Olá! Sou Felipe Labouriau e serei seu instrutor neste curso de composição no Illustrator e Photoshop. Criaremos uma logo marca para uma empresa a partir do zero. Sairemos de um rascunho inicial feito a mão, trazê-lo para dentro do computador e vetorizá-lo no Illustrator.
Conheceremos técnicas e boas práticas para que o seu desenho fique o mais natural e bem acabado o possível. Depois disso, partiremos para a criação da logo em si, isto é, da composição dos elementos que fazem parte da marca.
Aprenderemos a escolher cores, tipografia, arranjo dos elementos e o próprio símbolo usado na logo, de forma que criamos algo que faça sentindo no universo em que ela está inserida.
Geraremos uma versão primária da logomarca em cores, que será prioritária nos trabalhos, além de uma versão monocromática e qual a importância de termos cada uma delas.
Não ficaremos restritos ao Illustrator, daremos vida aos materiais no Photoshop, em que faremos simulações da logo em peças que fazem sentido para a marca que estamos desenvolvendo. Criaremos um adesivo, simular a logo em uma camiseta e em um copo reciclável.
Este curso é para pessoas que conhecem o básico das ferramentas, mas que ainda não tem muito conhecimento aprofundado de possibilidades desses programas.
Vamos começar?
Bem vindo ao curso! Vamos entender o que será trabalhado ao longo das aulas. Partiremos de desenhos feitos a mão no papel, estudos realizados com base no nome da marca: Jubarte Dive.
Buscaremos algumas referências de baleias para conhecer suas formas, feitos os rascunhos selecionamos um deles para trabalhar. Uma vez escolhido o símbolo, começaremos a fazer o vetorizar o desenho no Illustrator. Nesta etapa aprenderemos como realizar a vetorização de maneira eficaz que seja de fácil manipulação.
Feito isso, aplicaremos o acabamento final na logo e definiremos as cores a serem utilizadas, como realçar a mensagem de uma agência de mergulhos turísticos. Faremos uma versão colorida que será a prioritária, isto é, a utilizada com mais frequência Contudo, produziremos também uma versão monocromática para ser utilizada em materiais específicos.
Depois de gerar as logomarcas, começaremos a trabalhar no Photoshop, ferramenta que nos apresenta muitas outras alternativas de trabalho para gerar simulações da logo em diferentes utilidades, como adesivos e outras peças que façam sentido no universo do mergulho.
Feito isso, retornaremos ao Illustrator para gerar os arquivos finais, desse modo qualquer profissional que abrir o material poderá utilizá-lo sem problemas. Também montaremos uma apresentação em que apresentaremos as logos em sua versão primária e monocromática, além das simulações que produzimos.
Sites citados:
Para pesquisa de referências e imagens:
Para buscar e baixar fontes:
Temos uma missão: criar uma logomarca inédita para uma empresa. Precisamos definir toda a linguagem visual além da tipografia. Antes de começarmos o esboço do projeto, faremos uma pesquisa para entender as referências do universo do mergulho.
Basicamente, queremos compreender como são as logomarcas que já estão inseridas no mercado. Podemos utilizar diferentes buscadores, como Google e chegar as diferentes referências dessa linha de atuação.
É interessante buscarmos algum padrão nestas referências, e então traçar nosso projeto visual. Sabemos que o nome da empresa cliente é Jubarte Dives, então nossa principal referência será uma baleia, ainda que de forma simplificada e refinada.
Existem sites mais adequados para se realizar pesquisa de imagem, como, por exemplo, Pinterest. Buscaremos por "Jubarte" para compreender o que as pessoas entendem por essa espécie de baleia, suas formas e características.
Outro site interessante para esse tipo de busca é o Dribbble, em que encontraremos um trabalho mais acabado de ilustrações, logomarcas e outros elementos publicitários.
Coletadas as referências, é interessante que montemos um moodboard, isto é, uma coleção de imagens que irão definir o clima da peça, o humor da campanha. Em nosso moodboard poderemos ter fotografias, ilustrações e imagens variadas que se relacionam com o mundo da nossa campanha.
Com base na seleção de imagens, podemos extrair informações mais objetivas, como as cores que se repetem como flores primárias e secundárias. É importante não fazermos uma seleção enorme de cores, se não ficaremos confusos na construção do projeto, afinal a logo é um espaço finito e não deveremos sobrecarregar a identidade visual com uma grande variedade cromática.
Também devemos realizar pesquisas tipográficas, e para isso utilizamos dois sites bem interessantes, Befonts e Fontsquirrel.
Nossa ideia é trazer a figura de uma baleia, especialmente a cauda, pois se trata de um elemento facilmente reconhecível e muito harmoniosa com o universo do mergulho.
Feito isso, podemos começar a fazer alguns rascunhos. Lembrando que não é necessário ser um exímio desenhista, o importante é desenvolvermos nossas ideias e explorar a fluidez do desenho a mão.
Posteriormente iremos vetorizar esta imagem, mas o importante desta aula é enfatizar a pesquisa visual, uma etapa crucial para o desenvolvimento da logomarca.
O curso Adobe Photoshop e Illustrator: do vetor à composição possui 228 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.