Sejam bem-vindos ao curso de publicação digital. Meu nome é Luiz Carlos, eu vou ser o professor de vocês neste curso. Tenho certificações Adobe em PhotoShop, After Effects e espero poder passar o melhor conteúdo para vocês, que vocês consigam sair do curso entendendo como é um ePUB e como criar um livro digital.
Então, o que vamos criar aqui? Nós vamos pegar um livro escrito na sua base dentro de um documento Word, um .doc, pegar esse livro, diagramar no InDesign organizando seu material como formato book, ou seja, como é que eu crio um arquivo book, vou organizando, criando seu índice, criando sua capa.
Como é que eu consigo levar esse texto que eu tenho lá para dentro daquele meu ambiente, depois exportando esse ambiente para um e-book propriamente dito, como é que eu crio essa capa, porquê essas dimensões, e como é que eu consigo desenvolver isso para este e-book funcionar e trazer para mim toda aquela parte interativa, toda aquela capa, onde eu consigo desenvolver exatamente uma publicação digital para eu poder levar para a Amazon Livros, pro Google Livros e assim por diante.
Espero que vocês gostem do conteúdo e que vocês consigam aprender bastante com ele. Um abraço e vamos iniciar o curso.
Sejam bem vindos. Então, vamos entender um pouco melhor como é a produção de um e-book, só que para isso, vamos entender melhor o que é um e-book.
Nós vamos desenvolver dentro do software InDesign, só que no nosso caso, o nosso cliente vai entregar um texto e nós vamos ter que converter esse texto em um livro sendo feito para ler de maneira digital.
Eu tenho um arquivo, que é exatamente o arquivo de um texto, que o escritor pode entregar para você.
Então nós vamos trabalhar da seguinte maneira: Nós temos o material escrito, onde esse mesmo escritor entrega para sua produtora, para ela produzir este livro da maneira impressa e nós vamos converter este livro para uma maneira digital, para que o meu usuário consiga ler em um smartphone, em um Kindle ou em qualquer outro artifício que ele possa utilizar para ler aquele livro digital.
Só que para isso, eu preciso entender a base, o fundamento primeiro do que é o e-book. Nós temos duas categorias de e-book, que é importante que você saiba qual delas você está criando. No nosso caso, nós vamos trabalhar com o formato que nós chamamos de ePUB. Este ePUB é um formato padrão de leitura digital para os meus livros principalmente literários.
Se você der uma olhada, eu posso vir aqui na internet e buscar escrevendo “marketing digital”.
Por que eu estou pesquisando marketing digital? Porque é muito comum, se você está estudando sobre marketing, ou sobre design, ou sobre programação, seja o que você estiver buscando, muitas formas de vender um produto ou vender aquele material de educação, eles acabam trazendo um blog para você com várias informações e a maioria dos blogs hoje em dia utilizam essa técnica que é de baixar ou te fornecer um e-book gratuito.
Então, alguns de vocês já deve estar até acostumado com esse tipo de material, note que eu cliquei aqui e ele já traz para mim, você faz seu cadastro, seu registro, você gera o leading para o cliente, ele te entrega o material para você poder ler e ele ter contato com você. Então é uma ótima ferramenta de venda.
Só que esse tipo de e-book não é exatamente o que nós vamos criar, porque este tipo de material ele gera para você um pdf interativo, onde você consegue abrir no seu computador e ler aquele material, normalmente esse pdf vai ter algum link, uma animação no máximo mas é só um livro onde ele trouxe para você num formato que você consegue abrir no computador, não é o formato impresso.
Ele é um e-book? É. Porque eu estou lendo em um ambiente digital, mas o que nós vamos criar é um pouco diferente disso daqui, nós vamos trabalhar, por exemplo, com este tipo de material: Eu posso vir aqui e escrever “amazon livros”, por exemplo.
Então eu posso pesquisar livros dentro da Amazon e que esses livros que ele vai trazer dentro da Amazon, ele é um pouco diferente porque eu consigo comprar estes livros para poder ler no meu smartphone, pra poder ler dentro de um Kindle, que é exatamente um software e um aparelho pra você ler em ambientes digitais.
Então é um pouco diferente porque este tipo de material aqui, ele tem toda uma configuração diferente para o meu usuário e não necessariamente é só um pdf que eu consigo abrir no meu computador. E é exatamente este material que nós vamos criar.
Este é um exemplo que eu tenho vários livros no formato certo, eu possuo uma capa e eu também tenho aqui, por exemplo, o Google Livros que mostra pra gente mais ou menos como é que funciona esse ambiente.
Se eu venho aqui em Google Livros, eu consigo pesquisar para mim, eu vou pesquisar um autor que eu gosto muito que é o Stephen King.
Então, eu tenho alguns livros do Stephen King, eu tenho O Iluminado, eu posso pesquisar e mostra como é que o livro vai funcionar. A leitura do livro vai ser dessa forma, eu tenho uma capa e ele já vai trazendo para mim essa diagramação e essa organização de um livro literário e não necessariamente só um livro de um blog para te explicar como é que alguma coisa funciona.
O formato desse livro é diferente, a forma que eu vou criar e organizar esse livro dentro do InDesign é diferente, como eu vou exportar este livro é diferente de como eu exporto este daqui.
Nós vamos aprofundar na criação de um livro literário para um e-book, ou seja, exportando no formato ePUB. Entendendo essas duas diferenças, você sabe muito bem para qual tipo de material você quer criar e como você vai desenvolver dentro do InDesign.
E nós vamos ver o que agora? Nós vamos trabalhar com o InDesign para criar o nosso documento e-book e entender quais são as nuances que existe entre este e-book padrão e este e-book que é um pouco de livro mais literário, que vai pra dentro de um smartphone de uma maneira diferente.
Agora que entendemos o que é um e-book e esses dois formatos que nós vamos trabalhar, nós temos que entender um pouco melhor sobre o funcionamento do e-book para dar início a nossa criação.
Então, como é que seria o funcionamento de um e-book? Nós temos aqui a imagem de um Kindle e a imagem de um computador. Por que eu coloco que os dois são semelhantes? Um Kindle ou um smartphone, ele nada mais é do que um sistema operacional que está funcionando ali dentro e faz com que você consiga ler ambientes ou formatos digitais.
Quando você vai trabalhar com e-book, o que ele faz dentro desse Kindle e dentro de um smartphone, é a mesma coisa que ele faz quando ele converte um site para você.
Se você der uma olhada, existem essas configurações dentro de um website. Quais são elas? São as linguagens de HTML, CSS, animações, links, todas essas partes interativas, elas funcionam dentro de um e-book, elas funcionando dentro de um pdf interativo, assim como o ePUB, que é o que nós vamos criar.
Só que, por que eu estou explicando isso? Eu estou explicando isso porque no momento em que formos criar esse layout, eu vou trabalhar com o InDesign, eu vou diagramar esse meu arquivo de maneira visual, ou seja, como se fosse o livro para ser impresso.
Este livro, no momento em que ele for exportado, ou seja, que ele for convertido para o formato digital, ele vai simplesmente ser um HTML e um CSS. Então eu vou pegar toda aquela parte visual, vou converter tudo aquilo pra código e aquele meu aparelho, o Kindle ou o smartphone, vai identificar todo aquele código pra imprimir aquilo dali de maneira visual pra mim.
“Professor, mas isso é tão complicado?” Mas é exatamente isso que acontece diariamente quando você mexe em um site. Se voltarmos naquele blog que tínhamos visto, onde eu peguei o livro, lembra dele?
Então se eu aperto aqui “CTRL + U” no teclado, eu consigo ver o que que existe por trás desse blog, o que que existe por trás desse texto, por trás dessas imagens, desse vídeo é exatamente isso daqui.
Quando você converte o seu livro, aquela parte visual que nós vamos diagramar no InDesign, para um ePUB, é exatamente isso daqui que vai acontecer por trás do Kindle e por trás do smartphone para que o seu livro fique visualmente correto dentro do seu layout, dentro daquele aparelho.
Então é importante entendermos este funcionamento e entender que é essa estrutura que vai estar lá por trás. Porque, a partir do momento que eu sei disso, agora quando eu for criar o meu layout dentro do InDesign, eu tenho que me organizar.
Esta imagem tem que ficar aqui por causa disso, aquela imagem pode ser maior ou menor porque eu sei que no código ela vai estruturar direito, então eu tenho que desenvolver o meu layout pensando nessa conversão para evitar que qualquer imagem quebre, qualquer texto quebre ou apareça alguma coisa errada dentro do seu layout final.
Então já que eu sei isso, fica mais fácil, no momento em que eu for iniciar a criação do meu projeto, saber como eu devo criar e além disso, eu também tenho que compreender que existem dois tipos de funcionalidades dentro do e-book que é a ideia de responsividade.
Eu tenho um layout que ele pode ser fixo ou um layout que pode ser fluido. Como é que funcionaria isso? Eu tenho um layout que ele nunca vai ser alterado, eu tenho a estrutura, por exemplo, de uma revista digital, a revista digital contém várias imagens, links e algumas animações na revista digital.
Se eu pego um Kindle ou se eu pego um aparelho para ler aquilo, ou um tablet, no momento em que eu rotaciono aquele aparelho, eu não posso rotacionar o meu elemento junto, ou seja, ele vai estar reto para você, você rotaciona, o texto vai ficar na lateral, como se fosse um livro, ele tem um layout fixo.
E existe também o layout fluido, que é caso você queira rotacionar aquele aparelho para ler melhor, esse layout ele vai se adequar ao formato horizontal ou ao formato vertical que o seu aparelho possui.
Então eu tenho esses dois tipos de layouts que existem dentro do e-book porque os aparelhos são muito diversos, você vai ler um livro em um Apple ou você vai ler um livro em um Moto G5 e os formatos deles são diferentes, as dimensões são diferentes. Como é que esse livro se adequa a essas dimensões? Então nós também temos que nos ater a isso.
Então nós vamos trabalhar com o layout fluido que se adequa a essas dimensões diferentes e o meu usuário consegue rotacionar aquela minha dimensão para ele poder ler da maneira que ele quiser.
Como é que eu consigo criar isso? A partir do momento em que eu sei disso daqui, eu posso vir no InDesign e começar a criar o meu projeto. Não é tão complicado, eu só vou vir aqui em Create New e vou buscar uma configuração padrão para eu desenvolver aquele meu layout.
O que eu tenho que perceber aqui é que meu formato é muito fluido, então eu não tenho que deixar e ficar preso às dimensões de largura e altura para mim porque a depender de onde o seu usuário vai ler aquele seu e-book, ele vai ter dimensões diferentes como nós já vimos.
Então eu posso fazer aqui em View All Presets, eu venho em Mobile, View All Presets e vou colocar um formato padrão de Kindle para simplesmente, visualmente eu saber como é que está ficando e eu ter uma ideia de como aquilo dali vai se comportar em um Kindle padrão mas, é claro, sabendo que aquilo pode alterar porque as dimensões podem ser menores ou maiores a depender do que o meu usuário vai utilizar para ler.
Feito isso, eu vou deixar aqui em retrato invés de paisagem, cliquei em Create e pronto, eu já tenho o meu documento. A partir daqui, eu vou começar a organizar as informações visuais daquele meu e-book pra no final conseguir exportar e levar de maneira correta pra onde eu quero, pro formato que eu quero. Então na próxima aula nós vamos começar a criar esses elementos visuais.
O curso Adobe InDesign: trabalhando na diagramação de um eBook possui 104 minutos de vídeos, em um total de 37 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Editorial em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.