Boas-vindas ao curso de Gestão de Conhecimento com Inteligência Artificial!
Meu nome é Júlia Viana, sou instrutora aqui na Alura.
Audiodescrição: Júlia se declara como uma mulher de pele branca. Tem cabelos cabelo longo, castanho claro. Seus olhos também são castanhos. Está vestindo uma blusa preta e usando brincos pequenos. Atrás dela tem uma parede lisa com uma iluminação LED na cor rosa.
Neste curso, você compreenderá os conceitos fundamentais relacionados à gestão de conhecimento e à integração dessa ciência com Inteligência Artificial (IA). Vamos explorar como a Inteligência Artificial pode nos auxiliar no processo de gerenciamento de conhecimento na organização.
Além disso, você aprenderá como aplicar ferramentas de Inteligência Artificial nesse processo para facilitar o seu dia a dia de trabalho. Vamos abordar as considerações éticas que precisam ter quando trabalhamos com Inteligência Artificial. Portanto, falaremos sobre privacidade de dados, segurança dessas informações e sobre vieses algorítmicos.
Ao aprender sobre esses conceitos de gerenciamento de conhecimento, você conseguirá aumentar a produtividade da sua empresa à medida que otimiza o desempenho ao evitar retrabalho através da criação de um repositório de conhecimento estruturado. Isso facilita o compartilhamento de informações valiosas na organização, gerando mais valor também para a clientela, já que se ganha tempo otimizando as operações da empresa.
O que vamos aprender?
- Integração da IA na Gestão do conhecimento;
- Ferramentas de IA;
- Privacidade, segurança de dados;
- Aumentar a produtividade e desempenho;
Este curso foi pensado com muito cuidado e carinho, por isso, não deixe de fazer os exercícios. Em caso de dúvidas, não hesite em nos acessar o fórum do curso ou acessar o Discord da Alura para pedir ajuda. Nessas plataformas, você também poderá trocar conhecimento com outras pessoas participantes do curso, inclusive ajudando a esclarecer as dúvidas delas também.
Nosso mergulho no gerenciamento de conhecimento com Inteligência Artificial está só começando.
Vamos lá?
As empresas já compreenderam, ou pelo menos deveriam ter compreendido, que grande parte do conhecimento vital para o sucesso de suas operações reside nas pessoas funcionárias. Seja em suas experiências individuais, em suas especialidades ou nas lições aprendidas ao longo dos anos trabalhando para aquela organização específica.
Esse conhecimento é o que chamamos de capital intelectual, sendo dever da empresa gerenciar, compartilhar e aplicar esse conhecimento de forma estratégica em suas operações. Para ilustrar a importância do gerenciamento desse capital intelectual, usaremos o exemplo de uma loja de limonada.
Nessa loja, uma pessoa funcionária sabia fazer a limonada perfeita, com um sabor indescritível, ou seja, uma experiência além de um simples suco. Essa pessoa saiu de férias, ficou 30 dias em um lugar remoto, com pouco acesso à internet, portanto, de difícil comunicação.
Durante esses 30 dias de férias, a receita da limonada perfeita não estava disponível na loja, e as outras pessoas funcionárias, apesar de se esforçarem para tentar reproduzir aquela receita perfeita, não conseguiram. Isso acabou gerando frustração e decepção na clientela já acostumada com aquele sabor específico.
Esse é um dos riscos de não gerenciar o conhecimento de uma forma eficaz, onde todas as pessoas tenham acesso àquela informação ou conhecimento específico. Portanto, gerenciar o capital intelectual de uma organização é, sobretudo, buscar otimizar o desempenho de uma organização, tornando o conhecimento mais acessível, compreensível e compartilhável em uma organização. Assim, quando uma pessoa funcionária sai de férias ou mesmo deixa a empresa, a informação que existe com ela não se perde.
O gerenciamento de conhecimento é, portanto, a tentativa e a realização de transformar o conhecimento tácito, que existe na mente das pessoas, suas experiências individuais, em conhecimento explícito. Isso significa transformar aquela experiência em um documento que seja acessível, compartilhável e compreensível por mais pessoas.
No caso da loja de limonada, seria transformar essa receita que existe na mente de uma pessoa funcionária específica em uma receita realmente acessível por outras pessoas. Isso envolve documentar a receita de forma compartilhável, portanto um repositório de documentos ou uma base de conhecimento.
O conhecimento é uma rede de informações, competências e habilidades que alguém utiliza para resolver uma tarefa ou problema. Ao adotar práticas de gestão de conhecimento, uma empresa consegue incentivar uma cultura de aprendizagem contínua e de colaboração. Isso facilita a transferência de conhecimento entre as pessoas que trabalham, evitando a perda de conhecimento devido à rotatividade de pessoal.
Assim, caso uma pessoa saia da empresa, ou seja afastada por férias ou licença, esse conhecimento permanece na organização. Também é uma forma de catalisar a inovação, porque facilita a troca de ideias e de soluções em uma organização.
A seguir, falaremos um pouco sobre a jornada dos dados até se transformar em sabedoria e em conhecimento.
A gestão do conhecimento é como uma empresa organiza o que sabe, facilitando o compartilhamento de informações entre as pessoas que trabalham nela. Também facilita a utilização desse conhecimento para melhorar o desempenho e tomar decisões mais assertivas.
Trata-se de transformar o aprendizado e a experiência em algo que beneficia todas as pessoas da organização, preparando a empresa para enfrentar desafios enquanto se torna ainda mais eficiente. Mas como as organizações podem estruturar e aproveitar ao máximo essas informações que já circulam no seu ambiente?
Agora apresentaremos a pirâmide WKID. Essa é uma sigla em inglês que, traduzindo para o português, seria "Sabedoria, Conhecimento, Informação e Dados". Para tornar essa pirâmide mais tangível e fácil de ser compreendida, usarei o exemplo de uma loja que mantém um registro diário de suas vendas.
Esses registro serão nosso dado bruto. Adicionando contexto a esse dado bruto, a loja consegue extrair um relatório mensal que destaca as tendências de vendas, com base no registro diário que mantém.
Adicionando significado a esse relatório mensal, a loja consegue elaborar estratégias de marketing baseadas nas análises de desempenho. Por fim, adicionando compreensão às estratégias de marketing, a loja consegue tomar decisões estratégicas para expandir o seu negócio, considerando tanto as experiências passadas quanto os novos insights.
Essa pirâmide completa tem na base os dados. No segundo nível, temos a informação, que é o dado adicionado de contexto. O terceiro nível, a informação adicionada de significado consegue produzir o conhecimento. E por fim, temos no topo da pirâmide a sabedoria, que é o conhecimento adicionado de compreensão.
Cada nível da pirâmide é importante porque nos leva para uma evolução da informação, e nos ajuda a tomar decisões mais baseadas em dados e na inovação organizacional na empresa. Muitas vezes a inovação parte da aplicação inteligente de um conhecimento que já existia na organização. A pirâmide representa a jornada da informação, desde os dados até sabedoria.
Agora, falemos sobre como a inteligência artificial pode ser aplicada nesse contexto do gerenciamento de conhecimento.
O curso Gestão do Conhecimento: otimize a busca e a organização de informações com IA possui 70 minutos de vídeos, em um total de 34 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de IA para Criativos em Inteligência Artificial, ou leia nossos artigos de Inteligência Artificial.
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