Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Fotografia > Conteúdos de Fotografia > Primeiras aulas do curso Fotografia: melhorando suas imagens com a composição

Fotografia: melhorando suas imagens com a composição

Introdução - Apresentação

Olá! Me chamo Flavia Palazzo, sou instrutora de fotografia na Alura e convido você a fazer meu novo curso sobre composição.

Esse curso ajudará você a entender sobre referências, a entender os conceitos, quais são as ferramentas importantes para você melhorar sua fotografia.

Mesmo que você ainda esteja começando a entender os conceitos, vai ter essas ferramentas e saber o que torna uma fotografia mais interessante, mais atrativa, mais vendável, quais são os erros que não devemos repetir ao fazer nossa fotografia e também vai aprender a melhorar as imagens que você já fez, usando softwares de edição.

Neste curso, não aprenderemos sobre os softwares, então é importante você fazer outros cursos da Alura ou, se você já tiver uma noção, ótimo!

No final, tenho certeza que você terá imagens muito mais impactantes e interessantes após aprender sobre os conceitos de composição.

Vem fazer o curso comigo?

Introdução - Overview

Agora que estamos prontos para começar a aula, falarei o que veremos neste curso. Primeiro, falaremos sobre referências, o que são referências, onde achá-las e como podemos usar as referências para ajudar nossa criatividade e reforçar nosso senso estético.

Num segundo momento, falaremos sobre os conceitos de composição, conceitos de harmonia e falaremos sobre as regras dos terços e a proporção áurea, que são as duas regras mais famosas de composição.

Num terceiro momento, vamos destrinchar um pouco as ferramentas de composição. Então falaremos sobre foco e desfoco, luz e sombra, planos, ângulos, linhas, perspectivas, texturas, várias coisas que nos ajudam a entender o que torna uma fotografia mais interessante ou menos interessante, mais vendável, mais potente... É nessa hora que vamos colocar tudo em ordem na nossa cabeça e aplicar isso na fotografia.

Por fim, analisaremos fotos famosas de fotógrafos muito conhecidos e também editaremos algumas fotos juntos. Pois, muitas vezes temos em casa aquelas fotos que julgamos que não ficaram muito legal, que não têm salvação. Mas veremos que junto com os programas de edição podemos, sim, melhorar essas imagens e torná-las mias interessantes.

Neste curso, não aprenderemos exatamente a mexer nesse software de composição, tem vários cursos na Alura que você pode fazer para aprender a usar esses softwares.

E se você ainda não entende muito de fotografia e está querendo aprender os fundamentos, tem um outro curso meu sobre fundamentos da fotografia. Você pode fazer esses cursos e depois fazer o de composição, ou fazer junto.

Tenho certeza que, no fim do curso, você vai sair entendendo tudo e fará sua fotografia muito mais potente e muito mais legal. Vamos começar o curso?

Introdução - Referências

Nesse vídeo vou falar sobre referências. Quem já viu outras aulas minhas aqui na Alura, sabe que eu sempre falo que referência é tudo aquilo que consumimos e experienciamos, são todas as nossas bagagens porque a fotografia é uma extensão da gente. Acabamos colocando nela tudo aquilo que vivemos e isso acaba criando nosso senso de harmonia, nossa identidade.

É muito importante estudar outras artes visuais como a pintura, por exemplo. Eu adoro a época barroca, as pinturas da época barroca me ensinam muito sobre iluminação, posição de personagens, posição de mãos, acho muito interessante estudá-las.

Assim como também acho importante estudar outros fotógrafos. Vocês podem fazer sua pesquisa na internet e vão achar vários fotógrafos que são mestres na composição de fotografia.

E também pensar em filmes, claro que pensamos em cinema quando falamos em filmes. É muito legal entender como os diretores de fotografia estão trabalhando, mas também podemos pensar que filmes podem ser videoclipes, propagandas de grandes marcas, que hoje em dia estão usando muito esse recurso de fazer pequenos filmes para passar uma ideia e uma identidade.

No material complementar eu coloquei alguns exemplos de séries, filmes e marcas para vocês estudarem e abrirem um pouco o pensamento.

Dito isso sobre as artes visuais, porque não explorar outras áreas que podem nos ajudar a criar um senso estético?

Por exemplo, nestas fotografias de arquitetura, o fotógrafo é do MCA Estúdio. Quando pensamos em arquitetura, como podemos consumir arquitetura e trazer isso para a nossa fotografia? Para nosso senso estético?

Os arquitetos também são grandes artistas, eles também precisam pensar muito em composição. Ao olhar essas duas imagens vemos que eles se preocuparam em quais são os móveis usados, se eles vão combinar com os outros elementos.

Podemos aprender muito com arquitetura e pensar de formas diferentes, trazer novas estéticas e ver que eles também são artistas e precisam pensar muito nessa composição.

Outro exemplo é a comida. Sempre falamos que "comemos com os olhos". Se a comida está bonita, colorida, temos vontade de comer, mas e quando vem uma comida meio esquisita, com cores e texturas estranhas, você fala: "Será que quero comer isso?"

Isso também é composição, porque o chef tem que pensar em quais elementos ele vai colocar no prato, quais cores e texturas os elementos têm, vai pensar no empratamento, na louça que vai usar.

Essas são duas fotografias do restaurante Oro do Felipe Bronze. Olha que interessante como ele compõe. Ao olhar para isso não aprendemos sobre estética e composição? Isso é muito interessante.

Por último, vou mostrar duas marcas, a primeira é a Balenciaga.

Como a Balenciaga pensa suas roupas? Como ela compõe o sapato, a bolsa? Como ela cria essa imagem e traz essa fotografia para nos ajudar a comprar a ideia da marca?

E a foto à direita é da marca Dendezeiro. Vocês podem ver nessa fotografia do feed da Dendezeiro que eles têm uma estética muito definida, eles têm o recorte racial de quem querem mostrar nessa marca, ela tem cores mais sóbrias, são tons de marrom que conversam com o tom de pele. Como eles colocaram o fundo? Quais cores do fundo vão ajudar a reforçar essa ideia?

Tudo isso é composição: o fundo, o tipo de roupa que os modelos usam, as pessoas que eles escolheram para fazer parte do casting.

Temos que abrir a cabeça e procurar referências em outros lugares, claro que nas artes visuais também, mas tudo pode ser ferramenta, tudo pode ser informação nova que nos ajuda a criar um senso estético. Desde a comida a uma marca de roupa, um corte de cabelo, etc.

Tudo pode ser bagagem e ferramenta para, inclusive, conseguirmos nos diferenciar de outras pessoas. Porque a intenção é criarmos nosso senso de harmonia individual para nos diferenciarmos de outros fotógrafos e ter uma marca mais forte e consistente.

Na próxima aula vamos entender o que é a composição.

Sobre o curso Fotografia: melhorando suas imagens com a composição

O curso Fotografia: melhorando suas imagens com a composição possui 117 minutos de vídeos, em um total de 31 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Fotografia em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Fotografia acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas