Olá, boas-vindas a este curso. Meu nome é Maíra Nicoletti e sou instrutora na Alura.
Audiodescrição: Maíra Nicoletti é uma mulher de pele clara, olhos castanhos e cabelos longos, da mesma cor. No rosto, utiliza óculos de grau e no corpo, uma blusa preta sem mangas.
Atualmente, muitas áreas do mercado têm demandado profissionais que dominem as diferentes ferramentas de inteligência artificial. No marketing, isso não é diferente.
Este curso é para quem deseja utilizar todo o potencial da inteligência artificial generativa para construir uma comunicação persuasiva.
Ao longo das aulas deste curso, vamos entender o que é copywriting e também como construir prompts eficientes para este formato de texto, auxiliando a atingir diferentes objetivos de comunicação. Com esse conhecimento, você vai conseguir poupar tempo na sua rotina de copywriting e aumentar a sua criatividade para realizar essa tarefa.
Além disso, você poderá também potencializar a performance da sua comunicação, tornando-a personalizada, assertiva e envolvente para o seu público-alvo.
Se tiver qualquer dúvida ao longo da sua jornada de estudos, compartilhe-a no Fórum do curso. Busque também interagir com outras pessoas estudantes na nossa comunidade no Discord.
Teremos o prazer de acompanhar você. Por isso, pode contar conosco para qualquer coisa ao longo do curso. Nos vemos nas próximas aulas, e bons estudos!
Vamos pensar na seguinte situação: você é uma pessoa empreendedora e acaba de lançar no mercado um produto revolucionário. Você se empolga com a sua solução e também com a qualidade do seu produto.
No entanto, as vendas não estão decolando como esperado. O dilema nesses casos é que, por mais incrível que seja o seu produto ou seu serviço, talvez a sua comunicação não esteja transmitindo todo o valor necessário para o seu público-alvo. Ou seja, a comunicação pode não estar sendo suficientemente envolvente para que a pessoa leitora faça algum tipo de ação.
O que podemos fazer para capturar a atenção do público-alvo e fazer com que compre o produto? A solução para esse dilema é ter uma escrita mais assertiva e persuasiva, o que no marketing nós chamamos de copywriting.
O copywriting é um estilo de redação publicitária e persuasiva cujo objetivo é fazer com que a pessoa leitora dessa comunicação realize uma ação específica. Essa ação pode ser simplesmente comprar um determinado produto ou serviço, fazer o download (baixar) de um material disponível na internet ou simplesmente comentar e se engajar com algum tipo de publicação.
Existem inúmeros benefícios para adotar o copywriting nas comunicações. Vamos destacar os três principais.
Quando compreendemos como adotar o copywriting, tornamos a comunicação muito mais envolvente, clara e objetiva para a nossa audiência. Ou seja, conseguimos deixar muito claro quais são os principais benefícios, características e qualquer outro tipo de informação, tornando a nossa comunicação interessante e assertiva para o público-alvo.
Ao fazer isso com a nossa comunicação, nossos textos obtêm a capacidade de engajar e se conectar emocionalmente com o público-alvo, fazendo com que haja uma conexão muito maior com a nossa marca, com o produto ou até mesmo com o negócio e seja convertido de um cliente potencial para um cliente efetivo.
Quanto mais conectadas as pessoas se sentirem com a nossa mensagem, maior a probabilidade de comprarem o produto ou serviço, ou mesmo interagir com o negócio da maneira que estabelecemos.
Já sabemos o que é copywriting e quais os principais benefícios de adotar a escrita persuasiva. A seguir, vamos entender como a inteligência artificial pode otimizar esse processo.
Este pode não ser seu caso, mas muitas pessoas profissionais de marketing enfrentam um desafio comum quando decidem adotar o copywriting. Esse desafio envolve manter uma escrita original, envolvente e assertiva para o público-alvo da comunicação. E nesse ponto que a Inteligência Artificial (IA) pode entrar em cena para levar nosso copywriting a outro patamar.
A IA do tipo Generativa é capaz de gerar diferentes tipos de conteúdo, entre eles textos, vídeos, áudios e imagens. Um dos exemplos mais famosos desse tipo de inteligência é o ChatGPT. Tudo o que essa IA precisa para ser estratégica e assertiva é uma boa formulação de prompts.
Prompts são perguntas, direcionamentos e comandos que damos para a ferramenta e deixam claro o que esperamos que ela faça.
Para quem trabalha com marketing, vendas ou para quem é uma pessoa empreendedora, utilizar a IA é bastante útil. Isso porque, se soubermos dar o comando certo para ela, ou seja, redigir um bom prompt, ela será capaz de otimizar diferentes tarefas da nossa rotina — entre elas, o copywriting.
Como a IA Generativa — neste caso, o ChatGPT — pode otimizar a escrita persuasiva? A primeira forma é auxiliando na criatividade. Quando perguntamos para o ChatGPT que tipo de temas, conteúdos ou títulos podem ser inseridos na comunicação, ele dará diferentes tipos de insights e direcionamentos que proporcionarão abordagens inovadoras para escrever nossos textos.
A segunda tarefa que a IA é capaz de otimizar dentro do copywriting é a criação do texto, ou seja, a redação. Dependendo das informações que inserimos, como objetivos da comunicação, público-alvo e até mesmo a plataforma na qual aquele texto será compartilhado, o ChatGPT ajudará a criar um texto que esteja dentro desses parâmetros e, consequentemente, seja mais persuasivo para a audiência.
Esses textos podem ser artigos em blog, legendas para postagens nas redes sociais, descrições de produtos em páginas de venda, e-mails marketing, newsletters, entre outros tipos de comunicação.
Além de otimizar a criatividade e auxiliar na redação do texto persuasivo, a IA também ajuda a revisá-lo. Quando colamos no ChatGPT determinado "copy" feito, podemos pedir para que ele revise, não só a ortografia ou a coerência daquele texto, mas também, diferentes tipos de ajuste que necessitamos que ele faça na redação.
Outro ponto importante de otimização do copywriting com IA é a capacidade dessa ferramenta de personalizar um texto que já foi feito para diferentes objetivos, diferentes plataformas de comunicação e diferentes públicos.
Às vezes, o negócio atende um público-alvo bastante amplo, no qual existem diferentes tipos de personas. Dependendo das informações que colocamos dentro do ChatGPT e as orientações que damos para personalização, ele será capaz de gerar diferentes tipos de comunicações, direcionadas para pessoas diferentes.
Esse tipo de personalização não só torna nossa escrita mais estratégica, como também mais efetiva. Afinal, ela será o mais relevante possível para a pessoa alvo da comunicação.
Por fim, a IA também é capaz de ajudar a fazer uma análise de desempenho dos copywritings já criados. Quando inserimos na ferramenta textos que publicamos, análises, métricas ou qualquer outro tipo de informação que tenhamos e damos um comando para analisar e indicar caminhos para ações futuras, ela será capaz de dizer qual "copy" é mais efetivo para o nosso objetivo. Isso ajuda a reformular as nossas estratégias de comunicação.
É evidente que o uso da IA pode ser um recurso valioso quando queremos otimizar o nosso copywriting. Contudo, é fundamental compreender que a tecnologia por si só não opera de forma autônoma. A essência da escrita persuasiva está na estratégia feita por nós, seres humanos.
O curso Copywriting: criando textos persuasivos com Inteligência Artificial possui 136 minutos de vídeos, em um total de 45 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de IA para Marketing Digital em Inteligência Artificial, ou leia nossos artigos de Inteligência Artificial.
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