Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso Adobe Photoshop e Illustrator: do vetor à composição

Adobe Photoshop e Illustrator: do vetor à composição

Primeiros passos - Introdução

Olá! Sou Felipe Labouriau e serei seu instrutor neste curso de composição no Illustrator e Photoshop. Criaremos uma logo marca para uma empresa a partir do zero. Sairemos de um rascunho inicial feito a mão, trazê-lo para dentro do computador e vetorizá-lo no Illustrator.

Conheceremos técnicas e boas práticas para que o seu desenho fique o mais natural e bem acabado o possível. Depois disso, partiremos para a criação da logo em si, isto é, da composição dos elementos que fazem parte da marca.

Aprenderemos a escolher cores, tipografia, arranjo dos elementos e o próprio símbolo usado na logo, de forma que criamos algo que faça sentindo no universo em que ela está inserida.

Geraremos uma versão primária da logomarca em cores, que será prioritária nos trabalhos, além de uma versão monocromática e qual a importância de termos cada uma delas.

Não ficaremos restritos ao Illustrator, daremos vida aos materiais no Photoshop, em que faremos simulações da logo em peças que fazem sentido para a marca que estamos desenvolvendo. Criaremos um adesivo, simular a logo em uma camiseta e em um copo reciclável.

Este curso é para pessoas que conhecem o básico das ferramentas, mas que ainda não tem muito conhecimento aprofundado de possibilidades desses programas.

Vamos começar?

Primeiros passos - Overview

Bem vindo ao curso! Vamos entender o que será trabalhado ao longo das aulas. Partiremos de desenhos feitos a mão no papel, estudos realizados com base no nome da marca: Jubarte Dive.

Buscaremos algumas referências de baleias para conhecer suas formas, feitos os rascunhos selecionamos um deles para trabalhar. Uma vez escolhido o símbolo, começaremos a fazer o vetorizar o desenho no Illustrator. Nesta etapa aprenderemos como realizar a vetorização de maneira eficaz que seja de fácil manipulação.

Feito isso, aplicaremos o acabamento final na logo e definiremos as cores a serem utilizadas, como realçar a mensagem de uma agência de mergulhos turísticos. Faremos uma versão colorida que será a prioritária, isto é, a utilizada com mais frequência Contudo, produziremos também uma versão monocromática para ser utilizada em materiais específicos.

Depois de gerar as logomarcas, começaremos a trabalhar no Photoshop, ferramenta que nos apresenta muitas outras alternativas de trabalho para gerar simulações da logo em diferentes utilidades, como adesivos e outras peças que façam sentido no universo do mergulho.

Feito isso, retornaremos ao Illustrator para gerar os arquivos finais, desse modo qualquer profissional que abrir o material poderá utilizá-lo sem problemas. Também montaremos uma apresentação em que apresentaremos as logos em sua versão primária e monocromática, além das simulações que produzimos.

Primeiros passos - Pesquisando referências

Sites citados:

Para pesquisa de referências e imagens:

Para buscar e baixar fontes:

Temos uma missão: criar uma logomarca inédita para uma empresa. Precisamos definir toda a linguagem visual além da tipografia. Antes de começarmos o esboço do projeto, faremos uma pesquisa para entender as referências do universo do mergulho.

Basicamente, queremos compreender como são as logomarcas que já estão inseridas no mercado. Podemos utilizar diferentes buscadores, como Google e chegar as diferentes referências dessa linha de atuação.

É interessante buscarmos algum padrão nestas referências, e então traçar nosso projeto visual. Sabemos que o nome da empresa cliente é Jubarte Dives, então nossa principal referência será uma baleia, ainda que de forma simplificada e refinada.

Existem sites mais adequados para se realizar pesquisa de imagem, como, por exemplo, Pinterest. Buscaremos por "Jubarte" para compreender o que as pessoas entendem por essa espécie de baleia, suas formas e características.

Outro site interessante para esse tipo de busca é o Dribbble, em que encontraremos um trabalho mais acabado de ilustrações, logomarcas e outros elementos publicitários.

Coletadas as referências, é interessante que montemos um moodboard, isto é, uma coleção de imagens que irão definir o clima da peça, o humor da campanha. Em nosso moodboard poderemos ter fotografias, ilustrações e imagens variadas que se relacionam com o mundo da nossa campanha.

Moodboard com tons de azuis. Há várias fotos de baleias no oceano, com foco em suas caudas e nadadeiras.

Com base na seleção de imagens, podemos extrair informações mais objetivas, como as cores que se repetem como flores primárias e secundárias. É importante não fazermos uma seleção enorme de cores, se não ficaremos confusos na construção do projeto, afinal a logo é um espaço finito e não deveremos sobrecarregar a identidade visual com uma grande variedade cromática.

Também devemos realizar pesquisas tipográficas, e para isso utilizamos dois sites bem interessantes, Befonts e Fontsquirrel.

Nossa ideia é trazer a figura de uma baleia, especialmente a cauda, pois se trata de um elemento facilmente reconhecível e muito harmoniosa com o universo do mergulho.

Feito isso, podemos começar a fazer alguns rascunhos. Lembrando que não é necessário ser um exímio desenhista, o importante é desenvolvermos nossas ideias e explorar a fluidez do desenho a mão.

Desenho feito à mão de uma cauda de baleia saindo da água.

Posteriormente iremos vetorizar esta imagem, mas o importante desta aula é enfatizar a pesquisa visual, uma etapa crucial para o desenvolvimento da logomarca.

Sobre o curso Adobe Photoshop e Illustrator: do vetor à composição

O curso Adobe Photoshop e Illustrator: do vetor à composição possui 228 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas