Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Stream > Conteúdos de Stream > Primeiras aulas do curso OBS Studio: configurando sua gravação

OBS Studio: configurando sua gravação

Primeiros passos - Apresentação

Boas-vindas Você precisa produzir um vídeo conversando com o seu público enquanto faz uma apresentação de slides, manuseia algum tipo de objeto ou até mesmo mostra a tela do seu computador? Se a resposta é sim, esse curso da Alura é para você! Seja você um influencer, um professor ou professora, ou até mesmo um profissional que precisa produzir esse tipo de conteúdo.

Aqui vamos utilizar o OBS Studio que é uma ferramenta gratuita de código aberto, além de ser a ferramenta mais utilizada para esse tipo de gravação no mercado. O meu nome é Bruno Cruci e eu vou conversar com você sobre como fazer um setup de gravação dentro dessa ferramenta, além de dar algumas dicas de como você pode engajar melhor o seu público e também vou te mostrar todos os equipamentos disponíveis no mercado para esse tipo de gravação.

Eu espero que vocês estejam empolgados e eu te vejo na próxima aula. Até mais.

Primeiros passos - Overview do projeto

Neste curso vamos fazer um setup de gravação para um Broadcast. Broadcast são programas que gravamos em estúdio com o intuito de transmitir para um público através de alguma plataforma.

Por exemplo: um programa de auditório é um broadcast, um podcast, um canal no YouTube que eu gravo sempre no mesmo lugar, seja o meu quarto, ou seja a minha sala. Ou um vídeo aula também que eu vou divulgar em qualquer tipo de plataforma ou mesmo enviar para as pessoas através de e-mail. Tudo isso são broadcasts.

É importante termos essa definição em mente porque os equipamentos de broadcast são específicos, são para gravações em lugares fechados, são para gravações em lugares que não vão ficar mudando de alocação e eu posso contar com uma certa estabilidade, eu não preciso de tanta mobilidade nos meus equipamentos.

Para este curso você vai precisar ter no mínimo um computador e uma câmera. Essa câmera pode ser uma webcam ou uma DSLR com placa de captura. Se você não sabe o que é uma DSLR e nem uma placa de captura, fica tranquilo que até o final do curso eu vou explicar para vocês o que é isso.

E se você ainda não tem uma câmera e nem uma webcam tudo bem também, porque eu vou aconselhar vocês quais são os melhores equipamentos para você comprar que atendem essas necessidades de produção.

Se você ainda não baixou o OBS Studio eu vou deixar no Para Saber Mais mostrando todo o caminho para você baixar o programa, instalar na sua máquina e deixá-lo configurado para começarmos a trabalhar. Agora vamos entender a interface e o fluxo de trabalho dentro do OBS Studio para começarmos a produzir nossos vídeos.

Primeiros passos - Interface e fluxo de trabalho

Essa aqui é a Interface do OBS Studio, ela é dividida em docas e vamos entender como funciona essa relação entre elas para entender o fluxo de trabalho.

Eu tenho aqui primeiro essa doca que é a principal que chamamos de Prévia. Tudo o que estiver passando nessa tela aqui que agora está preta, é o que será gravado no nosso vídeo. Depois dela eu tenho essa doca aqui chamada Pontes, aqui é onde eu vou inserir pontes de mídia e todas as fontes de mídia vão aparecer aqui na Prévia.

Depois das pontes, eu tenho uma parte de Cenas, que são conjuntos de pontes, eu já vou explicar isso para vocês. E aqui, outra doca super importante que é a doca de Controles, onde eu começo uma gravação, onde eu começo uma configuração diferente para a minha gravação. Além disso, eu tenho aqui o mixer de áudio, onde eu posso abrir todas as entradas de áudio do meu computador e uma doca para controle de transições entre cenas.

Para começarmos a ter uma imagem ali eu vou adicionar uma ponte nessa cena padrão, ele já vem com uma cena criada aqui. Eu venho aqui nesse ícone mais, vou colocar aqui dispositivo de captura de vídeo. Ele pede para dar um nome para isso, no caso eu vou colocar “WebCam”, vou dar um "Ok" e ele já vai pegar a imagem da minha webcam e colocar aqui para nós.

Agora, se eu começar a gravação, clicando em "iniciar gravação", essa imagem da webcam já vai ser gravada. Eu vou colocar só para exemplo, para entendermos melhor outra fonte, eu vou colocar aqui uma fonte de mídia. Eu não estou passando e explicando todos os pormenores dessas janelas, porque vamos passar por tudo isso minuciosamente. O objetivo aqui é só entender a mecânica de trabalho do programa.

Agora que eu coloquei essa fonte de vídeo nova, a minha imagem da webcam sumiu, porquê? Aqui na minha doca de Pontes, a minha fonte de mídia, que é esse vídeo do disco, está por cima da webcam. Eu sempre vou visualizar primeiro o que estiver em cima. Se a minha fonte de mídia que é o vídeo está em cima da webcam eu não vou enxergar a webcam que está aqui nesse espaço embaixo, eu preciso colocar embaixo. Eu vou sempre ter essa hierarquia, porque se estiver em cima eu vejo primeiro.

Agora vou criar outra cena que vai se chamar “Cena Dois” mesmo porque aqui estamos só estudando, estamos só analisando um caso hipotético. E vou colocar outra fonte de mídia, vou colocar outro vídeo qualquer só para termos uma noção. Eu posso dimensionar também as fontes, toda fonte que eu coloco esse quadrado vermelho que fica nela é o tamanho total dela, podemos dimensionar aqui e encaixar.

Agora eu tenho duas cenas. Tenho a cena um que eu tenho essa configuração, tenho webcam e a fonte de mídia, e tenho a cena dois que eu só tenho uma fonte de mídia. As cenas são configurações, são conjuntos de pontes, que são exibidos em um dado momento e eu posso me alternar entre eles.

Além disso, aqui nessa doca de controles, eu tenho um botão chamado Modo Studio. E quando eu ligo o Modo Studio eu vou fazer uma transição entre cenas de forma controlada, o que está sendo gravado está sempre nesse painel aqui, que é o painel programa.

Eu tenho aqui um painel “prévia”. Isso quer dizer que se eu colocar a cena dois para acontecer, essa cena dois que está aqui rolando toda preta ainda não está sendo gravada. Quando eu quiser que ela seja gravada eu clico aqui em transição e aí ele vai fazer a transição de uma cena para outra. No caso, a cena um veio para cá para fazer a transição também.

Esse Modo Studio é muito utilizado quando estou fazendo transmissão ao vivo, porque normalmente ali eu preciso ver o que vai entrar antes de gravar, antes de ir para o público porque ali tenho um peso muito maior porque de fato está indo para o público, eu não posso errar.

Isso me dá uma garantia na troca entre cenas. E também me possibilita editar uma cena enquanto eu não estou utilizando ela. Por exemplo, essa cena aqui está sendo gravada, estou modificando a cena um. Agora quando eu clico na transição a cena um vem para cá modificada.

Esta é a Interface e se eu quisesse começar uma gravação bastaria eu clicar aqui e iniciar gravação e tudo bem, essa cena aqui do programa já está gravando e eu ainda posso fechar o Modo Studio que a gravação continua. Essa borda vermelha não vai sair, isso daqui é só porque está sendo selecionado essa fonte de mídia.

O que vai ser gravado vai ser isso aqui, sem nenhuma borda de seleção, quando eu passo o mouse aqui e fica azul isso também não é gravado. É só a posição da fonte de mídia e a fonte de mídia mesmo, que neste caso é webcam e esse vídeo.

Agora que já sabemos como funciona o nosso fluxo de trabalho, vamos organizar um pouco nosso conteúdo antes de começar de fato a gravação.

Sobre o curso OBS Studio: configurando sua gravação

O curso OBS Studio: configurando sua gravação possui 96 minutos de vídeos, em um total de 38 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Stream em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Stream acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas