Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Agilidade > Conteúdos de Agilidade > Primeiras aulas do curso Certificação PMI-ACP: simulado do exame

Certificação PMI-ACP: simulado do exame

Questões 1 a 15 - Apresentação

Olá, sou o Roberto Pina! Boas-vindas a esse curso de preparação para Certificação PMI-ACP, dessa vez, trazendo um simulado do exame.

Para quem é este curso?

Esse curso foi pensado para:

Contexto do curso

Este décimo e último curso da série que se destina a preparar você para consultar a certificação PMI-ACP (O "Agile Certified Practitioner" fornecido pelo Project Management Institute).

Mas a nossa jornada vai além: a série também se destina a aprofundar os seus conhecimentos teóricos e práticos a respeito do Ágil.

Do que trata o curso?

Teremos um simulado com 120 questões, número de perguntas do exame real. Assim, você poderá recapitular conceitos, praticar e dar os toques finais na sua preparação para a prova.

Benefícios

Quem participa do curso recebe um grande apoio à preparação para a certificação PMI-ACP e também expande e aprofunda seus conhecimentos em Cultura e Métodos Ágeis.

Na sequência, darei algumas orientações de como fazer o simulado e explicarei como os nossos vídeos vão funcionar. Vamos em frente?

Questões 1 a 15 - Preparando o ambiente

Segue aqui uma sugestão de como realizar o nosso simulado:

Para cada questão, apresentarei o enunciado e as alternativas. Após ouvir a questão, você pode pausar o vídeo, refletir sobre qual seria a alternativa correta e, em seguida, continuar assistindo ao conteúdo. Farei também comentários a respeito das alternativas erradas e uma discussão geral para recapitular conceitos.

É interessante você anotar o que julgar relevante nos meus comentários sobre cada questão, em especial quando você errar a resposta. É importante entender por que errou e em que pegadinhas você caiu. Como é normal de qualquer exame, algumas perguntas serão mais difíceis de responder.

O mais importante é revisar e lapidar os seus conhecimentos com base nos comentários. Você pode fazer uma revisão geral e, em seguida, fazer o simulado ou repetir o simulado após complementar seus estudos e comparar o desempenho em cada tentativa.

Faça o melhor uso possível dos exercícios que faremos para recapitular os conceitos e testar a sua preparação para o exame.

É isso! Na sequência, começaremos com as primeiras cinco questões. Testaremos os seus conhecimentos e revisaremos os conceitos de todo o curso de um jeito divertido. Vamos em frente!

Questões 1 a 15 - Questões 1 a 5

Vamos à primeira questão do nosso simulado:

Uma melhor forma de um stakeholder qualquer de um projeto ágil que segue o Scrum saber do andamento dos trabalhos é:

a) Perguntar ao Scrum Master, evitando assim interrupções nas atividades da equipe.

b) Consultar o "product backlog".

c) Observar o quadro do projeto, o "burndown" ou outra forma de "information radiator".

d) Participar da reunião diária ("stand-up meeting"), quando poderá resolver diretamente com a equipe suas dúvidas.

A alternativa correta é a "c", observar o quadro do projeto e todos os outros elementos visuais para o acompanhamento dos trabalhos.

Se eu perguntar à figura de Scrum Master (alternativa "a"), ele ou ela provavelmente vai dizer para olharmos o quadro porque o objetivo desse elemento é promover a chamada "gestão à vista". O quadro é o principal instrumento para que as pessoas saibam o que acontece no projeto.

A alternativa "b" (consultar o product backlog) está incorreta porque o andamento dos trabalhos não está no product backlog, que é, na verdade, uma lista de itens do produto que ainda precisam ser construídos. Lá não encontramos informações sobre como está o andamento do trabalho no presente momento.

E a alternativa "d" (obter essa informação na reunião diária) também está errada porque esta é uma reunião interna da equipe que não visa comunicar a quem quer que seja como estão os trabalhos. A reunião diária serve para cada integrante dizer o que já completou ou pretende completar no dia e se há algum impedimento para isso.

Por isso, a resposta correta é a alternativa "c": observar o quadro do projeto, o information radiator e o burndown, que são elementos visuais destinados a mostrar aos interessados como está o andamento do trabalho.

Vamos à segunda questão:

Em um projeto Scrum, a composição do product backlog é responsabilidade de:

a) Scrum Master

b) Product Owner

c) Equipe Scrum

d) Sponsor do projeto

A resposta correta é a alternativa "b", Product Owner. Uma das principais atribuições do(a) PO é compor o product backlog, teorizá-lo e detalhá-lo.

O(a) Scrum Master tem por objetivo facilitar o uso do Scrum e ajudar a remover impedimentos, além de proteger a equipe.

A equipe Scrum é a equipe de execução. Por isso, ela não elabora o product backlog.

E a alternativa "d" diz respeito ao patrocinador do projeto, que também não é responsável pelo product backlog.

Seguiremos agora para a terceira questão:

Uma organização está com muita dificuldade em estimar a velocidade de suas equipes ágeis. A melhor medida a tomar diante desta situação é:

a) Sugerir que sejam medidas as velocidades das primeiras iterações de cada projeto, o que dará uma pista da velocidade de cada projeto específico.

b) Instituir um padrão de unidades de medida de user stories e um processo bem pensado de planning poker.

c) Sugerir a aplicação de uma técnica de estimativa paramétrica, como a Análise de Pontos de Função, e com o tempo descobrir a produtividade da equipe.

d) Recuperar ou começar a guardar informações históricas sobre as velocidades dos projetos ágeis da organização.

A resposta correta é a alternativa "a". Quando falamos de velocidade de uma equipe ágil, estamos nos referindo à quantidade de story points ou de trabalho que ela consegue entregar em cada sprint na forma de software operativo. A velocidade de uma equipe pode ser de, por exemplo, 60 story points por sprint ou outra unidade de produção a ser estipulada.

Segundo o Ágil, a melhor forma de determinar a velocidade da equipe é simplesmente medi-la. As velocidades de entrega são apuradas nas primeiras iterações da equipe naquele projeto. Os primeiros sprints nunca são tão bons porque a equipe ainda está se aquecendo e se preparando, mas depois de algum tempo, acontece uma estabilização e descobrimos qual a velocidade típica daquele grupo.

Pensar em um processo ou cerimônia para fazer as estimativas ou escolher uma unidade de medida não vai necessariamente nos fazer descobrir a velocidade. Isso depende do contexto e é muito particular para cada produto, equipe e cenário. Por isso, o item "b" (instituir um padrão de unidades de medida e um processo bem pensando de planning poker) está incorreto.

A opção "c" (sugerir uma técnica como a Análise de Pontos de Função) também não resolve o nosso problema porque nenhuma técnica, por mais sofisticada que seja, nos dará a velocidade. Esta é obtida na prática por cada contexto ser único. Não dá para adivinhar qual a produtividade da equipe.

E, por fim, o Ágil tem reservas quanto ao uso de informações históricas de um projeto (alternativa "d"). Isso porque, segundo o Ágil, cada projeto é único. Cada equipe está lidando com usuários numa configuração de fatores extremamente particular. Então, não dá para comparar um projeto ao outro.

Projetos de base histórica serviriam se o projeto de hoje focasse no mesmo produto, com a mesma equipe, os mesmos usuários e acontecesse no mesmo contexto. Na prática, sabemos que isso não é possível. Por isso, o uso de base histórica não é a melhor forma de estimar a velocidade de uma equipe.

Quarta pergunta:

Em uma organização que adota consistentemente métodos ágeis, todos os instrumentos seguintes ajudam a ter uma ideia geral da visão do projeto, exceto:

a) O product backlog e as user stories;

b) A caixa do produto (vision box);

c) Uma parter do release planning;

d) Um modelo em escala reduzida (protótipo).

Perceba que a pergunta nos pede para apontar a resposta que não nos ajuda a ter uma visão geral do projeto. Temos que prestar atenção ao que o enunciado pede e tomar cuidado com perguntas que usam a palavra "exceto" ou pedem a alternativa falsa, por exemplo.

A resposta correta é a alternativa "a", o product backlog e as user stories. Estes instrumentos não ajudam a ter uma visão geral do projeto porque já são um detalhamento do produto.

Já a caixa do produto (alternativa "b") é um instrumento que ajuda a dar uma visão geral do produto ou projeto. A vision box é uma dinâmica ou exercício em que a equipe cria uma embalagem para o produto, destacando as suas principais características. Isso ajuda a fornecer uma visão geral do mesmo.

O release planning (alternativa "c") também ajuda a dar uma visão geral porque durante essa etapa é gerado o documento de visão com esse propósito.

Por fim, um modelo em escala reduzida (alternativa "d") também ajuda a termos uma visão geral do projeto.

Quinta questão:

"Valor", em um projeto ágil de software, é melhor medido:

a) Pelo ROI advindo das entregas de peças priorizadas de software funcionando.

b) Pela percepção do(a) Product Owner, conforme seus critérios de qualidade previamente acordados.

c) Pela velocidade da equipe de desenvolvimento.

d) Pela produtividade da equipe de desenvolvimento.

A alternativa correta é a "a". Quando falamos de "valor" no Ágil, estamos falando do retorno de investimento, ou seja, da adição de benefícios de valor ao negócio na forma de software funcionando (entrega de produto operacional).

A simples percepção da figura de Product Owner não é o que efetivamente mede o valor. Às vezes, o(a) PO pode julgar que determinada contribuição tem um grande valor, mas se aquilo não trouxer resultados efetivos ao negócio, não foi gerado um valor real.

As alternativas "c" e "d" também não estão associadas a um valor. Uma equipe pode, por exemplo, ter uma velocidade de entrega baixa, mas acrescentar muito valor a um projeto.

Na sequência, vamos ao próximo conjunto de questões de número 6 a 10. Vamos lá?

Sobre o curso Certificação PMI-ACP: simulado do exame

O curso Certificação PMI-ACP: simulado do exame possui 245 minutos de vídeos, em um total de 45 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Agilidade em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Agilidade acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas