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Comunicação persuasiva: habilidades e estratégias para atrair clientes

Comunicação persuasiva - Apresentação

Olá! Me chamo Tayná Carvalho e sou uma pessoa instrutora na Alura, especializada em marketing e comunicação. Acompanharei você ao longo deste curso de comunicação persuasiva, que aborda habilidades e estratégias para atrair clientes. Este curso foi criado também por Thalyta Onimaru da Escola de Inovação e Gestão.

Antes de detalhar o curso, irei me apresentar.

Audiodescrição: Tayná Carvalho se identifica como uma mulher branca. Tem olhos castanhos e cabelos pretos, ondulados e compridos. Está com um casaco preto de branco. Ao fundo, há uma iluminação suave nas cores laranja e rosa.

Para quem é este curso?

Esta formação é recomendada para pessoas empreendedoras e para aqueles interessados em dominar a arte da comunicação persuasiva. Além de se aprofundar nesse tópico, você aprenderá a criar mensagens envolventes que capturam a atenção do público e os motivam à ação.

Também examinaremos os elementos-chave da persuasão e sua aplicação prática em nossas interações.

O que abordaremos?

Focaremos nos princípios da influência, especialmente nos gatilhos mentais, e como aplicá-los para orientar as decisões das pessoas clientes. Exploraremos o copywriting, que é a técnica de criar textos persuasivos, compreendendo suas premissas e estratégias. Você também aprenderá a construir uma carta de vendas e aplicar estratégias não apenas na escrita, mas também na fala.

Analisaremos casos reais e exemplos, absorvendo os elementos fundamentais para aprimorar nossa comunicação e aumentar nosso poder de persuasão. O conteúdo que vamos explorar é rico e abrange diversos temas.

Antes de começar, convido você a não apenas assistir às aulas, mas também a realizar as atividades cuidadosamente elaboradas para reforçar seu conhecimento.

Convido você a interagir conosco e compartilhar suas experiências no nosso Discord e no fórum dedicado, espaços criados especialmente para você. Dito isso, tenho uma pergunta para você: Estou pronta aqui, e você, está pronto para me acompanhar?

Vamos nessa?

Comunicação persuasiva - A importância de uma boa comunicação

Já considerou como a evolução da nossa espécie ocorreu? Como desenvolvemos nossas habilidades até o estado atual? Embora essa seja uma reflexão profunda, a análise detalhada é melhor deixada para especialistas como Darwin e Lamarck.

Variedade de Formatos de Comunicação

No entanto, algumas características nos distinguem de outras espécies, como a habilidade de pensamento abstrato e racional. Isso significa que tendemos a encontrar lógica em nossas ações e pensamentos, buscando a racionalidade, ao contrário de animais considerados irracionais.

Outra característica distinta é a nossa capacidade de autoconsciência, compreendendo a nós mesmos e aos outros, assim como nossos pensamentos, crenças e identidade. Não apenas nos reconhecemos, mas também validamos o reconhecimento daqueles ao nosso redor.

Além disso, nossa linguagem e comunicação complexa são aspectos igualmente relevantes.

Os seres humanos possuem sistema de linguagem que nos distingue das outras espécies. Esse sistema é fundamental para a formação e manutenção de relacionamentos sociais.

Considerando nosso sistema de linguagem, diversas formas de comunicação estão à disposição. A linguagem verbal falada envolve o uso da fala para transmitir mensagens. A comunicação não verbal, por outro lado, recorre a linguagem corporal, gestos, expressões e movimentos.

Além disso, a linguagem escrita ou comunicação escrita faz uso da representação de letras, números e palavras. Por fim, a linguagem visual depende de imagens, fotografias e desenhos para se expressar.

  1. Verbal
  2. Não verbal
  3. Escrita
  4. Visual

Conclusão

Considerando os formatos de comunicação, independente do tipo, eles influenciam em nossa esfera pessoal, educacional e profissional. De maneira geral, a comunicação é uma habilidade fundamental em nossa sociedade.

Essencial para o entendimento, organização e funcionamento da sociedade como um todo. Portanto, aprimorar constantemente a comunicação é essencial, tanto individualmente quanto dentro dos grupos aos quais pertencemos.

Comunicação persuasiva - Conhecendo a comunicação persuasiva

"I have a dream" (em português, "eu tenho um sonho"), Martin Luther King.

A citação pertence a Martin Luther King e foi o tema de um discurso por ele proferido em 1963. Esse discurso se tornou um dos mais icônicos da história, onde ele expressa a ideia do seu sonho. Por que esse discurso específico teve um impacto tão profundo e continua a influenciar várias gerações dentre todas as palestras que ele deu como ativista político e líder pacifista?

Antes de explorar esse discurso, é crucial lembrar que existem ferramentas e técnicas para amplificar a comunicação de uma mensagem ao público. A seleção da ferramenta a ser usada na comunicação depende de três elementos fundamentais:

É fundamental compreender o propósito da comunicação, compreendendo sua finalidade. É necessário ter conhecimento da audiência, adaptando a abordagem para se comunicar de maneira eficaz, e levar em consideração o contexto.

A ausência de contexto pode reduzir o impacto e o significado da mensagem, já que ela carece de uma situação que a torne relevante para o público.

Analisando o discurso de Martin Luther King

Objetivo

No caso do discurso de Martin Luther King, seu objetivo é claramente delineado ao longo de suas palavras. Ele buscava inspirar mudanças, unir indivíduos, promover a igualdade e gerar um impacto duradouro.

Isso está completamente alinhado com sua luta contra a segregação racial, em busca de equidade e justiça social. Portanto, seu propósito está em total consonância com os princípios e valores que ele defendeu durante sua vida.

Contexto

No contexto, ele discursava como parte de um movimento inserido na luta pelos direitos civis das pessoas negras nos Estados Unidos. Esse esforço pela igualdade de direitos e pelo fim da segregação racial ocorreu durante a Marcha em Washington, que representava a busca por trabalho e liberdade.

Público

Dada a influência significativa de seu discurso, que alcançou uma vasta audiência, compreendemos que seu público-alvo também englobava a comunidade internacional. No entanto, de maneira mais ampla, ele se dirigia à população americana. No decorrer de seu discurso, ele aborda a questão da América, envolvendo, assim, afro-americanos, brancos americanos, políticos e legisladores e comunidade internacional.

Recursos de discursos

São técnicas que as pessoas comunicadoras utilizam para melhorar a eficácia e o impacto de suas palavras.

Ao longo de sua fala, Martin Luther King empregou ferramentas retóricas para acentuar e ampliar a mensagem que estava transmitindo. Essas técnicas são empregadas por comunicadores para aprimorar a eficácia e o impacto de suas palavras em relação ao público.

Figuras de Linguagem

Técnicas que mudam o uso literal das palavras para criar efeitos especiais, muitas vezes relacionados à emoção ou humor.

No discurso de Martin Luther King, fica evidente o uso de figuras de linguagem, que são recursos que modificam o sentido literal das palavras, criando efeitos especiais, frequentemente direcionados ao humor ou à emoção.

Ele enfatiza repetidamente a frase "eu tenho um sonho" e menciona o período de 100 anos. Esse uso está relacionado à figura de linguagem chamada anáfora, que emprega a repetição para criar ênfase.

Anáfora (Ênfase pela repetição)

Repetição intencional de palavras ou frases no início de versos, sentenças ou parágrafos consecutivos.

Através da anáfora, destaca-se o conteúdo da mensagem, instigando a reflexão sobre o que está sendo comunicado. A repetição intencional de palavras ou frases no início das sentenças coloca esses elementos em destaque, reforçando o valor de seu significado. Essa técnica é frequentemente empregada para realçar a importância do que está sendo dito.

Prosopopeia ou Personificação

Atribuição de características humanas a animais, objetos, fenômenos naturais e seres inanimados.

Observamos também a passagem em que se menciona que a América deu um "cheque sem fundo" ao povo negro. Obviamente, a América em si não tem a capacidade de dar algo. Nesse contexto, a frase usa a figura de linguagem chamada prosopopeia (personificação), que atribui características humanas a objetos inanimados, seres ou animais.

O uso dessa figura expressa a ideia de que o povo negro acreditou que seria acolhido e apoiado pela América, mas, na realidade, não recebeu o que esperava. Essa é a mensagem transmitida através da prosopopeia.

Apelo emocional

Utilizar o termo "nós", falar da esperança de um futuro melhor para seus filhos, além da combinação de indignação e esperança, apelou diretamente às emoções do público, fortalecendo o impacto do seu discurso.

Adicionalmente, a pessoa se inclui ativamente no discurso, afirmando "nós recusamos a acreditar; viemos para recordar; agora é o tempo para erguer nossa nação". Ao longo de todo o discurso, existe um forte apelo emocional, e quando essa inclusão acontece, gera um senso de pertencimento.

Ao me incluir, estou demonstrando que essa causa e tudo o que estou discutindo têm tanta relevância para mim quanto para vocês.

O propósito desse apelo emocional é impactar as pessoas e comunicar a ideia de que a pessoa está tão envolvida quanto o público, levando a causa muito a sério. Ele menciona sua família, seus filhos, expressa esperança por um futuro melhor e demonstra indignação em relação aos eventos históricos.

Isso fortalece seu discurso ao mostrar que as pessoas que lhe são significativas também estão comprometidas com a causa, amplificando a mensagem.

Comunicação persuasiva

Apesar de todos os discursos proferidos em sua vida, o que ficou globalmente conhecido considera a utilização da comunicação persuasiva. Essa abordagem tem o poder de influenciar e aproximar as pessoas, alinhando-as com o que desejamos que acreditem, ou seja, orientando-as em direção às nossas expectativas.

É justificado que Martin Luther King seja amplamente valorizado e reconhecido como um líder, devido à sua habilidade persuasiva. Ao longo da história, é difícil encontrar um líder que não recorra à comunicação persuasiva, porque para estabelecer conexões com as pessoas e liderar em qualquer contexto, pessoal ou profissional, a persuasão é essencial.

Conclusão

É importante esclarecer que persuasão não é sinônimo de manipulação ou engano, mas sim de direcionar indivíduos em direção a um objetivo que buscamos. Este é o cerne da comunicação persuasiva, e é o tema que abordaremos a seguir.

Sobre o curso Comunicação persuasiva: habilidades e estratégias para atrair clientes

O curso Comunicação persuasiva: habilidades e estratégias para atrair clientes possui 160 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Softskills e Carreira em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

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