Alura > Cursos de Data Science > Cursos de Excel > Conteúdos de Excel > Primeiras aulas do curso Excel: domine o editor de planilhas

Excel: domine o editor de planilhas

Conceitos do Excel - Apresentação

Olá, sou Roberto Sabino, instrutor na Alura.

#acessibilidade: sou um homem de pele clara, cabelo e barba escuros, com alguns fios grisalhos. Estou usando uma camiseta lisa e escura. Ao fundo, uma parede azul. À sua frente um microfone de espuma preta.

Estou aqui para falarmos sobre Excel. O Excel é uma ferramenta fantástica que pode auxiliar em diversas atividades.

Este curso é destinado a você que utiliza o Excel minimamente em sua rotina diária, mas ainda não tem forte conhecimento sobre a ferramenta.

Ou para você que precisa se familiarizar com o Excel, mas ainda não teve a oportunidade. Ou mesmo se você já utiliza outras ferramentas semelhantes e quer conhecer o Excel da Microsoft com mais profundidade, este curso também é para você.

Durante o curso, discutiremos conceitos básicos como:

Este curso foi desenvolvido para permitir uma aprendizagem ativa. Desta forma, você será capaz de utilizar esses conhecimentos em seu cotidiano, realmente incorporando o que foi aprendido e você poderá experimentar.

Para dar suporte à sua aprendizagem, teremos diversos recursos disponíveis. Por exemplo, você poderá utilizar o fórum para tirar dúvidas e responder perguntas de outras pessoas estudantes que também estão aprendendo sobre o Excel.

Sou suspeito quando digo que adoro esta ferramenta, pois considero ela extremamente útil. Por isso, espero você na primeira aula!

Conceitos do Excel - Conhecendo o trabalho

Neste vídeo faremos alguns acordos importantes. O primeiro deles é que este curso é sobre Excel! Pois é, porque, na verdade, existem pessoas que trabalham com planilhas, mas utilizam outros aplicativos como Google Planilhas, LibreOffice, dentre outros.

Talvez essas pessoas queiram fazer o curso e aplicar em outras planilhas o que elas aprenderam.

Mas cada software funciona de maneira um pouco diferente, então é possível que a forma de trabalhar em cada um dos aplicativos não seja exatamente a mesma. Durante o curso, dê preferência para utilizar o Excel da Microsoft, combinado?

Você pode estar pensando: "Mas o Excel é pago e eu não tenho Excel pago". Na verdade, existe uma versão online e gratuita do Excel. Essa versão é parecida com a do Google Planilhas, que muitas pessoas utilizam e, na minha opinião, é superior.

Como acessar? Acesse office.com e, se já tiver usado o Office online alguma vez, será redirecionado diretamente para essa versão. Caso contrário, será necessário fazer login ou criar uma conta Microsoft, e é gratuito, você não precisa pagar nada.

Mas atenção: a todo momento, a Microsoft tentará vender o Office para você com propostas como "Compre o Microsoft 365". Você pode comprar? Claro que pode, é um ótimo produto, mas não é obrigatório, você pode usar a versão gratuita.

Existe um ícone do Excel na lateral esquerda, e a conta que estou usando é gratuita, eu não paguei nada. Se clicar no ícone do Excel, seremos redirecionados para a versão online do Excel.

Algumas coisas que vamos fazer ao longo do curso não serão exatamente iguais nesta versão do Excel online, mas a maior parte do curso é possível fazer na versão online.

Esta versão é mais simples, mas é possível trabalhar e usar principalmente as funções, todas elas vão funcionar no Excel online, inclusive com as atualizações mais recentes do Excel!

Mas, durante os vídeos, usaremos a versão do Excel instalada na máquina. E essa é uma versão que tem o Office 365 e vamos trabalhar com ela diretamente na minha máquina. Ela é um pouco mais completa e veremos que tem mais detalhes.

Você pode estar pensando: "Não conheço nada de Excel, esse curso serve para mim?"

Sim! Vamos começar do zero, vamos trabalhar para o e-commerce fictício Meteora. Essa empresa precisa de ajuda porque não faz nenhum controle de vendas, de estoque, nada.

Vamos começar a criar algumas planilhas para ajudá-los a ter algum controle, a ter uma visão do seu próprio estoque e isso vai progredir ao longo do tempo.

Mas vamos começar do zero, começaremos digitando os produtos.

Ao fim deste curso, já teremos uma planilha dos produtos Meteora com as colunas de produto, categorias, preço unitário, valor do desconto, quantidade, total com desconto e seus respectivos campos preenchidos.

Já teremos aprendido como funciona o Excel, como funcionam as coisas mais importantes, como fazer cálculos, como calcular porcentagem, como fazer uma linha de totais, etc. Faremos tudo passo a passo.

Começaremos com uma planilha zerada. E neste curso também veremos um pouco de como estruturar um gráfico no Excel.

Se você já conhece um pouco de Excel ou já trabalha com Excel no dia a dia, talvez queira pular para a aula 2.

Na aula 1 estudaremos coisas básicas do Excel, como o que é uma coluna, o que é uma célula e como trabalhar no Excel. Quem já conhecer e não tiver paciência para revisar o conteúdo básico, pode pular para a aula 2 e lá vamos começar a trabalhar com a planilha.

Não se esqueça, se for possível utilizar o Excel instalado no seu computador, será melhor.

Caso contrário, utilize o Excel online que também será possível acompanhar este curso. Na próxima aula, nós começaremos a parte prática, onde trabalharemos com a planilha do e-commerce Meteora.

Conceitos do Excel - Conhecendo o Excel

Estamos visualizando a tela inicial do Excel e talvez você observe que a sua tela seja um pouco diferente da que está aparecendo no vídeo, isso pode ocorrer devido à versão utilizada.

No meu caso, estou usando a versão do Office 365, ou Microsoft 365, portanto, tenho todas as atualizações disponíveis até o dia da gravação deste vídeo. Talvez você esteja utilizando uma versão anterior, mas os conceitos são os mesmos e você irá encontrar as mesmas opções e comandos, talvez elas estejam em um lugar diferente na tela.

A primeira coisa que faremos é começar uma nova pasta de trabalho. Clicaremos em "Pasta de trabalho em branco".

O primeiro conceito importante: quando digo pasta de trabalho, pode surgir a seguinte pergunta: “Mas não é uma planilha?". Na realidade, as planilhas são cada uma das abas que criaremos.

Na área inferior é possível navegar entre as abas criadas. Se clicarmos no ícone de + teremos duas planilhas: Planilha1 e Planilha2. Deste modo teremos duas planilhas em uma pasta de trabalho.

Então, uma pasta de trabalho, que representa um arquivo do Excel, se compõe de várias planilhas.

Vamos imaginar que nosso cliente, o e-commerce Meteora, pediu para criarmos uma lista com os produtos. Devemos chegar ao final com uma lista dos produtos, a quantidade disponível e seus preços. Mas começaremos apenas listando os produtos.

Quais são os produtos? A primeira coisa que faremos é começar já escrevendo a palavra "produtos" na célula A1.

E o que nós estamos fazendo? Estamos começando a preencher uma célula. Note que o Excel, diferente, por exemplo, do Word ou de um editor de textos normal, é todo dividido em células. Isso ocorre porque o Excel é projetado para que você consiga usar as informações de forma isolada.

Digitamos a palavra "produtos" e, em seguida, pressionar "Enter". Isso significa que a célula A1 contém a informação "produtos".

O que é célula no Excel?

O Excel é todo dividido em colunas, que são identificadas por letras - A, B, C, D, E, e assim por diante - e em linhas, que são identificadas por números - 1, 2, 3, 4, 5, e assim por diante.

Isso significa que podemos utilizar as referências das células como se fosse um jogo de batalha naval. Podemos dizer a coluna e a linha e saberemos exatamente onde estamos. Por exemplo, estou na coluna B, na linha 3, e esta célula chama-se B3.

Podemos começar a preencher na célula A1, de cima para baixo, sem problema algum. Podemos nos deslocar na planilha com as setas do teclado ou com o mouse e também podemos selecionar outras células.

Mas podemos colocar uma informação e depois colocar outras informações em células mais distantes? Podemos sim, mas isso não é aconselhável. Pois precisamos aprender a organizar a planilha.

A melhor maneira de organizar uma planilha é colocar as colunas com a primeira linha contendo o nome daquela informação e embaixo começar a preencher a informação correspondente. Então, vamos colocar, por exemplo, "camiseta", que é o primeiro produto que temos aqui no nosso e-commerce Meteora.

Produto
Camiseta

Vamos supor que, em seguida, queremos preencher a célula abaixo com a informação "calça", pois é outro produto disponível. Começo escrevendo "C" e o Excel quer me ajudar antecipando o preenchimento. Ele percebe que escrevi "camiseta" na célula de cima e supõe que, por eu ter começado a digitar "C", provavelmente quero escrever "camiseta" novamente.

Se você for iniciante em Excel, pode se complicar um pouco com esse autocompletar, mas perceba que o programa deixa o resto da palavra em destaque. Não é necessário aceitar essa sugestão, você pode simplesmente continuar escrevendo o que deseja escrever.

Essa sugestão é acionada quando você inicia a digitação, pois em algumas vezes precisaremos repetir o preenchimento. Essa é uma das facilidades que o Excel oferece, mas você pode simplesmente ignorar e digitar, por exemplo, o produto "calça".

Podemos continuar preenchendo.

Produto
Camiseta
Calça
Vestido

Célula aberta e célula fechada

Basicamente, no começo é importante saber que as células geralmente estão fechadas. Como saber que uma célula está fechada? Vamos prestar atenção no seguinte: a célula está vazia. Após apertar F2, o aspecto muda, aparece um cursor, indicando que a célula está aberta para digitação.

Um aspecto que confunde as pessoas iniciantes: a célula aberta está esperando que algo seja digitado nela, está aberta para digitação.

Ela só é fechada em dois casos: ao teclarmos "Enter", inserindo a informação, ou ao teclarmos "Esc", ignorando tudo o que foi digitado naquela célula.

Vamos supor que queremos alterar algo na célula em que já escrevemos "calça", mudar de "calça" para "calça jeans". Se começarmos a escrever na célula fechada, a nova informação será escrita por cima da antiga. É por isso que é necessário saber a diferença entre uma célula aberta e uma célula fechada.

Se quisermos alterar uma célula, basta pressionar "F2" para abrir a célula e então poderemos editar o que está escrito. Se pressionarmos "Esc", a informação permanecerá inalterada.

Inserir linha

Suponha que esquecemos de incluir o produto "óculos" abaixo de "camiseta". O que fazer?

Nós podemos inserir uma linha clicando com o botão esquerdo para selecionar uma linha inteira ou clicando com o botão direito, em cima do rótulo. Rótulo é onde tem o número da linha, à esquerda. Ao clicar com o botão direito, temos a opção "Inserir".

Produto
Camiseta
Calça
Vestido

Ao inserir a informação, podemos, por exemplo, colocar o produto "óculos".

Portanto, já vimos o que é uma célula, uma linha, uma coluna, como nos movimentar e alterar informações no Excel, o que é uma planilha e uma pasta de trabalho.

Nos próximos vídeos, continuaremos com esse passo a passo de forma gradual. Na aula 2, vamos acelerar um pouco já sabendo todos os conceitos básicos necessários para trabalhar com Excel.

Sobre o curso Excel: domine o editor de planilhas

O curso Excel: domine o editor de planilhas possui 149 minutos de vídeos, em um total de 48 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Excel em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Excel acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas