Boas-vindas! Sou Roberto Sabino, instrutor na Alura. Vamos continuar nossa aprendizagem de Business Intelligence (BI) com Excel.
Autodescrição: Sou um homem de pele clara com cabelos escuros e curtos. Tenho olhos escuros. Uso bigode e barba, que está grisalha na região do queixo. Estou vestindo uma camiseta cinza escura. Ao fundo, há uma parede lisa com iluminação azul.
Neste curso, estudaremos Power Query. Nós vamos aprender como trabalhar com consultas no Excel, o que nos ajudará a lidar com dados em maior volume.
O Power Query pode ser um complemento para o Power Pivot, ferramenta que estudamos em cursos passados. Por vezes, optaremos por um; outras vezes, optaremos por outro; mas também os empregaremos em conjunto! Mais adiante, entenderemos melhor os cenários em que cada um é preferível.
É importante conhecer o Power Query, pois ele:
Este curso te ajudará quando você precisar, por exemplo, apresentar dados com maior simplicidade ou quando precisar criar visões diferentes, como é o caso que estudaremos neste curso — a cafeteria da Clara. O Power Query nos ajuda a criar visões muito mais facilmente do que o Power Pivot.
Estamos chegando a um nível mais avançado da formação de Business Intelligence com Excel e os conhecimentos deste curso já são um pouco mais complexos. Vale lembrar que é normal se precisarmos assistir aos vídeos novamente, pesquisar alguns conceitos e fazer os exercícios com calma para compreender o assunto. Às vezes, eu também preciso fazer uma pausa para fazer pesquisar e ajustar alguns pontos do projeto.
Vamos estudar?
Antes de começar a estudar Power Query, vamos recapitular o que aprendemos até agora. Assim, entenderemos a sequência e até mesmo alguns pontos que não são exatamente uma sequência.
Em relação ao Business Intelligence, aprendemos sobre a necessidade trabalhar bases de dados de uma maneira que os dados estejam íntegros, assim não os repetindo em outras planilhas. Também estudamos como fazer dashboards sem complicações, selecionando dados diretamente de uma coluna do Excel (como custo unitário) e os apresentando em uma dashboard. Depois, passamos a utilizar ferramentas mais avançadas, começando pelo Power Pivot. Anteriormente, nós subimos a tabela de produtos, mas propositalmente não carregamos os dados. Com Power Pivot, conseguimos exibir as informações em uma tabela dinâmica.
A nossa cliente Clara achou esse processo bem interessante. Podemos subir os dados de "TB_Produtos" e "TB_Saídas" e, depois, baixamos em uma tabela dinâmica. Porém, a Clara não gostou da visualização, pois precisaria saber usar tabelas dinâmicas. Se uma pessoa colaboradora não o souber, terá dificuldade em usar o Power Pivot. Será que há alternativas? O Power Query é uma boa opção!
Vale lembrar que, durante nossos estudos, Power Pivot e Power Query se misturam e parecem o mesmo recurso, porém são ferramentas diferentes! Com o Power Pivot, subimos informações que já estão no Excel, as disponibilizamos em um modelo de dados e baixamos utilizando normalmente tabelas dinâmicas. O Power Query serve para subir informações que estão ou não no Excel. Depois, poderemos trabalhar com essas informações.
Por exemplo, se quiséssemos fazer da maneira antiga (como fizemos no Power Pivot), nós subiríamos cada umas das informações de saída e de produtos, trabalharíamos os dados no Power Pivot e, depois, usaríamos uma tabela dinâmica. Com o Power Query, esse processo será diferente! A seguir, vamos fazer uma demonstração e, na sequência, trabalharemos o passo a passo mais detalhadamente.
Primeiramente, vamos subir a TB_Saídas no Power Query. No menu superior do Excel, acessaremos a aba "Dados". No canto esquerdo, temos uma área denominada "Obter e Transformar Dados". Nela, temos as funcionalidades iniciais do Power Query.
Neste ponto, é onde temos a primeira diferença importante entre as duas ferramentas. Clicando em "Obter Dados", teremos algumas opções. No Power Query, podemos trazer informações de arquivos (como XML ou PDF), de banco de dados (como SQL Server ou Access), do Azure, da Plataforma Power e outras fontes.
Há duas opções que precisamos analisar com calma. Na opção "De Arquivo > Do Excel Pasta de trabalho", podemos ter a impressão que é o que queremos, mas na verdade não precisamos abrir a pasta de trabalho, pois queremos obter dados da própria pasta em que já estamos trabalhando.
Em vez disso, temos a opção "De Outras Fontes > De Tabelas/Intervalo". Neste caso, trazemos informações da própria pasta de trabalho em uso no momento. Além desse menu, há outras duas formas alternativas de selecionar essa opção. Podemos clicar sobre a tabela em uso com o botão direito do mouse e selecionar "obter dados da tabela/intervalo". Ou clicar no ícone "De Tabela/Intervalo", à direita de "Obter Dados", na área "Obter e Transformar Dados".
Ao selecionar "De Tabela/Intervalo", entraremos no Power Query. A ferramenta selecionará todos os dados de TB_Saída e nos perguntará o que queremos fazer com eles agora. A ideia inicial do Power Query é subir os dados para trabalhar come eles.
No Power Pivot, subimos as informações e, uma vez disponíveis, podemos enviá-las para uma tabela dinâmica. Também temos a opção de trabalhar os dados de alguma forma, como se tivéssemos essas tabelas em outro lugar.
No Power Query, gravamos uma consulta — no caso, trazer os dados da tabela "Saída". Agora, podemos trabalhar essa consulta, usando filtros, modificando colunas ou até combinando com outras consultas. O Power Query é parecido com Power Pivot, mas entenderemos melhor as diferenças ao longo do curso. Em alguns momentos, ambos serão opções viáveis.
Em empresas, é comum que as pessoas usem e entendam mais o Power Query, além de ter mais funcionalidades desenvolvidas com essa ferramenta. Ademais, o Power Query é praticamente a mesma ferramenta do Power BI, há poucas variações.
Na sequência, trabalharemos os dados.
Vamos estudar mais detalhadamente o que é o Power Query. Ela é uma ferramenta muito utilizada no dia a dia e é interessante entendermos a fundo o que é, como e quando usá-la.
O Power Query trata-se de um recurso disponível como um suplemento do Excel. Nas versões mais recentes, como o Office 365 e outras a partir de 2019, esse suplemento vem integrado ao Excel. Em versões mais antigas, podemos habilitá-lo manualmente, desde que seja compatível.
Além disso, o Power Query é uma ferramenta para Business Intelligence. Como estudamos ao longo da formação, Business Intelligence é trabalhar os dados para trazer informações importantes para a tomada de decisão nos negócios. O Power Query nos ajuda a transformar e preparar dados para fazer essas análises, que fazem parte do conceito de Business Intelligence (inteligência de dados).
Algumas pessoas usam VBA ou Python para fazer automatizações do tratamento dos dados. O Power Query nos ajuda a realizar esse processo sem uso de códigos! Ele pode substituir ou complementar o VBA e o Python em automatizações menos complexas.
Durante o curso, aprenderemos que é possível importante mais de uma fonte de dados no Power Query. Ou seja, conseguiremos 0combinar ou mesclar consultas.
Também usaremos essa ferramenta para criar análises e dashboards, como fizemos nessa formação com outras ferramentas. Outro ponto interessante do Power Query é que ele registra as etapas de uma consulta. Em breve, entenderemos esse conceito.
No menu superior do Excel, vamos acessar a aba "Dados". No canto esquerdo, há uma área chamada "Obter e Transformar Dados", onde temos a opção "Obter dados". Ao clicar nela, podemos escolher "Iniciar Editor do Power Query". Isto é, ele já está integrado no Excel.
Se você estiver usando uma versão mais antiga, você pode acessar "Arquivo > Opções > Suplementos" no menu superior do Excel e buscar o Power Query (como fizemos com o Power Pivot). Vale ressaltar que algumas versões podem não ser compatíveis com o uso do Power Query ou o uso seja diferente da versão mais recente. Como regra geral, o ideal é usar a versão mais recente, se possível.
Portanto, na aba "Dados", vamos clicar em "Obter dados > Iniciar Editor do Power Query" para acessar a ferramenta. As consultas que fizemos anteriormente estão salvas na lateral esquerda da interface. No caso, temos a consulta à tabela "TB_Saídas".
Já na lateral direita, temos o nome da consulta (no caso, TB_Saídas) e as etapas aplicadas. Ao fazer a consulta à tabela "TB_Saídas", por exemplo, foi feita a alteração de um tipo automaticamente. Tudo que fizermos será listado. Se clicarmos na coluna "ID Produto" e selecionarmos "Remover", esse procedimento será listado como "Colunas Removidas". Para desfazer uma etapa, basta clicar no ícone de X à sua esquerda. Assim, podemos conferir as etapas feitas na consulta e ajustar se não estiverem adequadas.
Na parte superior, temos guias semelhante ao Excel, com diversas informações. Vamos estudá-las na prática ao longo do curso. A Clara já fez alguns pedidos para nós, então vamos analisá-los e começar a utilizar o Power Query aos poucos.
O curso BI com Excel: conhecendo o Power Query possui 120 minutos de vídeos, em um total de 39 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Excel em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.
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