Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de DevOps > Cursos de Builds > Conteúdos de Builds > Primeiras aulas do curso Entrega Contínua: confiabilidade e qualidade na implantação de software

Entrega Contínua: confiabilidade e qualidade na implantação de software

O que é Entrega Contínua? - Introdução

Boas vindas ao curso sobre entrega contínua, sou Nico Steppat e serei seu instrutor.

Veremos como a entrega contínua se encaixa com a prática de integração contínua e aprenderemos sobre padrões de publicação e releases.

Entenderemos com detalhes quais são as etapas de um deployment pipeline e qual sua responsabilidade em cada etapa.

Vamos começar?

O que é Entrega Contínua? - Diminuindo risco

Por que um curso de entrega contínua é importante? Para responder essa pergunta observaremos o mesmo gráfico do curso anterior de integração contínua.

A imagem ilustra que se fazemos poucas integrações em nosso projeto, o risco de surgirem problemas nas integrações aumenta.

grafico

O mesmo ocorre no caso do deploy, principalmente se for algo complexo. Não devemos fazer o deploy ser um evento raro e demorado, mas sim um processo natural e frequente no projeto.

Devemos lembrar que a prioridade número um de uma equipe é deixar o cliente satisfeito, com um projeto funcional e com entrega contínua carregada de valor.

Devemos, portanto, realizar deploys frequentes e preferencialmente automatizados e com feedbacks rápidos, como manda o processo ágil. Mas como podemos chegar a estas boas práticas?

Ao longo do curso aprenderemos alguns padrões para atingirmos o estado de entrega contínua, mas o principal é o pipeline de deploy: nosso software passará por várias estapas automatizadas que irão gerar mais qualidade no produto final.

Parece simples, mas esse pipeline apresenta dificuldades reais de implementação dentro de ambientes empresariais. Geralmente temos uma equipe múltipla envolvida na construção de um projeto e que atuam de maneira muito diferente, e isso pode gerar ruídos.

Por isso o DevOps é importante, criar um ambiente de trabalho colaborativo e ágil. Trata-se de uma modificação cultural muito mais do que implementação de ferramentas.

Temos uma provocação: quantos livros e artigos sobre design de software lemos ao longo de nossas carreiras? Quantos cursos realizamos? É importante acessarmos esses conteúdos para descobrirmos novas práticas e modelos de trabalho.

Este curso é para discutirmos essas boas práticas e colocarmos o código do nosso projeto em execução de maneira segura e ágil. Existem três livros interessantes que podemos citar como referência:

O que é Entrega Contínua? - Release Antipatterns

Comentamos sobre o coração da entrega contínua, o pipeline de deploy. Existem muitos formatos possíveis, mas ao observarmos essa representação gráfica, notaremos que existem uma série de etapas na construção de um projeto e cada uma delas possui complexidade específica.

etapa

O deploy é complexo, existem diversos componentes arquiteturais envolvidos que precisam ser escolhidos, configurados e alterados para que o software seja funcional.

É natural que um processo tão minucioso tenda a apresentar problemas, e o conceito de entrega contínua demandou muitas observações e meditações sobre esses infortúnios de projeto.

Discutiremos primeiramente quais são as más práticas ou "antipatterns" e então apresentar as alternativas.

1. Gerenciamento manual de ambientes

Cada ambiente precisa ser configurado e reconfigurado, e temos vários. Deveria ser fácil destruir o pipeline e reconstruí-lo com a mesma facilidade. Se etapas que já são complexas forem executadas manualmente teremos a presença de erros e inconsistências. Há casos em que o deploy funcionou em ambiente de homologação, mas não de produção, e é importante mencionar que são ambientes muito similares.

O mesmo pode ocorrer dentro do ambiente de produção, por exemplo o cluster, que possui várias máquinas envolvidas. Se as máquinas não forem idênticas a medida que o software se expande complexifica, teremos problemas. Isso ocorreu porque algo foi aplicado manualmente.

A regra de ouro é: Todos os ambientes são tratados como código, versionados e criados de maneira automatizada.

2. Deploy manual

Geralmente temos um manual que define as etapas de um deploy, mas geralmente a aplicação evolui e a documentação não é mais precisa e real. Há desenvolvedores que não sabem como o deploy é de fato realizado, afinal é um fazer delegado a poucas pessoas dentro da empresa em algumas configurações de equipe. Os deploys podem ser lentos e durarem horas ou dias. Nessa configuração teremos um deploy vagaroso, sujeito a erros e não confiável.

A regra de ouro é: apenas duas tarefas devem ser executadas manualmente: escolher a versão do release e o clique em "deploy buttom.

Dessa maneira qualquer pessoa da equipe pode realizar o deploy, o resto é automatizado, encapsulado e seguro.

3. Deploy apenas no fim do ciclo

Por exemplo, os desenvolveremos em aplicações estáveis e grandes focam em testes de criação de novas features e não interagem com a equipe de produção. Dessa maneira não sabemos se as novas features serão de fato funcionais e estáveis em produção.

Desse modo, teremos como resultado uma equipe pouco integrada, os problemas serão avistados apenas no dia da publicação, e isso torna o processo mais lento.

A regra neste caso é: deployment faz parte do desenvolvimento desde a primeira interação, todos definem um delivery team.

Conhecemos três antipatterns clássicos que atrapalham a agilidade da construção de um projeto confiável. Devemos portanto ter:

Sobre o curso Entrega Contínua: confiabilidade e qualidade na implantação de software

O curso Entrega Contínua: confiabilidade e qualidade na implantação de software possui 98 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Builds em DevOps, ou leia nossos artigos de DevOps.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Builds acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas