Olá, pessoas! Meu nome é Letícia Watanabe e sou especialista em Gestão Estratégica de Marketing e Comunicação.
Letícia é uma mulher de traços orientais, olhos pretos, cabelos longos, pretos e bastante lisos. Está usando um suéter azul claro, um colar de pingente e uma maquiagem leve com delineado preto. Ao fundo, há alguns espelhos refletindo uma escrivaninha branca com duas luminárias acesas, uma de cada lado.
Esse curso é para você que quer aprender a utilizar uma ferramenta de E-mail Marketing na prática, para levar a comunicação certa para as pessoas certas.
Para isso, contaremos com a ajuda de uma empresa fictícia chamada Naturallis, uma loja de artigos naturais que quer levar mais pessoas para o site para converter mais vendas e gerar mais oportunidades.
Vamos usar uma plataforma de envio de e-mails, em que faremos o passo-a-passo do E-mail Marketing na prática:
Estou muito ansiosa para começar! Vamos lá?
Vamos começar!
Para isso, vamos imaginar que trabalhamos em uma agência de publicidade.
Chega em nossa agência um cliente chamado Naturallis, uma loja de Alimentos Saudáveis que trabalha com produtos sem glúten, sem açúcar e sem lactose, direcionada para pessoas intolerantes ou pessoas que querem adotar uma alimentação mais saudável. Eles possuem uma loja física e uma loja virtual e estão localizados na região de São Paulo.
Para conhecer melhor o nosso novo cliente, nós fizemos uma reunião com os donos da Naturallis, Monique e Fábio. Eles se queixaram de uma grande dificuldade com as vendas na loja virtual, que não estão acontecendo conforme o esperado.
Então, nós acessamos o site da Naturallis para verificar se a aparência ou usabilidade dele eram um dificultador. Porém, observamos que a página está ótima: as imagens são interessantes, o conteúdo é bastante explicativo e o valor dos produtos está bem visível; todas as características do site são eficientes. Assim, concluímos que o site não é o problema.
Sendo assim, perguntamos para Monique e Fábio sobre a forma de divulgação do site. Eles nos disseram que realizam algumas ações no Instagram, então também buscamos observá-las. Percebemos que o engajamento nas postagens está bastante baixo: sem muitos comentários ou curtidas, os stories são bem poucos.
Percebemos também que não há nenhuma chamada para o site, os chamados CTAs (call to action, "chamada para ação", em português), ou seja, links e frases que convidam e direcionam o potencial cliente para a loja virtual. Ou seja, as ações da Naturallis no Instagram não induzem as pessoas a visitarem o site.
Então conversamos com Monique e Fábio sobre como melhorar as ações de divulgação da Naturallis. Depois de muito refletir, a equipe chegou à conclusão de que uma boa estratégia seria trabalhar com campanhas de E-mail Marketing.
E por quê? Porque assim falamos com o público certo, que tem interesse no tipo de produto que eles oferecem. Com o E-mail Marketing, nós conseguimos alcançar esse público específico, direcionando melhor as nossas ações e, assim, construir a Jornada de Compra do Consumidor.
Com essa campanha, queremos levar mais pessoas para o site da Naturallis e, consequentemente, aumentar as visualizações dele.
Dessa forma, melhoramos também o SEO (Search Engine Optimization, Otimização para Motores de Busca, em português) — em outras palavras, quando pessoas buscarem o tipo de produto vendido pela Naturallis no Google, a empresa aparecerá numa posição melhor e privilegiada e, assim, também aumentamos os cliques no site.
Para isso, primeiramente precisamos entender: quem são as personas da Naturallis, ou seja, quem são as pessoas que se interessam por esse tipo de produto? Conhecendo melhor esse público, saberemos como conversar com ele e que tipo de conteúdo oferecer nos e-mails marketing que desenvolveremos nessa campanha.
Então vamos, em seguida, entender mais sobre as personas da Naturallis.
Nós sabemos ser muito importante conhecer as personas dos clientes com os quais trabalhamos na agência.
No caso da Naturallis, começamos esse processo em uma reunião com a Monique e com o Fábio, donos da loja. Eles nos trouxeram algumas informações bastante pertinentes sobre três personas, acerca da idade, estado civil, profissão e estado em que vivem:
Laura | Cláudia | Diego |
---|---|---|
26 anos | 40 anos | 35 anos |
Solteira | Casada | Solteiro |
Desenvolvedora | Economista | Advogado |
Belo Horizonte | São Paulo | Santa Catarina |
No entanto, essas informações não são suficientes para construir as nossas personas. Para obter bons resultados, precisamos conhecê-las e entendê-las melhor.
Investigando mais a fundo, coletamos as seguintes informações:
Laura
Diego
Cláudia
Agora que conhecemos melhor as personas da Naturallis, podemos refletir e analisar: quais são as melhores ações para a nossa campanha? Com quais temas vamos trabalhar para oferecer um conteúdo de valor que atraia as pessoas certas para o site da Naturallis?
Veremos em seguida!
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