Alura > Cursos de UX & Design > Cursos de UX Design > Conteúdos de UX Design > Primeiras aulas do curso Canva: criação de portfólio, currículo e cartão pessoal

Canva: criação de portfólio, currículo e cartão pessoal

Anteprojeto - Apresentação

Olá, boas-vindas a este curso! Sou a Maria Silveira, monitora aqui na Alura. Vou acompanhar você durante o curso Canva: criação de um portfólio, currículo e cartão pessoal.

Maria se autodeclara como mulher parda. Tem cabelos cacheados castanhos, está usando óculos de grau com armação transparente e camisa cinza com gola preta.

Este curso é para você, que já tem uma certa habilidade no Canva e quer começar a se vender no mercado.

Neste curso, você aprenderá a aplicar os princípios de design na construção de diferentes tipos de documento:

Além disso, você também irá dominar técnicas na criação de conteúdos para inserir nesses documentos. E muito mais!

Ah, e não esqueça de interagir conosco no fórum e de participar da nossa comunidade no Discord!

Bons estudos!

Anteprojeto - Currículo x Portfólio

Audiodescrição: Felipe Labouriau é um homem de pele branca com cabelos pretos. Tem bigode. Está com uma camiseta cinza. Ele grava do seu quarto, cuja parede e armários são claros e têm projetadas sobre si uma iluminação em degradês nas cores rosa. Na parede direita, há um quadro pendurado.

Durante o curso, vamos preparar três documentos distintos utilizando o Canva:

Neste primeiro vídeo, quero abordar dois deles: o currículo e o portfólio.

Vamos entender quais são as diferenças entre esses dois documentos e, principalmente, quais os objetivos deles.

Currículo

O currículo é um documento mais tradicional, cujo objetivo principal é contar a sua história.

Ele aborda a sua experiência profissional, a sua formação acadêmica e o que você pode oferecer.

Portanto, em um formato mais formal e textual, o currículo traz informações básicas sobre você. Ele detalha o que você faz, quais são as suas especializações técnicas e comportamentais, onde você já trabalhou, onde estudou e o que sabe fazer. Tudo isso de uma maneira descritiva.

É um formato de documento que se aplica a qualquer carreira, pois é um formato textual.

Portfólio

Por outro lado, o portfólio é um documento de formato visual.

Quando eu, Felipe Labouriau, comecei a trabalhar com design, ainda havia o hábito de ter portfólios impressos. Você fazia uma encadernação com os seus trabalhos ali visualmente presentes. Imprimia um documento de X páginas em que mostrava o que de melhor você fez.

Hoje em dia, os portfólios, na maior parte das vezes, são online, ou seja, são digitais.

Dentro do Canva, você consegue construir um portfólio.

Repare que não temos uma apresentação tão formal acontecendo em uma única página, como no caso de um currículo. Aqui temos uma plataforma na qual a pessoa, neste caso Alinne Rodrigues, fala sobre as suas habilidades de uma maneira muito mais tangível.

Ela não cita apenas que trabalha com design gráfico, vídeo, fotografia e ilustração. Ela mostra os seus trabalhos.

Assim, para quem vai avaliar essa candidatura a uma vaga de emprego pode entender na prática o que essa pessoa faz. Num portfólio os trabalhos estão visualmente disponíveis.

Enquanto o currículo busca contar uma história resumida sobre você, o portfólio vai mostrar o que você fez.

Durante o curso, vamos conversar mais a fundo sobre como construir essas duas peças. Mas as diferenças fundamentais são essas: O currículo conta a sua história de forma reduzida e o portfólio mostra as suas habilidades de uma maneira mais tangível.

Vamos falar sobre como selecionar e montar o seu portfólio e também o que você não pode deixar de incluir e como preparar o seu currículo

Espero que você tenha entendido exatamente o que é um currículo e o que é um portfólio. Continuaremos no próximo vídeo!

Anteprojeto - Pesquisa de referência

A pesquisa de referências é uma parte fundamental do processo criativo na construção de qualquer material de comunicação visual, seja um currículo, um portfólio ou um cartão pessoal.

Por meio dela, ficamos por dentro de boas práticas de formatação desse material.

Sabendo como podemos organizar os elementos dessas nossas composições visuais e ficar por dentro de estilos que podem ser apropriados para nossas próprias criações.

Lembrando que essa é uma fase de inspiração, em que você vai levantar referências para depois construir o seu próprio trabalho. Não vamos copiar o trabalho de ninguém, certo?

Aqui, queremos recomendar duas plataformas. A primeira delas é o Proprio Canva, dentro do qual vamos preparar no curso essas peças de comunicação visual.

Uma vez logado no Canva, dentro do espaço que você vai criar, você pode escrever, por exemplo, "Currículo", pressionar "Enter" e "Pesquisar".

O Canva vai trazer vários modelos de currículo. Repare que esses modelos têm os mais diversos acabamentos. Eles têm uma estrutura mais ou menos similar, porque, afinal de contas, um currículo é um documento de uma página única, ou, no máximo, duas páginas. Mas você já consegue observar o que acha mais interessante.

Você não precisa clicar dentro desse currículo para deixá-lo salvo. Você pode clicar no ícone de estrela para favoritar o modelo que achar mais interessante, e, depois que já tiver marcado alguns, avaliar novamente esse repertório para entender se faz sentido.

A outra plataforma que queremos recomendar é o Behance.

O Behance é uma rede social para designers e profissionais criativos, na qual as pessoas postam os seus trabalhos.

Tem um feed que, dependendo dos seus interesses, vai mostrar os trabalhos que fazem sentido para você.

Para utilizar o Behance, você precisa ter uma conta. É gratuito, mas você vai ter que se cadastrar para fazer login.

No Behance você pode pesquisar, por exemplo, por "currículo".

Vai aparecer diversos formatos de currículos. Repare que não temos apenas currículo, temos também o portfólio. Pelo Behance ser justamente essa plataforma mais de profissionais criativos, vamos ter uma incidência maior de portfólios.

Se você curtir algum desses projetos, basta clicar nele e poderá visualizar

Caso se interesse e queira criar uma biblioteca de currículos, de portfólios, de cartões pessoais, você pode clicar em "Salvar" e adicionar a um painel semântico. Assim você cria as suas referências no Behance.

O Behance vai funcionar muito bem para profissões mais criativas, para quem trabalha com design, com fotografia, com arquitetura, com manipulação de imagens, com edição de vídeo, etc.

E o Canva vai te dar esses modelos, que não são exatamente referências de outros profissionais na medida em que eles são editáveis.

Os trabalhos do Behance são trabalhos de pessoas, que você não vai editar, você vai apenas observar.

Já no Canva , se você curtir um currículo, você pode clicar nele e personalizar como preferir para sua utilização.

Lembrando que alguns modelos aqui podem ser Pro e você vai precisar da conta Pro do Canva para editar. Caso você não tenha conta Pro, é só selecionar uns modelos que não tenham essa marcação de conta Pro.

Esse processo é muito importante para você não iniciar a sua criação de forma precipitada. Nada impede que você gere um currículo, um portfólio, um cartão pessoal, visualmente bem acabado, interessante, sem consultar referências.

Mas ainda assim, para refrescar a sua memória e para trazer essas boas práticas, é muito importante que você crie esse hábito de pesquisar as referências e de montar um repertório de resultados que acha interessante.

Vamos finalizando esse vídeo por aqui, e nos vemos no próximo!

Sobre o curso Canva: criação de portfólio, currículo e cartão pessoal

O curso Canva: criação de portfólio, currículo e cartão pessoal possui 128 minutos de vídeos, em um total de 41 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda UX Design acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas