Alura > Cursos de DevOps > Cursos de AWS > Conteúdos de AWS > Primeiras aulas do curso Começando em Cloud: usando a AWS e explorando os recursos da nuvem como serviço

Começando em Cloud: usando a AWS e explorando os recursos da nuvem como serviço

Navegando na nuvem - Apresentação

Olá, meu nome é Lucas Mata e sou instrutor aqui na Alura.

Audiodescrição: Lucas se considerada uma pessoa branca. Usa óculos de armação preta, fina e arredondada e tem cabelo curto e preto. Veste uma camiseta preta com o escrito "Alura". Está no estúdio da Alura; ao fundo, uma parede com iluminação vermelha e azul. À direita, uma estante com decorações e um letreiro do logotipo da Alura.

Boas-vindas ao curso!

O que vamos aprender?

Se você deseja aprender mais sobre computação em nuvem e dar os primeiros passos na Cloud, este curso é ideal para você. Neste curso, abordaremos os seguintes tópicos:

Primeiramente, os fundamentos da computação em nuvem serão explorados. Em seguida, aprenderemos como selecionar serviços na Cloud. Também vamos abordar o gerenciamento de ambientes na AWS, incluindo a criação e gestão de instâncias. Vamos subir um servidor Apache na instância criada com uma aplicação web de teste. Além disso, exploraremos o acesso à AWS através da CLI e conheceremos ferramentas como AWS SDK, CloudWatch e VPC.

Abordagem de aprendizado

Vamos aprender tudo isso de maneira contextualizada, explorando todos esses tópicos através de um projeto prático: uma aplicação web de teste que estará acessível publicamente na internet.

Além dos vídeos, aproveite os recursos adicionais oferecidos na plataforma, como atividades práticas e suporte através do fórum e da comunidade no Discord.

Estamos prontos para mergulhar juntos no mundo da Cloud!

Navegando na nuvem - Identificando a computação como serviço

Precisamos criar um website para hospedar conteúdos sobre tecnologia. Desejamos compartilhar informações e experiências, utilizando softwares e ferramentas de DevOps.

Quando pensamos em um website, temos uma série de dados que são carregados no navegador de uma pessoa usuária. Por exemplo, ao visitar o site da Alura, encontramos as diferentes escolas que compõem a plataforma. Se clicarmos na escola de "Data Science" (Ciência de Dados), receberemos imediatamente uma série de informações: vídeos, imagens e um conteúdo bastante interativo.

Mas essas informações não estão armazenadas no nosso computador. Estamos acessando dados que residem em um computador disponível na web.

Entendendo o servidor

Como escolhemos onde hospedar este website? Esse computador é conhecido como servidor. E ele recebe esse nome por um motivo claro: está constantemente respondendo às solicitações das pessoas usuárias, como quando alguém clica no ícone da escola de Ciência de Dados e obtém todas as informações associadas a ela.

Clientes -> Internet -> Servidor

Esse computador estará constantemente respondendo a essas solicitações e enviando todas as informações necessárias para os dispositivos que conhecemos como clientes, como nossos telefones, notebooks, ou até mesmo a televisão em casa. Assim, de um lado temos o servidor e do outro lado temos os dispositivos clientes.

Localização do servidor

O servidor pode estar localizado em nossa própria casa. Podemos configurar um desktop para ficar ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana, atendendo continuamente às solicitações das pessoas. No entanto, existe uma solução possivelmente mais prática que conhecemos como cloud computing (computação em nuvem).

Cloud computing

O conceito de computação em nuvem consiste na oferta de serviços computacionais, como armazenamento e hospedagem de websites, como um serviço para pessoas usuárias através da rede.

Principal vantagem do cloud computing

Não precisamos nos preocupar com um computador pessoal ligado em casa o tempo todo. Não é necessário realizar atualizações constantes nem verificar se ele está conectado e respondendo de forma eficiente às solicitações das pessoas usuárias.

Deixamos todas essas responsabilidades a cargo de um provedor de serviços. Assim, nossa preocupação passa a ser especificamente a aplicação em si, cuidando do conteúdo e garantindo uma experiência mais interativa e significativa para as pessoas usuárias que estão navegando na plataforma.

Não apenas para hospedar websites, podemos utilizar uma solução de computação em nuvem. Utilizamos isso diariamente, por exemplo, ao acessar um serviço de compartilhamento de arquivos através de um drive. Podemos também utilizar serviços de computação em nuvem quando usamos um software através de um navegador.

Isso exemplifica o software as a service (software como serviço). E onde esse software está sendo executado, onde está hospedado? Está em um computador que funciona na nuvem.

Além disso, podemos contar com serviços de armazenamento de bancos de dados na nuvem. Também podemos ter serviços de servidor, os quais usamos para hospedar um website. Portanto, há uma ampla gama de serviços que a computação em nuvem nos proporciona. Sempre considerando que a ideia principal é oferecer recursos computacionais como serviço.

Conclusão e Próximos passos

Já é possível perceber que a melhor opção para hospedar este site é utilizar um serviço de computação em nuvem. Dessa forma, podemos nos concentrar mais no conteúdo do próprio site do que na infraestrutura necessária para sua hospedagem e funcionamento.

Mas onde está localizada exatamente essa "nuvem"? Como as pessoas conseguem acessar o conteúdo que está armazenado em um servidor na nuvem?

Navegando na nuvem - Entendendo onde está a nuvem

Agora que já entendemos o que é a computação em nuvem, a questão que surge é: onde fica a nuvem? Se voltarmos ao site da Alura e clicarmos novamente na escola de Data Science, podemos clicar com o botão direito na página e selecionar a opção "Inspecionar".

No menu exibido à direita, clicamos na opção "Rede" localizada na parte superior direita. Ao interagir com a página da Alura do lado esquerdo e clicar em "Programação", observamos uma série de envios, solicitações e requisições. Isso revela o que realmente está acontecendo na rede. Cada vez que interagimos com o site, fazemos uma solicitação de recursos ao servidor que armazena esse site.

Ao mesmo tempo, ele retorna com o conteúdo da escola de Programação, onde estão todos os principais cursos da escola.

Já deu para entender que a internet é a ligação entre o dispositivo do cliente e o servidor, que pode estar como serviço de computação em nuvem. Ou melhor, são as redes de computadores.

A internet é um sistema global de redes de computadores interligadas.

A seguir, entenderemos como as redes funcionam.

Funcionamento das Redes

Utilizamos um conjunto de protocolos toda vez que interagimos com o site, precisamos nos conectar com um dispositivo, seja para enviar um arquivo ou receber um conjunto de dados.

Protocolos

O que são esses protocolos? Eles nos ajudam a organizar o pedido ou o encaminhamento de dados em pacotes. Esses pacotes recebem o endereço de origem, que é o nosso computador encaminhando a solicitação para o site, e também precisam do endereço de destino, para onde o pacote deve ser enviado.

Por isso, todos os dispositivos conectados à internet recebem um endereço de identificação único, conhecido como endereço IP, que é também o nome do protocolo IP.

Modelo TCP/IP

O IP é a identificação individual de cada um dos dispositivos conectados à internet ou a redes privadas.

O protocolo TCP, que dá nome ao modelo TCP/IP utilizado como base na construção das redes de computadores, é responsável pela conexão entre nosso dispositivo e o servidor de destino, que armazena o site, atuando na camada de transporte.

Esquema do modelo TCP/IP. No topo, há um notebook de onde saem quatro etapas numeradas de 1 a 4, simbolizando partes de um puzzle, que indicam as camadas. As etapas estão conectadas por linhas pontilhadas a um ícone de globo, simbolizando a distribuição pela internet. Abaixo, as mesmas quatro camadas conectam-se a outro notebook, representando o servidor.

Essa imagem mostra que a requisição e o conjunto de dados passam por várias camadas antes de serem preparados para serem encaminhados através de uma série de dispositivos interconectados.

Isso porque o servidor que armazena esse site pode estar localizado fora da nossa cidade, possivelmente em outro país ou continente, além da área de cobertura do nosso provedor de internet. Para que nossa requisição alcance esse servidor, ela precisa passar por uma série de dispositivos de rede intermediários, como os roteadores, os quais frequentemente reiniciamos em casa quando a conexão está instável, até chegar ao endereço de destino.

Camadas do TCP/IP

Nesse modelo, temos quatro principais camadas.

Camada de aplicação

A primeira é a camada de aplicação, que está próxima ao nosso site. É nessa camada que inspecionamos os pacotes, solicitações e requisições. Um dos principais protocolos que operam nesta camada é o HTTP, e sua versão segura HTTPS.

Camada de transporte

A camada de transporte utiliza o protocolo TCP para garantir a entrega confiável dos pacotes nessa conexão segura.

Camada de rede

Na camada de rede, o principal protocolo é o IP, que realiza o endereçamento dos pacotes, especificando sua origem e destino.

Camada de acesso à rede

A camada de acesso à rede, por sua vez, estabelece a conexão física entre os dispositivos.

Na formação das redes, não são apenas os dispositivos clientes, como nossos computadores ou celulares, que estão envolvidos. Também existem os dispositivos de rede, especializados em conectar diferentes redes ao redor do mundo e entre países, encaminhando pacotes e facilitando essa interconexão.

E onde a nuvem se encaixa nisso tudo?

Localizando a Nuvem

A nuvem é um servidor ou um conjunto de servidores conectados à rede global de computadores, que é a internet.

Quando mencionamos serviços de computação em nuvem, geralmente nos referimos a data centers ("centro de dados"), que são sistemas compostos por múltiplos computadores com grande capacidade de processamento e armazenamento centralizados em um único local.

Esses data centers estão conectados à internet através de redes de alta velocidade, o que permite acessar e armazenar informações rapidamente, além de atender às solicitações rapidamente sempre que clicamos no ícone do site para enviar uma resposta ao nosso dispositivo.

Uma coisa que as pessoas usuárias nunca querem é esperar muito tempo para carregar uma página. Por isso, a conexão é fundamental tanto para a pessoa usuária quanto para os data centers.

Conclusão e Próximos passos

Era inimaginável ter a computação como um serviço usando computação em nuvem cerca de uma década atrás. Por quê? Nossas velocidades de conexão eram bastante baixas, então carregar um vídeo no YouTube, por exemplo, podia levar um tempo considerável. Usar um software como serviço no navegador era pouco prático. Era mais eficiente e rápido ter o software instalado diretamente em nosso desktop.

Usar a computação em nuvem como um serviço é uma excelente solução para nosso site. No entanto, com a enorme quantidade de provedores e serviços disponíveis atualmente, pode ser difícil escolher qual deles utilizar. Como decidir entre tantas opções?

Vamos analisar essa questão a seguir!

Sobre o curso Começando em Cloud: usando a AWS e explorando os recursos da nuvem como serviço

O curso Começando em Cloud: usando a AWS e explorando os recursos da nuvem como serviço possui 115 minutos de vídeos, em um total de 43 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de AWS em DevOps, ou leia nossos artigos de DevOps.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda AWS acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas