Alura > Cursos de Data Science > Cursos de SQL e Banco de Dados > Conteúdos de SQL e Banco de Dados > Primeiras aulas do curso MySQL Administrator: configurando e monitorando o servidor

MySQL Administrator: configurando e monitorando o servidor

DBA e instalação do MySQL - Apresentação

Olá, tudo bem? Meu nome é Victorino Vila e serei seu instrutor no curso de MySQL Admin: Configurando e Monitorando o Servidor.

Audiodescrição: Victorino é um homem de pele clara, com cabelos curtos e grisalhos, e um cavanhaque escuro rente ao rosto. Está vestindo uma camiseta preta. À sua frente, um microfone apoiado por um braço articulado. Ao fundo, uma parede iluminada por um degradê de tons de azul.

Este curso é voltado para pessoas que desejam aprender a instalar o MySQL em um ambiente corporativo, também para pessoas que querem aprender a fazer conexões entre o cliente e o servidor; entender como a pessoa DBA, que é a profissional responsável pelo ambiente do MySQL, deve atuar no tuning de hardware, visando uma melhor eficiência do banco de dados MySQL.

Além disso, se você deseja aprender sobre as variáveis de sistema do MySQL, neste curso vamos dar ênfase a:

Outro ponto que você vai encontrar neste curso é o conceito de tablespace e como administrá-las.

E finalmente, se você está interessado em conhecer o MySQL Slab e para quê ele serve, você está no lugar certo. É neste curso que vamos abordar tudo isso!

Vamos usar como estudo de caso para este curso a base de dados da empresa Sucos S.A.

Essa base é um banco de dados de vendas de uma empresa de sucos de frutas, que possui muitos registros e apresenta problemas de ambiente e de performance. Vamos usar essa base de dados como exemplo para ilustrar todos os conceitos que serão abordados aqui no curso.

Ao concluir este curso, você será capaz de:

Avaliar o tipo de instalação de MySQL que uma empresa precisa.

Você também estará apto a recomendar os tipos de tablespaces que a empresa vai utilizar e onde, por exemplo, elas vão ficar salvas.

Você vai entender o que significa a variável de ambiente, de sistema de MySQL. E vai saber procurar o significado de alguma delas que possa resolver um determinado problema que a pessoa usuária tenha na base de dados.

Além disso, você vai concluir este curso sabendo como monitorar e acompanhar o rendimento do banco de dados.

Pré-requisitos

Para aproveitar bem o conteúdo deste curso, recomendamos que você tenha um conhecimento básico de SQL. De preferência, que tenha feito a formação de MySQL que oferecemos aqui na Alura.

E não se preocupe se você acha que esse assunto é muito difícil para você. Vamos acompanhar juntos em todas as aulas.

Vamos nessa! Um abraço e até o próximo vídeo!

DBA e instalação do MySQL - Entendendo o papel do DBA

Ao iniciarmos o curso sobre Administração do MySQL, é crucial compreender o papel fundamental do DBA e do ambiente no qual ele está operando.

Esse conhecimento será a base para entender como esses profissionais sustentam e otimizam o banco de dados nas organizações, garantindo eficiência e segurança operacional. Os DBAs enfrentam vários desafios dentro das organizações. Vamos mencionar os principais desafios que o DBA enfrenta.

Este é o primeiro vídeo da primeira aula da nova formação, que é a formação de MySQL Administração.

A pessoa que administra o ambiente de SQL é um profissional que tem um cargo chamado DBA.

Então, vamos falar um pouco sobre o que é o DBA. que significa essa sigla?

DBA (Database Administrator)

DBA é a pessoa responsável por administrar o ambiente do servidor e o software que gerencia as bases de dados. No nosso caso, claro, é o profissional que vai gerenciar o ambiente do MySQL.

Vamos entender um pouco o que o DBA faz. A primeira característica é avaliar o ambiente. O DBA será o profissional que vai avaliar os hardwares necessários para a instalação e, claro, o funcionamento do MySQL.

Cabe ao DBA avaliar se os equipamentos disponíveis são suficientes para que o banco de dados possa corresponder às necessidades operacionais da empresa.

Outra característica do DBA é que é responsável por configurar o acesso à base de dados. Ou seja, através de conexões, configura a forma com que os clientes vão acessar o servidor. Acaba fazendo essa configuração de forma segura para que o acesso entre o cliente e o servidor não seja, por exemplo, hackeado.

Também é função do DBA manter o banco de dados performático. Um dos instrumentos à disposição do DBA para fazer isso são os índices. Os índices são estruturas que melhoram as consultas e o retorno dos dados. Então cabe ao DBA buscar os melhores índices para que eles sejam usados nas aplicações que acessem os bancos de dados.

O DBA também é responsável pela armazenagem do dado no disco. E cabe a ele, claro, fazer o backup das informações para que elas não sejam, por exemplo, perdidas.

Também é função do DBA recuperar esses dados quando eles forem perdidos ou então por uma necessidade qualquer do usuário de negócio ou do usuário de desenvolvimento.

Cabe ao DBA ajudar esses usuários de desenvolvimento na hora de fazer cargas, por exemplo, de grandes volumes para dentro da base de dados, criar e apagar dados indesejados, desfragmentar o banco e fazer a manutenção das tabelas.

O DBA é responsável por monitorar a instalação de um ambiente MySQL. Cabe então ao DBA ficar observando os recursos que estão sendo consumidos pelo banco e fazer um gerenciamento pontual na instalação para que ele se adapte às necessidades atuais dos usuários do banco.

O DBA é responsável por configurar o ambiente através de arquivos de inicialização e dentro desses arquivos de inicialização ele pode configurar uma série de propriedades, como por exemplo, configurar o autoincremento do tamanho das bases de dados, número de conexões simultâneas que o banco vai suportar, administrar os esquemas de dados, enfim, diversas propriedades que são configuradas nesses arquivos de inicialização.

Por fim, o DBA também é responsável por administrar os usuários que vão acessar, por exemplo, um banco MySQL. Cabe a ele criar usuários básicos, usuários avançados e usuários que vão poder, por exemplo, fazer backups, usuários que vão, por exemplo, só ler dados, enfim, cabe a ele administrar esses usuários e determinar as principais funções que cada um vai fazer lá dentro da base de dados.

São essas as funções básicas de um DBA dentro do ambiente de MySQL.

Algumas pessoas hoje em dia questionam se ainda existe a necessidade de um DBA e se a empresa precisa manter um DBA, por exemplo, dentro dos seus quadros de funcionários.

E por que essa dúvida?

Porque existem já algumas ferramentas que acabam otimizando a administração do banco de dados de forma automática e também com o uso contínuo de banco de dados em nuvens, ou seja, cada vez mais as empresas estão colocando seus bancos de dados em grandes repositórios fora da empresa.

A pessoa DBA aparentemente perde um pouco de sentido, já que toda essa parte de manutenção da base, fazer backup, manutenção dos dados, acaba sendo responsabilidade do administrador da nuvem.

Mas essas novas tecnologias, elas não invalidam a necessidade de um DBA dentro da empresa. Talvez aí as funções desse profissional tenham que ser, por exemplo, modificadas, ou seja, cabe ao DBA ser ou não expert nas ferramentas de produtividade ou então cabe ao DBA entender a fundo como criar e administrar recursos de bancos de dados em nuvens.

Próximo passo

Agora que você sabe então as principais funções de um DBA, vamos então fazer a primeira função que ele tem quando chega em uma empresa, que é instalar uma SQL no ambiente corporativo. Vamos fazer isso no próximo vídeo.

DBA e instalação do MySQL - Instalando o MySQL

Vamos instalar o ambiente do MySQL.

Mas por que gravar um vídeo de uma aula mostrando como instalar o MySQL, já que provavelmente você já tem o MySQL instalado na sua máquina?

Faremos isso porque uma pessoa DBA precisa saber como instalar o MySQL. Precisa conhecer todas as possibilidades da instalação completa do MySQL.

Então, o que faremos aqui é executar uma instalação e mostrar todas essas opções existentes para que você saiba quais são essas opções quando for fazer a instalação do MySQL no seu cliente.

Se você já tem o MySQL instalado na máquina, não precisa desinstalá-lo.

Mas também, não tem nenhum problema se você desinstalar a versão que tem na sua máquina e instalar novamente seguindo os nossos passos. Fica a seu critério. Combinado?

Vamos acessar o site para download do MySQL

Vamos fazer a instalação da versão Community do MySQL, que é a versão livre.

Sabemos que existem duas versões do MySQL, a Community e a Enterprise, que é paga. Em termos de funcionalidade, as duas versões são iguais, mas a Enterprise permite que você tenha um suporte 24 horas por dia e você pode acessar algumas ferramentas de produtividade.

Claro que vamos escolher a versão Community porque não precisamos pagar para ter o MySQL.

Se você, ao assistir esse vídeo e estiver repetindo todos os passos que estamos fazendo aqui e encontrar uma outra versão mais atual, não tem problema.

Sempre instale a versão mais atual do MySQL.

Temos duas formas de instaladores, o Web Community e o Community. O Web Community vai baixar apenas um pequeno instalador e os downloads serão efetuados durante a instalação. Já o Community vai baixar o produto todo. Vamos escolher o Community, ou seja, vamos clicar no segundo download de cima para baixo.

Então, vamos ver essa tela onde precisamos entrar com o nosso usuário Oracle Web Account.

Esse usuário é um usuário que precisamos nos registrar na Oracle para fazer o download de qualquer produto deles.

Se você não tiver esse usuário, deve selecionar a opção "Sign Up". Você vai preencher um pequeno questionário e vai ter o seu login e senha de forma gratuita.

Caso você já tenha esse login, clique no botão "Login".

Já temos esse usuário. Vamos clicar aqui em Login.

Vamos fazer o download e vamos executar esse instalador que baixamos.

Vai abrir uma janela com as nossas primeiras opções de escolha.

Qual é o tipo de setup que queremos fazer? Temos quatro opções:

Server Only: somente o servidor do banco de dados vai ser instalado. Essa opção é perfeita para sistemas que vão funcionar com o servidor de banco de dados sem necessidade de ferramentas adicionais de desenvolvimento ou de administração do ambiente.

Client Only: vai instalar todos os produtos clientes do MySQL. Isso não vai incluir o servidor do banco de dados, claro. E vai ser útil quando precisamos apenas de um cliente para se conectar a um servidor MySQL remoto.

Full: como o próprio nome diz, instala todos os produtos e recursos que são oferecidos pelo MySQL. Recursos de servidor, clientes, ferramentas de administração, desenvolvimento e utilitários adicionais.

Essa é uma boa escolha se você quer ter todas as funcionalidades disponíveis para gerenciar, desenvolver e interagir com o banco de dados MySQL.

Custom: faz com que tenhamos que selecionar manualmente os produtos e as características do MySQL. Isso nos dá mais controle sobre a instalação e permite que possamos personalizar os componentes que vão ser instalados no sistema de acordo com as nossas necessidades.

Vamos escolher a opção Full e clicar em "Next".

Aparecerá uma lista dos produtos que serão instalados. Clicamos em "Execute".

Enquanto a instalação vai correndo, podemos clicar em "Show Details" e olhar e ver o que está acontecendo durante o processo de instalação.

Vamos aguardar um tempo até a instalação terminar.

Terminando a instalação, clicamos em "Next". Vamos passar agora para a configuração da instalação. E essa é a nossa primeira tela de configuração.

Vamos parar o vídeo por aqui e no próximo vídeo vamos dar ênfase na configuração do nosso ambiente que acabamos de instalar.

Sobre o curso MySQL Administrator: configurando e monitorando o servidor

O curso MySQL Administrator: configurando e monitorando o servidor possui 187 minutos de vídeos, em um total de 47 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de SQL e Banco de Dados em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda SQL e Banco de Dados acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas