Boas-vindas! Meu nome é Júlia Viana e sou instrutora de Inovação e Gestão aqui na Alura.
Júlia é uma mulher branca de cabelos longos, lisos e castanho-escuros, de olhos também castanhos. Ela está com uma camiseta preta com a logo da Alura em branco estampada. Ao fundo, uma parede clara com uma iluminação degradê entre o roxo e o rosa e uma planta à direita.
Abordaremos as etapas do Design Thinking:
Não se preocupe caso esse seja o seu primeiro contato com esses temas. Em conjunto, vamos entender cada um deles de forma aprofundada.
Aprenderemos tudo isso com casos reais de empresas como Apple, Airbnb, Havaianas, Amazon, G-light, Ikea, Nike e outras empresas interessantes para a exemplificação desse tema.
Também aprenderemos a:
Tudo isso visando destacar a nossa empresa no mercado e fazer com que ela se mantenha relevante e atualizada.
Nosso mergulho está apenas começando! Vamos lá?
O Design é um campo amplo que agrega diversas áreas de conhecimento, acompanhando e assimilando as transformações constantes da sociedade, tentando criar soluções inovadoras para os problemas emergentes.
Já o Design Thinking é, numa tradução livre, o "modo de pensar do design". Ele estabelece um método mais estruturado para esse processo de design, envolvendo as etapas de:
Vamos imaginar uma empresa que deseja estabelecer uma nova forma de reter clientes, mitigando suas dores e, paralelamente, criando uma experiência incrível com o produto ou serviço que ela oferece.
Nesse caso, o Design Thinking entra como um método para abordar problemas mais amplos dos negócios e da sociedade, nos ajudando a encontrar uma solução mais fácil para resolvê-los.
Mas, como você acha que o Design e o Design Thinking podem contribuir para a geração de inovação nas empresas?
Por definição, o Design se baseia em três pilares:
Ela é relacionada à viabilidade financeira de determinado projeto e busca garantir que as soluções em processo de desenvolvimento sejam sustentáveis e rentáveis para o negócio. Ou seja, o foco desse pilar é um modelo de negócio sustentável.
Um exemplo é a criação de embalagens de qualquer tipo de produto. Elas precisam ser eficientes em termos de custos e materiais para a empresa, e também atraentes e funcionais para a pessoa consumidora.
Esse pilar está relacionado à viabilidade técnica da solução. Nos perguntamos: é possível desenvolver essa ideia com a tecnologia que temos disponível?
Ela está ligada às necessidades e desejos da pessoa usuária. Um exemplo é a criação de aplicativos para smartphone que sejam fáceis de usar, intuitivos, agradáveis e que resolvam problemas do cotidiano das pessoas.
Esses três pilares são importantes para criar soluções eficazes e diferenciadas com foco em negócios, tecnologia e pessoas.
Os pilares nos dão, também, um mapa útil para navegar na complexidade e no equilíbrio entre o sucesso do negócio, o potencial tecnológico e o desejo de clientes.
Em todas essas etapas, o fundamental é trabalhar com colaboração e experimentação.
O envolvimento de diversos profissionais e stakeholders (partes interessadas nesse projeto) é crucial para criar soluções multidisciplinares e eficazes.
Já a experimentação é necessária para criar os protótipos das soluções, a fim de testar e validar as ideias, entendendo se determinada solução realmente se encaixa nas necessidades da pessoa consumidora.
Apesar de o processo de Design Thinking não ser um processo prescritivo, com etapas definidas e rígidas, existe uma sugestão de etapas que você pode seguir para facilitar o seu trabalho:
A primeira etapa está conectada à identificação das necessidades e desejos de pessoas consumidoras, a fim de encontrar oportunidades para inovação.
À medida que fazemos a imersão nesse contexto na etapa de empatia, possivelmente muitos problemas surgirão, com diversas causas diferentes. Precisamos afunilar isso, definindo qual desses problemas encontrados será o primeiro a ser atacado.
Essa é a fase de geração de ideias de possíveis soluções para o problema, definido com base nos dados coletados na pesquisa realizada na fase anterior.
Nessa fase, nós construímos o protótipo dessa solução.
Por fim, testamos o protótipo a fim de validar a ideia com o público real, que nos dirá se aquela solução realmente mitiga o problema atacado.
O Design Thinking nos ajuda na geração de inovação pois permite uma abordagem centrada na pessoa usuária e a resolução de problemas reais.
Não há limite para a aplicação do Design Thinking. Além da área da tecnologia ou design, esse método pode ser utilizado em diversas áreas do conhecimento, como saúde, cosméticos, educação, etc., a fim de encontrar soluções para qualquer tipo de problema identificado.
Continuaremos falando sobre Design Thinking e Inovação adiante, nos aprofundando na conexão entre esses conceitos.
A abordagem do Design Thinking vem ganhando cada vez mais espaço no mundo dos negócios por ser uma forma de estimular a inovação.
Conforme já falamos, o Design Thinking não é uma abordagem prescritiva e não tem etapas que você precisa seguir à risca. A proposta das etapas é uma forma de facilitar a compreensão e a aplicação prática dessa abordagem. São elas:
Esse processo é centrado na pessoa usuária. Cada etapa do processo de Design Thinking pensa sempre em seu público-alvo, a fim de atender às demandas dessas pessoas.
A inovação é essencial para a sobrevivência e o crescimento dos negócios. No entanto, algumas empresas encontram dificuldades em suprir as necessidades do mercado e de seus clientes.
Sendo assim, o Design Thinking se apresenta como uma possibilidade de solução para essas dificuldades, por meio da identificação das necessidades das pessoas usuárias e da criação de soluções criativas e inovadoras para atendê-las.
Tudo isso baseado em três pilares fundamentais:
Ao longo do processo, é importante envolver tanto o público-alvo quanto outros stakeholders, ou "partes interessadas", para garantir que a solução criada vai, de fato, atender essas pessoas.
O Design Thinking é uma ferramenta poderosa para induzir a inovação através de uma abordagem centrada na pessoa usuária e, também, para criar soluções que atendam às necessidades do mercado, mantendo sua empresa competitiva e relevante dentro de um cenário em constante mudança.
A seguir, acompanharemos um case de negócio de uma empresa que foi extremamente bem-sucedida ao aplicar o Design Thinking em seu processo de busca por soluções que atendessem às demandas de seus clientes.
Mas, antes disso, reflita:
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