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Oratória para líderes: como se comunicar profissionalmente

Fundamentos da oratória - Apresentação

Olá, pessoal! Eu sou o Sérgio Carvalho e nós estamos aqui para darmos início ao nosso curso de oratória para líderes. Parabéns por ter tomado essa decisão de aprimorar, de melhorar e evoluir na sua comunicação! Afinal de contas, nós sabemos da importância de falarmos bem em público, de conseguirmos nos comunicar de forma adequada.

E nesse curso nós vamos te ajudar a realizar isso. Aqui nós temos como principal objetivo do nosso curso, que você consiga aprender e desenvolver a sua oratória. Então, você que está aí almejando uma posição de liderança ou acabou de se tornar um líder, ou se você já é um líder, com certeza esse curso vai te ajudar a se comunicar de uma forma mais eficiente, de uma forma que faça sentido e que você consiga desenvolver bem a sua fala contribuindo para a sua atuação.

Para isso, nós vamos ter algumas aulas importantes para você desenvolver esses aspectos. Então vamos dar uma olhada em quais são os pontos:

Fundamentos da Oratória. Então vamos falar do básico que você precisa saber e fazer para conseguir se comunicar de forma adequada. Depois, vamos falar sobre os principais desafios de se comunicar bem, os eventuais problemas, as dificuldades que normalmente acontecem e podem aparecer no seu dia a dia de comunicação e vamos explicar quais são e como superá-las.

Depois nós temos os perfis de oratória - e já adianto, não importa o seu perfil, não fique com medo! Todos os perfis são adequados para falar bem, basta você aplicar alguns princípios para conseguir fazer isso de forma adequada e nós vamos te mostrar como fazer isso.

Depois nós temos os tipos de falas de um líder orador. Então, a fala do feedback, a fala da reunião, a fala de uma apresentação formal - como mudar a sua fala, como adequar a sua fala de acordo com o contexto e com as pessoas. Então vamos mostrar como aplicar no dia a dia todas as técnicas e princípios que formos ensinando ao longo do nosso curso.

E fechamos com a construção da imagem do líder orador. O que é isso? Um bom orador, um bom comunicador, precisa ter uma imagem coerente. As pessoas precisam enxergar aquela credibilidade para aquilo que você quer transmitir. Para isso, nós temos alguns princípios e alguns pontos de atenção que merecem ser olhados.

Com certeza, passando por esses principais aspectos, você tem de tudo para se tornar uma pessoa, um líder, com uma oratória que realmente te dê orgulho e você passará a sentir firmeza de que aquilo que você fala, é ouvido, é escutado e as pessoas respeitam aquilo que você fala. Então, venha conosco nesse caminho!

Fundamentos da oratória - Comunicação verbal

O nosso personagem Jonas terá o desafio de fazer a sua primeira apresentação com a sua equipe. Dez colaboradores e ele vai ter que apresentar quem ele é, quais os projetos que ele tem para área e o que ele espera em termos de perspectiva, em termos de liderança dos liderados.

Então ele tem aí um desafio interessante pela frente. Como ele não tem uma grande habilidade, uma grande desenvoltura e experiência em falar em público, ele sente um pouco a pressão. É uma nova equipe que ele vai liberar e isso bate aquele medo - “como que eu faço para me apresentar passando confiança e passando as minhas ideias de uma forma adequada, para que a minha nova equipe sinta confiança no seu líder?”

E aí ele começa a se questionar – “como que eu devo me preparar? Como eu começo a estruturar esse conteúdo? E na hora? Eu consigo transmitir segurança, mesmo sem ser aquele grande orador com grande experiência de palco? Como que eu faço isso!?”

E claro, tem uma forma de fazer isso corretamente, que é começar com a pré-apresentação. O que é isso? É levantar as informações necessárias, ou seja, qual é o perfil desse público? Ou seja, os 10 colaboradores ali que ele vai liberar? Qual o nível de conhecimento dos projetos da empresa? O nível de senioridade? Como essas pessoas estão ali no momento de carreira? O que elas esperam? Ou seja, levantar todo um contexto para ter certeza e não falar bobagem na hora.

Depois, partir para a apresentação propriamente dita, fazendo a preparação do roteiro e depois estruturando o roteiro em forma de tópicos, para facilitar na hora de falar. Sempre lembrando de que eu preciso adaptar esse conteúdo que eu quero transmitir de uma forma adequada para o meu público, para os liderados e, claro, sem deixar de lado o treino.

Treinar pelo menos cinco vezes a apresentação para ganhar firmeza, para que na hora não seja surpreendido com “essa parte não fez tanto sentido, eu devia mudar isso”. Com certeza o treino é fundamental.

E na hora da apresentação, ter a confiança de quem já treinou, quem preparou e levantou as informações; aí é utilizar as técnicas de começar de forma instigante, de forma a levantar a curiosidade e fechar de forma impactante. Com certeza vão contribuir para uma boa apresentação.

Vamos conversar um pouco sobre comunicação verbal, ou seja, aquilo que você transmite. Quais são os princípios que você precisa observar para fazer uma boa apresentação? Começamos com a chave da comunicação. “Sérgio, o que é isso?” A chave da comunicação é o princípio mais importante. Se você aplicar só ele, com certeza a sua apresentação já muda de figura.

O que é isso? Pare de pensar em você e foque no outro. A comunicação só existe se você transmite uma mensagem para alguém. E essa pessoa precisa compreender a sua mensagem. Para fazer isso, a mensagem tem que ser direcionada para o outro. Ou seja, não ficar pensando “e se eu errar? E se eu gaguejar? E se me der branco?”

Todas essas frases que são muito comuns, são pensando em você, em você que vai fazer a apresentação. Só que o foco da comunicação é o outro. “O que eu posso para que ele compreenda? O que eu posso fazer para que ela se desenvolva? O que eu posso fazer para desenvolver essas pessoas? Qual é essa solução? No que essa mensagem que eu quero transmitir pode ajudar o outro?”

Dessa forma, fazendo isso e observando esse cuidado de pensar em como ajudar a outra pessoa, isso te ajuda a diminuir a sua ansiedade e coloca o foco da comunicação em quem realmente tem que estar, que é na outra pessoa.

Seguindo, nós temos o princípio sentimento. Ou seja, você precisa passar uma harmonia entre aquilo que você está falando, se você realmente acredita. Então você precisa passar sinceridade, emoção e você faz isso conhecendo aquele assunto que você vai apresentar e acreditando naquilo.

Quanto mais firmeza você tiver sobre aquele assunto, quanto mais você acreditar naquele assunto, mais você transparecerá. “Sérgio, então isso quer dizer que todo grande apresentador, todo grande orador, tem essa crença naquilo?” Veja, é possível sim fazer uma boa apresentação interpretando, só que isso já é algo muito avançado. Aqui estamos falando de formar a base e, para formar a base, é melhor que você acredite, que você tenha sinceridade naquilo que você está transmitindo.

Na sequência nós temos o princípio preparação. Se preparar de forma adequada, ou seja, levantar as informações necessárias para uma apresentação. Quem é o público? Quais mecanismos você tem? E as ferramentas que você tem? Tem PPT, não tem? As pessoas estão de pé? Sentadas? Quanto tempo? Todas essas questões preliminares.

Depois, fazer um roteiro adequado escrevendo tudo aquilo que você quer falar e depois quebrando em grandes tópicos, para facilitar a sua forma de compreender a mensagem principal. Isso vai te ajudar, vai facilitar na hora de transmitir e depois treinar.

Preparação leva em consideração o treino para que você não seja surpreendido com “não está funcionando tão bem essa parte”. Se você fizer isso no treino, você percebe antes, consegue arrumar e na hora da apresentação, valendo, você faz uma boa apresentação. Cuidado com isso!

E fechamos com o princípio técnica. Perceba que a técnica é a parte final, é o que fecha, é o que aprimora a sua fala. Se você usar a chave da comunicação, o princípio sentimento, o princípio preparação já vai ser muito bom. Mas se você quer levar para outro nível, aí sim aplicamos técnica.

“Sérgio, como assim?” As técnicas que todo mundo procura para falar bem, na verdade, servem para aprimorar. Mas se a base estiver fraca, não vai funcionar também. Cuidado com isso! Quando falamos de técnica, existem muitas. Só que existem algumas que são fundamentais e podem te ajudar bastante. Então, vamos lá! Contar histórias. Como assim?

Contar histórias é apresentar para as pessoas, para o seu público, um contexto interessante. Você não fala só de técnica, só de números, você mostra algo que aproxima das pessoas. As pessoas vão conseguir compreender melhor a sua mensagem. É só você pensar que na faculdade, na escola ou no cursinho, você deve ter encontrado professores que contavam histórias e davam exemplos, e você nunca os esqueceu.

Pois é! Esse é o poder de vincular uma história com aquele conteúdo técnico que você tem para transmitir. Isso funciona muito bem! Você pode pensar “mas eu não tenho jeito para contar história, como eu faço isso!?” Veja, a estrutura clássica de perguntas, até para o estudo da história formal ou do jornalismo funciona bem.

Então, quando aconteceu? Você pode citar o ano ou aquela medida de tempo, “10 anos atrás” porque isso pode vincular. A pessoa pensa “nesse ano eu estava fazendo tal coisa”. Quando? Onde? Porque isso também vincula. Em São Paulo, no Rio de Janeiro, na Holanda, na Alemanha... Você vincula o local. Também vai funcionar.

Então você falou quando, você falou onde e aí você fala quem. Quem participa? Quem são os personagens dessa história que você está contando? Isso também pode ajudar. Você depois vai falar o que aconteceu. Então aí sim você fala o fato.

Ou seja, você conta a história primeiro dando um contexto. Dizendo quando, onde, quem, aí o que aconteceu e finaliza com o como. Como aconteceu? Qual foi o desenrolar da história? Pode ter certeza que se você colocar nessa estrutura, vai ficar muito mais fácil contar uma história coerente e interessante.

Depois nós temos a técnica do início. O início tem que ser instigante. Você tem que chamar a atenção, prender a atenção das pessoas. Como você faz isso? Por exemplo: com o início, quando você faz a pergunta-chave que você vai responder na sua apresentação. E aí todo mundo fica curioso. “Mas qual é a resposta?” No final da apresentação todo mundo vai saber. Essa é uma forma interessante de abrir a apresentação.

Depois nós temos o fechamento, o fechamento de impacto. Levando um pequeno resumo de tudo que foi falado e concluindo, por exemplo, com um pedido de reflexão, um pedido de ação - porque esse é o sentimento que a pessoa sai da apresentação. Então se você der energia e força nessa mensagem final, com certeza o público vai sair com uma boa impressão da sua fala.

Então pessoal, recapitulando. A chave da comunicação: pare de pensar em você e foque no outro. A comunicação é para ele. O princípio sentimento: tenha coerência, verdade e transparência com aquilo que você transmite. O princípio preparação: levante as informações, faça o roteiro, quebrem em tópicos e treine. E depois o princípio técnica: conte histórias utilizando a estrutura clássica. Início para chamar atenção e fechamento impactante.

Com certeza com esses fundamentos de comunicação verbal, a sua fala vai se tornar excelente e você começará a caminhar para uma fala profissional.

Fundamentos da oratória - Comunicação não-verbal

O nosso personagem Jonas recebeu a notícia que vai precisar fazer uma apresentação em 30 minutos. O seu diretor iria realizar, mas ele teve um imprevisto e falou “Jonas, você vai ter que fazer essa apresentação no meu lugar”.

E aí bateu aquela insegurança, bateu aquele medo de “como é que eu vou me preparar em tão pouco tempo!?” Trinta minutos para fazer essa apresentação - e detalhe: substituindo o diretor, que além de ter esse cargo importante, é considerado um grande orador por todo mundo. E aí fica o questionamento do nosso personagem: “o que eu posso fazer para garantir a melhor apresentação possível dentro desse cenário de urgência? ”

Pessoal, a resposta para o nosso personagem é dar atenção para sua comunicação não-verbal. Até porque a verbal, aquilo que ele fala, ele ajudou a preparar a apresentação os slides para o seu diretor. Então isso ele conhece. Então a comunicação não-verbal, ou seja, aquilo que ele não fala, aquilo que ele transmite com o olhar, com a postura, é que ele precisa dar uma atenção especial.

Ou seja, passar, transmitir uma confiança, uma serenidade; olhar para as pessoas, olhar olho no olho para transmitir confiança; utilizar os gestos; se movimentar de forma adequada sem exagero, mas sempre de uma forma coerente com aquilo que ele quer demonstrar; e ter na face, no seu rosto, transmitindo a mensagem coerente com o que ele está falando.

Ou seja, a palavra de ordem é harmonia. Ele precisa transmitir harmonia dentro do que ele está falando com aquilo que ele está demonstrando com o corpo. Se ele conseguir fazer essa ligação entre o conteúdo e o seu corpo, passando serenidade e confiança, com certeza vai ser uma boa apresentação, ainda que de última hora.

Pessoal, vamos conversar um pouco sobre comunicação não-verbal e entender que a comunicação não-verbal, ou seja, aquilo que você não fala, transmite pelo menos 50% do que você quer dizer. Ou seja, tem estudos que apontam que mais de 50% da nossa comunicação é feita de forma não-verbal.

Então é muito importante que você preste atenção na sua comunicação não-verbal. Porque, às vezes você fala bem e você consegue desenvolver, só que a sua comunicação não-verbal te derruba, te entrega. Lembra de alguma apresentação, de alguma aula que você assistiu e você falou “cara, eu não consigo sentir firmeza nesse palestrante (a)”. Sabe por que isso acontece? Esse pode ser um dos motivos, essa desarmonia. Ele está falando uma coisa, mas o corpo dele está transmitindo outra.

E para gerar essa harmonia, bons apresentadores, grandes pessoas que conseguem se apresentar, têm a habilidade de fazer a coisa parecer sem problema. Só para quem está começando, é melhor que você faça esse alinhamento com consciência. Não deixe no automático porque pode te prejudicar. Aí entra a importância de treinar, gravando ou no espelho, porque aí você consegue enxergar o que você está fazendo.

Quais são os princípios de uma boa comunicação não-verbal? Primeiro a postura. Então tenha uma postura adequada. Via de regra, confiança. O que é essa confiança? Como é que se transmite isso? Colocando sem ficar para baixo, com medo, falando sem muita expressão. Não! Jogue para cima, barriga para dentro e peito para fora.

Realmente fique em uma postura de confiança, em uma postura confortável, mas que transmita confiança, serenidade e que você sinta segurança. Então fique em uma posição que realmente te dê conforto e te dê o poder. Você está falando, você está apresentando. Então você tem que transmitir essa energia para quem está enxergando.

Então, olhe nos olhos das pessoas. Se você estiver em um palco e tiver a possibilidade de andar, ande de um lado para o outro, ande devagar. Esse é o segredo! De um lado para o outro, devagar e olhando para as pessoas.

Vá passando o olhar para todo mundo e dessa forma você transmitirá uma energia, uma confiança e passará também a conexão por estar olhando para as pessoas. Nunca fique de costas, exceto se você está fazendo uma demonstração muito específica. Mas evite ao máximo porque isso parece que você não está dando atenção para as pessoas. Cuidado!

No segundo princípio nós vamos falar dos gestos. Ou seja, nós sabemos que tem pessoas que se movimentam mais ao falar e tem outras que nem tanto. Qual é o ideal? O equilíbrio! Então não faça demais, para que fique uma coisa maluca, e nem de menos, para que fique parecendo que você está amarrado.

Não! Cuidado! Utilize de forma adequada. Inclusive, em linha com o que você quer falar. Por exemplo: você quer transmitir força, você quer dar um exemplo de energia, de força. Você pode cerrar o punho e falar “porque isso tem que ser feito dessa forma! ” Você passará uma energia.

Então utilize os gestos de forma adequada e tenha como regra, por exemplo, como você usa os braços e as mãos. Sempre na linha dos seus ombros, ou seja, aqui dentro dos seus ombros. Você pode ir movimentando. Fora dos ombros gera uma sensação estranha. Então, cuidado!

Se você conseguir manter esse equilíbrio dentro da linha dos seus ombros, vai funcionar bem. A mesma coisa para as suas pernas, na linha dos ombros, nem muito fechada e nem muito aberta. Normalmente passa essa mensagem de segurança, confiança e conforto para funcionar bem.

E por fim, o princípio face, ou seja, o seu rosto. Você tem que transmitir em linha com aquilo que você fala. Se você conta uma piada, mas com uma cara triste, fechada e de raiva - está desalinhada. Então cuidado com isso! A mesma coisa vale se você estiver fazendo uma explicação técnica, não tem porquê você ficar dando risada a todo momento. Então o seu rosto tem que transmitir naturalidade com aquilo que você está passando, com a mensagem que você está falando.

É por isso que, se você estiver alinhado com a sua mensagem, vai funcionar bem e você vai transmitir aquilo que é. Então, leve naturalidade. Não fique tão nervoso a ponto de pensar - “não, mas agora eu estou fazendo uma apresentação e eu tenho que ficar extremamente tenso!”

Não, não é isso! Você está conversando. Pense que comunicar é conversar, então você está conversando. Converse de forma natural, porque com certeza a naturalidade vai te dar o tom correto da sua comunicação não-verbal. A mesma coisa vale para o seu tom de voz. Se você colocar muito peso, engessará porque você estará tenso. Vai passar um desalinhamento entre a comunicação verbal e a não-verbal.

Então, pessoal, quais são os três princípios da comunicação não-verbal? A sua postura de forma adequada passando confiança e segurança, os seus gestos de forma coerente com a mensagem que você quer transmitir e a sua face, o seu rosto de forma adequada e coerente. Sempre em harmonia, comunicação verbal e não-verbal. As suas falas vão melhorar e muito!

Sobre o curso Oratória para líderes: como se comunicar profissionalmente

O curso Oratória para líderes: como se comunicar profissionalmente possui 117 minutos de vídeos, em um total de 35 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Liderança em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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