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Krita: criando um cenário animado

Planejamento - Apresentação

Olá, galera! Meu nome é Rainer Peter, sou ilustrador e quadrinista e nesse curso vamos fazer uma ilustração de um cenário animado utilizando o Krita.

O cenário é esse que vocês estão vendo, essa cena noturna e ela vai ter uma animação, uma vela vai acender e iluminar esse ambiente com uma iluminação totalmente diferente, mudando totalmente a iluminação da cena.

E vamos fazer isso tudo utilizando o Krita. Desde o início até a animação final. Então vamos começar no básico, onde vamos ter a descrição das cenas, vamos simular uma relação de trabalho com o cliente. Então cliente pede, descreve o que ele quer que façamos e vamos fazer desde o início, passando por vários estudos de esboço, de composição, estudos de cor, perspectiva. Vamos aprofundar bastante nas ferramentas de perspectiva que tem no Krita e ainda não aprofundamos nos cursos anteriores.

Então caso você já tenha feito os outros cursos do Krita, vamos aprofundar bastante aqui nas ferramentas de perspectiva e vamos apresentar também as ferramentas de animação. Vocês vão ver que é uma animação bem básica, se você nunca trabalhou, não fez nada com animação até agora, esse é o momento de você dar o primeiro passo, vamos começar a entender as ferramentas. E vamos fazer tudo isso utilizando o Krita do início ao final, até chegar nessa cena que vocês viram que tem essa animação.

Caso você já tenha feito os outros cursos do Krita, então o foco vai ser esse. Na parte da animação, essa iluminação do cenário, na perspectiva em si. Também vamos ver como funciona vários módulos de mesclagem de camadas para trabalharmos com essas mudanças de iluminação. Um curso que foi bem divertido de fazer, eu fiz com muito carinho, espero que vocês gostem e vamos lá!

Planejamento - Overview

Olá, galera! Vou mostrar agora de uma forma mais detalhada qual vai ser o conteúdo desse curso. Vamos começar, como eu comentei no vídeo de introdução, lendo e interpretando o briefing do cliente. É muito importante entendermos como funciona essa relação.

Assim como a técnica do desenho e da pintura em si, para se trabalhar com ilustração é muito importante sabermos lidar com os clientes. Então como interpretar esse briefing, tirar todas as dúvidas desde o início, as primeiras aulas vamos aprofundar nisso.

E aí logo em seguida vamos fazer os estudos de composição, então vamos fazer vários estudos rápidos de composição, ainda em preto e branco, só para definir onde que vai ficar cada um dos elementos da cena. Porque no briefing descreve alguns objetos, alguns elementos importantes que vai ter nessa cena. Tem a vela, tem a gárgula que aparece, tem uma janela de onde vem essa luz mais fria da noite. Temos que saber onde colocar cada um dele.

Então vamos fazer vários estudos de composição, vamos definir 2, vamos limpar mais esses 2 estudos que apresentaríamos ao cliente para ver qual deles que condiz melhor com a expectativa dele. Logo em seguida vamos fazer estudos de cor a partir daquele esboço escolhido e vamos fazer vários testes, testar iluminações diferentes, tipos diferentes de cor até chegar em uma que funciona melhor.

Então aí tendo essa que funciona melhor, vamos continuar trabalhando a partir dela. Aqui vamos ver as ferramentas de perspectiva do Krita, que não são poucas, temos muita opção de trabalhar com vários pontos de fuga, vou mostrar para vocês como trabalhar com ponto de fuga, como trabalhar com 2 pontos de fuga, como configuramos essas ferramentas no Krita.

E aplicar isso na imagem que estamos fazendo, achar onde está a linha do horizonte, onde estão os pontos de fuga, porque tendo isso vai facilitar muito na hora de desenvolvermos e detalhando a imagem.

Depois de já ter desenvolvido essas linhas, essas guias, vamos fazer a linha final do desenho e também começar a trabalhar com as cores, com as cores bases inicialmente, temos a ferramenta máscara de colorização do Krita, que é mágico, acelera muito o trabalho para aplicarmos essas cores iniciais e em seguida começarmos a trabalhar com as texturas, com a cor local, que é a cor dos objetos em si ainda sem considerar a iluminação.

Vamos até ter uma sombra do ambiente, que é a sombra dos objetos que estão na cena sendo refletidos. Nessa aula eu vou detalhar melhor como funciona esse conceito.

E aí vamos partir para a iluminação de fato, onde vamos pensar na luz que está vindo da janela, vamos pensar nas sombras, como essas sombras estão projetadas, como a cor desse ambiente muda por conta dessa luz azulada que está vindo na janela.

Em seguida vamos fazer a luz da vela. Como essa luz interfere na parte que ela está iluminando e interfere também na sombra. Porque como temos uma luz mais forte, por conta do brilho dessa luz vamos perceber a sombra de tudo que está ao redor um pouco mais escura e isso vai fazer um efeito muito importante quando vamos trabalhar com a animação que é esse último estágio.

Na parte da animação vou mostrar para vocês como funcionam as ferramentas mais básicas, a linha do tempo que temos, vamos fazer isso em várias etapas, vamos começar pensando na linha, no movimento que essa vela está fazendo, esse zig-zag, essa dança da chama.

Vamos pensar como funciona ela acendendo, então ela começa a crescer, ela apagando. Temos logo no início essa vela parada e ela vai crescendo o fogo, depois que ele está na altura certa fazemos o movimento de dança e aí no final ela vai apagando até sumir.

Então vamos fazer a linha que está esse movimento, a linha do contorno, vamos pensar como trabalhar com a iluminação dentro, vamos colocar um brilho ao redor da chama também, vamos pintar essa linha da vela, que ela é pintada, não é uma linha preta. E também uma coisa muito importante nessa cena, que é como essa luz vai interferir no ambiente, o que ela vai revelar, o que ela vai esconder, por conta desse contraste de luz.

Esse é o conteúdo que vamos ver no curso. Como eu falei, bem focado na parte do desenho e da perspectiva de cenário na primeira parte do curso e na segunda parte bem focado nessa questão da animação em si, no movimento da vela, como trabalhamos com essa animação frame a frame no Krita. Então esse é o conteúdo que vamos ver no curso, vamos lá!

Planejamento - Briefing e referências

Olá, galera! Vou mostrar agora de uma forma mais detalhada qual vai ser o conteúdo desse curso. Vamos começar, como eu comentei no vídeo de introdução, lendo e interpretando o briefing do cliente. É muito importante entendermos como funciona essa relação.

Assim como a técnica do desenho e da pintura em si, para se trabalhar com ilustração é muito importante sabermos lidar com os clientes. Então como interpretar esse briefing, tirar todas as dúvidas desde o início, as primeiras aulas vamos aprofundar nisso.

E aí logo em seguida vamos fazer os estudos de composição, então vamos fazer vários estudos rápidos de composição, ainda em preto e branco, só para definir onde que vai ficar cada um dos elementos da cena. Porque no briefing descreve alguns objetos, alguns elementos importantes que vai ter nessa cena. Tem a vela, tem o gárgula que aparece, tem uma janela de onde vem essa luz mais fria da noite. Temos que saber onde colocar cada um dele.

Então vamos fazer vários estudos de composição, vamos definir 2, vamos limpar mais esses 2 estudos que apresentaríamos ao cliente para ver qual deles que condiz melhor com a expectativa dele. Logo em seguida vamos fazer estudos de cor a partir daquele esboço escolhido e vamos fazer vários testes, testar iluminações diferentes, tipos diferentes de cor até chegar em uma que funciona melhor.

Então aí tendo essa que funciona melhor, vamos continuar trabalhando a partir dela. Aqui vamos ver as ferramentas de perspectiva do Krita, que não são poucas, temos muita opção de trabalhar com vários pontos de fuga, vou mostrar para vocês como trabalhar com ponto de fuga, como trabalhar com 2 pontos de fuga, como configuramos essas ferramentas no Krita.

E aplicar isso na imagem que estamos fazendo, achar onde está a linha do horizonte, onde estão os pontos de fuga, porque tendo isso vai facilitar muito na hora de desenvolvermos e detalhando a imagem.

Depois de já ter desenvolvido essas linhas, essas guias, vamos fazer a linha final do desenho e também começar a trabalhar com as cores, com as cores bases inicialmente, temos a ferramenta máscara de colorização do Krita, que é mágico, acelera muito o trabalho para aplicarmos essas cores iniciais e em seguida começarmos a trabalhar com as texturas, com a cor local, que é a cor dos objetos em si ainda sem considerar a iluminação.

Vamos até ter uma sombra do ambiente, que é a sombra dos objetos que estão na cena sendo refletidos. Nessa aula eu vou detalhar melhor como funciona esse conceito.

E aí vamos partir para a iluminação de fato, onde vamos pensar na luz que está vindo da janela, vamos pensar nas sombras, como essas sombras estão projetadas, como a cor desse ambiente muda por conta dessa luz azulada que está vindo na janela.

Em seguida vamos fazer a luz da vela. Como essa luz interfere na parte que ela está iluminando e interfere também na sombra. Porque como temos uma luz mais forte, por conta do brilho dessa luz vamos perceber a sombra de tudo que está ao redor um pouco mais escura e isso vai fazer um efeito muito importante quando vamos trabalhar com a animação que é esse último estágio.

Na parte da animação vou mostrar para vocês como funcionam as ferramentas mais básicas, a linha do tempo que temos, vamos fazer isso em várias etapas, vamos começar pensando na linha, no movimento que essa vela está fazendo, esse zig-zag, essa dança da chama.

Vamos pensar como funciona ela acendendo, então ela começa a crescer, ela apagando. Temos logo no início essa vela parada e ela vai crescendo o fogo, depois que ele está na altura certa fazemos o movimento de dança e aí no final ela vai apagando até sumir.

Então vamos fazer a linha que está esse movimento, a linha do contorno, vamos pensar como trabalhar com a iluminação dentro, vamos colocar um brilho ao redor da chama também, vamos pintar essa linha da vela, que ela é pintada, não é uma linha preta. E também uma coisa muito importante nessa cena, que é como essa luz vai interferir no ambiente, o que ela vai revelar, o que ela vai esconder, por conta desse contraste de luz.

Esse é o conteúdo que vamos ver no curso. Como eu falei, bem focado na parte do desenho e da perspectiva de cenário na primeira parte do curso e na segunda parte bem focado nessa questão da animação em si, no movimento da vela, como trabalhamos com essa animação frame a frame no Krita. Então esse é o conteúdo que vamos ver no curso, vamos lá!

Sobre o curso Krita: criando um cenário animado

O curso Krita: criando um cenário animado possui 220 minutos de vídeos, em um total de 49 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Animação em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

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