Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de Data Science > Cursos de Business Intelligence > Conteúdos de Business Intelligence > Primeiras aulas do curso Looker Studio: parâmetros e combinações de dados

Looker Studio: parâmetros e combinações de dados

Realizando a importação dos dados - Apresentação

Boas-vindas ao curso Looker Studio: parâmetros e combinações de dados da Alura! Eu sou a Maria Gabriela, instrutora de Data Science, e irei te acompanhar ao longo dessa trajetória.

Maria é uma mulher de pele clara, cabelos lisos longos na cor castanho-escuro, e olhos castanho-claro. Ela veste uma camiseta preta e está sentada em frente a uma parede branca com iluminação verde e um cenário com EVA nas cores verde-limão e verde-militar.

Conhecendo o caso de uso

Estamos trabalhando para a Meteora, um e-commerce especializado em venda de roupas, novas e usadas, e a empresa nos contratou para desenvolver um relatório de vendas, trazendo insights sobre a performance de vendas da companhia. Para isso, vamos utilizar o Looker Studio no desenvolvimento dos relatórios, além de alguns recursos adicionais.

Durante esse processo, você vai aprender a configurar um banco de dados no servidor, a importar dados para o banco de dados MySQL, a realizar conexões no MySQL e no Google Sheets, e a criar métricas de vendas.

Além disso, você entenderá como funciona a combinação de dados, o que são joins, e como se dá seu funcionamento. Aprenderemos também o que são parâmetros e como eles podem ajudar na interação da pessoa usuária.

Esse curso é voltado para BI e para a ferramenta Looker Studio. Caso queira aprender mais sobre SQL, teremos uma recomendação de conteúdo para você durante o curso!

O curso foi feito com bastante carinho e pensado didaticamente para seu melhor aprendizado! Lembre-se de realizar as atividades e de acompanhar o projeto do curso no decorrer das aulas.

Te espero no próximo vídeo!

Realizando a importação dos dados - Conhecendo o Case Meteora

Nesse vídeo, conheceremos um pouco melhor o case em que vamos trabalhar!

Case a ser desenvolvido

A Meteora é um e-commerce especializado na venda de roupas novas e usadas, oferecendo uma ampla variedade de produtos para todos os tipos de cliente.

O objetivo da Meteora é garantir uma experiência agradável e confiável, disponibilizando produtos de alta qualidade e preços competitivos.

Com isso em mente, o diretor da Meteora percebeu a importância de acompanhar o desempenho das suas vendas, uma vez que esse acompanhamento pode ajudar a gerar novas estratégias para o crescimento da empresa. Para o sucesso da Meteora, é preciso acompanhar de perto esse desempenho.

É nesse momento que começa nosso desafio!

O diretor nos contratou para desenvolver um relatório, a partir de uma base de dados no MySQL e uma planilha no Google Sheets.

A partir disso, traremos nossas análises sobre o desempenho do produto, além de outras métricas super importantes de serem acompanhadas no desempenho das vendas. São elas:

Além dessas métricas, também traremos algumas análises, como lucro por mês e ano, vendedores com mais vendas, produtos mais vendidos, vendas por estado, e o ticket médio por ano.

Para obter as métricas e as análises da Meteora, vamos utilizar os recursos de combinação de dados e parâmetros. Entenderemos o que são esses recursos, como fazê-los, e como aplicá-los no Looker Studio.

Tanto a combinação de dados quanto os parâmetros são recursos valiosos que nos ajudarão a deixar o relatório mais interativo para a pessoa usuária.

Conclusão

Agora que já entendemos nossos objetivos, vamos continuar com nosso projeto?

Te espero no próximo vídeo!

Realizando a importação dos dados - Conexão

Com o ambiente pronto, podemos partir para a conexão com o Looker Studio!

Conexão

Para isso, na página inicial do Looker Studio, vamos clicar no botão "Criar" no canto superior esquerdo. Será aberto um menu suspenso, em que vamos selecionar a opção "Fonte de dados".

Como vamos nos conectar com um banco de dados MySQL, rolaremos a página para encontrar esse conector específico na lista "Google Connectors".

Ao clicar sobre ele, serão solicitados os dados.

Os dados que iremos adicionar estão no Railway. Começaremos copiando o "MYSQLHOST", que corresponde ao link do servidor, para incluir no campo "IP ou nome do host".

containers-us-west-38-railway.app

Em seguida, temos o campo "Porta", que é opcional, mas é muito interessante adicionar. Então, vamos copiá-la de "MYSQLPORT" no Railway.

5559

O banco de dados é o da Meteora, então vamos digitar apenas meteora nesse campo.

meteora

Na sequência, temos o campo "Nome de usuário", que será o padrão do MySQL:

root

Por fim, vamos copiar a senha de "MYSQLPASSWORD" no Railway e colar no último campo no Looker Studio. Após isso, podemos realizar a autenticação clicando no botão "Autenticar".

Existem duas formas de conectar os dados, mas, por enquanto, faremos isso por meio das tabelas. Assim como o Google Sheets, que tem várias abas dentro de uma planilha, no banco de dados, não conseguimos trazer todas as tabelas simultaneamente. Então, traremos uma a uma.

Vamos começar pela tabela itens_pedido. Ao selecioná-la, o botão "Conectar" no canto superior direito ficará habilitado e clicaremos sobre ele para fazer a conexão com os dados.

Feito isso, serão trazidas as seguintes dimensões:

É interessante verificar quais são os tipos de dados que estão em cada dimensão. No caso de estado, temos uma dimensão geográfica, definida com o tipo "Subdivisão do país (1º nível)".

O restante das dimensões possui o tipo "Número"; podemos manter dessa forma.

Agora vamos clicar no botão "Criar relatório", localizado no canto superior direito, para podermos adicionar as tabelas restantes.

Será aberta uma página de relatório em branco. Nessa página, clicaremos na opção "Adicionar dados" na barra de menu superior.

Essa opção abrirá novamente a lista de conectores, da qual vamos selecionar o conector MySQL e incluir os dados do Railway mais uma vez. Agora faremos o mesmo processo para as tabelas pedido e produto.

Algo interessante que podemos fazer na página de relatório é verificar o nome das fontes de dados, no painel lateral direito ("Dados"). No nosso caso, as três tabelas estão com o nome meteora, então seria legal renomeá-las para identificar qual tabela estamos trazendo.

No canto esquerdo das opções da lista de fonte de dados, clicaremos no ícone de lápis, intitulado "Editar fonte de dados". Vamos renomear a primeira tabela como itens_pedidos, a segunda como produto, e a terceira como pedidos.

Ainda há uma fonte de dados no Google Sheets que precisamos conectar. Essa planilha traz para nós os nomes dos vendedores. Então, vamos novamente clicar na opção "Adicionar dados", dessa vez para selecionar o conector "Planilhas Google".

Na seção "Todos os itens", encontramos o arquivo "Meteora - vendedores". Ao clicar sobre ele, teremos a página da tabela vendedores.

À direita, serão exibidas as opções:

Por padrão, temos as duas primeiras opções marcadas. Manteremos dessa forma.

Selecionada a tabela, podemos clicar no botão "Adicionar" no canto inferior direito.

Após isso, conseguiremos visualizá-la no painel lateral direito "Dados", onde estão as fontes de dados. Então, temos as conexões das tabelas itens_pedidos, produto, vendedores, e pedidos.

Conclusão

Já conhecemos nosso estudo de caso, visualizamos os dados, e criamos a conexão. Agora temos tudo pronto para começarmos a criar o relatório para a Meteora, criando as métricas e explorando elas no Looker Studio.

Após esse vídeo, deixamos uma atividade com todas as métricas, para que você possa colocar em prática seus conhecimentos e se desafiar no Looker Studio.

Te vejo na próxima aula!

Sobre o curso Looker Studio: parâmetros e combinações de dados

O curso Looker Studio: parâmetros e combinações de dados possui 82 minutos de vídeos, em um total de 34 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Business Intelligence em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Business Intelligence acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas