sobre o curso PHP: criando sua aplicação

O curso PHP: criando sua aplicação possui 128 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de PHP em Programação, ou leia nossos artigos de Programação.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda PHP acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas