Olá, estudante! Meu nome é Bruno Cruz, editor e motion designer. Já trabalhei em diversas áreas, desde produtoras a agências de publicidade até estúdio de games, sempre atuando com a produção de vídeos e animações.
Audiodescrição: Bruno Cruz é uma pessoa negra de pele clara, com barba curta e cabelo curto, ambos pretos. Está com uma corrente de prata no pescoço e uma camiseta camiseta preta. Ao fundo, uma parede lisa, iluminada com tons de rosa e de azul. No canto direito, parte de uma prateleira com quadros, plantas e objetos.
Neste curso, vamos realizar um projeto dentro do Canva, onde vamos construir um vídeo publicitário para ser aplicado em um aplicativo de streaming de música da marca Wave Cast. Nessa peça publicitária, vamos divulgar uma nova função dele: o streaming de podcasts.
Nesse curso, vamos aprender a:
Vamos trabalhar com:
MP4
ouEsperamos que você tenha gostado da proposta. Nos vemos no próximo vídeo!
Neste vídeo, vamos iniciar projeto no Canva. Já estamos logados na página do Canva no navegador, onde existem outros projetos explorados em outros momentos desta formação e em outros cursos o utilizam, nesta mesma divulgação desta marca. Mas agora, vamos criar um projeto de vídeo.
No canto superior direito da tela, vamos clicar no botão roxo escrito "Criar um Design" e escolher na lista suspensa o tipo de formato que este material terá. Temos a opção "Vídeo" para trabalhar com vídeo e abaixo dela a opção "Story" para trabalhar com stories, mas há diferenças entre uma e outra.
Em vídeo, temos uma resolução de 1920 pixels por 1080 pixels, enquanto em stories, temos o mesmo número, só que invertido: 1080 pixels por 1920.
Quando falamos de resolução, estamos falando de tamanho de tela, e esse tamanho é medido em pixels. Quando estamos no formato de vídeo 1920 por 1080, teremos 1920 pixels na largura e 1080 na altura desse material. Para stories, isso se inverte. Temos a largura mais estreita e a altura maior.
O primeiro número que temos sempre será a largura do vídeo, ou seja, sua medida horizontal. E o segundo número sempre será a medida vertical. Invertendo esses fatores, conseguimos entender que o material feito para vídeos é horizontal e para stories é vertical.
Sempre que estamos trabalhando com materiais feitos para serem assistidos em monitores — ou seja, materiais para YouTube e televisão, e qualquer material feito para ser visto em uma tela horizontal —, vamos usar esse formato de vídeo. Em contrapartida, tudo que for feito para ser assistido em celular ou naqueles totens de propaganda com telas verticais, vamos usar o formato de stories, mesmo que o material não seja um story.
No caso, vamos trabalhar com vídeos verticais, portanto, selecionaremos o modo "Story". Isso vai abrir uma nova janela do Canva, pronta para ser trabalhada.
Nessa página, temos algumas coisas que se destacam: no centro, há a área de trabalho que é uma página em branco, onde vamos trazer nossos elementos. Abaixo dela, há o botão "Adicionar página" para criar novas páginas. Mesmo sendo um vídeo, ele vai entender esse material em páginas. Então, para cada cena que temos no vídeo, vamos ter uma nova página.
Na lateral esquerda, temos uma barra de ferramentas vertical com outros botões. Neste momento, a seção "Design", no topo, está selecionada, exibindo uma aba à sua direita, na qual temos vários modelos de trabalho que podemos escolher para automatizar todo o processo criativo. Ou seja, já recebemos direções para começar.
Mas se quisermos começar do zero, e é o que vamos fazer neste curso, vamos acessar a seção "Elementos", abaixo de "Design", em cuja aba à direita conseguimos trazer elementos. Ela possui várias seções, nas quais temos formas geométricas e coisas prontas que já podemos trazer para começar a composição — não tão prontas quanto na seção "Design", pois são apenas pedaços para montar nosso "quebra-cabeça".
Abaixo de "Elementos", temos a seção "Texto", e na sua aba à direita podemos escolher fontes e textos pré-definidos. Abaixo de "Elementos", a seção "Marca" exibe à direita as seções "Logotipos", com a marca definida dos outros projetos que trabalhamos na formação, "Cores" e "Fontes", com a paleta de cores e a fonte definidas para essa marca, respectivamente.
Abaixo de "Marca", temos a sessão "Uploads" com materiais externos que subimos para dentro do Canva. Inclusive, para este projeto, podemos fazer uploads no decorrer do curso. Se você ainda não tem isso no seu Canva, tenha calma porque vamos entregar esse material para você logo na sequência deste vídeo e você vai poder fazer esse upload à medida que for necessário.
A próxima seção é "Desenho", muito interessante quando temos uma mesa digitalizadora para desenhar. Não é o caso, porque só o mouse e o teclado já bastam para fazer nossa composição.
Abaixo de "Desenho", temos a seção "Projetos", na qual conseguimos acessar outros projetos feitos no Canva. Abaixo desta, temos a seção "Apps" (aplicativos) com outras automações que podemos instalar no Canva, mas não vamos ver isso neste primeiro momento.
Então é isso. Crie o seu projeto no Canva e continue o curso. A seguir, precisaremos entender o roteiro que vai nos orientar no processo criativo da criação da propaganda.
Neste vídeo, vamos entender o roteiro criado para o projeto de comercial para o Wave Cast.
Acessaremos o documento do roteiro, que começa explicando que se trata do roteiro Wave Cast do Reels número 001. Temos uma sequência de Reels neste projeto e vamos fazer o primeiro deles.
Abaixo desse texto, temos uma peça publicitária estática (uma imagem) produzida anteriormente nesta formação de Canva. Se quiser entender mais sobre composição gráfica dentro do Canva, existem outros cursos dentro da formação que você pode fazer, que, inclusive, vão trazer a imagem do projeto que estamos vendo para o seu portfólio.
Abaixo da imagem, temos a seguinte seção:
Proposta
- Duração: - Até 25 segundos.
- Formato: vertical.
- Utilizar cortes dos podcasts disponíveis na pasta.
- Trilha: Serpent footwear.
- Identidade visual condizente com o Still.
Vamos utilizar cortes dos podcasts que estão disponíveis na pasta do projeto. Faremos o download desse material e, dentro dele, teremos cortes. São arquivos com pedaços de vídeo, que vamos utilizar.
Além disso, há uma trilha definida, que vamos trazer do Canva posteriormente. A identidade visual deve condizer com o Still.
Still é um termo que costumamos utilizar em produtoras ou agências de publicidade, em departamentos de vídeo. Normalmente o Still é entendido como uma imagem que já tem toda a identidade visual de uma campanha (grupo de peças publicitárias).
Quando o Wave Cast vai começar uma campanha de marketing, que vai atuar fazendo banners para a internet, posts para o Instagram, vídeos para o TikTok ou YouTube, eles devem "conversar" visualmente. Quando estamos pensando em todas as peças de vídeo, o Still vai ser uma peça como a imagem que vimos acima da proposta, ou seja, um post que já foi utilizado dentro da campanha, na qual vamos nos basear.
Quando falamos que a identidade visual tem que ser condizente com o Still, isso significa que no decorrer desse processo, se tivermos que escolher uma cor, não vamos escolher aleatoriamente. Vamos analisar o Still, detectar suas cores e copiá-las. Se quisermos colocar um elemento para decoração no vídeo, ele também deve ser baseado no Still.
Dependendo do tipo de campanha — se estivermos numa empresa que tem uma campanha muito elaborada e estudada —, não vamos trabalhar com o Still, mas sim com o manual de marca: um documento com várias páginas, onde teremos toda a identidade visual e todos esses elementos muito bem explicados.
Quando estamos numa empresa menor, na qual a campanha é mais corriqueira e as coisas devem ser feitas com uma agilidade maior, esses planejamentos não são tão aplicáveis assim. Precisamos ganhar tempo. Por isso, existe a aplicação em Still, na qual uma imagem de campanha que já foi aplicada é disponibilizada para seguirmos baseados nela e montarmos outras peças parecidas. Assim, tudo vai "conversar", e teremos outra forma de chegar no mesmo resultado.
A partir desse Still, vamos para o roteiro, visto na página 2, em forma de roteiro tabelado.
Imagem | Observações |
---|---|
Corte do "INTELIGENCIA LTDA" | Trecho: |
"É perfeitamente normal tá, as pessoas | |
falam: Pô, pro Lito tudo é normal" | |
Corte do "NÃO INVIABILIZE" | Trecho: |
"Quais são as novidades para o podcast | |
em 2024?" | |
Corte do "PODPAH" | Trecho: |
"Não sei se eu falo" | |
"Falo ou não falo?" | |
"Fala papaiizinho" | |
Composição com o logo da Wave Cast | Trilha mais marcante a partir desse ponto |
+ Tagline: O app que toca as suas | |
músicas | |
Composição com o texto e foto do | |
modelo masculino utilizado no still | |
texto: Agora também toca PODCAST | |
Manter o logo na composição | |
FIM |
Se trata de uma tabela na qual temos a coluna esquerda, com o que vai ser visto em imagem — ou seja, imagens que estão sendo aplicadas no vídeo — e a coluna direita, na qual temos observações — por exemplo, ela informa que o primeiro trecho usado nesse vídeo será um corte do podcast INTELIGÊNCIA LIMITADA.
O intuito da campanha é informar que o Wave Cast, um aplicativo que toca músicas, passará a tocar podcasts também. É uma novidade.
O vídeo começa com um corte do INTELIGÊNCIA LIMITADA, que é um podcast, o qual já temos baixado na pasta. Vamos usar o trecho dele que fala: "É perfeitamente normal, tá, as pessoas falam: Pô, pro Lito tudo é normal". Vamos identificar esse trecho no vídeo e vamos adicioná-lo ao projeto.
Em seguida, temos um corte do NÃO INVIABILIZE com o trecho que vamos utilizar, e um corte do Podpah com a mesma coisa.
Depois, vamos sair da sessão de cortes de vídeo e entrar na sessão voltada para o Motion Design, onde vamos fazer composições gráficas com animação. Ela informa que vamos usar uma composição com o logo do Wave Cast, mais a tagline "O app que toca as suas músicas". Esta frase está presente na imagem Still. Quando escrevermos isso dentro do vídeo, devemos usar a mesma letra e a mesma proporção, tudo encaixado da mesma maneira que no Still.
Também temos um ponto de observação nessa parte, informando que a trilha começará a ser mais marcante a partir desse ponto. O que define a trilha ser marcante? A experiência de quem está montando o vídeo, ou seja, realizando a edição.
Temos que ter uma trilha já "rolando" no conteúdo anterior (os cortes de podcasts). A partir do ponto em que não temos mais as falas de podcasts, a trilha tem que ter mais presença no vídeo. Ela tem que ter mais volume e mais instrumentos tocando. Vamos perceber isso na última aula do curso, quando estivermos fazendo a mixagem dessa trilha dentro do projeto.
Em seguida, vamos entrar numa outra composição, feita com um texto e a foto do modelo masculino utilizado no Still. Neste, podemos ver que tem duas pessoas e na campanha atual vamos usar só o modelo da direita.
Depois, o texto: "Agora também toca PODCAST" vai aparecer. Vamos tentar copiar a mesma fonte e a mesma configuração do texto que aparecerá antes na tela. Vamos manter o logo na composição também.
Uma coisa muito comum quando estamos trabalhando no mercado publicitário, é exibir o logo em vários momentos do vídeo (se não em todos). Portanto, já temos a ideia de o logo da Wave Cast vai aparecer sempre na tela.
Após essas etapas, o vídeo acaba. No final da tabela, está escrito "FIM".
Esse é o roteiro, e isso vai nortear toda a criação no decorrer da peça publicitária que estamos fazendo. Contudo, é interessante que você, trabalhando no Canva, também tenha autonomia para criar seus próprios roteiros, independente da campanha que você receber.
A seguir, vamos ver outros roteiros e entender melhor como funciona esse processo. Nos vemos no próximo vídeo!
O curso Canva: criando vídeos com motion graphics possui 104 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Edição de Vídeo em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.