Olá! Boas-vindas! Sou a Ana Mascarenhas, especialista em marketing digital e instrutora na Alura. Vou te acompanhar durante toda nossa jornada de aprendizagem neste curso sobre LinkedIn Page
Antes de tudo, por motivos de acessibilidade, vou me autodescrever!
Audiodescrição: Ana se autodescreve como uma mulher de pele parda e olhos pretos. Seus cabelos são pretos e cacheados e estão presos. Está usando brincos dourados e uma camiseta azul-escura com a logo da Alura. Ao fundo, uma parede branca com iluminação em tons de rosa e alaranjado.
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre o curso, para quem ele é destinado e alinhar nossas expectativas antes de você concluir a sua matrícula.
Neste curso, vamos discutir sobre LinkedIn Page. Afinal, o que é isso? Para que utilizamos essa estratégia em meio a todas as nossas estratégias de marketing digital? E por que é importante estar presente na plataforma do LinkedIn para um reforço positivo de marca?
Vamos utilizar, neste curso, o exemplo da empresa Fokus, que é um aplicativo de gestão de tempo baseado na técnica Pomodoro. Vamos aprender a criar nossas LinkedIn Pages, com descrições alinhadas às técnicas e objetivos de SEO para que a sua empresa ou serviço seja encontrado por quem está, de fato, procurando e interessado por ele.
Vamos entender quais são os tipos de conteúdo possíveis de serem criados dentro do LinkedIn, e até mesmo como utilizar a inteligência artificial para nos ajudar a criar esse tipo de conteúdo. Vamos entender também como se dá a inserção em grupos e comunidades para continuar difundindo nosso conhecimento e para criar nossa própria audiência na plataforma.
Por último, mas não menos importante, vamos entender como mensurar os resultados de todas essas boas práticas e estratégias de criação de conteúdo e de posicionamento de marca na plataforma.
Este conteúdo foi feito para você, que é uma pessoa social mídia, estudantes de marketing digital, pessoas que estão à frente do cuidado das redes sociais de uma empresa em que colaboram ou em suas próprias empresas.
Não importa se você tem uma empresa de produto, de serviço, de venda, ou se você é uma pessoa autônoma que está divulgando o seu nome e a sua prestação de serviços. Este curso vai te ajudar a dar os primeiros passos dentro da plataforma do LinkedIn.
Expectativas alinhadas? Quer saber sobre o que vamos fazer neste curso? Então, é hora de efetuar sua matrícula aqui e nos acompanhar no restante das aulas!
O que é a LinkedIn Page? Sobre o que vamos falar ao longo deste curso? Antes de começarmos, vamos conhecer o projeto que utilizaremos ao longo das nossas aulas para colocarmos em prática tudo o que vamos aprender sobre as otimizações da LinkedIn Page.
Fokus é a empresa ou projeto que vamos utilizar ao longo do curso. Se trata de um aplicativo de gerenciamento de tarefas baseado no método Pomodoro. A Fokus é uma empresa que está iniciando no mercado, mas já tem uma base de clientes interessantes e está ativa em outros canais digitais, como redes sociais, site, canal do YouTube, e assim por diante.
No entanto, a equipe de marketing e a parte de estratégia do produto, isto é, do aplicativo da Fokus, entenderam que estão perdendo um espaço importante. Existe uma lacuna no planejamento de estratégias de marketing digital, que é a ausência da Fokus na plataforma do LinkedIn.
Nosso grande desafio é fortalecer a marca da Fokus entre as pessoas profissionais e entre as empresas da área que estão na plataforma do LinkedIn. Para isso, vamos utilizar a plataforma e a LinkedIn Page, ou seja, página virtual ou a vitrine virtual de empresas, organizações e de pessoas profissionais dentro da plataforma do LinkedIn.
Agora, sabemos o que é a LinkedIn Page, para que ela existe e como nos ajudará com o desafio de fortalecer a marca da Fokus entre os outros aplicativos e entre a concorrência de sistemas de gestão de tempo e tarefas.
A LinkedIn Page oferece um meio para as empresas se conectarem, tanto com pessoas profissionais, outras empresas do mesmo segmento, usuárias do aplicativo, e até mesmo com pessoas que são potenciais colaboradoras no futuro.
O LinkedIn tem essa característica de ser uma plataforma que conecta usuárias, que conecta empresas com esse objetivo profissional. Então, podemos utilizar a LinkedIn Page para ser um filtro para pessoas que querem se juntar à nossa empresa, que querem colaborar com a nossa organização.
Mas em que o LinkedIn será útil? Como utilizamos? Como extraímos o melhor de uma boa estratégia de marketing digital desta vitrine virtual do LinkedIn?
Para começar, a LinkedIn Page tem um papel crucial na criação do marketing de conteúdo. Podemos utilizá-la para criar conteúdo de valor relevante para a nossa audiência, que engaje e faça a nossa comunidade crescer cada vez mais.
Ela também é muito importante para o nosso branding (marca), seja pessoal ou da empresa que colaboramos. Isso porque podemos utilizar o LinkedIn tanto como pessoa jurídica quanto como pessoa física.
Podemos aplicar as otimizações que discutiremos ao longo do curso na nossa página pessoal. O importante é atingir os objetivos de negócio ou estratégicos com a criação de conteúdo que será computado ao longo do tempo.
Ter uma página do LinkedIn também é útil para a rede de pesquisa do Google. O Google pode começar a ler as informações da LinkedIn Page, a parte estratégica de SEO, e fazer com que a página apareça nos principais resultados de pesquisa.
Portanto, quando alguém pesquisar por um aplicativo de gestão de tarefas ou de gestão de tempo, se a nossa página do LinkedIn estiver com o SEO 100% ajustado, podemos aparecer entre os primeiros resultados da pesquisa.
Como comentamos anteriormente, a LinkedIn Page também pode ser um ótimo caminho para se tornar uma marca empregadora, ou seja, para utilizar as melhores estratégias de Employer Branding.
O Employer Branding é basicamente quando a marca é tão atrativa e a empresa tem tantos benefícios ou um plano de carreira bem estabelecido, um reconhecimento de carreira, que ela se torna um local dos sonhos para as pessoas colaboradoras.
Elas querem trabalhar com a empresa, trazer inovação, propostas de melhoria e crescer junto. É uma plataforma incrível para aplicar esse tipo de estratégia, se ela está de acordo com seus objetivos de negócio.
Por onde começar a criar uma estratégia de posicionamento e presença digital no LinkedIn Page? A Fokus já está presente no mercado e nas redes sociais, mas ainda não está no LinkedIn. Então, precisamos criar nossa página e gerar conteúdos para, então, alcançarmos nossos objetivos de negócio.
Vamos discutir mais sobre objetivos e definições de metas no próximo vídeo!
Já sabemos quem é a Fokus, a empresa com a qual vamos trabalhar ao longo deste curso para aplicar nossas estratégias de otimização na LinkedIn Page. Também entendemos o que é a LinkedIn Page e por que é interessante trazer a Fokus para essa plataforma.
Agora, precisamos começar a estabelecer nossos objetivos com esse novo posicionamento e essa nova estratégia de marketing digital. Vamos falar um pouco sobre as estratégias para a Fokus e as estratégias que você pode aplicar na empresa que você colabora ou no seu próprio negócio.
Para começar, precisamos nos perguntar por que queremos ter mais presença digital? Por que, no caso da Fokus, seria interessante ter mais presença digital? A Fokus é um aplicativo de gestão de tempo e tarefas, baseado no método Pomodoro (método de produtividade) e as pessoas adquirem um plano de gerenciamento de tempo e tarefas por meio de uma assinatura.
A Fokus não é gratuita, é necessária uma assinatura paga para utilizá-la. E, como toda empresa, a meta é vender mais e vender melhor, fidelizando clientes por mais tempo, fazendo com que confiem na marca e a divulguem. Entretanto, o objetivo central de toda empresa é gerar lucro, movimentar o produto ou a solução oferecida ao cliente final.
Então, para a Fokus, o objetivo central é vender mais assinaturas, ampliando a lista de pessoas usuárias do aplicativo. Mas também é criar uma comunidade engajada. Não é apenas vender por vender. Não vamos fazer a nossa LinkedIn Page ser uma grande vitrine varejista e simplesmente anunciar nossos planos.
Precisamos criar e consolidar uma comunidade engajada, pessoas que acreditam no propósito da marca, que confiam no produto, e interagem com outras pessoas de perfis semelhantes. Ter uma presença digital sólida em uma plataforma tem muito desse objetivo: fazer com que as pessoas que gostam do produto interajam, se conheçam e cresçam, popularizando o produto cada vez mais.
A partir disso, desejamos nos tornar uma autoridade no segmento. Um dos objetivos da Fokus é se tornar o aplicativo que todo mundo pensa quando quer fazer uma boa gestão de tempo e tarefas. Ou seja, que seu nome esteja associado a uma solução.
Alguns exemplos de produtos com soluções associadas, são:
Gillette. O correto é "lâmina de barbear", mas o nome "gillette" se popularizou de maneira massiva, de forma que a marca se tornou uma autoridade do segmento, de maneira que as pessoas vinculam produto e marca automaticamente;
Isopor;
Xerox;
Cotonete.
Chegar nesse ponto de estratégia de mercado é um caminho longo que envolve várias etapas, resiliência, paciência e planejamento. É por isso que estamos falando em definir objetivos, para que possamos mensurar, colocar dentro de um OKR, por exemplo, ou fazer uma análise SWOT.
Enfim, estamos delineando: o que pretendemos com os primeiros três meses da página do LinkedIn? O que pretendemos com o primeiro ano da página do LinkedIn? Precisamos de planejamento para atingir essas metas que são mais "macro" para o nosso negócio.
Primeiramente, a marca está no LinkedIn? No caso da Fokus, sabemos que ela não estava presente na plataforma, portanto, é necessário criar essa página. Se a sua marca está no LinkedIn, quais são os pontos de melhoria de presença na plataforma, quais são os pontos fortes e quais são os pontos fracos?
É preciso abrir a página, se ela já existir, e fazer um crivo realista. Analisar se as pessoas estão encontrando o seu contato com facilidade e acessando o seu site com facilidade. Todas as informações relevantes estão na página? Estamos postando com uma frequência realmente engajadora para a audiência?
O que a concorrência vem fazendo? O que as empresas do mesmo segmento têm trazido para o LinkedIn? Como é a audiência dessas páginas? É interessante separar um momento do planejamento para pesquisar no LinkedIn o que o concorrente está fazendo.
Isso não significa que vamos copiar o que a concorrência está fazendo, mas se já existe um nicho de comunidade para o segmento do nosso produto ou serviço na plataforma, não podemos nos afastar muito do que está sendo oferecido.
Precisamos compreender o público-alvo. Para quem a Fokus quer falar? Esse público está, de fato, no LinkedIn? Será que, de fato, o LinkedIn é a melhor plataforma para comunicação com a nossa audiência? Como tudo no marketing digital, depende de várias questões.
Depende de onde está o nosso público, do que é nosso produto, serviço ou solução. Depende também de construirmos a audiência no LinkedIn, pois pode ser que, de fato, não exista uma audiência para o nosso produto ou serviço na plataforma. Tudo isso é construído.
Podemos ir entregando conteúdo que a nossa comunidade de interesse deseja receber. Existem formas de monitorar esse tipo de ação, mensurar resultados das publicações ou interações com a comunidade.
Por último, mas não menos importante, é necessário realizar um alinhamento com os objetivos de negócios. Precisamos estabelecer uma conexão direta entre os objetivos da presença digital e os objetivos gerais dos negócios da empresa.
A Fokus quer vender mais e melhor. Mas, para isso, também queremos construir uma comunidade engajada, de maneira que possamos nos tornar uma autoridade no segmento de aplicativos, de softwares e métodos de gestão de tempo e tarefas.
Tudo isso leva tempo e envolve várias microetapas, mas ao estruturarmos a nossa página do LinkedIn da maneira correta, teremos muito mais facilidade de atingir esses objetivos e, principalmente, de mensurar os nossos resultados.
Agora sim, vamos criar a nossa LinkedIn Page e iniciar as estratégias de otimização da nossa página!
O curso LinkedIn Page: melhorando a presença digital possui 130 minutos de vídeos, em um total de 39 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.
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