Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Marketing Digital > Conteúdos de Marketing Digital > Primeiras aulas do curso Facebook Ads: campanha de vídeo e mensagem

Facebook Ads: campanha de vídeo e mensagem

Configurações iniciais - Apresentação

Olá, boas-vindas ao segundo curso de Facebook Ads aqui da Alura!

Meu nome é Janaína Oliveira e serei sua instrutora nessa jornada.

Janaína é uma mulher branca, de cabelos lisos e ruivos que estão alinhados para trás com uma tiara. Seus olhos são castanho escuros. Ela usa piercings no nariz e brincos de coração na orelha. Está vestindo uma camisa xadrez preta e branca, de manga curta, e está sentada em uma cadeira gamer. Ao fundo temos uma parede branca com uma iluminação quente, algumas prateleiras e uma cortina do lado esquerdo. Além disso, nota-se um pet deitado na cama atrás dela.

Vamos aprender juntos a criar uma campanha com o objetivo de receber mensagens de clientes e captar leads, além de uma campanha para visualização de vídeos.

Também iremos aprender a criar diferentes segmentações de públicos qualificados: públicos de pessoas que mandaram mensagem para a nossa marca e públicos de pessoas que assistiram a 25%, 50%, 75% ou 90% do nosso vídeo.

Vale dizer que esses são públicos extremamente qualificados que nossos concorrentes não conseguiriam usar. Ou seja, é um grande diferencial configurá-los na nossa conta do Gerenciador de Anúncios, e faremos isso juntos, passo-a-passo.

Veremos, também, como analisar as principais métricas dessas campanhas. Traremos alguns desafios ao longo desse curso, justamente para exercitar a nossa capacidade analítica. Para isso, vamos usar exemplos práticos do dia-a-dia de uma pessoa gestora ou analista de tráfego e mídia que trabalha com o tráfego pago do Facebook.

Além disso, vamos buscar entender a utilização de públicos de forma um pouco mais avançada que no curso anterior e, com isso, entender o que é a sobreposição de público. Ter domínio dessas questões de público faz uma grande diferença na otimização da campanha porque, como consequência disso, conseguimos escalar nossos resultados, trazendo pessoas cada vez mais qualificadas para o radar das nossas campanhas.

É por isso que, caso você não tenha realizado o primeiro curso dessa sequência, o Facebook Ads: criando campanhas, disponível neste link, é preciso que você volte nele e assista às aulas antes de embarcar nesse desafio mais aprofundado. Assim, você aproveitará muito melhor os tópicos do presente curso.

Esperamos que você aprenda muito nessas aulas, com conteúdos e exercícios incríveis.

Vamos lá?!

Configurações iniciais - Conhecendo o nosso projeto

Olá! É muito bom te ver nessa aula!

Antes de adentrar, de fato, no objetivo da campanha e verificar o novo layout do Facebook na área de seleção de objetivos, vamos conhecer o nosso projeto de curso.

Dizemos "nosso projeto", porque é interessante que você acompanhe as próximas aulas imaginando que estamos trabalhando nele em conjunto.

Aqui nesse curso, nós trabalhamos numa agência de Marketing Digital e vamos atender a um cliente antigo nosso, que você provavelmente conhece se fez o Curso 1 de Facebook Ads (o que é recomendado).

Esse cliente é o DevCafé, um podcast sobre o mundo dev. Anteriormente, fizemos uma campanha de alcance para eles. Dessa vez, o pedido é de uma campanha voltada para gerar um público mais qualificado.

A empresa trabalhou com uma produção de vídeo bastante interessante e atrativa, e querem veiculá-lo numa campanha para que as pessoas assistam e, assim, conheçam melhor o DevCafé.

Esse cliente também quer criar uma campanha de captação de leads, com o objetivo de geração de mensagens.

Mas eles não sabem por onde começar, o que fazer ou quais são as melhores ferramentas e estratégias para isso. Então, eles nos procuraram!

Vamos, então, trabalhar nessas campanhas que o DevCafé nos solicitou.

Para isso, vamos nos redirecionar para a página inicial do Gerenciador de Anúncios e pensar, de fato, nos objetivos da campanha e como encaixá-los na nova divisão do Facebook.

Vamos lá?

Configurações iniciais - Objetivos de campanha

Nessa aula, vamos discutir um pouco sobre a importância da escolha assertiva dos objetivos de campanha e, também, aprender a fazer isso no novo layout do Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Primeiramente, devemos logar no site https://business.facebook.com. Feito isso, selecionamos a conta do DevCafé, criada anteriormente.

Na página inicial do Gerenciador de Anúncios, clicamos no botão verde, "+ Criar", no canto superior esquerdo da tela. Com isso, abre-se uma janela de criação de campanha.

Podemos observar que essa janela está disposta num novo layout. A primeira seção da janela, de seleção de objetivos da campanha, exibe uma breve introdução acerca da atualização:

Agora você pode escolher entre 6 objetivos simplificados. Fizemos uma atualização nos objetivos da campanha para que seja mais fácil encontrar uma que se alinhe com suas metas de negócios. Veja o que esperar:

Logo abaixo desse texto, temos a lista de objetivos que podemos selecionar:

Ao posicionar o cursor em cima de qualquer um desses objetivos, visualizamos na lateral direita da janela uma pequena explicação sobre ele e para que ele nos serve. Isso tira nossas dúvidas e facilita a nossa escolha de acordo com o que queremos alcançar com determinada campanha.

Um exemplo: se clicamos no objetivo "Reconhecimento", o primeiro da lista, o seguinte texto é exibido:

Mostre seus anúncios a pessoas com maior probabilidade de lembrar deles. Bom para:

De fato, esse último item é uma das finalidades da campanha solicitada pela DevCafé. Então, é exatamente esse primeiro objetivo que selecionaremos.

Temos outros tipos de campanha também. A Campanha de Tráfego, por exemplo, é eficiente para captar cliques em determinado link e visualizações numa página de destino, ou Landing Page. Além disso, serve também para direcionar pessoas consumidoras para o Messenger, WhatsApp ou um número de telefone.

Com isso, vemos que cada um desses objetivos atendem a interesses distintos. A escolha do objetivo certo é muito importante, pois o algoritmo trabalha em cima disso, selecionando pessoas baseado nas ações delas na rede social.

Por exemplo, se criamos uma campanha para visualização de vídeo, os nossos anúncios serão exibidos apenas para pessoas que costumam assistir vídeos na plataforma, ainda que não até o fim.

Os resultados e o sucesso da nossa campanha dependem diretamente dessa escolha inicial de objetivo. Por isso, é importante ter bastante critério nesse momento.

Vamos, então, criar nossa primeira campanha para o DevCafé, para visualização de vídeo. Conforme já discutimos, o objetivo mais interessante para esse fim é o de Reconhecimento. Para selecioná-lo, é só clicar na caixa de seleção no campo "Reconhecimento" e, em seguida, em "Confirmar" no canto inferior direito da janela.

Então, agora que já entendemos a importância da escolha do objetivo e exploramos o novo layout do Gerenciador de Anúncios, aprenderemos a criar públicos.

Vamos lá?

Sobre o curso Facebook Ads: campanha de vídeo e mensagem

O curso Facebook Ads: campanha de vídeo e mensagem possui 112 minutos de vídeos, em um total de 35 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Marketing Digital em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Marketing Digital acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas