Olá! Meu nome é Tuanny Dias, sou instrutora de UX na Alura e Design Lead na Raia Drogasil.
Muito prazer se você ainda não me conhece! Se já nos encontramos antes, estaremos juntos mais uma vez, dessa vez falando sobre Arquitetura da Informação.
Audiodescrição: Tuanny é uma mulher de pele negra e cabelo curto castanho-escuro, porém está com um cabelo longo com tranças na cor cinza e pontas rosa. Usa batom vermelho, vestido preto e um óculos com armação transparente. Ao fundo, uma parede lisa com iluminação roxa. À direita, uma prateleira com livros e objetos.
A arquitetura da informação está totalmente relacionada ao UX, considerando que precisamos organizar um conjunto de dados e deixá-lo mais compreensível possível para a pessoa usuária.
Para isso, utilizaremos técnicas de usabilidade e pesquisa para auxiliar a pessoa usuária a encontrar o que está buscando.
Nesse curso, vamos entender o modelo mental da pessoa usuária, e principalmente, alinhá-lo com a estratégia de negócio.
Isso significa que, no nosso projeto, trabalharemos em um e-commerce, onde há pessoas que querem adotar pets e fazer compras para esses animais. Em contrapartida, temos a empresa que visa vender produtos e demonstrar como os animais podem ser adotados.
Vamos compreender o modelo mental de cada um e descobrir como podemos uni-los da melhor forma possível.
Aprenderemos desde o momento da identificação do problema, até o planejamento, escolha de metodologia de pesquisa, aplicação dos resultados, análise e documentação. Assim, futuramente você poderá utilizar no seu portfólio ou no dia a dia de trabalho.
Utilizaremos as principais ferramentas de mercado, o FigJam para podermos elaborar a pesquisa e os documentos, e o Maze para podermos disparar esse teste e incluir várias pessoas.
Esse curso é 100% prático! Sendo assim, não vamos nos aprofundar em conceitos teóricos.
É essencial que você coloque em prática todas as atividades. Ao longo das aulas trabalharemo com exemplos e resolveremos eles com você.
Desenvolvemos um template, no qual você poderá duplicá-lo, e também vamos apresentar várias formas de execução.
Queremos que você conclua o curso com um projeto que possa apresentar no trabalho, executar no dia a dia, ou até mesmo colocar no seu portfólio.
Agora que nossos objetivos já estão alinhados, vamos começar!
Começaremos alinhando as expectativas. Este é um curso de pesquisa, sendo assim, você irá concluí-lo após ter feito uma pesquisa, obtido e tabulado os resultados e efetuado uma mudança significativa em um contexto que será explicado ao longo do curso.
Se você quer colocar a mão na massa e pesquisar, este curso é para você!
Começaremos o curso falando sobre o plano de pesquisa e como organizar sua estrutura.
Depois, conheceremos a documentação existente. Entenderemos o motivo pelo qual é importante documentar o contexto, identificar problemas e, principalmente, a meta do projeto.
Na sequência, conheceremos o panorama das metodologias de pesquisa e preencheremos o framework para identificarmos qual metodologia usaremos conforme o objetivo da pesquisa.
Após, vamos estruturar as perguntas, criar os casos de teste para verificar a arquitetura da informação.
Lembrando que esse curso faz parte de uma formação de arquitetura, então, o foco, testes e pesquisas serão voltados para o conteúdo.
Por fim, utilizaremos a Maze, uma ferramenta muito útil que te auxiliará a realizar os testes. Por meio dela você poderá tabular os resultados e compartilhar com as pessoas, um processo essencial para colocarmos o projeto em prática.
Por fim, teremos a versão final do Site Map, o mapa de navegação. Ele passará por algumas mudanças que vamos prever ao longo do curso.
Mudança é um tópico que será muito abordado, afinal, a arquitetura de um site passa por diversas mudanças, principalmente quando se trata de um produto que está sendo construido. É preciso muita agilidade para lidar com tudo isso.
Portanto, discutiremos bastante sobre como registrar essas mudanças, fazer melhorias e como anunciar as mudanças para as pessoas envolvidas tanto no nosso projeto quanto nas fases seguintes.
Sabendo disso tudo, te esperamos na primeira aula para começar o projeto!
Vamos começar a primeira aula prática. Utilizaremos as ferramentas, colocaremos em prática as descobertas e escreveremos todas as informações necessárias para esse primeiros passos.
Para isso, disponibilizamos um template em branco no FigJam para que você possa completá-lo durante as aulas.
No fim do curso, aproveite para compartilhar seu progresso na nossa comunidade.
Dentro do template em branco, o primeiro quadro se refere ao Plano de pesquisa. Esse é o momento em que planejaremos a pesquisa e documentaremos todas as etapas que serão executadas. Desde o momento de entender o problema até obter os resultados.
Se você já preencheu algum plano de pesquisa e acha que não precisa fazer novamente, está enganado. Toda pesquisa precisa de um novo plano, sendo assim, nesse caso não será diferente.
O Plano de Pesquisa será organizado em diferentes passos, que ficarão em quadrados rosas organizados um abaixo do outro. Logo ao lado direito, disponibilizamos um post-it amarelo caso você queira fazer anotações durante o vídeo.
O Passo 1 será a imersão ao problema. Com isso definido, partimos para o segundo quadro referente ao Estudo da documentação.
Se você fez a formação de arquitetura da informação vai lembrar que no primeiro curso, ministrado pela professora Deise, foi ensinado a importância de trabalhar a arquitetura, para que serve, como criá-la de forma consistente e como dividir todas as ações.
Neste curso trabalharemos com um mapa de navegação, também conhecido como Sitemap, cujo objetivo é apresentar a estrutura e o modelo mental de como a pessoa usuária navegará no site da Adopet.
Sendo assim, vamos analisar a documentação que foi criada nesse curso anterior.
Primeiro a pessoa usuária entra na home do Adopet, depois vai para o Adopetshop, que é nosso novo objetivo.
Temos toda a estrutura do Adopet que tem o objetivo e a proposta de valor de ajudar na adoção de animais. O Adopetshop surge com esse propósito de fornecer os produtos para a venda, fazer a parceria com a ONG de adoção e principalmente facilitar a vida da pessoa usuária, que quer comprar os produtos para seus animais de estimação.
O passo seguinte é a divisão de Gatos e Cachorros, que tem uma subdivisão. Depois disso, temos o acesso a todas as outras categorias, como Alimentação, Hábitos e Cuidados, Acessórios e Saúde e Bem-estar, que possuem outras subcategorias, como Ração, Beleza e Limpeza, Guias e Coleiras e Vacinas.
Dentro das subcategorias ainda existem os cards, os outros conteúdos, como Ração seca, Ração úmida, Sabonete, Condicionador, Coleira peitoral, Gripe.
Após analisar o mapa e entender o que precisa ser validado, partimos para o próximo quadro é que é a Imersão ao tema, o cenário. Nesse espaço, vamos escrever o contexto que estamos trabalhando. Assim, quando uma pessoa pegar esse plano de pesquisa para trabalhar após finalizarmos o sitemap, ela conseguirá entender qual é o problema e qual é o objetivo.
Na seção Contexto, escrevemos o seguinte texto:
O serviço AdotePet nasceu com foco em adoção de animais. Visando aumentar sua visibilidade e garantir que os tutores e os animais adotados tenham todas as necessidades básicas atendidas, o sistema passou para um evolução virando um e-commerce.
A estrutura idealizada pelos envolvidos no projeto( UX Designers, Stakeholders e Product owners) está contemplado uma arquitetura da informação proposta para venda de produtos pet.
Sugerimos que você registre seu próprio texto com suas palavra para colocarem prática e depois, adicionar no seu portfólio.
Esse texto rápido é fundamental para entendermos a relação entre a ONG de adoção e nosso novo e-commerce. Além de reforçar que houve um processo de cocriação, ou seja, várias pessoas envolvidas.
Com isso, podemos prever que existe um problema em seguir diretamente o conteúdo criado com a visão de todas as pessoas de negócios e designers, sem considerar a visão do usuário.
Então, nós como profissionais da área de UX, será que não é importante entender como essa estrutura vai funcionar e como deixá-la mais alinhada com o modelo mental do usuário? Esse é o nosso objetivo!
No vídeo seguinte entenderemos como registrar os problemas do cenário atual e quais serão os resultados esperados da pesquisa que faremos.
Até lá!
O curso Arquitetura da Informação: técnicas de pesquisa para projetar experiências digitais possui 118 minutos de vídeos, em um total de 44 atividades. Gostou? Conheça nossos outros cursos de UX Design em UX & Design, ou leia nossos artigos de UX & Design.
Matricule-se e comece a estudar com a gente hoje! Conheça outros tópicos abordados durante o curso:
Impulsione a sua carreira com os melhores cursos e faça parte da maior comunidade tech.
1 ano de Alura
Assine o PLUS e garanta:
Formações com mais de 1500 cursos atualizados e novos lançamentos semanais, em Programação, Inteligência Artificial, Front-end, UX & Design, Data Science, Mobile, DevOps e Inovação & Gestão.
A cada curso ou formação concluído, um novo certificado para turbinar seu currículo e LinkedIn.
No Discord, você tem acesso a eventos exclusivos, grupos de estudos e mentorias com especialistas de diferentes áreas.
Faça parte da maior comunidade Dev do país e crie conexões com mais de 120 mil pessoas no Discord.
Acesso ilimitado ao catálogo de Imersões da Alura para praticar conhecimentos em diferentes áreas.
Explore um universo de possibilidades na palma da sua mão. Baixe as aulas para assistir offline, onde e quando quiser.
Acelere o seu aprendizado com a IA da Alura e prepare-se para o mercado internacional.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PLUS e mais vantagens exclusivas:
Luri é nossa inteligência artificial que tira dúvidas, dá exemplos práticos, corrige exercícios e ajuda a mergulhar ainda mais durante as aulas. Você pode conversar com a Luri até 100 mensagens por semana.
Aprenda um novo idioma e expanda seus horizontes profissionais. Cursos de Inglês, Espanhol e Inglês para Devs, 100% focado em tecnologia.
Transforme a sua jornada com benefícios exclusivos e evolua ainda mais na sua carreira.
1 ano de Alura
Todos os benefícios do PRO e mais vantagens exclusivas:
Mensagens ilimitadas para estudar com a Luri, a IA da Alura, disponível 24hs para tirar suas dúvidas, dar exemplos práticos, corrigir exercícios e impulsionar seus estudos.
Envie imagens para a Luri e ela te ajuda a solucionar problemas, identificar erros, esclarecer gráficos, analisar design e muito mais.
Escolha os ebooks da Casa do Código, a editora da Alura, que apoiarão a sua jornada de aprendizado para sempre.