Entre para a LISTA VIP da Black Friday

00

DIAS

00

HORAS

00

MIN

00

SEG

Clique para saber mais
Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de Design Gráfico > Conteúdos de Design Gráfico > Primeiras aulas do curso Design: entenda e conheça a área

Design: entenda e conheça a área

Design e designer - Apresentação

Boas-vindas ao curso Design: entenda e conheça a área! Eu sou o Felipe Labouriau, designer gráfico e instrutor de UX & Design na Alura, e quero te convidar a participar do nosso curso sobre a pessoa que trabalha com design. Nele, nós vamos entender o que é o design e conhecer as suas diversas áreas de atuação.

Na sequência, vamos conversar sobre como você pode se tornar um designer e quais habilidades, sejam elas técnicas, as chamadas hard skills, ou comportamentais, as chamadas soft skills, que a pessoa precisa ter para trabalhar na área.

Eu vou convidar também colegas meus, professores aqui na Alura, que têm outras áreas de atuação dentro do design, e vão explicar para você o caminho que trilharam para chegar onde estão e com o que trabalham exatamente. Durante o curso, eu vou focar nas áreas do design que chamamos de design visual.

Isto é, os profissionais que se comunicam visualmente, independentemente da mídia em que isso acontece. Pode ser uma mídia impressa, uma mídia virtual, estática ou em movimento. Portanto, são as pessoas que criam flyers, cartazes, banners para as redes sociais, que fazem a interface de um aplicativo, que criam um logo, que fazem a edição de vídeo, que trazem efeitos para o vídeo.

As pessoas que ilustram peças publicitárias, que fazem ilustrações para games. Então, nós vamos entender todo esse universo do design e o que é preciso para ser uma pessoa que trabalha com isso. Esse curso é especialmente interessante para você que está começando na área, que ainda não sabe muito sobre o assunto, e está pensando em entrar nesse universo.

É para você que se interessa pelo design de modo geral, ou ainda para quem pensa em mudar de área e migrar para o design. Eu espero que você tenha curtido a nossa proposta e eu te vejo aqui no curso!

Design e designer - Overview

Gostaria de te dar as boas-vindas a mais um curso aqui na Alura e agradecer muito a sua presença! Vou aproveitar esse espaço para te apresentar de uma maneira mais completa o que, de fato, nós vamos falar aqui no curso.

Queremos você entenda esse curso como uma conversa, aonde eu vou te apresentar, por vezes, um conteúdo expositivo para você entender, no primeiro momento, o que é design e, principalmente, o que uma pessoa que trabalha com design faz. Sendo assim, nós vamos traçar uma diferença entre design e arte.

Embora o design tenha um pouco de arte, ele não é exatamente arte, então um designer não é um artista visual, por exemplo. Depois, vamos conhecer as áreas de atuação que um designer visual pode ter. Nesse curso, estamos empregando o termo designer visual, e não designer gráfico, porque a palavra gráfico tem muito a ver, evidentemente, com gráfica.

Gráfica, por sua vez, tem uma conotação de mídia impressa, trabalhos que passam por uma gráfica, quando, na verdade, nosso foco é falar das pessoas que trabalham principalmente com comunicação visual. Ou seja, os profissionais, as pessoas que se expressam visualmente, independentemente da mídia ser impressa, virtual, estática, ou em movimento.

Portanto, trata-se daquelas pessoas que vão criar flyers, folders, revistas, que terão esse lado mais gráfico, mais tradicional, mas que também são pessoas que podem criar postagens para as redes sociais, um banner para um site, a interface de um aplicativo, pessoas que podem trabalhar com edição de vídeo, com ilustração, com retoque de fotografias, com edição e manipulação de imagens, com ilustração para publicidades, ilustração para games.

Pessoas que, de modo geral, vão visualmente, independentemente da técnica e da mídia específica, passar uma mensagem, criar um projeto visual. Vamos falar também sobre as habilidades que uma pessoa que trabalha com design visual pode ter. Vamos conhecer as habilidades comportamentais, as chamadas soft skills, e aquelas habilidades mais técnicas, as hard skills.

Além disso, conheceremos os principais softwares das principais áreas do design visual. Teremos também um bate-papo descontraído com colegas meus, professores na Alura que você talvez já conheça, para irmos um pouco mais a fundo no design gráfico, que no caso eu vou apresentar por ser a minha área de expertise.

No entanto, conversaremos também sobre o design de interface, a edição e manipulação de vídeos, e a ilustração. Vamos entender um pouco da história desses outros profissionais, conhecer caminhos diferentes que você eventualmente também pode trilhar para se tornar um designer visual, e o que essas pessoas fazem no seu dia a dia de trabalho.

Também veremos o que elas têm a nível de habilidade, que por vezes podem ser mais específicas do que o conjunto geral de soft skills e hard skills, sobre as quais falaremos para o design visual. Ao final do curso, nós vamos conversar sobre o mercado de trabalho, sobre remuneração, quais são as vagas, se existe alguma área mais popular e demandada nesse momento.

Falaremos também sobre o salário médio do designer, assunto um pouco sensível, pois falar de dinheiro pode ser incômodo; às vezes, um salário bom para mim, para você não necessariamente é, e vice-versa. No entanto, a ideia é que você conheça a área de modo geral.

É uma área que você pode potencialmente trabalhar. Ao executar o trabalho, você receberá um salário, será remunerado para isso, então precisamos ser o mais transparente possível nesse sentido. Reforçando mais uma vez: esse curso terá um caráter bastante expositivo, nós vamos conversar bastante e não traremos atividades práticas, não vamos mexer com softwares nesse momento.

Portanto, você que ainda está dando, de fato, os primeiros passos na área, está começando a se interessar pelo design, esse curso é especialmente interessante para você. Durante todo o processo, teremos materiais complementares, como os Para Saber Mais e atividades que serão propostas.

Inclusive, nessa primeira aula, deixaremos um documento para você preencher e dizer aonde quer chegar, onde está nesse momento, quais são as suas habilidades e as suas expectativas para a área. Dito isso, encerramos por aqui esse vídeo. Lembre-se que temos o nosso fórum, onde você pode tirar as suas dúvidas e fazer os seus comentários. Vejo você na próxima aula!

Design e designer - O que é design?

Antes de conversarmos sobre o que faz exatamente um designer, é importante entendermos o que é design. Uma pesquisa bem simples no Google nos entrega a seguinte definição: o design trata da concepção de um produto no que se refere à sua forma física e funcionalidade.

Temos, então, duas preocupações muito importantes e fundamentais a todo designer, independentemente da sua área de atuação: uma questão visual, estética, formal, e uma questão de usabilidade, de funcionalidade. Portanto, o design não existe apenas para deixar as coisas mais bonitas, para dar um "tapa" no visual.

Até porque o conceito de beleza é bastante relativo. Por vezes, o que é mais bonito para mim, não necessariamente será mais bonito para você. Eu posso preferir azul; você pode preferir vermelho. Portanto, durante o seu processo criativo, o designer vai basear as suas decisões criativas em critérios mais sólidos do que meramente o seu gosto.

Além disso, o design sempre irá focar na interação entre uma pessoa usuária, uma vez que estamos projetando para alguém, e o ambiente construído pelo homem. Sendo assim, há uma pessoa que vai usar alguma coisa e essa coisa propriamente dita, e nós precisamos pensar nessa relação, tendo em mente que o nosso foco maior de atenção são as pessoas, isto é, pensar em soluções elas.

O design, independentemente da área, considera uma questão estética, ou seja, um bom acabamento visual, como, por exemplo, no caso de um logo. É importante que o logo esteja bem-acabado para cumprir o seu propósito de comunicar uma marca e também as peças de comunicação visual que o acompanham.

No entanto, o design tem outras áreas. Por exemplo: no projeto de uma cadeira, o qual é um projeto de design, você também tem essa preocupação estética. Além disso, temos a questão da funcionalidade e como a pessoa vai interagir com esse produto. Hoje em dia, isso se manifesta de maneira bastante objetiva na criação de aplicativos e sites, em que você tem essa questão da usabilidade muito marcada.

Em que você traz elementos gráficos, elementos visuais, pensando na melhor maneira em que a pessoa vai interagir com esse aplicativo. O design sempre considera também aspectos contextuais, sociais e culturais. Lembre-se: estamos projetando para pessoas, e não para nós mesmos. Não estamos projetando uma ideia pura e simplesmente; alguém vai usar o resultado desse trabalho.

O McDonald's, por exemplo, quando fez 50 anos na Austrália, adotou o nome Macca's, que era como os australianos carinhosamente chamavam o McDonald's. O mesmo foi feito no Brasil, onde recentemente passou a se chamar Méqui. Nesses casos, os designers por trás do projeto tiveram uma preocupação contextual e social.

Novamente: o design não existe para deixar as coisas bonitas. Essa definição simplória e errada deve dar lugar à ideia de que o design está a serviço das pessoas para apresentar soluções a elas. Fica sempre um questionamento: o design é arte ou é ciência? Eu digo que ele é um pouco dos dois.

O design possui um pé na arte e outro na ciência. O designer pode usar os mesmos princípios de alguns artistas, embora de maneira diferente, com outros objetivos. A arte, na sua definição talvez mais simples, expressa a visão, as ideias e os sentimentos do artista, sem necessariamente pensar no usuário, pensar em uma pessoa. O trabalho do artista é muito mais interno do que externo.

Porém, os mesmos princípios se manifestam, por exemplo, no caso da comunicação visual, como podemos observar a partir dessa tela de pintura. O pintor chamado Botticelli, de um estilo barroco, trabalha bastante o contraste entre claros e escuros. Note como as porções mais escuras marcadas na pintura geram grande contraste com uma porção mais clara e, consequentemente, chamam mais a atenção para ela.

O artista convida o seu olhar, isto é, o direciona a uma parte específica da arte, enquanto o designer pode fazer a mesma coisa com outros recursos e com o objetivo de melhorar a transmissão de uma mensagem. Observe o cartaz da marca Corona. Note como a mesa onde a cerveja está posicionada aponta em direção ao texto.

Então, assim como um artista, o designer direciona o olhar da pessoa usuária, do espectador. No caso dos designers que trabalham com o projeto de interfaces, podemos criar um código visual por meio de cores, chamando a atenção da pessoa usuária para alguma informação ou detalhe específico.

Note que, na barra de rodapé do aplicativo, quando uma cor está presente em vez de um tom de cinza, indicamos que essa seção específica está marcada. Perceba como o design tem, mais uma vez, certa relação com a arte. No entanto, o designer se expressa e resolve problemas para pessoas, estando a serviço delas, diferente de uma questão mais artística e pessoal.

O design, de modo geral, tem o fundamento de enfrentar problemas de maneira sistêmica, um pouco do raciocínio científico de pensar no processo, de pensar sempre em justificativas que façam sentido para as suas soluções, além de apenas uma expressão artística.

De forma alguma digo "apenas" para diminuir o trabalho do artista, mas sim para diferenciar as categorias. Essa questão processual tem muito mais a ver com o designer.

[06:14]** O processo criativo visa coletar informações sobre o projeto, sobre as pessoas que vão utilizar, sobre alternativas que eventualmente já existam, sobre concorrentes, e a partir disso, começar a **gerar hipóteses, a pensar de fato nessa solução para as pessoas. Lembre-se que o bom design é invisível. Você não percebe quando um bom design acontece, ele simplesmente é uma boa solução para você.

Nessa aula, espero ter elucidado o que é o design, como ele é uma questão projetual, herdando muito mais o processual do que uma expressão artística, embora o designer também se expresse visualmente, mas pensando muito mais em uma pessoa usuária do que necessariamente nos seus sentimentos.

Encerramos esse vídeo por aqui. Não se esqueça que o espaço do fórum está sempre aberto para você tirar suas dúvidas e fazer seus comentários. Nos vemos na próxima aula!

Sobre o curso Design: entenda e conheça a área

O curso Design: entenda e conheça a área possui 118 minutos de vídeos, em um total de 35 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Design Gráfico em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Design Gráfico acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas