Alura > Cursos de Inovação & Gestão > Cursos de Agilidade > Conteúdos de Agilidade > Primeiras aulas do curso Certificação PMI-ACP: conheça a Cultura Ágil e seu potencial de aplicação

Certificação PMI-ACP: conheça a Cultura Ágil e seu potencial de aplicação

Certificação PMI-ACP - Apresentação

Olá, sou Roberto Pina e dou boas-vindas a essa série de cursos que visa a preparação para obtenção da Certificação PMI-ACP. Esse é o primeiro curso da série, e a certificação PMI-ACP do Project Management Institute é a certificação ágil do PMI, uma das credenciais mais importantes em nível global para aqueles que praticam o ágil ou desejam entrar nesse mundo.

Mas nossa jornada vai além de obter apenas a certificação. A ideia é também aprofundar o seu conhecimento sobre o ágil, esse tema tão importante para as organizações, em especial para atividades de desenvolvimento de software.

O público alvo desse curso são analistas de sistemas e de negócios, gerências e coordenações de projetos, integrantes de áreas de governança como escritórios de projetos (os PMOs), pessoas que desejam atuar como Scrum Master ou Project Owner futuramente, desenvolvedores e desenvolvedoras com interesse em migrar para funções mais ligadas à gestão, pessoas que já praticam o ágil e desejam se certificar para reforçar as suas credenciais, e consultores e consultoras em metodologias, gestão e transformação organizacional.

O PMI (Project Management Institute) é um órgão internacional sem fins lucrativos que tem como objetivo valorizar e desenvolver a atividade de gerenciamento de projetos através da evolução do conhecimento dessa temática, e com isso valorizar os profissionais ligados à atividade de projetos.

É uma instituição que completou 50 anos em 2019, e é famosa pelas certificações profissionais que concede, como a PNP, bastante conhecida, e a PMI-ACP, a certificação ágil. Vale a pena se certificar, afinal toda credencial é melhor ter do que não ter. Além disso, quando nos preparamos para um exame, revisamos uma série de conceitos e reflexões que nos fazem crescer naquele assunto. Portanto, para um melhorar posicionamento profissional e também para nos aprofundarmos em determinado tema, vale obter a certificação.

O que será tratado neste primeiro curso da série? Falaremos mais profundamente sobre o que é exatamente a certificação ágil PMI-ACP, por que o ágil surgiu e do que se trata esse movimento (que envolve cultura e métodos), os conceitos fundamentais do ágil, uma apresentação dos chamados métodos ágeis, além de estudos de caso e análises.

Essa é uma introdução para toda a jornada de preparação para a certificação, mas que também vai aprimorar e muito os seus conceitos e conhecimentos a respeito de cultura e métodos ágeis. Venha comigo nessa jornada super interessante. Maiores detalhes a respeito desse curso você encontra na página logo abaixo.

Certificação PMI-ACP - A certificação

A certificação PMI-ACP é provida pelo PMI, o Project Management Institute, uma instituição internacional sem fins lucrativos voltada para boas práticas de gestão de projetos, evolução do conhecimento nessa área e valorização dos profissionais de projeto. Não é uma instituição recente, ela completou 50 anos em 2019, e é famosa pelas certificações profissionais que concede.

Existe um conjunto de certificações voltadas para gestão de projetos, programas e portfolios. Nesse conjunto se destaca a certificação PMP, Project Management Professional, talvez a mais conhecida do PMI, que atesta um bom nível de conhecimento em gerenciamento de projetos de uma maneira geral.

Temos também nesse grupo a certificação CAPM, Certified Associate in Project Management, que é um nível de exigência abaixo do PMP. Temos também a PgMP, Program Management Professional, voltada para a gestão de programad, e a PfMP, Portfolio Management Professional, voltada para gestão de portfolios.

A PgMP e a PfMP são certificações, portanto, de um nível um pouco mais alto. Um programa é um conjuno de projetos articulados/interligados, e um portfolio é o conjunto total de programas e projetos de uma organização.

Um outro grupo de certificações do PMI diz respeito a determinadas áreas de conhecimento em gestão de projetos. Aqui nós temos a PMI-RMP, ou PMI Risk Management Professional, voltada para gerenciamento de riscos; a PMI-SP, ou PMI Scheduling Professional, voltad apara gerencimaneot do tempo e cronograma; e PMI-PBA, ou Professional in Business Analysis, uma certificação em análise de negócio.

Existe outro instituto, o IIBA (International Institute of Business Analysis), que foi pioneiro na certificação de profissionais de análise de negócios. O PMI foi atrás e criou a sua certificação para esse tema.

Há também uma certificação para estudantes do ensino médio, a PMI Project Managemnet Ready, que tem como objetivo estimular os estudantes a darem os seus primeiros passos nos conhecimentos de gerenciamento de projetos.

Finalmente, temos o grupo das certificações ágeis do PMI, onde se destacam a PMI-ACP (Agile Certified Practitioner), a DASM (Disciplined Agile Scrum Master) e a DASSM (Disciplined Agile Senior Scrum Master), um nível acima.

A nossa série focará na PMI-ACP. Falaremos em detalhes sobre essa certificação e cobriremos todo o conteúdo exigido no exame. Outras certificações ágeis estão para ser lançadas pelo PMI ao longo do tempo.

Vamos para alguns fatos importantes sobre as certificações do PMI. A maioria delas exige experiência prática, portanto não é só uma certificação na qual você passa em um exame, é exigido também um determinado número de meses de experiência prática na área correlacionada com a certificação.

O processo de qualificação é mais rigoroso do que as certificações em geral, e o exame, mesmo remoto, é vigiado. Esses exames são realizados em centros com ambiente controlado, mas recentemente, em função da pandemia do Covid-19, surgiu a possibilidade de executar o exame em casa. Nesse cenário, existe um sistema em que o candidato(a), durante o exame, é vigiado pela sua webcam. Esse tipo de rigor coloca mais valor na certificação, podemos pensar assim.

A renovação das certificações exigem atividades. Elas têm um prazo/duração de 3 anos, e para serem renovadas é necessário reportar atividades de atualização dentro do assunto da certificação, definidas pelo PMI. Essas credenciais têm reconhecimento global, à medida em que o PMI é uma instituição global.

A certificação, como já dissemos, é de Agile Certified Practitioner, o que seria um praticante certificado em ágil. Segundo os próprios dizeres do PMI, essa certificação é destinada a quem trabalha em times ágeis ou organizações que estão adotando práticas ágeis. É uma certificação voltada para pessoas que estão imersas em um contexto de adoção da cultura e dos métodos ágeis.

A certificação atesta um bom conhecimento desses dois aspectos, da cultura e dos métodos. Quem passa no exame conhece realmente os conceitos e atendeu a pre-requisitos de convivência no contexto do ágil. Para quem já é certificado PMP, é uma boa ideia se certificar PMI-ACP também, pois isso mostra uma espécie de expansão de conhecimentos - o PMP é voltado para gerenciamento de projetos tradicionais ou de caráter mais genérico, e a PMI-ACP é específica para ágil.

Quem detém as duas certificações está sinalizando que tem interesse e conhecimentos na gestão de projetos como um todo, ou de caráter mais tradicional, e também no ágil. Além disso,ao renovar as certificações, os créditos que são acumulados para renovar a PMI-ACP podem ser reaproveitados para a renovação PMP, existe essa sinergia. Se você é PMP e está inserido ou vai se inserir no contexto do ágil, é um bom motivo ou um motivo a mais para você buscar a certificação ágil.

Quais são os pré-requisitos destacados pelo PMI para a obtenção da certificação PMI-ACP? É necessário o ensino médio completo, pelo menos; 21 horas de treinamento em práticas ágeis - ou seja, é necessário um certificado ou um conjunto de certificado que some pelo menos 21 horas; 12 meses conquistados dentro dos últimos 5 anos de experiência geral em projetos, atuando em qualquer papel - não é necessário ter sido gerente de projeto durante 12 meses. Quem já tem a certificação PMP ou PgMP está dispensado desse requisito.

Além disso, cumulativamente, 8 meses dentro dos últimos 3 anos de experiência específica atuando em projetos ágeis em algum papel, não sendo necessário ter sido Scrum Master ou Product Owner. Esse é o conjunto básico de requisitos para a certificação.

Além de cumprir esses requisitos, a certificação exige que o candidato ou candidata passe em um exame feito pelo computador, composto por 120 questões de múltipla escolha. A duração do exame é de 3 horas, e o candidato pode escolher a língua em que fará o exame, sendo disponíveis Inglês, Árabe, Japonês, Coreano, Português Brasileiro e Espanhol.

A certificação necessita de uma renovação a cada 3 anos, um processo que veremos em detalhes mais adiante. No próximo vídeo vou contar como é o processo de certificação, desde a inscrição inicial até a realização do exame a manutenção da certificação.

Certificação PMI-ACP - O processo

Neste terceiro vídeo da primeira aula eu falarei a respeito do processo da certificação PMI-ACP. A inscrição, a realização do exame etc.

Por onde devemos começar? Devemos começar acessando o site “pmi.org”. Todo o processo se dará através do site.

Estamos no site “pmi.org” e algo que você deve fazer é criar uma conta. Para isso, você deve clicar no botão “Register”, no lado superior esquerdo da tela. Fazendo isso, o site vai abrir um informe, que você deve preencher e, com isso, ele vai criar um login e uma senha para você. Isso será usado durante o seu processo de inscrição e depois, durante toda a manutenção da sua certificação.

Mesmo antes de você criar essa conta, existe algo importante que você deve fazer, que é obter o handbook da certificação. Para isso, você vai no menu “Certifications”, primeira aba na linha superior do site, clica em “Certification Types > PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)”. Com isso, caímos na página da certificação PMI-ACP.

Descendo a página, temos uma parte chamada “PMI-ACP Exam Guidance”, com um link “Prepare for the exam”. Eu clico nele e na outra página que eu desço tem o link “The PMI-ACP Handbook”. Através desse link eu faço o download do handbook da certificação.

Esse handbook é importante, porque ele apresenta de maneira detalhada todos os passos que devem ser seguidos. Você deve ler e seguir as orientações desse handbook. Aproveite também para ler e estudar os diversos recursos e informações que tem no site do PMI.

Faremos um resumo dos passos rumo à certificação. Primeiramente, temos a fase de submissão da inscrição. Essa fase consiste em você passar para o PMI informações a respeito da sua experiência, dos treinamentos que você fez etc. - é tudo feito no site.

Uma vez iniciado o processo de inscrição, você tem 90 dias para concluir e passar todas as informações que foram solicitadas. Tudo é feito on-line. Você deve fornecer as informações exclusivamente pelo site do PMI. É muito importante não passar nenhuma informação falsa ou imprecisa, porque você pode cair em um processo de auditoria.

Feita a submissão, dentro daquele prazo de 90 dias o PMI tem 10 dias para te dar uma devolutiva, para revisar as informações que você passou e te responder. Essa resposta virá por e-mail e podem acontecer duas coisas.

Primeiro, a sua submissão é aprovada primeiro e começa o seu chamado período de elegibilidade (já vou falar do que se trata). Ou, uma segunda coisa que pode acontecer é você cair na auditoria.

O que é auditoria? Auditoria é um processo onde algumas inscrições caem - não sabemos exatamente se isso é sorteado ou se tem algum elemento que motive o PMI colocar uma inscrição na auditoria.

Se isso acontecer, o PMI vai te pedir algumas informações complementares ou alguns comprovantes daquilo que você submeteu. Então você terá 90 dias para enviar os materiais que forem solicitados. Feito isso, o PMI analisará esses materiais e entre 5 e 7 dias, dará novamente uma devolutiva. Passando na auditoria, começará o seu período de elegibilidade.

O seu período de elegibilidade tem um ano de duração e ele começa, ou imediatamente após a inscrição ou, se você cai na auditoria, imediatamente após a auditoria estar concluída e estar tudo OK.

Esse prazo de um ano do período de elegibilidade é um período de tempo dentro do qual você deve marcar e realizar o seu exame. Então quando começa esse período você tem o horizonte de um ano para fazer o exame, marcar e fazer.

Quando você quiser marcar a data do exame, neste instante você será solicitado para fazer o pagamento do mesmo. O valor varia conforme a taxa do dólar, mas no site do PMI tem o valor exato que você deve pagar no momento em que você for marcar o seu exame.

E dentro desse prazo de um ano você pode tentar passar no exame até 3 vezes. Você marca o primeiro exame e depois paga. Se não passar, depois tem mais duas tentativas dentro desse período de um ano.

O exame é o CBT (Computer Based Testing), ou seja, é realizado em um computador e existe uma sistemática de vigilância durante a realização do exame. O exame é realizado em um centro designado pelo PMI ou realizado em casa, vigiado através de uma câmera. Se for na sua casa, será através de uma webcam.

A possibilidade de realização do exame no computador da sua casa nasceu em função da pandemia do COVID-19, então foi criada pela PMI essa possibilidade, que é chamada de procturing examination - onde um proctor, ou seja, supervisor examina através da sua webcam o ambiente onde você vai estar fazendo o exame e os seus comportamentos durante as 3 horas que você vai estar fazendo o exame.

Então tem algumas coisas, alguns movimentos, que você pode ou não fazer. Tudo isso está explicado no site do PMI, tem até um vídeo mostrando como é a modalidade de procturing exam. Existe uma vigilância bastante forte. Esse rigor traz valor à certificação. Deve ser encarado com tranquilidade e não tem nada muito complicado nele.

Se você não passar no exame, como eu citei, dentro daquele período de um ano virão mais duas tentativas. Você marca e refaz o exame. Cada vez que você remarcar, a nova tentativa implicará em um custo.

Então tem um custo para fazer o primeiro exame e para as novas tentativas você tem que pagar novamente uma taxa. Mas não tenha muito medo, se você se preparar direito vai dar tudo certo!

O resultado do exame sai na hora? Sim! O sistema gera assim que você conclui o exame, é feito um processamento e já é mostrado na hora e em tela o resultado do seu exame. O certificado você recebe depois e pode ser baixado no site do PMI.

Com relação à nota mínima de aprovação, o PMI não divulga o percentual exato de acertos necessários para a aprovação. Existe uma sistemática psicométrica para apuração da “nota do candidato”.

E há questões que são mais difíceis e outras que são menos difíceis. Dentro do conjunto de 120 questões, 100 são para valer e 20 estão lá apenas para serem testadas, então elas não contam no cômputo da nota.

Tem uma série de detalhes operacionais e conceituais por trás dessa correção do exame que você faz, que impede a determinação de um percentual exato para a aprovação. Mas o que é verificado é se você tem um nível de proficiência considerado suficiente pelo PMI. A aprovação, como eu falei, não é difícil para aqueles que se prepararam adequadamente.

Algumas dicas importantes: durante o seu processo de inscrição reúna todas as evidências daquilo que você vai submeter ao longo do tempo, ao longo da sua vida. Não deixe para ir atrás dessas evidências só se você cair em uma auditoria, então vá guardando cartas de empregadores atestando aquele seu período de experiência em projetos, em Ágil e guarde direito os certificados dos treinamentos que você fez.

Deixe tudo pronto para, se você cair em uma auditoria, você submeter esse material sem precisar ficar correndo atrás de pessoas que podem ter um acesso difícil depois. Porque isso pode acontecer a qualquer tempo

Você pode escolher o idioma da realização do exame, então escolha o que for ais conveniente para você. Faça seus resumos, isso é muito importante para fixar conhecimento, e faça também simulados. Fazer simulados é muito importante, não só para testar os conhecimentos mas para treinar a situação de ficar 3 horas fazendo um exame.

No exame, não perca muito tempo com questões complicadas. Está complicado? Passe para a próxima, porque o sistema do exame permite que você volte depois nas questões e as resolva com mais calma.

Você pode ir para frente e ir para trás nas questões. Essa é a estratégia do “pega varetas” - primeiro eu resolvo aquilo que está mais fácil, eu vou ficando mais tranquilo e depois eu vou para as questões mais enroscadas.

O vestibular, um exame de certificação ou qualquer prova assim, envolve uma questão psicológica que pode ser importante para muitas pessoas. Em função disso, evite criar muita expectativa em torno da realização do seu exame. Então faça tudo discretamente, não fale para muita gente que você vai fazer o exame e depois que passar você comunica amplamente e comemora com todo mundo.

Essas são algumas pequenas dicas que podem te ajudar no processo de inscrição e realização do exame.

Na sequência, eu vou falar um pouco mais a respeito do exame em si. O que cai, como é feito o exame, qual tipo de feedback o sistema te dá e assim por diante. Até o próximo vídeo!

Sobre o curso Certificação PMI-ACP: conheça a Cultura Ágil e seu potencial de aplicação

O curso Certificação PMI-ACP: conheça a Cultura Ágil e seu potencial de aplicação possui 210 minutos de vídeos, em um total de 51 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Agilidade em Inovação & Gestão, ou leia nossos artigos de Inovação & Gestão.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Agilidade acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas