Alura > Cursos de Data Science > Cursos de Excel > Conteúdos de Excel > Primeiras aulas do curso BI com Excel: criando um Dashboard sem complicação

BI com Excel: criando um Dashboard sem complicação

O que é Dashboard? - Apresentação

Boas-vindas ao curso de Excel: Criando um Dashboard sem complicação!!

Sou o Roberto Sabino, instrutor da Alura.

Autodescrição: Roberto Sabino é um homem branco, de cabelos curtos e castanhos, olhos castanhos, barba rente ao rosto da mesma cor dos cabelos, com alguns trechos grisalhos, como o cavanhaque. Veste uma camiseta preta e está sentado com um microfone posicionado à sua frente e um fundo de parede verde.

Neste curso, usaremos poucos recursos e faremos tudo passo a passo, começando pelo desenho do dashboard, com gráficos e outras informações. Além disso, estudaremos um pouco da teoria de Business Intelligence (BI), que nos auxiliará a trazer informações relevantes para a nossa cliente, a Clara.

A Clara mudou o nome de seu café para "Serenatto Café e Bistrô". Usaremos as mesmas bases de dados utilizadas no curso anterior, BI com Excel: crie bancos de dados com planilhas. Essas bases de dados originarão algumas visões. Nós aprenderemos o que é uma visão, como criá-la e para que ela servirá.

Em seguida, criaremos uma base de cálculos e espelharemos o dashboard, deixando os dados bem organizados para depois só montarmos o dashboard. Não há nenhum recurso avançado no dashboard, ele é bem simples e você conseguirá acompanhá-lo passo a passo. Vamos lá? Te espero no próximo vídeo do segundo curso da Formação de Business Intelligence com Excel.

O que é Dashboard? - Conhecendo a base de dados

Nossa cliente, a Clara, quer realizar algumas modificações para seu negócio e nós vamos ajudá-la. Ela mudou o nome de seu café para Serenatto Café e Bistrô e também modificou alguns elementos na planilha que fizemos para ela, disponível nesta bases de dados.

A planilha ainda está muito parecida com o que fornecemos anteriormente, no curso de BI com Excel: crie bancos de dados com planilhas, onde desenvolvemos a base de dados para o então café Serenatto e fizemos o começo do trabalho de Business Intelligence para a Clara.

Nós continuamos tendo uma:

As duas primeiras, "Produtos" e "Fornecedores", só tem dados. Já "Entradas" e "Saídas" tem alguma mescla de dados. A "Consulta" e o "Controle de Estoque", são puramente buscas ou visões de dados que estão nas outras bases.

Também fizemos um "Quadro de Resumo". A Clara manteve isso tudo, mas seu café está crescendo e ela deseja ter um controle um pouco melhor dos dados. Em resumo, Clara quer um dashboard.

Durante o curso, entenderemos o que é um dashboard e a fazê-lo em Excel, de maneira simples. Para ficar mais compreensível, vamos saltar para o futuro, isto é, visualizaremos como ficará o dashboard ao final do curso.

Versão final do dashboard da Serenatto Café e Bistrô, conforme descrição abaixo

Na parte superior do dashboard, há três cartões, com os valores de: "Faturamento, R$19.042,50", "Despesas, R$5.505,00 " e "Lucro, 71%". Lembrando que os dados são fictícios.

Na porção esquerda do dashboard, há um gráfico de barras horizontais, informando os "Top 5 produtos mais vendidos", onde é possível verificar os valores de entradas e saídas. O importante para Clara é poder comparar os produtos que estão movimentando mais quantidades, portanto, o gráfico apresenta os top 5 produtos mais vendidos, em quantidades.

Abaixo do gráfico de barras, há uma tabela de "Ranking Faturamento", com os top 5 produtos que mais geraram faturamento para a Clara.

Na porção direita do dashboard, ocupando mais espaço que a esquerda, temos um gráfico de linhas "Faturamento x Despesa", onde é possível notar uma correlação na maioria dos momentos. Em alguns pontos, o faturamento cresce e a despesa não. Com este gráfico, Clara pode analisar em que meses lucrou mais, quando conseguiu vender mais gastando menos.

Abaixo do gráfico de linhas, há um gráfico de colunas "Entrada x Saída mensal", com o produto "Café" selecionado. Lembrando que a visão desse dashboard é anual.

Abaixo do gráfico de linhas e à direita do gráfico de colunas, no canto direito, há um último gráfico, de setores, "Entrada x Saída anual" totais do produto "Café", que está selecionado no gráfico de linhas. Ao selecionarmos outro produto, tanto as entradas e saídas mensais mudam, quanto as anuais.

Nosso objetivo é construir um dashboard, porque ele é uma ótima forma de visualizar dados. Durante o percurso, entenderemos um pouco dos conceitos de Business Intelligence, Dados, dentre outros. Nós teremos um vídeo teórico dedicado a estes conceitos e, em seguida, partiremos para a prática: construção do dashboard.

Para a construção, não usaremos nenhum recurso avançado do Excel, por exemplo, tabela dinâmica, gráfico dinâmico, imagens, formas ou funções mais complexas. A ideia do curso é apresentar a versão simplificada de um dashboard.

Futuramente, conforme avançarmos na formação, trabalharemos com ferramentas mais elaboradas, mas a versão desse curso serve para tarefas mais rápidas, do dia a dia.

O que é Dashboard? - Conceitos de Business Intelligence e Dashboard

Antes de continuarmos com a prática, estudaremos alguns conceitos importantes para o nosso trabalho.

O principal deles é Business Intelligence (BI), conceito bastante amplo, que envolve muitos elementos.

Para pensar no conceito de Business Intelligence, vamos imaginar que trabalhamos em uma empresa e ela precisa tomar decisões. Essas decisões estratégicas podem ser realizadas por opinião, "achismos", ou baseadas em dados. Se capturamos dados, transformamos e usamos para definir estratégias, então, estamos trabalhando com Business Intelligence.

Business Intelligence é um conceito e não uma tecnologia. Portanto, se refere a um conjunto de conhecimentos que serão utilizados nos dados à disposição para a tomada de decisões estratégicas em uma empresa.

O que é Business Intelligence?

Objetivos

Agora é possível compreender melhor o motivo de termos uma base de dados, "Cadastro de Produtos", e uma visão, "Consulta" e "Controle de Estoque".

A diferença entre base de dados e visão é que, na base de dados, utilizamos as informações apresentadas para manipular os dados. Já na visão, transformamos os dados para visualizá-los da melhor maneira possível. Em outras palavras, na base de dados, podemos manipular - incluir e criar - novos dados. A visão só pode conter dados que já existem e é onde eles serão melhor visualizados.

Nós acompanhamos a construção de uma planilha, que é uma visão de dados, na aula Definindo o status do Estoque do curso anterior.

Quando falamos em BI, é muito comum falarmos também em dashboard, porém, dashboard é um conceito que está dentro de BI, além de ser uma maneira de mostrar os dados com um visual aprimorado. Por exemplo, podemos organizar os dados em uma tabela, mas existem formas melhores de visualização que alcançamos com o dashboard.

O que é o dashboard?

Para que trabalhamos com BI?

Passamos rapidamente pelos conceitos que envolvem Business Intelligence. Nós não teremos muitas aulas teóricas, já que, por mais que esse assunto seja muito interessante, nosso objetivo é prática de Excel, isto é, BI com Excel. Mas, vale a pena pesquisar e tentar entender um pouco mais sobre BI.

O foco deste curso é aprender a desenvolver um dashboard simples e fácil dentro do Excel.

Sobre o curso BI com Excel: criando um Dashboard sem complicação

O curso BI com Excel: criando um Dashboard sem complicação possui 159 minutos de vídeos, em um total de 40 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de Excel em Data Science, ou leia nossos artigos de Data Science.

Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:

Aprenda Excel acessando integralmente esse e outros cursos, comece hoje!

Conheça os Planos para Empresas